Treze comunidades rurais de Petrolina passam a ter acesso à telefonia móvel e internet 5G

18/06/26  – http://blogfolhadosertao.com.br –    Asscom Ministério dass Comunicações

Investimento de R$ 20,4 milhões do Ministério das Comunicações leva conectividade a áreas que antes não contavam com sinal de celular; anúncio ocorreu durante formatura de 1,5 mil alunos dos programas Computadores para Inclusão e Carreta Digital

Foto: Henfil/MCom

 

Moradores de 13 comunidades rurais de Petrolina – que antes enfrentavam dificuldades para fazer ligações, acessar serviços digitais ou pedir ajuda em situações de emergência,  agora contam com sinal de telefonia móvel e internet 5G.

O Ministério das Comunicações entregou 12 estações de telefonia móvel que vão beneficiar diretamente essas localidades, em um investimento de R$ 20,4 milhões. O anúncio foi feito pelo ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, nesta quinta-feira (18), durante a formatura de 1,5 mil alunos dos programas Computadores para Inclusão e Carreta Digital.

“Estamos levando tecnologia de ponta para o Sertão. Cada antena instalada representa oportunidades que antes simplesmente não existiam. Estamos garantindo que quem vive no interior tenha acesso às mesmas oportunidades digitais disponíveis nos grandes centros urbanos”, reforçou o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho.

A iniciativa integra o programa de expansão da conectividade rural do Governo do Brasil. Em Petrolina, foram beneficiadas as comunidades de N.S.1, Pau Ferro, NS 2, Caititu, Agrovila Nossa Senhora de Fátima, Tapera, Uruás, Cristália, Cruz De Salinas, Bancada, Pedrinhas, Nova Descoberta e Serrote Do Urubu.
Para Márcio Nonato, presidente da Associação dos Agricultores Familiares do Assentamento Nossa Senhora de Fátima e morador da localidade há 24 anos, a chegada do 5G é uma evolução para a comunidade.
“Nós temos 80 famílias aqui e antes a gente dependia do Wi-Fi. Se eu saísse da minha casa ou me deslocasse dentro da vila, eu já ficaria incomunicável. Agora, onde eu estiver, eu estou conectado pelo 5G e as pessoas conseguem me achar com facilidade”, celebrou.

Além dos benefícios como pagamento à distância, teleconsultas e acesso aos aplicativos do Governo Federal, Márcio Nonato reforça que a população enfrentava problemas de comunicação para emergências.
“Não tínhamos um sinal de telefonia para ligar diretamente no número do SAMU 192, por exemplo, e agora a gente já consegue ligar e acionar uma viatura. Conseguimos isso hoje através da tecnologia 5G”, ressaltou.

No estado de Pernambuco, o programa já instalou 267 torres de telefonia móvel em localidades rurais, beneficiando 114 municípios. O investimento total no estado chega a R$ 453,9 milhões, sendo R$ 345,1 milhões já executados e outros R$ 108,8 milhões programados até o final de 2026.
Além disso, as rodovias de Pernambuco também estão sendo conectadas com a tecnologia 4G. O Governo do Brasil instalou 5 torres de telefonia móvel, que garantem a cobertura de 133 km da BR-232, que liga Recife a Parnamirim. No total, serão investidos R$ 12,8 milhões para cobrir todo o trajeto dessa rodovia.

“Essa conectividade que estamos levando aos quatro cantos do Brasil não só garante a inclusão digital como traz mais desenvolvimento econômico, mais bem-estar, mais acesso à educação, à saúde, além de ampliar o acesso da população aos serviços públicos”, afirmou o secretário de telecomunicações do MCom, Hermano Tercius.

Computadores para Inclusão
A agenda em Petrolina também marcou a formatura de 1,5 mil alunos dos cursos de informática, tecnologia e robótica oferecidos gratuitamente pelo programa Computadores para a Inclusão, do Ministério das Comunicações. Além disso, o ministro Frederico de Siqueira Filho anunciou a doação de mais 500 computadores e assinou termo aditivo no valor de R$ 812 mil para fortalecer as atividades do Centro de Recondicionamento de Computadores da Univasf.

