Recife ganha mais segurança com geomanta concluída em encosta no Vasco da Gama

22/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  –  Imprensa PCR

 


Produto à base de PVC foi aplicado na Rua Alto do Carola, protegendo diretamente quatro casas e garantindo mais segurança e qualidade de vida para quatro famílias. Prefeito Victor Marques entregou benfeitoria neste sábado (20)
Moradores do Vasco da Gama, bairro situado na Zona Norte do Recife, comemoraram, neste sábado (20), a entrega de mais uma encosta protegida com a aplicação da geomanta. Desta vez, a área beneficiada foi a Rua Alto do Carola, no Alto Nossa Senhora de Fátima, onde quatro famílias ganharam mais segurança e qualidade de vida com o produto à base de PVC que pode ser aplicado em taludes de grande porte. O prefeito Victor Marques participou da entrega da intervenção, que foi realizada pela Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) como parte da Ação Inverno 2026.

“Hoje nós estamos no Vasco da Gama, na Rua Alto do Carola, para entregar uma obra muito importante para a segurança da população. Aqui nós fizemos uma obra de geomanta, com duração de pouco mais de um mês, melhorando o escoamento da área, impermeabilizando o talude e estabilizando a encosta. Essa é mais uma ação que a gente faz para contenção de encostas na cidade do Recife”, pontuou o prefeito Victor Marques.

A geomanta é um geocomposto de PVC, com proteção UVA e UVB e elevada resistência à tração, com tempo útil de cinco anos, que pode ser estendido de acordo com os cuidados tomados. Na Rua Alto do Carola, o produto cobriu uma área de 188,10m², com investimento de R$ 31,5 mil, protegendo as casas números 88, 244C, 2444A e 2444B.

Entre as vantagens da técnica, que evita infiltrações e minimiza o risco de deslizamento, estão a baixa necessidade de manutenção, alta durabilidade, baixo custo de execução, rápida aplicação e capacidade de se moldar às irregularidades da encosta. O composto é impermeável e flexível.

Entre 2021 e 2026, 139 geomantas foram aplicadas no Recife, protegendo uma área total de 108.141,89 m2 e beneficiando 1.002 famílias, com investimentos de quase R$ 18 milhões. Este ano, já foram finalizados 10 pontos, protegendo 60 imóveis, e outros sete pontos estão em andamento, garantindo segurança para mais de 37 famílias. A previsão é aplicar mais 30 mil m² em 2026, para proteger 40 pontos de risco.

 

TJPE mantém em presídio federal líder de facção ligada ao Comando Vermelho que atua em Porto de Galinhas

22/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  –   Por Raphael Guerra

Relatório da inteligência policial aponta riscos em caso de retorno de Evanilson José da Silva, conhecido como “Bambam”, para Pernambuco

O detento Evanilson José da Silva, conhecido como “Bambam”, acusado de liderar a facção criminosa Comando do Litoral Sul/Norte (CLS/CLN), vai permanecer em presídio federal. A decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) teve como base um relatório da inteligência policial que apontou graves riscos de avanço de disputas territoriais em caso de retorno dele ao Estado.

Com forte ligação com o Comando Vermelho, a facção liderada por Bambam tem como base a praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, principal cartão-postal de Pernambuco. Mas já mantém o domínio do tráfico de drogas em vários municípios do litoral. Inicialmente chamada de Trem Bala, a organização é conhecida pela extrema violência e por executar rivais e esconder os corpos em áreas de mangue.

Bambam, apontado como um dos fundadores da facção, foi preso durante megaoperação da Polícia Civil. Desde julho de 2022 está na Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A defesa tenta o retorno dele a Pernambuco, mas a Justiça barrou e renovou pela terceira vez a permanência na unidade de segurança máxima.

 

 

Petrúcio Amorim faz desabafo durante show no Alto do Moura: “Estou muito triste. Não era para eu estar aqui”

22/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br   –    Por Thatiany Lucena

Cantor e compositor pernambucano fez críticas à programação do São João de Caruaru

Desabafo ocorreu durante apresentação neste sábado (20)/Foto: Jorge Farias

Desabafo ocorreu durante apresentação neste sábado (20) (Foto: Jorge Farias)

O cantor pernambucano fez um desabafo durante o show de sábado (20), no polo do Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste pernambucano. Registros da declaração têm repercutido nas redes sociais.

O compositor pernambucano, nascido na cidade considerada a capital do forró, contou que tentaram retirá-lo da programação do palco e levar o show para a área rural do município.

