Em Ouricuri: Prefeitura  anuncia mudanças no trânsito da Praça Voluntários da Pátria para melhorar circulação e segurança

26/06/26 –   http://blogfolhadosertao.com.br    –   Ascom PMO

 

 

Motoristas e motociclistas que circulam pela região da Praça Voluntários da Pátria – no centro da cidade, devem ficar atentos às mudanças que começam a ser implantadas pela Prefeitura de Ouricuri. As novas medidas foram planejadas para trazer mais organização, segurança e fluidez para quem passa pela área diariamente.

A iniciativa faz parte das ações de mobilidade urbana desenvolvidas pela gestão do prefeito Victor Coelho. Desde o início da administração, o trânsito tem sido tratado como uma das prioridades, com intervenções voltadas para a melhoria da circulação de veículos e pedestres em diferentes pontos da cidade.

O trabalho conta com o acompanhamento e suporte do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), responsável pela organização, orientação e fiscalização das mudanças, garantindo que a implantação ocorra de forma segura e eficiente para a população.

Nos primeiros dias de implantação, a adaptação dos condutores será fundamental. A orientação é observar atentamente as placas e a sinalização horizontal. Com a colaboração de todos, a expectativa é garantir um trânsito mais seguro, organizado e eficiente.

Confira o que muda

Alteração 1

Quem estiver trafegando pela Rua Antônio Ferreira Lins, a Rua do CCA, não poderá mais acessar a Rua do Banco do Brasil. A orientação é seguir em frente ou utilizar as vias alternativas indicadas pela nova sinalização.

Alteração 2

Já quem entrar na Rua Antônio Ferreira Lins pela Avenida Antônio Pedro da Silva, em frente à Farmácia Osorim, também não poderá seguir em direção ao CCA. O motorista deverá acessar a Rua Modesto Lins pela esquerda ou pela direita.

Alteração 3

Outra mudança importante: quem vem pela Avenida Presidente Kennedy ou pela Avenida Antônio Pedro da Silva em direção ao Banco do Brasil não poderá mais entrar à esquerda na Rua Modesto Lins.

Alteração 4

E para quem estiver na Rua Desembargador Medeiros Corrêa, a Rua do Santander, não será mais permitido virar à esquerda em direção às lojas. O trajeto correto será seguir em frente pela Travessa Coronel Anízio Coelho.

Ouricuri se torna o 73º município mais transparente do Brasil

25/06/26  – http://blogfolhadosertao.com.br   –   Ascom PMO

 

 

Sob administração de Victor Coelho, Ouricuri se torna o 73º município mais  transparente do Brasil - Portal Ouricuri

A Prefeitura de Ouricuri, sob a gestão do prefeito Victor Coelho, foi contemplada com o Selo A de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. A Secretaria do Tesouro Nacional concede essa certificação aos municípios que obtêm desempenho elevado na confiabilidade, no envio e na organização das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Governo Federal.

Com nota 99,08% de desempenho, Ouricuri alcançou a 73ª posição no ranking nacional, garantindo lugar entre os 75 municípios mais bem avaliados do Brasil. Em Pernambuco, o município ocupa a 15ª colocação, ficando à frente de diversas cidades de maior porte, entre elas Petrolina.

O resultado coloca Ouricuri como o município mais bem classificado da Região do Araripe, tornando-se referência regional em transparência, gestão fiscal e qualidade das informações públicas.

A avaliação considera critérios como gestão da informação, qualidade dos dados contábeis, informações fiscais e a compatibilidade entre os registros contábeis e fiscais. Em todas as dimensões analisadas, o município apresentou índices superiores a 97%, demonstrando elevado nível de conformidade com os padrões exigidos pela Secretaria do Tesouro Nacional.

A conquista é atribuída ao trabalho desenvolvido pela gestão do prefeito Victor Coelho, que tem fortalecido os mecanismos de controle interno, planejamento financeiro e transparência administrativa. O reconhecimento evidencia o compromisso da administração municipal com a responsabilidade fiscal e a correta prestação de contas dos recursos públicos.