O Computadores para Inclusão é uma ação do Governo Federal que recupera equipamentos de informática ociosos ou sem uso, doa às comunidades e promove cursos de capacitação em tecnologia, ampliando oportunidades de emprego, renda e desenvolvimento social.
Durante a cerimônia, a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, agradeceu ao presidente Lula, em nome do ministro, pela decisão política, no início do seu governo, de fazer parceria com Pernambuco.

“Também quero agradecer aqui aos prefeitos e prefeitas, a organização da sociedade civil e nossas universidades que têm sido fundamentais no desenvolvimento de novos talentos. Eu quero a Carreta Digital aqui para sempre, para treinar os meninos. Só na rede pública eu tenho 520 mil estudantes”, reforçou.

Investimentos em Pernambuco
As entregas em Petrolina integram um amplo conjunto de ações do Ministério das Comunicações para ampliar a inclusão digital e a conectividade no estado. Somente nos programas diretamente executados pela pasta, Pernambuco acumula cerca de R$ 508,2 milhões em investimentos, distribuídos entre conectividade em escolas, expansão da telefonia móvel e inclusão digital.
Entre os principais resultados estão:

  • R$ 39,4 milhões destinados ao programa Escolas Conectadas;
  • R$ 345,1 milhões já investidos na expansão da telefonia móvel rural;
  • R$ 108,8 milhões previstos para novas etapas do programa de telefonia móvel;
  • R$ 12,8 milhões para o programa de telefonia móvel em rodovias;
  • R$ 2,1 milhões em ações do programa Computadores para Inclusão.

Na área da educação, o programa Escolas Conectadas já alcançou 4.221 escolas pernambucanas, beneficiando aproximadamente 1,5 milhões de estudantes, com investimentos que chegam a R$ 72,9 milhões. Em Petrolina, 239 escolas já contam com conectividade, atendendo cerca de 88 mil alunos.
Já o programa Computadores para Inclusão contabiliza em Pernambuco a doação de 3.596 computadores recondicionados, distribuídos para 354 Pontos de Inclusão Digital, com 9.446 alunos formados.

Lucas Ramos compara trajetória de João Campos à de Eduardo Campos e afirma que socialista representa “o caminho da mudança”

18/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Ascom Assessoria

O deputado federal Lucas Ramos (PSB- foto) afirmou que o ex-prefeito do Recife, João Campos (PSB), tem adotado uma estratégia semelhante à utilizada pelo ex-governador Eduardo Campos durante a campanha ao Governo de Pernambuco, em 2006, ao percorrer o estado para ouvir a população e construir propostas a partir do diálogo com os pernambucanos.

A declaração foi dada durante evento da Frente Popular realizado em Gravatá, no Agreste, ocasião em que João Campos lançou uma plataforma de escuta popular voltada à construção de um projeto político para Pernambuco. Segundo Lucas, a iniciativa resgata uma das principais marcas da trajetória de Eduardo Campos: a proximidade com a população e a atenção às demandas de cada região do estado.

“João Campos está fazendo os passos que o pai dele, Eduardo Campos, fez quando percorreu Pernambuco na sua primeira eleição, em 2006. Era ouvindo as pessoas, era perto da população”, afirmou o parlamentar.

Lucas Ramos também destacou que tem percebido, durante suas agendas pelo estado, um sentimento de expectativa em torno do nome de João Campos. Para o deputado, esse movimento reflete o desejo de parte da população por um novo ciclo de desenvolvimento econômico e social em Pernambuco.

“João é o filho da esperança”, declarou.

O deputado ainda ressaltou que lideranças políticas de diferentes regiões já participam da mobilização em torno do projeto liderado pelo PSB. Segundo ele, o movimento tende a ganhar força nos próximos meses, ampliando o debate sobre os desafios e as perspectivas para o futuro do estado.

Para Lucas Ramos, a construção de uma agenda baseada na escuta popular fortalece a participação da sociedade e contribui para a formulação de propostas alinhadas às necessidades dos pernambucanos.

“João representa o caminho da mudança que Pernambuco espera, construído a partir do diálogo, da escuta e da participação das pessoas”, concluiu.