“Estou muito triste, não era para eu estar aqui. Eles tinham me colocado lá na Zona Rural. Depois de muita conversa me trouxeram para cá”, revelou Petrúcio.

Ainda segundo ele, o show ficou marcado para o meio-dia, horário distante dos principais shows da programação.

Raquel Lyra percorre 2.800 km pelo Sertão e entrega mais de R$ 100 milhões em obras de água, educação e segurança

22/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Imprensa PE

Ao cumprir uma intensa agenda pelo Sertão pernambucano na última semana, percorrendo mais de 2.800 quilômetros, a governadora Raquel Lyra realizou entregas e anúncios de obras estratégicas para a região. Na educação, mais uma creche foi entregue em Tuparetama, com investimento de R$ 5,7 milhões, além da autorização para início de obras de uma escola em tempo integral no município de Orocó, que contará com aporte de R$ 23,7 milhões. 
Na segurança pública, a gestora inaugurou uma Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ambos em Petrolina. Grande demanda da região, o acesso à água também ganhou reforço com o avanço da obra da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Cabrobó, que beneficiará diretamente 34 mil moradores.
Em parceria com o Porto Digital, a chefe do Executivo Estadual ainda autorizou o início das obras do Armazém da Criatividade, em Petrolina, para atender estudantes, profissionais da tecnologia e empreendedores. Duas importantes estradas também foram inauguradas, melhorando a qualidade da malha viária sertaneja: a PE-560, aguardada por mais de 60 anos pelo povo de Bodocó, e a PE-350, em Triunfo. 
“Encerramos uma semana intensa e muito feliz no Sertão, com um pacote de entregas e anúncios que têm um propósito muito claro: melhorar a vida das pessoas. Levamos investimentos em água, educação, segurança, mobilidade, inovação e assistência social, porque sabemos que é isso que garante mais dignidade e oportunidades para a população. É gratificante ver o povo sertanejo recebendo as melhorias que merece, obras aguardadas há anos e ações que fazem diferença no dia a dia de milhares de famílias. Nosso compromisso é seguir trabalhando e construindo um Pernambuco mais justo e desenvolvido para todos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Segurança
Dois importantes equipamentos para ampliar a capacidade operacional das forças de segurança do Estado no Sertão foram inaugurados: a Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), a primeira no Estado que está fora da capital pernambucana. A Central de Videomonitoramento auxiliará nas ações de monitoramento e segurança na região. Já a nova base avançada do GTA tem capacidade para abrigar até duas aeronaves da frota, que serão empregadas em missões de resgate aeromédico, combate a incêndios florestais, transporte de vítimas, reconhecimento aéreo, patrulhamento policial e apoio a diversos órgãos públicos.
Educação
Por meio do Programa Juntos pela Educação, foi entregue mais uma creche pelo Governo do Estado. Desta vez, contemplando o município de Tuparetama, no Sertão do Pajeú. A construção da unidade contou com o investimento de R$ 5,7 milhões. Com dez salas de aula, a unidade de ensino possui potencial para atender mais de 300 crianças até os 5 anos, distribuídas em turmas de creche e pré-escola. Uma nova escola de tempo integral começou a ser construída no município de Orocó, com o investimento de R$ 23,7 milhões.
Mobilidade
Garantindo maior qualidade viária no Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra entregou a PE-560, rodovia que liga o entroncamento da PE-545 ao distrito de Sipaúba. A obra era aguardada há mais de 60 anos pela população da região e contou com o investimento de R$ 30 milhões. A obra de restauração da PE-350 também foi concluída. A intervenção recebeu um investimento de R$ 19,8 milhões e contemplou a recuperação de 9,3 quilômetros da rodovia, no trecho que liga a sede de Triunfo à PE-320.
Desenvolvimento Urbano e Habitação
Ainda foi autorizado o início das obras de recuperação asfáltica da via de acesso ao Projeto Brígida, polo de fruticultura irrigada localizado no município de Orocó, além da pavimentação em paralelepípedos em cinco Agrovilas. Juntas, as obras representam investimentos de quase R$ 10 milhões e devem beneficiar cerca de sete mil moradores, fortalecendo a agricultura familiar.
O município de Bodocó também foi beneficiado com a entrega de 84 títulos de propriedade para famílias do bairro Raul Alves, por meio do programa Morar Bem Pernambuco. Do total de beneficiários, 54 são mulheres.  
Já no município de Sertânia, foram entregues 169 títulos de propriedade para moradores dos núcleos habitacionais Cohab I e Cohab II como parte do projeto de Regularização Fundiária de Interesse Social executado pela Perpart.
Com investimento de R$ 537 mil, foi autorizada a substituição de 421 pontos com luminárias convencionais por tecnologia LED, no município de Tuparetama. Desde 2023, o Governo de Pernambuco já executou, diretamente ou em parceria com a Neoenergia, a substituição de mais de 27.500 lâmpadas em todo o Estado.
Em Petrolina, a governadora entregou o Residencial Dom Avelar, com 200 unidades habitacionais destinadas a famílias beneficiárias do Minha Casa, Minha Vida. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 30,5 milhões, resultado de uma parceria entre os governos estadual e federal, ampliando o acesso à moradia digna no Sertão do São Francisco.
Assistência Social
O município de Orocó ganhou sua segunda cozinha comunitária. Para a abertura de cada unidade, são investidos R$ 50 mil pelo Governo do Estado, destinados à compra de equipamentos e primeiros insumos. Para a manutenção das cozinhas, são repassados mensalmente R$ 20 mil. 
Outra cozinha comunitária foi entregue no município de Sertânia. Com a entrega, Pernambuco passa a contar com 300 Cozinhas Comunitárias em funcionamento, sendo 245 implantadas pela atual gestão. Desde 2023, já foram servidas mais de 27,5 milhões de refeições.
Recursos Hídricos
Por meio do Programa Águas de Pernambuco, com investimento de R$ 16,8 milhões, está em andamento a obra de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Cabrobó. Também está em execução a implantação de uma nova unidade com tecnologia de ultrafiltração, a terceira desse tipo em Pernambuco e a primeira instalada no município.
Com a conclusão das intervenções, cerca de 34 mil moradores serão beneficiados com maior segurança hídrica e a eliminação do rodízio no abastecimento de água da cidade. A nova estrutura também permitirá maior eficiência no tratamento da água, especialmente nos períodos de chuva, quando os mananciais da região apresentam elevados índices de turbidez.
Ciência e Tecnologia 
Impulsionando a inovação no Sertão do São Francisco, as obras do Armazém da Criatividade já tiveram início. Nesta quinta (18), foi assinada a autorização para início da implantação da unidade, no antigo prédio do Museu Espaço Arte, Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A estrutura foi planejada para atender estudantes, empreendedores e profissionais de tecnologia, incentivando conexões, projetos colaborativos e geração de renda, com auditório, salas de coworking e outros espaços.
Fotos: Miva Filho/Secom, Yacy Ribeiro/Secom e Janaína Pepeu/Secom