Além do destaque anual, os dados mais recentes do acompanhamento diário apontam que Ouricuri mantém desempenho acima de 92%, o que demonstra a continuidade do trabalho de qualificação das informações enviadas aos sistemas nacionais de acompanhamento fiscal e contábil.

PRF divulga balanço da Operação São João em Pernambuco

25/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  – Acom PRF

Combate à embriaguez resultou em 120 autuações e três motoristas detidos sob efeito de álcool

PRF divulga balanço da Operação São João 2022 em Pernambuco

Entre os dias 19 e 24 de junho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a Operação São João 2026 nas rodovias federais de Pernambuco, que registraram um grande aumento na movimentação de veículos, principalmente nas BRs 232 e 428, que levam ao Agreste e Sertão do estado. Diversas ações para coibir comportamentos arriscados no trânsito foram realizadas pelo órgão, com uma atenção especial para os locais que concentraram os festejos juninos

Este ano, foram registrados 59 sinistros, que deixaram 63 pessoas feridas e seis mortas nas rodovias federais de Pernambuco. Do total de mortes, quatro envolveram motociclistas e duas, ciclistas. No ano passado, a operação coincidiu com o feriado de Corpus Christi e foi realizada entre os dias 18 e 24 de junho. Naquele período, foram atendidos 49 sinistros, com 53 feridos e sete mortes.

Nos cinco dias da operação deste ano, foram fiscalizados 5.329 veículos e 7.034 pessoas, emitidas 3.403 autos de infração e registrados 331,7 toneladas de excesso de peso. A Lei Seca completou 18 anos e o combate à embriaguez esteve no foco da fiscalização. No total, foram realizados 4.436 testes com o bafômetro, que resultaram em 120 autos de infração e três condutores detidos sob efeito de álcool.

A principal infração verificada foi o excesso de velocidade, com 342 imagens de radar. Outras autuações foram emitidas durante a operação, como ultrapassar em local proibido (266), transitar pelo acostamento (220), não usar cinto de segurança (172), falta do capacete (79) e ausência da cadeirinha (25). Além disso, foram emitidas 99 autuações pelo desrespeito à Lei do Descanso e 27 por excesso de peso.

As ações educativas alcançaram 3.782 pessoas, através de ações de fiscalização dirigida, Cinema Rodoviário e com o apoio da Carreta do Cinema PRF, que permanece na Estação Ferroviária de Caruaru até o dia 27 de junho.

As atividades de combate ao crime resultaram em 23,7 Kg de maconha apreendidos, dez veículos recuperados e 136 m³ de madeira apreendidos. Ao todo, foram detidas 36 pessoas por diversos crimes, como tráfico de drogas, uso de documento falso, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo.

Para prevenir colisões graves, foram retirados 104 animais de grande porte das rodovias e prestados auxílios a 146 motoristas, que se envolveram em colisões sem vítima ou tiveram problemas durante a viagem. A fiscalização ainda recolheu 247 veículos irregulares ao pátio.

Lucas Ramos e Marconi Santana integram uma firme dobradinha no Sertão do Pajeu

26/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Por Marcelo Damasceno

 

Lucas Ramos e Marconi Santana

 

Em todo o sertão pernambucano do Pajeú, o deputado federal Lucas Ramos (PSB) tem feito seu périplo cidade por cidade, em companhia do ex prefeito de Flores, pre -candidato a deputado estadual, Marconi  Santana (PSD) com quem faz essa dobradinha para 2026. As eleições proporcionais que em Pernambuco passam agora por um teste de qualificação.

Marconi  Santana iniciou sua vida pública ainda nos anos 1980 como vereador de Flores, cidade emblemática ainda do Brasil Colônia tornando-se prefeito dee município por quatro vezes, em dois  pleitos de reeleição. Marconi  Santana vem se preparando algum tempo para a disputa de uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

E das suas muitas conversas nos bastidores em comum acordo com lideranças do Pajeú, vem tratando com o deputado federal Lucass  Ramo conversas que traduzem todo projeto político em defesa de uma pauta comum a ambos. Visando o desenvolvimento econômico, o emprego, a qualificação profissional, as garantias de maus escolas com ensino integral, a saúde extensiva a todos através das unidades básicas de saúde.

