Justiça decide manter líder do Comando Litoral Sul em presídio federal

23/06/26 – http://blogfolhadosertao.com.br   –  Adelmo Lucena e Nicolle Gomes

Segundo a Justiça pernambucana, o retorno de “Bambam”, suposto líder do Comando Vermelho no Estado ao sistema penitenciário estadual potencializaria os confrontos e a coordenação de ordens violentas

 

Penitenciária Federal em Campo Grande - MS/Foyo: Secretaria Nacional de Políticas Penais

Penitenciária Federal em Campo Grande – MS (Foyo: Secretaria Nacional de Políticas Penais)

A Justiça de Pernambuco decidiu que o detento Evanilson José da Silva, conhecido como “Bambam” e líder da facção Comando Litoral Sul em Pernambuco, continuará detido no Penitenciária Federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

O desembargador Marcos Antônio Matos De Carvalho, da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), autorizou em caráter excepcional a renovação da permanência de Evanilson José, que está desde 2022 no sistema penitenciário federal, “pela necessidade de resguardar a ordem pública”.

A partir de um relatório policial, o magistrado entendeu que que Ivanilson mantém relevância sobre integrantes da organização criminosa Comando Litoral Sul/Comando Litoral Norte (CLS/CLN), antigamente conhecida como Trem Bala.

“A facção permanece em plena atividade territorial e o retorno do custodiado ao sistema estadual potencializaria a reorganização operacional do grupo. Os fundamentos que motivaram a transferência originária em maio de 2022 não apenas persistem, como se revelam agravados pelo recrudescimento das disputas territoriais identificadas em abril de 2026”, escreveu o desembargador na decisão, à qual o Diario de Pernambuco teve acesso.

Segundo o relatório de inteligência que embasou a decisão, a facção Comando do Litoral Sul/Norte (CLS/CLN) mantém atuação em Pernambuco e estaria envolvida em uma disputa territorial no município de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul. O documento aponta que integrantes do grupo desenvolviam, em abril deste ano, uma ofensiva para retomar e ampliar áreas de influência ocupadas por uma facção rival conhecida como “Tropa dos Crias”.

Ao justificar a renovação da permanência de Evanilson no sistema federal, o desembargador afirmou que o retorno ao sistema prisional pernambucano poderia favorecer a reorganização da facção. Na decisão, o magistrado sustentou que a medida evitaria que o custodiado voltasse a exercer influência direta sobre a estrutura do grupo criminoso, com possibilidade de coordenar ações e transmitir ordens a integrantes da organização.

 

A decisão também cita relatórios de inteligência produzidos entre 2023 e 2026 que identificam Evanilson como uma das principais lideranças do CLS/CLN, facção apontada pelas autoridades como ligada ao Comando Vermelho. Segundo o documento, os fundamentos que motivaram sua transferência para o sistema federal em 2022 permanecem válidos e teriam sido reforçados pelo cenário recente de disputas entre grupos criminosos.

Preso desde julho de 2022 na Penitenciária Federal de Campo Grande, Evanilson responde a processos relacionados à Operação Restolho, deflagrada pela Polícia Civil. Em janeiro deste ano, ele foi condenado em primeira instância por organização criminosa e lavagem de dinheiro, em processo que ainda está em fase recursal.

Defesa contesta renovação

Em nota enviada ao Diario de Pernambuco, o advogado Flávio Lapenda Bezerra afirmou que pretende recorrer da decisão e classificou a renovação da permanência do cliente no sistema penitenciário federal como ilegal.

Entre os argumentos apresentados pela defesa está o entendimento de que a decisão teria agravado a situação processual de Evanilson durante a análise de um recurso apresentado exclusivamente por ele, cujo objetivo era justamente obter o retorno ao sistema prisional pernambucano.

O advogado também sustenta que o pedido de nova renovação da custódia federal não havia sido analisado anteriormente por um juiz de primeiro grau, o que, segundo ele, configuraria supressão de instância.

A defesa ainda argumenta que, após a condenação proferida em janeiro deste ano, a competência para analisar pedidos relacionados à permanência em presídio federal teria passado ao Juízo da Execução Penal. Na decisão, porém, o desembargador afastou provisoriamente essa discussão por entender que a proximidade do vencimento do prazo da custódia federal exigia uma deliberação urgente, deixando a análise definitiva da questão para o julgamento colegiado do recurso.