Lula pede que Trump ‘não se meta nas eleições do Brasil’

18/06/26  – http://blogfolhadosertao.com.br  -Agência Brasil

“As eleições do Brasil são um problema do Brasil”, afirmou o presidente em Genebra

Lula falou após participar como convidado da cúpula do G7 na França/RICARDO STUCKERT / PR

Lula falou após participar como convidado da cúpula do G7 na França (RICARDO STUCKERT / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu, nesta quarta-feira (17), a seu homólogo americano, Donald Trump, que “não se meta nas eleições do Brasil” em outubro, nas quais buscará a reeleição.

O presidente americano “tem direito de ter as preferências eleitorais dele”, mas “as eleições do Brasil são um problema do Brasil”, disse Lula em Genebra, após participar como convidado da cúpula do G7 na França.

Trump é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, cujo filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ), será o principal adversário de Lula nas eleições.

Na mesma reunião de líderes, Trump afirmou nesta quarta-feira que o Brasil “se tornou um país um pouco complicado, um pouco perigoso politicamente”.

O republicano declarou apoio a candidatos de direita em outros países latino-americanos, como Argentina, Colômbia e Honduras.

Após receber Lula em Washington no mês passado, Trump também se encontrou com Flávio Bolsonaro, a quem descreveu como um “jovem inteligente que ama seu país”.

Dias depois, os Estados Unidos designaram as duas maiores facções de drogas do Brasil, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), como organizações terroristas. Também ameaçaram aumentar as tarifas sobre produtos brasileiros.

Ambas as medidas são veementemente rejeitadas pelo governo de Lula, que acusou Trump de se comportar como um “imperador” do mundo.

Os dois líderes estão em conflito desde 2025, quando os Estados Unidos impuseram tarifas ao Brasil em retaliação ao julgamento de Jair Bolsonaro, que foi condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.

Algumas dessas tarifas foram removidas posteriormente.

Em Ouricuri: Justiça decreta indisponibilidade de bens de Ricardo Ramos até R$ 50 milhões

18/08/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  –  Blog do  Edy

Foto: Divulgação

O Município de Ouricuri, por meio da Procuradoria-Geral da Prefeitura Municipal , obteve uma medida liminar que determina a indisponibilidade de bens do ex-prefeito Ricardo Ramos  até o limite de R$ 50 milhões. A decisão foi proferida pela 2ª Vara Cível da Comarca de Ouricuri, no âmbito de uma Ação Civil de Improbidade Administrativa.

Na ação, o município sustenta que a gestão anterior teria causado prejuízos aos cofres públicos relacionados a débitos previdenciários, passivos trabalhistas, retenção de valores consignados não repassados, inscrições indevidas em restos a pagar e outras obrigações financeiras atribuídas à administração passada.

 

Ao analisar o caso, o magistrado entendeu que existem elementos suficientes para conceder a medida cautelar de bloqueio patrimonial, determinando a indisponibilidade de ativos financeiros, veículos e imóveis do ex-gestor até o valor de R$ 50 milhões, como forma de garantir o ressarcimento dos prejuízos causados ao erário público.

 

A Prefeitura de Ouricuri alega que os danos ao erário ultrapassariam R$ 154 milhões, porém o juiz considerou necessária a apresentação de um detalhamento mais preciso dos valores apontados, concedendo parcialmente o pedido formulado pelo município.

Mandado de intimação

MANDADO DE INTIMAÇÃO.

Despacho

0001077-83.2025.8.17.3020-1781226798280-939745-despacho_intimacao_intimacao (outros)

Após bloqueio de bens, Ricardo Ramos diz ser alvo de perseguição política

Na ação, a Prefeitura alega que a gestão anterior teria causado prejuízos aos cofres públicos relacionados a débitos previdenciários, passivos trabalhistas, retenção de valores consignados não repassados, inscrições indevidas em restos a pagar e outras obrigações financeiras. Embora o município sustente que os danos ao erário ultrapassariam R$ 154 milhões, o magistrado concedeu parcialmente o pedido, determinando o bloqueio patrimonial até R$ 50 milhões e solicitando maior detalhamento dos valores apontados.

Confira a nota divulgada pelo ex-prefeito, Ricardo Ramos.

NOTA À IMPRENSA

O ex-prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, recebe com tranquilidade o ajuizamento da ação proposta pela atual gestão municipal e reafirma sua total confiança na Justiça.