Marconi antana reúne aliados de muito peso político, muito retrospecto de construção cidadã através de seu histórico público. Agora junta sua experiência com Lucas  Ramo,  que busca reeleição para a Câmara Federal onde nesse primeiro mandato tem contribuído decisivamente em comissões parlamentares importantes.

A receptividade a essa dobradinha Marconi  Santana e Luca  ramo tem sido surpreendente em diferentes regiões pernambucanas, pelo que a dupla entrega na vida pública com muita percepção de futuro e visão de mundo. Luca  e Marconi são  dessa safra nova e qualificada que a sociedade exige. Para o ex prefeito Marconi Santana, “Lucas é um nome consolidado em Pernambuco com muita visibilidade em seu desempenho parlamentar na busca de resultados sociais e econômicos pra todos e inspirando quem está por perto, além de sua transparência pública “, definiu. Para Lucas, “é muito bom também compor politicamente com Marconi, por sua história pública”, completou.

Terremotos deixam mais de 30 mortos e 700 feridos na Venezuela

25/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  –   Por AFP

Dois terremotos praticamente consecutivos sacudiram a Venezuela na quarta-feira (24) e provocaram pelo menos 32 mortes, além de mais de 700 feridos

Prédio danificado após um terremoto em Catia La Mar, no estado de La Guaira/Federico PARRA/AFP

Prédio danificado após um terremoto em Catia La Mar, no estado de La Guaira (Federico PARRA/AFP)

Dois terremotos praticamente consecutivos sacudiram a Venezuela na quarta-feira (24) e provocaram pelo menos 32 mortes, além de mais de 700 feridos, em um cenário de destruição de edifícios e cenas de pânico em Caracas e outras regiões do país, informaram as autoridades nesta quinta-feira (25).

Um primeiro tremor de 7,2 graus de magnitude com epicentro 21 km ao oeste de Morón, no norte do país, aconteceu às 18h04 locais (19h04 de Brasília) e foi seguido quase um minuto depois por outro, mais forte, de 7,5 graus de magnitude, a alguns quilômetros de distância, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) na rede social X.

Os terremotos foram tão potentes que também foram sentidos na Colômbia, onde algumas sirenes de alerta foram acionadas.

La Guaira, uma cidade a 40 minutos de distância de Caracas e onde fica o aeroporto internacional de Maiquetía, é a área mais afetada pelos tremores.

“Não temos nada, agora não temos nada, nem sequer força, nem coragem para entrar ali, imagina”, disse à AFP Larry Rojas, de 49 anos, diante de um prédio que desabou e onde sua família estava presa sob os escombros.

A presidente interina, Delcy Rodríguez, anunciou o balanço de 32 mortos e mais de 700 feridos, mas destacou que ainda não tinha os dados de La Guaira.

“Há dezenas de edifícios que desabaram e estamos, neste momento, em trabalhos muito árduos de resgate para salvar as vidas que Deus nos permita salvar”, disse a presidente em uma mensagem ao país.

Moradores mobilizados

As ruas de La Guaira, na costa, permaneceram no escuro durante a noite. Moradores pediam ajuda e se mobilizavam para tentar resgatar as pessoas que ficaram presas nos escombros.

“Tem gente viva ali e ninguém vem salvar”, disse uma mulher que esperava notícias da filha que ficou soterrada em um prédio de 12 andares que desabou completamente.

O governo interino decretou estado de emergência em todo o país diante da gravidade dos danos e declarou La Guaira como uma “zona de desastre”.

Vários pontos da cidade ficaram sem energia elétrica.

Os tremores também danificaram parte das instalações do aeroporto internacional de Maiquetía, que atende à capital venezuelana.

O terminal aéreo foi fechado “por graves danos em sua infraestrutura”, afirmou Rodríguez em seu pronunciamento.

Caracas ainda conta, no entanto, com o aeroporto militar de La Carlota, localizado em plena zona metropolitana.

Na capital, as cenas eram de destruição e pânico. Uma jornalista da AFP viu um edifício de 22 andares completamente destruído na área de Chacao, zona leste da cidade.