 

 

O advogado também afirmou que pareceres da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) teriam se manifestado favoravelmente ao retorno de Evanilson a Pernambuco nos últimos anos. Segundo a defesa, os documentos registrariam boa conduta carcerária e ausência de punições disciplinares durante o período de custódia federal.

Por fim, a defesa ressaltou que a permanência de Evanilson no sistema federal ainda dependerá da análise do juiz corregedor da Penitenciária Federal de Campo Grande, responsável por avaliar a regularidade da decisão e adotar as providências previstas na legislação federal. Enquanto isso, a defesa informou que pretende adotar medidas judiciais para tentar reverter a renovação da custódia.

 

Em Goiana: Marcílio Régio antecipa salários e injeta R$ 30 milhões na economia do município durante período junino

23/06/26 – http:// blogfolhadosertao.com.br – Ascom PMG

 

 

Goiana injeta R$ 30 milhões na economia com antecipação de salários e metade do 13º salário A Prefeitura de Goiana anunciou a antecipação do pagamento dos salários dos servidores municipais, aposentados

O prefeito Marcílio Régio anunciou nesta segunda-feira (22) a antecipação do pagamento dos salários dos servidores municipais, aposentados e pensionistas de Goiana. A medida, somada ao pagamento antecipado de 50% do décimo terceiro salário realizado no último dia 10 de junho, representa uma injeção de aproximadamente R$ 30 milhões na economia do município.

O anúncio foi feito durante reunião com o secretariado municipal. De acordo com a gestão, os pagamentos dos servidores efetivos, comissionados, contratados, aposentados e pensionistas serão concluídos até esta terça-feira (23). Já os colaboradores das empresas prestadoras de serviços receberão seus vencimentos até o final do mês.

A antecipação dos salários ocorre em um período impulsionado pelas festividades juninas. A medida garante mais tranquilidade para milhares de famílias e fortalece o comércio local, ampliando a circulação de recursos em diversos setores da economia.

A Prefeitura destaca que o equilíbrio financeiro da administração municipal tem possibilitado manter os salários em dia e, sempre que possível, antecipar os pagamentos, beneficiando diretamente os servidores e contribuindo para o desenvolvimento econômico do município.

Além da antecipação salarial, a Prefeitura divulgou a programação cultural do Arrasta Povo 2026, com eventos na sede e nos distritos, valorizando as tradições do ciclo junino. Nesta edição, serão homenageados Mestre Biloco (in memoriam) e Lindaci Mário, figuras importantes da cultura local.

Programação do Arrasta Povo 2026:

22 de junho — (sede)

Polo Pátio da Misericórdia
A partir das 21h | Saída: 00h
Atrações: Orquestra Tropicana; Orquestra Independente; Orquestra Mestre Nininho

22 de junho — (distritos)

Polo São Lourenço
A partir das 21h | Saída: 00h
Atração: Orquestra Racha Chão

Polo Tejucupapo
A partir das 21h | Saída: 00h
Atração: Orquestra CAM

Polo Carne de Vaca
A partir das 21h | Saída: 00h
Atração: Orquestra Raio de Sol

Polo Ponta de Pedras
A partir das 21h | Saída: 00h
Atrações: Orquestra Explosão do Frevo; Orquestra Raio de Sol

23 de junho — Polo Nova Goiana
Saída: 04h
Atração: Orquestra Tropykalha

A gestão municipal também informa que os dias 23 e 29 de junho serão considerados pontos facultativos no âmbito da administração pública municipal, permanecendo em funcionamento os serviços essenciais para garantir a continuidade do atendimento à população.

Com a antecipação dos salários e a realização do Arrasta Povo, a Prefeitura de Goiana reforça as ações voltadas ao fortalecimento da economia local durante o período junino, beneficiando trabalhadores, comerciantes e toda a população.

Segunda pessoa mais velha do Brasil, pernambucana completa 115 anos cercada pela família

22/06/26  –   blogfolhadosertao.com.br –    Por Marília Parente

Natural de Moreno e moradora de Jaboatão dos Guararapes, pernambucana Beatriz Ferreira Duarte completa 115 anos de vida neste domingo (21)

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé/Foto: Maurício Ferry/DP Foto

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé (Foto: Maurício Ferry/DP Foto)

Moradora de Jaboatão dos Guararapes, Beatriz Ferreira Duarte celebra 115 anos de vida neste domingo (21). Nascida em 21 de junho de 1911, em Moreno, ela é a segunda pessoa mais velha do Brasil e a sexta do mundo, de acordo com a organização internacional LongeviQuest, que valida registros de pessoas que ultrapassam os 110 anos de vida.