Datafolha: em cenário de 1º turno, Lula tem 41%, Flávio, 31%, Caiado, 3% e Renan Santos, 3%

22/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  –   Estadão Conteúdo

Atual presidente também vence adversários nos cenários de segundo turno testados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem dez pontos de vantagem em relação ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nas intenções de voto no 1º turno para a Presidência da República. É o que aponta a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20).

Na simulação de 1º turno, o petista registrou 41% ante 31% do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No último levantamento, divulgado em 22 de maio, Lula tinha nove pontos percentuais de vantagem em relação a Flávio: 40% a 31%.

O ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) e o empresário Renan Santos (Missão) possuem 3% das intenções de voto cada.

Já o deputado federal Aécio Neves (PSDB), o escritor Augusto Cury (Avante), o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) e a ativista Samara Martins (UP) possuem 2% cada.

O ex-deputado federal Cabo Daciolo (Mobiliza), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa (DC) e o jornalista Rui Costa Pimenta (PCO) possuem 1% das intenções de voto cada.

Brancos, nulos ou nenhum somam 7%. Eleitores que não sabem em quem votar são 4%.

Comparada com a pesquisa anterior do Datafolha, Lula variou positivamente 1 p.p, enquanto Flávio não teve o percentual alterado. Caiado, Zema e Samara oscilaram negativamente 1 p.p.

2º turno
Lula e Flávio seguem tecnicamente empatados, no limite da margem de erro, em um eventual 2º turno da eleição presidencial. O petista, no entanto, está numericamente à frente.

De acordo com o levantamento, Lula registra 47% das intenções de voto, enquanto Flávio alcança 43%. Os percentuais são os mesmos da última pesquisa do instituto, divulgada em 22 de maio. Eleitores que pretendem votar em branco, nulo ou não escolher nenhum dos candidatos somam 8%. Já os eleitores que afirmaram não saber em quem votar são 1%.