Pessoas gritavam os nomes de parentes nas ruas e alguns voluntários subiam nos escombros. “Precisamos de lanternas”, pediu um deles ao cair da noite.

Do lado de fora do centro comercial Sambil, também em Chacao, Heidi Romero, uma comerciante de 42 anos, estava assustada com a dimensão dos tremores.

“Não sei quanto tempo durou. Eu estava no último andar. Caíram muitas coisas de algumas lojas. Saímos pelas escadas de emergência, foi por onde nos tiraram”, disse à AFP.

“Os degraus se soltaram, toda a parede rachou. Coisas caíram do teto. Foi horrível”, relatou Odalis Escalona, uma funcionária bancária de 54 anos.

Ajuda dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os dois terremotos provocaram uma “quantidade devastadora” de mortes na Venezuela, país que considera um aliado desde que ordenou a captura, em uma operação militar, do então presidente Nicolás Maduro.

“Estaremos lá para nossos novos e grandes amigos. Os primeiros relatos não são bons”, escreveu o republicano nas redes sociais.

Seguindo ordens de Trump, o secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou que Washington “está enviando de maneira imediata equipes de busca e resgate, recursos médicos e assistência humanitária à Venezuela”.

Rodríguez informou depois que teve uma conversa telefônica com Rubio, “que expressou sua solidariedade e apoio ao povo venezuelano nestes momentos difíceis”.

Muitos países da América Latina, assim como Espanha, Itália, China e Índia, também expressaram solidariedade e ofereceram ajuda.

“20 tremores secundários”

Em diversos pontos de Caracas, edifícios desabaram, segundo jornalistas da AFP. Dezenas de socorristas trabalhavam entre os escombros procurando possíveis sobreviventes.

“Registramos 20 tremores secundários, é um fato de graves consequências, (…) há estados particularmente afetados”, afirmou Delcy Rodríguez.

A líder opositora e Nobel da Paz, María Corina Machado, enviou uma mensagem de incentivo.

“Meu coração, meu abraço infinito e minhas orações estão com cada lar venezuelano nestas horas de angústia”, escreveu no X. Corina Machado está fora da Venezuela desde novembro.

Os terremotos foram sentidos com força nos estados de Trujillo, Carabobo, Miranda e La Guaira, segundo o ministro do Interior, Diosdado Cabello.

A Venezuela é cenário frequente de tremores. Os terremotos mais fortes das últimas décadas aconteceram em 1997 em Cariaco (nordeste), com 73 mortos, e em 1967 em Caracas, com 236 falecidos.

Mulher é condenada a 66 anos de prisão por matar crianças com ovo de Páscoa envenenado

25/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br   –     Estadão Conteúdo

Os crimes foram motivados pelo ciúme que a acusada sentia do ex-marido, que passou a ter um relacionamento com a mãe das vítimas

Os crimes ocorreram em abril de 2025/Divulgação/Polícia Civil e Reprodução/Redes sociais

Os crimes ocorreram em abril de 2025 (Divulgação/Polícia Civil e Reprodução/Redes sociais)

A mulher acusada de matar uma criança e uma adolescente com ovo de Páscoa envenenado foi condenada a 66 anos, oito meses e sete dias de reclusão, em regime fechado. O júri popular que condenou Jordélia Pereira Barbosa, de 36 anos, pelos crimes de duplo homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado contra a mãe das vítimas ocorreu na segunda-feira, 22, em Imperatriz, no Maranhão. O Estadão tenta contato com a defesa da condenada.

Os crimes ocorreram em abril de 2025 e foram motivados pelo ciúme que a acusada sentia do ex-marido, que passou a ter um relacionamento com a mãe das vítimas. Segundo a denúncia do Ministério Público (MP), Jordélia enviou um ovo de Páscoa envenenado para a casa de Miriam Lira Rocha, em Imperatriz, por intermédio de um mototaxista. A embalagem tinha a mensagem: “Com amor, para Miriam Lira. Feliz Páscoa”.