Para Ricardo Ramos, a iniciativa não passa de mais um capítulo da perseguição política que vem sendo promovida por adversários desde o encerramento de sua gestão. A ação foi ajuizada pela atual administração e apresenta interpretações sobre atos administrativos que fazem parte do cotidiano da gestão pública municipal.

Ricardo Ramos destaca que os fatos apontados não envolvem enriquecimento ilícito, desvio de recursos em benefício próprio ou qualquer conduta praticada com má-fé. As questões levantadas referem-se a atos de gestão e decisões administrativas inerentes ao exercício do mandato de prefeito, que serão devidamente esclarecidos perante o Poder Judiciário.

O ex-prefeito ressalta ainda que não houve qualquer prejuízo efetivamente causado ao erário por sua atuação, estando convicto de que a análise técnica e imparcial dos fatos demonstrará a correção dos atos praticados durante sua administração.

A defesa será apresentada a tempo e modo, oportunidade em que serão demonstrados os equívocos das acusações e a inexistência de qualquer ato de improbidade administrativa.

Ricardo Ramos permanece sereno, respeitando as instituições e confiante de que a verdade dos fatos prevalecerá ao final do processo”.

Hugo Motta pediu a Vorcaro empréstimo de R$ 22 milhões do Master para cunhada, diz jornal

18/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  –     Estadão Conteúdo

A Polícia Federal encontrou diálogos no celular do banqueiro Daniel Vorcaro com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB- foto), nos quais o parlamentar pede a liberação de empréstimo do Banco Master para uma empresa da sua cunhada.

Questionado sobre o fato em entrevista ao Estadão, Motta se recusou por cinco vezes a responder se atuou para a liberação do empréstimo, mas disse que a operação cumpriu os parâmetros de mercado e “está dentro da legalidade”. Disse ainda que a empresa está honrando o pagamento das prestações. A cunhada de Motta, Bianca Medeiros, foi procurada pela reportagem, mas não se manifestou. As informações são do Estadão.

As informações sobre a conversa com Motta são apuradas em conjunto com outras menções ao presidente da Câmara detectadas no celular do banqueiro, como o pagamento de uma viagem do deputado a Lisboa. O diálogo sobre o financiamento ocorreu antes de Motta assumir a presidência da Câmara.

Em 2024, o banqueiro bancou despesas de Motta e também do senador Ciro Nogueira (PP-PI) em viagem ao exterior. Nas conversas e documentos obtidos pela PF, Vorcaro determina o pagamento de cinco diárias de “suíte jr.” no Four Seasons Hotel para Ciro e Hugo Motta. De acordo com a PF, o custo total para cada um seria de cerca de R$ 90 mil, com base na cotação do euro da época.

Ao Estadão, Motta afirmou que viajou de “carona” no voo do Vorcaro a convite do senador Ciro Nogueira (PP-PI).

Segundo a PF, o banqueiro cobrou de um funcionário que garantisse privacidade total na organização de um jantar, em Lisboa, que contaria com a presença de Ciro Nogueira e Motta, que há época exercia apenas o cargo de deputado federal.

Já as conversas detectadas abordam a liberação de um empréstimo de ao menos R$ 22 milhões do Banco Master para Bianca Medeiros, irmã da mulher do parlamentar, Luana Motta, em março de 2024. A existência do empréstimo foi noticiada pelo jornal Folha de S.Paulo e registrada em um documento de uma empresa dela na Junta Comercial da Paraíba. O valor foi usado para comprar um terreno em João Pessoa (PB), onde será construído um novo bairro.

De acordo com fontes com acesso às investigações, as conversas mostram que Motta pediu diretamente a Vorcaro a liberação desse empréstimo do Banco Master.

A PF produziu relatórios internos sobre a relação entre Motta e Vorcaro, que atualmente estão sob análise da equipe responsável pela Operação Compliance Zero.

Os investigadores avaliam se há indícios de crimes, para decidir se é necessário aprofundar a investigação em relação ao presidente da Câmara. A PF apura, por exemplo, se há relação de contrapartida entre o empréstimo do Master e uma emenda apresentada por Hugo Motta para obrigar seguradoras e instituições financeiras a aplicar recursos em créditos de carbono, o que beneficiaria os negócios da família de Vorcaro.