Já no cenário em que o candidato da oposição é Ronaldo Caiado (PSD), Lula chega a 47% das intenções de voto e o ex-governador de Goiás, 41%. Brancos, nulos ou nenhum dos candidatos somam 10% Eleitores indecisos somam 2%.

O presidente também venceria o ex-governador Romeu Zema (Novo) por 48% a 39%. Brancos, nulos ou nenhum dos candidatos somam 11%, enquanto os que não sabem são 2%.

O Datafolha ouviu 2.004 entrevistados, com 16 anos ou mais, em 139 cidades, de 17 a 18 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026.

João Campos prestigia o Arraial de São João do Barro Vermelho, em Serra Talhada

 

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) voltou ao Sertão do Pajeú, na noite de ontem (20), para prestigiar o Arraial do Distrito São João do Barro Vermelho, em Serra Talhada.

Acompanhado da prefeita Márcia Conrado (PT) e de outras lideranças, ele percorreu as ruas da localidade, acompanhou uma apresentação de quadrilhas juninas e destacou a agenda como um símbolo da presença que pretende ter, como governador, nos lugares distantes das sedes dos municípios.

“São João do Barro Vermelho respira cultura e é reconhecido por fazer uma das festas juninas mais tradicionais em áreas rurais no nosso estado. O povo daqui é muito acolhedor, amoroso, mas também vivencia muitos desafios pela distância da sede de Serra Talhada, pelo acesso em estrada de barro. Estar aqui é um símbolo do nosso compromisso em fazer um governo que vai trabalhar para todo mundo, mas que vai se preocupar ainda mais com o pequeno, em chegar junto, em dar apoio aos municípios e se fazer presente não só nos grandes centros, mas também nos lugares mais afastados”, disse.

A agenda foi acompanhada pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), pelo deputado federal Pedro Campos (PSB), pelo pré-candidato a deputado estadual Breno Araújo (PT), pelo pré-candidato a deputado federal Charlles de Tiringa (PSB), pelo prefeito de São José do Belmonte, Vinicius Marques (PSB), e outras lideranças.

São João de Salgueiro chega ao fim com brega recifense e muito forró no Parque de Exposições

22/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Ascom PMS

Foto CCOM

Depois de cinco noites muita animadas no Parque de Exposições Gumercino Filgueira Sampaio, o São João de Salgueiro chegou ao fim neste sábado, 20, com brega recifense e muito forró no espaço que não recebia as festas juninas há 26 anos. Prestigiado por um público considerável, o encerramento consolidou Salgueiro como maior polo junino do Sertão Central pernambucano.

A última noite da festividade foi aberta por Jameckson, levando ao palco um repertório atualizado de forró, com muita qualidade musical. Na sequência o evento foi contagiado pela alegria, descontração e espontaneidade da cantora Flay, que desceu do palco para interagir com o público, assim como fez Fabinho Testado na noite anterior.

Já entrando na madrugada deste domingo, 21, as duas últimas atrações do encerramento foram a cantora Andrielly Souza, abrilhantando a festa com o brega recifense, e Forró do Muído, famosa banda de forró eletrônico com seu característico estilo de xote.

O São João de Salgueiro termina com um balanço positivo de um modo geral. Milhares de pessoas passaram pelo Parque de Exposições nas cinco noites de festas, consumindo nas barracas instaladas nas áreas internas e externas do local e movimentando a economia da cidade.

Realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o evento contou com apoio do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe e Empetur, e patrocínio do Governo do Brasil, por intermédio do Ministério da Cultura. As secretarias municipais de Serviços Públicos e de Cultura e Esportes também contribuíram, revitalizando e ornamentando o parque.

Humberto Costa manifesta “absoluta confiança” em Jaques Wagner e nega impacto na reeleição de Lula

Senador minimiza investigação do caso Banco Master contra líder do governo e ressalta autonomia da PF
O senador Humberto Costa (PT) manifestou, na manhã deste sábado, “absoluta confiança” na inocência do senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado e alvo recente da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal.

A investigação apura se o parlamentar baiano cometeu crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro ao atuar politicamente no Congresso Nacional em benefício de pautas de interesse do Banco Master.

Os investigadores suspeitam que Jacques Wagner tenha pedido ao ex-sócio do Master Augusto Lima um apartamente de luxo, avaliado em R$ 2,5 milhões, em Salvador. Em contrapartida, defenderia o banco na Casa Alta.