Luiz Fernando Rocha Silva, de 7 anos, e Evillyn Fernanda Rocha Silva, de 13 anos, consumiram o produto e acabaram morrendo. Miriam também ingeriu o produto, mas sobreviveu depois de ficar internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

No julgamento, os jurados entenderam que a mãe das vítimas não morreu apenas em razão do rápido socorro médico prestado. Com isso, foram reconhecidas as qualificadoras de motivo torpe, emprego de veneno e de crime mediante dissimulação. A tentativa de matar Miriam rendeu pena de 14 anos, nove meses e 25 dias.

Em relação aos filhos, o júri reconheceu que Jordélia cometeu homicídio quadruplamente qualificado por motivo torpe, uso de veneno, dissimulação, além do fato de as vítimas serem menores de 14 anos. A pena estabelecida foi de 25 anos, 11 meses e seis dias para cada uma das mortes.

Segundo a decisão, a ré assumiu o risco de provocar a morte dos menores ao enviar o alimento envenenado para a residência onde eles viviam com a mãe. Na sentença, o juiz Fábio da Costa Vilar, que presidiu a sessão do Tribunal do Júri, destacou o alto grau de planejamento do crime.

A investigação apontou que Jordélia se deslocou de Santa Inês para Imperatriz, a cerca de 380 km de distância, utilizando disfarces, se hospedando em hotel com identidade falsa e monitorando a rotina das vítimas antes da ação criminosa.

O juiz também manteve a prisão preventiva da condenada e negou que ela recorresse da sentença em liberdade. A decisão determina o início imediato do cumprimento da pena. A acusação foi representada pelos promotores de Justiça Tiago Quintanilha Nogueira e Gabriele Gadelha Barboza de Almeida.

Multa quase milionária

Além da pena de prisão, Jordélia foi condenada ao pagamento de indenização por danos morais no valor de 100 salários mínimos (R$ 162,1 mil) para a mãe das vítimas em decorrência do “severo abalo físico e psíquico sofrido pelo envenenamento e internação em UTI”.

Ela também terá que pagar outros 400 salários mínimos (R$ 648,4 mil) para a mãe e o pai das vítimas em razão dos prejuízos físicos, psicológicos e da perda irreparável sofrida pela família.

Recife celebra 21º São João 60+ com festa junina para mais de 6 mil pessoas

25/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br   –   Imprensa PCR

Iniciativa da SDHJ reuniu grupos de convivência, atrações musicais e a coroação dos novos Rei e Rainha 60+ no Classic Hall, com entrada gratuita

Recife entra na contagem regressiva para Copa do Mundo Feminina de 2027 - Folha PE

A Prefeitura do Recife realizou, nesta segunda-feira (22), o 21º São João 60+, celebração junina voltada ao público com 60 anos ou mais. O evento aconteceu no Classic Hall, com entrada gratuita, e reuniu mais de 6 mil pessoas, um dos maiores públicos da história do evento. O prefeito Victor Marques participou da programação ao lado de idosos de grupos de convivência da capital pernambucana e de outros municípios.

Para o prefeito Victor Marques, o evento reforça o compromisso da gestão com a qualidade de vida da população idosa. “Entender que precisamos de espaços para o lazer da pessoa 60+ é crucial para formar uma população que se reconhece e está preparada para o futuro. Sou muito feliz atuando como prefeito dessa cidade e podendo acompanhar de perto cada sorriso de quem vem aproveitar essa festa linda”, disse.

A programação contou com apresentações de Fabiana Pimentinha do Nordeste, Nêga do Babado e Carlinhos Monteverde, além de quadrilhas juninas e trio pé de serra. O ponto alto foi a coroação oficial dos novos Rei e Rainha 60+, eleitos no último dia 9 de junho. As novas majestades são Maria das Dores, de 92 anos, a mais velha entre as candidatas, representando o Grupo Vitalidade do Sesc de Casa Amarela, e Ivan Ribeiro, de 70 anos, do Grupo 50+ Santos Dumont.

O secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho, destacou a dimensão das políticas públicas voltadas ao envelhecimento. “Daqui a 20 anos, a cada três pessoas, uma será maior de 60 anos. O Recife entendeu a necessidade de construir políticas para essa população. Hoje celebramos o São João passando uma mensagem de vitalidade, mostrando que a nossa cidade está preparada para essa geração, que merece ocupar todos os espaços”, disse.