Prefeitura do Recife entrega um novo megamural no centro da cidade

18/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br   –  Imprensa PCR

Obra do artista Raoni traz mais cor e reforça identidade cultural recifense

Quem passar pelo centro da cidade do Recife vai contemplar mais uma obra de arte que acaba de ilustrar o Edifício Barreiros, localizado na Rua Sete de Setembro, no bairro da Boa Vista. A Prefeitura entregou mais um megamural. Chamado ‘Silêncio e Contratempo’, a arte é criação do artista Raoni Assis, uma ação que integra o edital de Megamurais – Recife Cidade da Música do Gabinete de Inovação Urbana da Prefeitura do Recife (GIURB).

Guiando-se pelo tema do edital, o artista criou, na fachada externa do prédio, uma imagem que simboliza o brincante, personagem que povoa as diversas manifestações da cultura popular pernambucana. Traz nas mãos um instrumento musical, mas não necessita disso para se configurar. É qualquer pernambucano ou pernambucana que transita livremente pelo universo cultural, revestindo-se da multiplicidade de cores, símbolos e referências que compõem o imaginário popular. “Procurei homenagear de alguma maneira a figura campesina, pessoa que é agricultora de dia e brincante de noite. Fiquei muito feliz, um projeto massa. Espero que dure muito tempo, que a gente pinte ainda muito painel e que essa cidade fique cada vez mais bonita”, afirma Raoni Assis.

O projeto contou com apoio das Tintas Coral, que forneceram materiais para a execução da obra, reforçando a parceria entre poder público e iniciativa privada na valorização da cultura local. Para Alice Nóbrega, Gerente Projetos Especiais e Artes Visuais do GIURB, “o edital Megamurais reafirma a importância da arte urbana como instrumento de valorização cultural e reforça o Recife como Cidade da Música. Este, em especial, celebra a força da nossa cultura popular.”

SILÊNCIO E CONTRATEMPO – A obra do artista Raoni Assis reúne elementos da nossa cultura, folguedos e celebrações, representando a alegria e o espírito festivo sem se limitar a classificações ou rótulos. Ao mesmo tempo, demonstra o contexto histórico, retratado como um homem de origem mestiça ou indígena, refletindo a identidade de muitos recifenses ligados à cultura popular. Trata-se não de uma representação naturalista, mas de uma alegoria capaz de condensar a riqueza simbólica da cidade e de suas expressões culturais.

EDITAL MEGAMURAIS – Uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete de Inovação Urbana, lançada em 2022 para celebrar a inclusão do Recife na Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria Música. A proposta tem como objetivo transformar as fachadas da cidade em grandes telas de arte urbana, promovendo a valorização da identidade cultural pernambucana. Foram selecionados 24 projetos artísticos sob o tema “Recife, Cidade da Música”. Desses, doze foram concluídos. Cada intervenção artística recebe o valor de R$ 75 mil, referente à criação e execução das obras nas fachadas de edifícios de grande visibilidade do Recife, podendo ocupar áreas entre 200 e 400 metros quadrados.

FICHA TÉCNICA:

Edifício – Barreiros, Rua Sete de Setembro, 328 – Boa Vista, Recife/PE

Artista – Raoni Assis

Elaboração de projeto – Beatriz Arcoverde

Coordenação de produção e produção executiva – Maiara Lira

Alpinistas – Remy Ferreira e Smolk

Produção artística – Raoni Assis

Artistas colaboradores e assistência de produção – Luan Nascimento e Rodolfo Tavares

Fotos: Gutemberg Borba
Flickr da Prefeitura do Recife

No Araripe: Raquel Lyra entrega PE-560 e 84 títulos de propriedade

18/06/26 – http://blogfolhadosertao.com.br – Imprensa PE

 

“Não se brinca com a esperança do povo.” Foi com essas palavras que a governadora Raquel Lyra marcou o encerramento de uma extensa agenda de entregas e investimentos no interior do Estado, nesta quarta-feira (17). Em Bodocó, no Sertão do Araripe, a gestora entregou a PE-560, obra aguardada há cerca de 60 anos pela população da região, além de garantir mais segurança jurídica para 84 famílias com a entrega de títulos de propriedade e reforçar a educação municipal com dois novos ônibus escolares.