Em entrevista à Rádio Mais FM, em Ouricuri, no Sertão do Araripe, Humberto Costa rechaçou a possibilidade de o escândalo desgastar a imagem do governo ou prejudicar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Humberto assegurou possuir plena convicção de que o correligionário prestará todos os esclarecimentos.

“Temos absoluta confiança em Jacques Wagner e temos certeza de que ele vai esclarecer todas as acusações feitas a ele. Acredito que ele vai provar integralmente sua inocência”, declarou o senador pernambucano.

A investigação aponta ainda que parentes do senador baiano teriam sido beneficiados. Há indícios de repasses milionários a uma empresa de fachada registrada em nome de sua nora. Jacques Wagner nega tudo.

Na entrevista, Humberto Costa minimizou o impacto eleitoral do episódio, definindo o suposto envolvimento do líder governista como fato isolado, sem ramificação ou ligação direta com o Palácio do Planalto ou com o presidente Lula.

O senador pernambucano sustentou, ainda, que o andamento da apuração policial constitui uma evidência clara da postura republicana adotada pela atual gestão federal. Na ótica do parlamentar, os mandados judiciais cumprem o papel de demonstrar a total autonomia da Polícia Federal.

Humberto garantiu a aplicação rígida das leis brasileiras, lembrando o amplo direito de defesa assegurado ao correligionário, e enfatizou a necessidade de se investigar qualquer cidadão sem distinções ou privilégios políticos.

“Essa investigação sobre Jaques Wagner é mais uma demonstração de que no governo Lula ninguém é protegido de ser investigado pela Polícia Federal. Eu acho que ele não tem culpa no cartório, mas se tiver, ele vai poder se defender. E se tiver culpa, com certeza, haverá a punição”, apostou.

Leia Também
• Humberto Costa entra pela 16ª vez na lista dos parlamentares mais influentes do Congresso
• Humberto Costa reúne artistas e agentes culturais para debater políticas públicas para o setor
• Humberto tem novo encontro com Lula para tratar de prioridades no Congresso e de Pernambuco

Brasil x Escócia: o que a Seleção Brasileira precisa para se classificar? Entenda projeção da Copa do Mundo

21/06/26   – http://blogfolhadosertao.com.br –   Por Thiago Seabra

 

Seleção lidera o Grupo C após vencer o Haiti e chega à rodada final com 99,8% de chance de avançar, segundo a Opta; confira as projeçõesrick, atacante da seleção brasileira – Rafael Ribeiro / CBF

Endrick é o jogador mais buscado no Google e mais comentado nas redes sociais | Marketing | Valor Econômico

Seleção Brasileira entra na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 em situação confortável. Após empatar com Marrocos na estreia e vencer o Haiti por 3 a 0, o Brasil lidera o Grupo C e depende apenas de seu próprio resultado para confirmar a classificação à próxima fase.

O duelo contra a Escócia acontece na próxima quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.

De acordo com projeções da Opta Analyst, o Brasil possui 99,8% de probabilidade de avançar para a próxima fase.

Como está a classificação do Grupo C?
  1. Brasil – 4 pontos (saldo +3)
  2. Marrocos – 4 pontos (saldo +1)
  3. Escócia – 3 pontos
  4. Haiti – 0 ponto (eliminado)

A Seleção marcou quatro gols e sofreu apenas um até o momento. Já o Marrocos tem dois gols marcados e um sofrido.

O que o Brasil precisa para se classificar?

O cenário mais simples é a vitória. Caso derrote a Escócia, a Seleção garante vaga na fase de 16 avos sem depender de qualquer outro resultado.

Além da classificação, o Brasil seguirá com grandes chances de terminar a fase de grupos na liderança da chave.

Se vencer a Escócia

O Brasil confirma a classificação e alcança sete pontos. Para perder a primeira colocação, precisaria ser ultrapassado pelo Marrocos nos critérios de desempate.

Se empatar com a Escócia

O empate também garante a classificação brasileira para o mata-mata.

Nesse cenário, a Seleção chegaria aos cinco pontos e só deixaria a liderança caso o Marrocos vença o Haiti.

Se perder para a Escócia

Uma derrota é o único resultado que pode complicar a situação brasileira.

Com quatro pontos, o Brasil ainda teria chances muito altas de avançar, mas poderia terminar a rodada na terceira colocação caso o Marrocos pontue diante do Haiti.