A animação do público mostrou que o evento já é tradição entre os participantes. Antônio Martins, de 69 anos, morador da Várzea, não perdeu nenhuma edição. “Esta é uma experiência que se repete anualmente e todas as vezes eu venho curtir. Me sinto jovem aqui. Faço parte do Grupo Alegria de Viver e todos os anos nós alugamos um ônibus para prestigiar essa festa linda de perto”, contou.

O São João 60+ também recebeu usuários do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria da Conceição Guedes Pereira, equipamento gerido pela SDHJ. O evento contou com o apoio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR).

Fotos: Marlon Diego/PCR

Governo Lula leva 16 mil cirurgias e exames ao interior do Brasil

25/06/26  – http://blogfolhadosertao.com.br –  Secom/ Presidência da República

Agora Tem Especialistas mobiliza hospitais públicos, privados e filantrópicos para descentralizar atendimento e reduzir filas do SUS

Foto: Rafael Nascimento/MS

Uma ampla mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Saúde pretende descentralizar o atendimento para dar assistência a milhares de brasileiros que moram distante dos centros urbanos e aguardam por consultas, exames e cirurgias especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Somente esta semana, mais de 16 mil procedimentos serão realizados em 46 unidades hospitalares distribuídas por 20 estados, por meio do programa Agora Tem Especialistas.

A iniciativa reúne hospitais públicos, privados e filantrópicos em uma estratégia voltada à redução das filas e à ampliação do acesso à atenção especializada. Além de estabelecer parcerias inéditas com instituições privadas, o Governo Federal investiu na reativação de salas cirúrgicas que estavam sem funcionamento em hospitais estaduais e municipais devido à falta de equipes, equipamentos ou insumos.

Pacientes encaminhados para instituições privadas e filantrópicas terão acesso gratuito a consultas, exames e procedimentos em áreas como oftalmologia, ortopedia, cardiologia, oncologia, ginecologia e cirurgia geral. A medida contempla moradores da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo.

Já nos hospitais públicos, o Ministério da Saúde recuperou estruturas que estavam ociosas e contratou  profissionais nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins. A intenção é ampliar a rede de atendimento para diminuir o tempo de espera para quem mais precisa.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 2,3 mil procedimentos serão feitos por hospitais privados e filantrópicos. a rede pública ficará responsável por outros 13 mil atendimentos.

Compromisso do Presidente

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a ação representa um esforço nacional para fortalecer o SUS e garantir que o atendimento chegue com mais rapidez à população.

Estamos cumprindo o compromisso do governo do presidente Lula com a população brasileira e levando o SUS para todos os cantos do país. Com essa ação nacional, mobilizamos toda a capacidade instalada do país, com hospitais públicos, filantrópicos e privados trabalhando juntos para ampliar o atendimento especializado”, afirmou.

O ministro Padilha declarou, em entrevista à Rádio PT, que o país vive um novo momento na saúde pública, após anos marcados pelo negacionismo e pelo desmonte de políticas essenciais pelo governo Bolsonaro.

“O presidente está enterrando essa página do negacionismo e do descompromisso com o SUS, e promovendo a revolução necessária para termos um sistema ainda mais forte, mais moderno e mais próximo do povo brasileiro”, afirmou.

Resultados em regiões historicamente desassistidas

A estratégia já foi testada em municípios da Região Norte, considerados desafios históricos para o acesso à saúde especializada. Ações realizadas em Manacapuru, Itacoatiara, Parintins e Maués, no Amazonas, além de Santarém, no Pará, resultaram em mais de 9 mil cirurgias e ofertas de cuidado integrado, contribuindo para reduzir filas e ampliar o atendimento em áreas afastadas dos grandes centros.

Recordes de atendimento

Os investimentos na ampliação da assistência especializada também refletem indicadores recentes da rede pública. Dados do Ministério da Saúde apontam que o país registrou, em 2025, cerca de 14,9 milhões de cirurgias eletivas realizadas pelo SUS, número 42% superior ao registrado em 2022.