“Estamos trabalhando para fazer a diferença. Oitenta e quatro famílias receberam as escrituras das suas casas, em Pernambuco já foram quase 20 mil. Também entregamos mais de 11 quilômetros de estrada entregue com a PE-560, com mais de R$ 30 milhões investidos, muitas vezes já prometido. Onde passa estrada, passa dignidade, passa desenvolvimento econômico. Mais do que isso, é a conexão de um povo que trabalha, estuda aqui, faz seu comércio. Não se brinca com a esperança do povo”, afirmou a governadora Raquel Lyra.

Uma das entregas foi a da PE-560, rodovia que liga o entroncamento da PE-545 ao distrito de Sipaúba e que era aguardada há cerca de seis décadas pelos moradores da região. Com extensão de 14,4 quilômetros e investimento de R$ 31,8 milhões, a obra beneficia diretamente mais de 34 mil pessoas, promovendo mais segurança viária, mobilidade e desenvolvimento econômico para o Araripe.

O prefeito de Bodocó, Dr. Otávio, celebrou a conclusão de uma demanda histórica da população. “Estamos fazendo a maior entrega de infraestrutura da história de Bodocó. Muitas vezes foi frustração, mas hoje é a concretização de um pedido do povo. A estrada nos ajuda muito, mas tem muita coisa sendo feita”, declarou.

A intervenção contemplou serviços de terraplenagem, drenagem, implantação de pavimentação, acostamentos, sinalização horizontal e vertical, construção de bueiros e de uma ponte com 30 metros de extensão, além de dispositivos de proteção ambiental. A nova rodovia elimina trechos de leito natural, reduz o tempo de deslocamento e fortalece o escoamento da produção local.

O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Pedro Neves, destacou a importância da obra para o desenvolvimento da região. “Com essa estrada, chegamos a mais de R$ 900 milhões de investimento na malha viária do sertão. São estradas que garantem o desenvolvimento local, além da segurança viária para a população sertaneja”, disse.

O senador Fernando Dueire ressaltou o trabalho conjunto para viabilizar os investimentos no Sertão. “Temos trabalhado muito de mãos dadas porque ninguém faz nada sozinho”, afirmou.

Durante a agenda, a governadora também entregou 84 títulos de propriedade para famílias do bairro Raul Alves, por meio do programa Morar Bem Pernambuco. Do total de beneficiários, 54 são mulheres. A iniciativa garante segurança jurídica às famílias e assegura o direito definitivo à moradia.

Uma das beneficiárias foi Maria de Fátima Ferreira da Silva, que celebrou o momento tão aguardado pela família. “É um momento de gratidão. Hoje recebemos em mãos o documento que comprova que o que nós tínhamos há anos realmente é nosso. Nada compra isso”, disse.

A deputada estadual Socorro Pimentel destacou a transformação vivida pela região. “É nítida a diferença do Araripe no passado recente e o que ele é hoje. Estamos vivenciando um momento de transformação, inaugurando essa rodovia tão sonhada para o povo da nossa região”, afirmou. O deputado estadual Jarbas Filho classificou a agenda como histórica para o município. “São mais de 80 títulos de posse que vão dar dignidade às pessoas que esperavam isso há tanto tempo. Mas a grande entrega de hoje é um sonho que o povo esperou por 60 anos, que é a PE-560”, disse.

O deputado federal Túlio Gadêlha ressaltou o impacto social das ações realizadas pelo Estado.“Essa é a importância de ter representantes que conheçam a terra. A primeira política pública é ter o título, e essas famílias receberam hoje e têm recebido cada vez mais ações do Estado, impactando na vida da população”, afirmou.

Já o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, destacou a parceria entre Estado e municípios para tirar projetos do papel. “Muitas vezes os prefeitos têm a vontade, mas não têm a parceria estadual para transformar os planos em realidade. Hoje os municípios têm a sorte de contar com uma mão amiga que ajuda”, declarou.

No município, a gestora também entregou dois novos ônibus escolares para a rede pública de ensino de Bodocó, com investimento de R$ 798 mil.

Acompanharam a agenda o secretário Túlio Vilaça (Casa Civil), o secretário executivo de Educação, Marcos Nunes; os prefeitos Teto Teixeira (Moreilândia), George de Sidney (Granito), Júnior Pinto (Exu), Elbinha (Trindade) e Corrinha de Geomarco (Dormentes); o vice-prefeito de Ouricuri, Assis, e outras lideranças locais.