Nessa hipótese, a vaga dependeria da comparação com os terceiros colocados dos demais grupos.

Por que a liderança do grupo é importante?

Terminar em primeiro lugar no Grupo C representa mais do que uma vantagem esportiva.

Segundo a programação da competição, o líder da chave permanece treinando e atuando nos Estados Unidos, evitando deslocamentos mais longos durante a fase eliminatória.

Já o segundo colocado precisará viajar para Monterrey, no México, para disputar a próxima fase.

Além disso, o primeiro colocado do Grupo C enfrentará o segundo colocado do Grupo F, que reúne seleções como Holanda, Japão, Suécia e Tunísia.

Brasil chega embalado após vitória sobre o Haiti

A equipe comandada por Carlo Ancelotti conquistou sua primeira vitória no torneio ao superar o Haiti por 3 a 0 na segunda rodada.

O resultado colocou a Seleção na liderança do grupo e praticamente encaminhou a classificação para o mata-mata.

Do outro lado, a Escócia estreou vencendo o Haiti por 1 a 0, mas foi derrotada pelo Marrocos pelo mesmo placar na rodada seguinte.

Por isso, os escoceses entram em campo precisando de um resultado positivo para manter vivas as chances de avançar.
Neymar pode voltar contra a Escócia

Uma das expectativas para a partida é o possível retorno de Neymar.

O camisa 10 ficou fora dos dois primeiros compromissos da Copa do Mundo enquanto realizava trabalhos para recuperar a melhor condição física.

A comissão técnica indicou que o atacante pode estar disponível para o confronto decisivo em Miami.

Por outro lado, Raphinha virou preocupação após sentir dores na coxa durante a vitória sobre o Haiti e segue em tratamento.

Ficha do jogo
  • Partida: Escócia x Brasil
  • Competição: Copa do Mundo 2026 – Grupo C
  • Data: 24 de junho de 2026 (quarta-feira)
  • Horário: 19h (de Brasília)
  • Local: Hard Rock Stadium, Miami (EUA)

PRF apreende 623 m³ de madeira irregular e resgata aves silvestres no Sertão de Pernambuco

21/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Ascom PRF

PRF apreende 623 m³ de madeira irregular e resgata aves silvestres no Sertão de Pernambuco

Fiscalizações realizadas em Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada identificaram 20 ocorrências ambientais entre os dias 8 e 19 de junho

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal apreendeu 623 m³ de madeira transportada de forma irregular e resgatou 26 aves silvestres em rodovias federais de Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. As ações ocorreram entre os dias 8 e 19 de junho e resultaram no registro de 20 ocorrências ambientais.

As fiscalizações fizeram parte do Nivelamento em Identificação Macroscópica de Espécies de Madeira, iniciativa voltada ao aperfeiçoamento das técnicas utilizadas no reconhecimento de produtos florestais. O trabalho busca ampliar a capacidade dos agentes no combate aos crimes ambientais e no enfrentamento ao transporte ilegal de madeira.

Durante a etapa operacional, as equipes localizaram cargas que haviam saído principalmente do Pará com destino a municípios do Nordeste e de outras regiões do país. Entre os problemas encontrados estavam divergências na rota e na espécie declarada, inconsistências no volume informado e ausência da documentação exigida.

Os responsáveis pelas cargas receberam Termos Circunstanciados de Ocorrência pelos crimes ambientais identificados. A madeira foi encaminhada para pátios e permanecerá à disposição do Ibama.

Após a avaliação do órgão ambiental, o material apreendido poderá ser destinado a instituições sociais, unidades de ensino e pesquisa ou outros órgãos públicos.

A capacitação reuniu policiais rodoviários federais do Nordeste, Mato Grosso do Sul e Roraima. Também participaram integrantes do Ibama, do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

O nivelamento integra o Plano AMAS, estratégia direcionada ao combate de crimes ambientais na Amazônia Legal. A atuação prevê o reforço da fiscalização em rodovias próximas às áreas monitoradas, além de incursões planejadas em unidades de proteção ambiental e terras indígenas.

As operações podem contar com viaturas, aeronaves, ações de inteligência e trabalho conjunto com diferentes instituições responsáveis pela proteção ambiental, segurança pública e fiscalização de transportes.

Durante a capacitação, foram entregues kits de identificação de madeira para auxiliar as equipes nas abordagens realizadas nas rodovias. O trabalho desenvolvido pela PRF na fiscalização ambiental também foi incluído em relatório anual do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.