No mesmo período, foram contabilizadas 1,6 bilhão de consultas com especialistas, crescimento de 30%, além de mais de 1,3 bilhão de exames, alta de 22% em comparação com 2022. O SUS também realizou aproximadamente 14 milhões de internações ao longo do ano.

Programa atua em diversas frentes

O Agora Tem Especialistas reúne uma série de ações voltadas à redução do tempo de espera no SUS. Além dos mutirões e da recuperação de estruturas hospitalares, o programa prevê ampliação do horário de funcionamento de policlínicas, contratação de especialistas e expansão dos atendimentos realizados por hospitais privados e filantrópicos credenciados.

Outra frente de atuação são as unidades móveis de saúde. Atualmente, 87 carretas percorrem o país oferecendo consultas, exames e atendimentos especializados em saúde da mulher, oftalmologia e diagnóstico por imagem. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 193 mil pessoas já foram atendidas, totalizando cerca de 498 mil procedimentos em mais de 3 mil municípios brasileiros.  A expectativa do governo federal é ampliar essa estrutura para 150 unidades móveis até o fim de 2026.

Imprensa mundial exalta seleção, gols de Vini Jr. e retorno de Neymar: ‘Vitória convincente’

25/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br    –  Estadão Conteúdo

O impacto da vitória repercutiu nos principais veículos de imprensa da Europa

Seleção Brasileira foi elogiada pela imprensa ao redor do mundo

Seleção Brasileira foi elogiada pela imprensa ao redor do mundo – CHANDAN KHANNA / AFP

O Brasil venceu, convenceu e garantiu o primeiro lugar do Grupo C da Copa do Mundo, com sete pontos, ao bater a Escócia por 3 a 0 nesta quarta-feira, no Hard Rock Stadium, em Miami Gardens, nos Estados Unidos. A partida foi marcada pelos dois gols de Vini Jr. e pelo retorno de Neymar à seleção brasileira após 981 dias afastado. O impacto da vitória repercutiu nos principais veículos de imprensa da Europa.

O jornal espanhol Marca, de Madri, voltou a se render à atuação de Vini Jr., destaque do Real Madrid. “O Brasil tem um extraterrestre”, escreveu o periódico, estampando uma foto do camisa 7, que chegou a quatro gols no Mundial.

Já o AS, também da Espanha, publicou uma imagem do atacante brasileiro, exaltando sua atuação e enviando um recado ao clube merengue, que ainda negocia a renovação de contrato do jogador. “O Real Madrid não pode deixar esse Vinicius escapar”, destacou.

Em Barcelona, o Sport também ressaltou o desempenho de Vini Jr. e a volta de Neymar. “Vinicius lidera o Brasil rumo à liderança com dois gols na estreia de Neymar”, trouxe como manchete.

O português Record destacou a vitória que assegurou a classificação e o retorno do camisa 10 após quase três anos sem defender a camisa amarelinha. “Brasil supera Escócia e garante o 1º lugar no regresso de Neymar à seleção canarinho quase três anos depois”, publicou.

Na Inglaterra, o Daily Mail elogiou as atuações de Vini Jr. e de Matheus Cunha, atacante do Manchester United, que marcou seu terceiro gol na Copa. “Em Miami, Vinicius Junior e Matheus Cunha punem o Exército Tartan”, escreveu o jornal, em referência ao apelido dos torcedores escoceses.

Além da repercussão na Europa, a atuação brasileira também ganhou destaque na América do Sul, especialmente na Argentina. O Olé, principal jornal esportivo do país, estampou Vini Jr. e Neymar na capa. “Brasil, com Vinicius e o retorno de Neymar: uma vitória convincente e o primeiro lugar”, publicou.

A partida do Brasil na próxima fase, os 16 avos de final, será disputada na segunda-feira, às 14h (de Brasília), no AT&T Stadium, em Houston, no Texas. O adversário será o segundo colocado do Grupo F, posição atualmente disputada por Holanda, Japão e Suécia, que entram em campo nesta quinta-feira para definir suas situações na competição.