Lula: “Reunião do G7 é oportunidade de discutir tanto o equilíbrio quanto o desequilíbrio na ordem política, econômica e social”

18/06/26 —  http://blogfolhadosertao.com.br  – Secom /Presidência da República

Em coletiva de imprensa após a Cúpula do G7, presidente ressaltou pontos que o Brasil defendeu no evento, como o investimento de países ricos em nações menos desenvolvidas

Presidente Lula da Silva concedeu entrevista coletiva à imprensa, na Residência da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, em Genebra – Suíça. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou à imprensa nesta quarta-feira, 17 de junho, um balanço da sua viagem para a Cúpula do G7, realizada em Évian-les-Bains, na França. Em conversa com jornalistas em Genebra, na Suíça, Lula ressaltou os pontos que o Brasil defendeu durante o evento, que teve como principal eixo de discussão os desequilíbrios globais.

Quantos mais países estiverem interessados em fazer investimento nos nossos países, em comprar os nossos produtos e em estar dispostos a contribuírem participando da exploração, da industrialização e do enriquecimento das terras raras e de minerais críticos, desde que seja dentro do nosso país, sejam bem-vindos”
Luiz Inácio Lula da Silva
Presidente da República

“Para mim, cada reunião do G7 é a oportunidade de a gente discutir com os países desenvolvidos tanto o equilíbrio quanto o desequilíbrio na ordem política, econômica e social, levando em conta os avanços tecnológicos, a discussão sobre inteligência artificial e as necessidades de cada país”, afirmou Lula.

Abordando o tema dos minerais críticos, o presidente defendeu parcerias com países desenvolvidos para explorá-los, com a condição de que a sua exploração envolva a incorporação de valor dentro dos países detentores das reservas dos recursos, evitando uma lógica extrativista.

“Quantos mais países estiverem interessados em fazer investimento nos nossos países, em comprar os nossos produtos e em estar dispostos a contribuírem participando da exploração, da industrialização e do enriquecimento das terras raras e de minerais críticos, desde que seja dentro do nosso país, sejam bem-vindos”, disse Lula.

“Mas não queremos repetir o ciclo do ouro, em que tudo ia embora e a gente ficava com nada. O mesmo no ciclo do minério de ferro, em que a gente exportava tudo e foi feita pouca industrialização no Brasil”.

Lula defendeu o desenvolvimento de mercados consumidores em países menos desenvolvidos. “É importante que os países ricos tomem como decisão uma coisa sagrada. Eles têm que entender que eles precisam criar novos consumidores. Onde é que estão os novos consumidores? Na Índia, na China, na África, na América Latina, com amplo poder de pessoas que querem ser consumidores. Para ser consumidores, tem que ter investimento, tem que ter emprego, tem que ter salário”, disse.

O presidente defendeu que o crescimento precisa seja distribuído a nível global. “O mundo precisa crescer para que a economia volte a crescer. Não adianta crescer só para a Alemanha, só para os Estados Unidos, só para a França, não. É preciso, sem diminuir o padrão de vida deles, crescer para outros países, para que eles possam vender, inclusive, os seus produtos de maior qualificação, de maior valor agregado. Essa é uma discussão que eu fiz questão de deixar claro na minha intervenção lá. É preciso vocês compreenderem que vocês precisam criar novos consumidores e os novos consumidores estão fora do país de vocês. Então, façam investimentos”, declarou.

Évian-les-Bains, na fronteira da França com a Suíça, sediou o primeiro encontro do G7 – à época, denominado G8, com a participação da Rússia – ao qual um presidente brasileiro compareceu. Em 2003, o próprio presidente Lula compareceu a uma cúpula do grupo de maiores economias industrializadas do mundo.

Na entrevista, Lula também relembrou o debate em relação ao ambiente digital. “Na questão digital, eu fiz questão de dizer para eles duas coisas importantes que o Brasil fez. A proibição de telefone nas escolas e o ECA digital, que é a regulação digital mais importante feita no mundo para jovens e adolescentes. E eu queria que eles conhecessem”, assinalou.

Lula: “Reunião do G7 é oportunidade de discutir tanto o equilíbrio quanto o desequilíbrio na ordem política, econômica e social”