Dona de casa durante toda a vida, Beatriz construiu uma grande família. Teve oito filhos, dos quais três seguem vivos, sete netos, 12 bisnetos e uma tataraneta. “E está vindo outro tataraneto, mas, se brincar, minha mãe tem mais saúde do que ele”, brinca a aposentada Bernardete Duarte, de 70 anos de idade, que é filha de Beatriz.

Ela conta que a comemoração deste domingo conta com a presença de todos os filhos e netos da matriarca. “Eu me sinto a pessoa mais privilegiada do mundo. Ela sempre iluminou nosso caminho com a fé que tinha em Deus. A família Duarte tem uma bênção muito grande por ter convivido tanto tempo com ela”, afirma.

Para Bernardete, o segredo para a longevidade da mãe está na tranquilidade com que sempre conduziu a vida. “Ela nunca foi uma pessoa desesperada. Sempre manteve a calma diante de todas as situações. Dizia que devemos viver o dia de hoje, porque o amanhã pertence a Deus”, lembra.

 

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé. A alimentação saudável e a vida no campo durante a juventude no sítio de Macujé, na Zona Rural de Jaboatão, também são apontadas pela família como fatores importantes.

“Minha mãe não faz uso contínuo de nenhum medicação e a gente só faz os exames anuais para gastar dinheiro, porque nunca apontam nada. Fazia corrida até os 104 anos de idade e gostava de nadar”, conta Bernardete.

Atualmente, Beatriz mora com a filha Dulce e conta com o auxílio de uma cuidadora. Apesar da tranquilidade costumeira, costuma perder a paciência na hora do banho e de deixar sua poltrona favorita, que pertenceu ao esposo, falecido no início dos anos 1990.

“Hoje em dia ela está diferente, fala pouco, mas em alguns momentos a gente vê que ela entende sim as coisas. Quando ela passa pela cadeira dela e vê minha irmã sentada, manda ela sair”, diverte-se Bernadete.

Conhecida entre os familiares como uma mulher de muita disposição e coragem, Beatriz costumava dizer que “ninguém fica para semente”. Sua fé sempre a ajudou a atravessar os momentos de luto e perdas durante 115 anos de vida.

“Nunca vi minha mãe perder o controle ou agir com desespero. A maior lembrança que tenho dela é essa fortaleza e essa calma para enfrentar tudo. Chegar à minha idade com minha mãe viva é uma benção”, destaca a filha.

Operação internacional pode levar à maior apreensão de cocaína já feita no Brasil

22/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  –  Com informações da Agência Estado
Neste domingo (21/6), a Receita Federal reteve 260 toneladas de madeira que serviam para ocultar a droga
Imagens da Receita mostram caminhões com carga apreendida -  (crédito: Reprodução/Instagram/@receita_federal)
x
Imagens da Receita mostram caminhões com carga apreendida – (crédito: Reprodução/Instagram/@receita_federal)

Uma operação internacional entre Brasil, EUA e Bolívia pode resultar na maior apreensão de cocaína já registrada em território nacional. Neste domingo (21/6), a Receita Federal reteve 260 toneladas de madeira que serviam para ocultar a droga. A estimativa inicial aponta que o carregamento ilícito pode chegar a 50 toneladas.

Batizada de Operação Timber Shield, a equipe começou a monitorar a linha de fronteira com base em relatórios compartilhados de inteligência. Segundo o Fisco, o uso de madeira para camuflar entorpecentes e despistar a polícia atingiu proporções nunca antes vistas pelas autoridades brasileiras. Peritos avaliam que as substâncias proibidas representem de 10% a 20% do volume total apreendido.
Detalhes da operação

Houve retenção, neste domingo (21/6), de oito caminhões carregados com madeira, em Corumbá (MS) e Cáceres (MT). No início do mês, a Aduana do Chile já havia feito apreensão de 100 toneladas de cocaína vindas da Bolívia no mesmo esquema detectado pela aduana brasileira na operação de hoje.

De acordo com informações compartilhadas pelos EUA, as apreensões realizadas no Chile e agora no Brasil estão relacionadas entre si, tendo origem no mesmo local de produção na Bolívia. “As perícias preliminares apresentaram resultado positivo para cocaína. Caso a hipótese seja confirmada pelas análises técnicas em andamento pela perícia criminal da Polícia Federal, o volume potencial atingirá várias toneladas de cocaína, podendo variar aproximadamente de 20 a 50 toneladas de cocaína”, disse a Receita em nota.

Também foi informado que a Polícia Federal assumirá formalmente a custódia da droga no âmbito criminal para a apuração final do volume da droga encontrada. A operação envolve atuação integrada e coordenada de diversos órgãos, incluindo também Exército Brasileiro, GEFRON (MT), Polícias Técnico-Científicas (MT e MS).

“A Operação Timber Shield evidencia o alto grau de sofisticação das organizações criminosas e reforça a importância da cooperação internacional, especialmente da integração entre Brasil, Estados Unidos e Bolívia, no enfrentamento ao tráfico internacional de drogas em larga escala”, disse a Receita em nota.

Recife ganha mais segurança com geomanta concluída em encosta no Vasco da Gama

22/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  –  Imprensa PCR

 


Produto à base de PVC foi aplicado na Rua Alto do Carola, protegendo diretamente quatro casas e garantindo mais segurança e qualidade de vida para quatro famílias. Prefeito Victor Marques entregou benfeitoria neste sábado (20)
Moradores do Vasco da Gama, bairro situado na Zona Norte do Recife, comemoraram, neste sábado (20), a entrega de mais uma encosta protegida com a aplicação da geomanta. Desta vez, a área beneficiada foi a Rua Alto do Carola, no Alto Nossa Senhora de Fátima, onde quatro famílias ganharam mais segurança e qualidade de vida com o produto à base de PVC que pode ser aplicado em taludes de grande porte. O prefeito Victor Marques participou da entrega da intervenção, que foi realizada pela Secretaria Executiva de Defesa Civil (Sedec) como parte da Ação Inverno 2026.

“Hoje nós estamos no Vasco da Gama, na Rua Alto do Carola, para entregar uma obra muito importante para a segurança da população. Aqui nós fizemos uma obra de geomanta, com duração de pouco mais de um mês, melhorando o escoamento da área, impermeabilizando o talude e estabilizando a encosta. Essa é mais uma ação que a gente faz para contenção de encostas na cidade do Recife”, pontuou o prefeito Victor Marques.

A geomanta é um geocomposto de PVC, com proteção UVA e UVB e elevada resistência à tração, com tempo útil de cinco anos, que pode ser estendido de acordo com os cuidados tomados. Na Rua Alto do Carola, o produto cobriu uma área de 188,10m², com investimento de R$ 31,5 mil, protegendo as casas números 88, 244C, 2444A e 2444B.

Entre as vantagens da técnica, que evita infiltrações e minimiza o risco de deslizamento, estão a baixa necessidade de manutenção, alta durabilidade, baixo custo de execução, rápida aplicação e capacidade de se moldar às irregularidades da encosta. O composto é impermeável e flexível.

Entre 2021 e 2026, 139 geomantas foram aplicadas no Recife, protegendo uma área total de 108.141,89 m2 e beneficiando 1.002 famílias, com investimentos de quase R$ 18 milhões. Este ano, já foram finalizados 10 pontos, protegendo 60 imóveis, e outros sete pontos estão em andamento, garantindo segurança para mais de 37 famílias. A previsão é aplicar mais 30 mil m² em 2026, para proteger 40 pontos de risco.

 

TJPE mantém em presídio federal líder de facção ligada ao Comando Vermelho que atua em Porto de Galinhas

22/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  –   Por Raphael Guerra

Relatório da inteligência policial aponta riscos em caso de retorno de Evanilson José da Silva, conhecido como “Bambam”, para Pernambuco

O detento Evanilson José da Silva, conhecido como “Bambam”, acusado de liderar a facção criminosa Comando do Litoral Sul/Norte (CLS/CLN), vai permanecer em presídio federal. A decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) teve como base um relatório da inteligência policial que apontou graves riscos de avanço de disputas territoriais em caso de retorno dele ao Estado.

Com forte ligação com o Comando Vermelho, a facção liderada por Bambam tem como base a praia de Porto de Galinhas, em Ipojuca, principal cartão-postal de Pernambuco. Mas já mantém o domínio do tráfico de drogas em vários municípios do litoral. Inicialmente chamada de Trem Bala, a organização é conhecida pela extrema violência e por executar rivais e esconder os corpos em áreas de mangue.

Bambam, apontado como um dos fundadores da facção, foi preso durante megaoperação da Polícia Civil. Desde julho de 2022 está na Penitenciária Federal de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A defesa tenta o retorno dele a Pernambuco, mas a Justiça barrou e renovou pela terceira vez a permanência na unidade de segurança máxima.

 

 

Petrúcio Amorim faz desabafo durante show no Alto do Moura: “Estou muito triste. Não era para eu estar aqui”

22/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br   –    Por Thatiany Lucena

Cantor e compositor pernambucano fez críticas à programação do São João de Caruaru

Desabafo ocorreu durante apresentação neste sábado (20)/Foto: Jorge Farias

Desabafo ocorreu durante apresentação neste sábado (20) (Foto: Jorge Farias)

O cantor pernambucano fez um desabafo durante o show de sábado (20), no polo do Alto do Moura, em Caruaru, no Agreste pernambucano. Registros da declaração têm repercutido nas redes sociais.

O compositor pernambucano, nascido na cidade considerada a capital do forró, contou que tentaram retirá-lo da programação do palco e levar o show para a área rural do município.

“Estou muito triste, não era para eu estar aqui. Eles tinham me colocado lá na Zona Rural. Depois de muita conversa me trouxeram para cá”, revelou Petrúcio.

Ainda segundo ele, o show ficou marcado para o meio-dia, horário distante dos principais shows da programação.

Raquel Lyra percorre 2.800 km pelo Sertão e entrega mais de R$ 100 milhões em obras de água, educação e segurança

22/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Imprensa PE

Ao cumprir uma intensa agenda pelo Sertão pernambucano na última semana, percorrendo mais de 2.800 quilômetros, a governadora Raquel Lyra realizou entregas e anúncios de obras estratégicas para a região. Na educação, mais uma creche foi entregue em Tuparetama, com investimento de R$ 5,7 milhões, além da autorização para início de obras de uma escola em tempo integral no município de Orocó, que contará com aporte de R$ 23,7 milhões. 
Na segurança pública, a gestora inaugurou uma Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), ambos em Petrolina. Grande demanda da região, o acesso à água também ganhou reforço com o avanço da obra da ETA (Estação de Tratamento de Água) de Cabrobó, que beneficiará diretamente 34 mil moradores.
Em parceria com o Porto Digital, a chefe do Executivo Estadual ainda autorizou o início das obras do Armazém da Criatividade, em Petrolina, para atender estudantes, profissionais da tecnologia e empreendedores. Duas importantes estradas também foram inauguradas, melhorando a qualidade da malha viária sertaneja: a PE-560, aguardada por mais de 60 anos pelo povo de Bodocó, e a PE-350, em Triunfo. 
“Encerramos uma semana intensa e muito feliz no Sertão, com um pacote de entregas e anúncios que têm um propósito muito claro: melhorar a vida das pessoas. Levamos investimentos em água, educação, segurança, mobilidade, inovação e assistência social, porque sabemos que é isso que garante mais dignidade e oportunidades para a população. É gratificante ver o povo sertanejo recebendo as melhorias que merece, obras aguardadas há anos e ações que fazem diferença no dia a dia de milhares de famílias. Nosso compromisso é seguir trabalhando e construindo um Pernambuco mais justo e desenvolvido para todos”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Segurança
Dois importantes equipamentos para ampliar a capacidade operacional das forças de segurança do Estado no Sertão foram inaugurados: a Central de Videomonitoramento e o novo hangar que funcionará como base avançada do Grupamento Tático Aéreo (GTA), a primeira no Estado que está fora da capital pernambucana. A Central de Videomonitoramento auxiliará nas ações de monitoramento e segurança na região. Já a nova base avançada do GTA tem capacidade para abrigar até duas aeronaves da frota, que serão empregadas em missões de resgate aeromédico, combate a incêndios florestais, transporte de vítimas, reconhecimento aéreo, patrulhamento policial e apoio a diversos órgãos públicos.
Educação
Por meio do Programa Juntos pela Educação, foi entregue mais uma creche pelo Governo do Estado. Desta vez, contemplando o município de Tuparetama, no Sertão do Pajeú. A construção da unidade contou com o investimento de R$ 5,7 milhões. Com dez salas de aula, a unidade de ensino possui potencial para atender mais de 300 crianças até os 5 anos, distribuídas em turmas de creche e pré-escola. Uma nova escola de tempo integral começou a ser construída no município de Orocó, com o investimento de R$ 23,7 milhões.
Mobilidade
Garantindo maior qualidade viária no Sertão pernambucano, a governadora Raquel Lyra entregou a PE-560, rodovia que liga o entroncamento da PE-545 ao distrito de Sipaúba. A obra era aguardada há mais de 60 anos pela população da região e contou com o investimento de R$ 30 milhões. A obra de restauração da PE-350 também foi concluída. A intervenção recebeu um investimento de R$ 19,8 milhões e contemplou a recuperação de 9,3 quilômetros da rodovia, no trecho que liga a sede de Triunfo à PE-320.
Desenvolvimento Urbano e Habitação
Ainda foi autorizado o início das obras de recuperação asfáltica da via de acesso ao Projeto Brígida, polo de fruticultura irrigada localizado no município de Orocó, além da pavimentação em paralelepípedos em cinco Agrovilas. Juntas, as obras representam investimentos de quase R$ 10 milhões e devem beneficiar cerca de sete mil moradores, fortalecendo a agricultura familiar.
O município de Bodocó também foi beneficiado com a entrega de 84 títulos de propriedade para famílias do bairro Raul Alves, por meio do programa Morar Bem Pernambuco. Do total de beneficiários, 54 são mulheres.  
Já no município de Sertânia, foram entregues 169 títulos de propriedade para moradores dos núcleos habitacionais Cohab I e Cohab II como parte do projeto de Regularização Fundiária de Interesse Social executado pela Perpart.
Com investimento de R$ 537 mil, foi autorizada a substituição de 421 pontos com luminárias convencionais por tecnologia LED, no município de Tuparetama. Desde 2023, o Governo de Pernambuco já executou, diretamente ou em parceria com a Neoenergia, a substituição de mais de 27.500 lâmpadas em todo o Estado.
Em Petrolina, a governadora entregou o Residencial Dom Avelar, com 200 unidades habitacionais destinadas a famílias beneficiárias do Minha Casa, Minha Vida. O empreendimento recebeu investimentos de R$ 30,5 milhões, resultado de uma parceria entre os governos estadual e federal, ampliando o acesso à moradia digna no Sertão do São Francisco.
Assistência Social
O município de Orocó ganhou sua segunda cozinha comunitária. Para a abertura de cada unidade, são investidos R$ 50 mil pelo Governo do Estado, destinados à compra de equipamentos e primeiros insumos. Para a manutenção das cozinhas, são repassados mensalmente R$ 20 mil. 
Outra cozinha comunitária foi entregue no município de Sertânia. Com a entrega, Pernambuco passa a contar com 300 Cozinhas Comunitárias em funcionamento, sendo 245 implantadas pela atual gestão. Desde 2023, já foram servidas mais de 27,5 milhões de refeições.
Recursos Hídricos
Por meio do Programa Águas de Pernambuco, com investimento de R$ 16,8 milhões, está em andamento a obra de modernização da Estação de Tratamento de Água (ETA), no município de Cabrobó. Também está em execução a implantação de uma nova unidade com tecnologia de ultrafiltração, a terceira desse tipo em Pernambuco e a primeira instalada no município.
Com a conclusão das intervenções, cerca de 34 mil moradores serão beneficiados com maior segurança hídrica e a eliminação do rodízio no abastecimento de água da cidade. A nova estrutura também permitirá maior eficiência no tratamento da água, especialmente nos períodos de chuva, quando os mananciais da região apresentam elevados índices de turbidez.
Ciência e Tecnologia 
Impulsionando a inovação no Sertão do São Francisco, as obras do Armazém da Criatividade já tiveram início. Nesta quinta (18), foi assinada a autorização para início da implantação da unidade, no antigo prédio do Museu Espaço Arte, Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). A estrutura foi planejada para atender estudantes, empreendedores e profissionais de tecnologia, incentivando conexões, projetos colaborativos e geração de renda, com auditório, salas de coworking e outros espaços.
Fotos: Miva Filho/Secom, Yacy Ribeiro/Secom e Janaína Pepeu/Secom