Governo quer ligar Transnordestina ao Matopiba e a portos do Norte do país

18/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –    Por Vanessa Siqueira

Durante roadshow para apresentar carteira de projetos ferroviários, ministro falou de projeto que avalia conexão com Transnordestina

 

Ministro George Santoro apresentou carteira de investimentos em rodovias em roadshow na B3, em São Paulo
Ministro George Santoro apresentou carteira de investimentos em ferrovias em roadshow na B3, em São Paulo. Foto: Luiz Siqueira

O Ministério dos Transportes afirmou que estuda conectar a Transnordestina ao futuro corredor ferroviário Açailândia-Barcarena, projeto que pode ampliar a integração logística entre o Nordeste, o Matopiba e o Arco Norte. A informação foi revelada pelo ministro dos Transportes, George Santoro, durante roadshow realizado na B3, em São Paulo, nesta quinta-feira (11) para apresentação da carteira ferroviária do governo federal.

Segundo Santoro, a Infra S.A. deverá contratar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da conexão entre a Transnordestina e a Ferrovia Norte-Sul. A definição ainda depende da análise sobre qual traçado será mais eficiente para a movimentação de cargas e para a logística nacional, com possibilidades de ligação pelo Tocantins ou pelo Maranhão.

“A intenção nossa é conectar ou no Tocantins ou no Maranhão. Nós estamos vendo o que é melhor para a carga e para a logística nacional, como é que nós vamos trabalhar isso”, afirmou.

Durante a apresentação, o ministro disse que a ideia é integrar dois corredores ferroviários paralelos. De um lado, a Transnordestina, que avança em direção aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. De outro, o eixo Açailândia-Barcarena, que conecta a saída norte da Ferrovia Norte-Sul ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará.

“É uma conexão importante, conectando dois corredores logísticos paralelos, um ao outro. E aí você tem acesso a mais portos. Além de Barcarena, você tem acesso a Itaqui, a Pecém e a Suape. Ou a carga também pode descer”, afirmou Santoro.

Transnordestina ferrovia
Transnordestina está em obras avançadas no trecho que liga Eliseu Martins, no Piauí, ao Porto de Pecém, no Ceará; trecho pernambucano segue com obras paralisadas. Foto: Divulgação

Conexão com Transnordestina pode ampliar acesso a quatro portos

O projeto de corredor ferroviário entre Açailândia e Barcarena corta uma região estratégica para o escoamento de cargas do Matopiba, fronteira agrícola formada por áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

Durante a apresentação, Santoro afirmou que a ligação com a Transnordestina pode dar mais alternativas logísticas para cargas que hoje percorrem longas distâncias até os portos. Segundo ele, a diversificação de rotas será essencial diante do crescimento previsto da produção no Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso.

“Quando a gente faz a métrica a partir do Mato Grosso, que é o estado que vai apresentar o maior crescimento de carga nos próximos 20 anos, a carga anda mais de 2 mil quilômetros. E essa carga precisa ter opções para ela não ter que parar em algum porto”, disse o ministro.

A conexão também pode reforçar a complementaridade entre portos do Arco Norte e do Nordeste, criando alternativas para escoamento por Barcarena, no Pará; Itaqui, no Maranhão; Pecém, no Ceará; e Suape, em Pernambuco. A lógica defendida pelo governo é ampliar a competição entre rotas e terminais, reduzindo gargalos e custos logísticos.

Porto vila do Conde Barcarena Para
Porto Vila do Conde, em Barcarena, no Pará, é estratégico para escoar produção de grãos e outros produtos e pode ganhar mais relevância com projetos de conexão ferroviários. Foto: Divulgação

Carteira ferroviária mira reduzir gargalos logísticos

Durante o roadshow, Santoro afirmou que o Brasil enfrenta um desafio logístico crescente diante da expansão prevista no volume de cargas. Segundo ele, o país já é o quinto maior do mundo em volume de toneladas transportadas e pode avançar para a segunda ou terceira posição, o que exigirá investimentos em ferroviasrodoviashidrovias e portos.

A carteira ferroviária apresentada pelo Ministério dos Transportes prevê cerca de R$ 160 bilhões em CAPEX e oito leilões ferroviários, além de projetos de trem de passageirosterminais logísticos chamamentos públicos para trechos ociosos. Considerando investimentos e operação, a estimativa é que os projetos possam movimentar cerca de R$ 600 bilhões entre CAPEX e OPEX.

Entre os projetos citados estão a Ferrogrão, a Malha Oeste, a Malha Sul, o Anel Ferroviário do Sudeste, o corredor Minas-Rio, a extensão da Norte-Sul até Barcarena, além de projetos de VLTstrens turísticos e terminais logísticos da Infra S.A.

“O desafio logístico é muito grande, mas os dados mostram que os corredores logísticos tenham problemas futuros se a gente não investir em ferrovias”, disse.

O ministro defendeu que os projetos sejam planejados como corredores logísticos integrados, e não como obras isoladas. A carteira ferroviária apresentada pelo governo foi estruturada para dialogar com concessões rodoviárias, hidrovias e terminais portuários, com foco em redução de custo logístico e aumento da competitividade das exportações.

“A ideia aqui é olhar o corredor logístico como um todo. E é por isso que a carteira de ferrovias está totalmente interligada com a carteira de rodovias, a atual e, principalmente, a futura, e com a carteira de hidrovias”, afirmou Santoro.

Segundo ele, a estratégia foi construída a partir de uma governança entre ministérios ligados à infraestrutura, Casa Civil e Planejamento, com foco em interoperabilidade entre os modais e redução do frete interno. O ministro destacou que o custo logístico é decisivo para a competitividade brasileira, especialmente porque grande parte das exportações nacionais é formada por commodities.

Leia Mais:

Em obras há 20 anos, Transnordestina expõe contraste entre CE e PE

“Transnordestina até Suape é prioridade”, diz presidente da Infra S.A.

Raquel Lyra diz que apoio de Lula a João Campos não altera relação entre Pernambuco e governo federal

17/0626 –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Por Pedro Beija

Governadora afirmou que parceria institucional com o presidente continuará e contrapôs debate eleitoral à agenda de entregas durante visita ao Sertão

A governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou nesta quarta-feira (17) que a declaração pública de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao pré-candidato ao Governo de Pernambuco, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), não altera a relação institucional entre o Estado e o governo federal. A declaração foi dada durante entrevista à Rádio Asa Branca, em Salgueiro.

A manifestação ocorre dois dias após Lula divulgar um vídeo declarando apoio ao socialista para a disputa estadual de 2026. Na gravação, o presidente destacou a aliança nacional entre PT e PSB e classificou os socialistas como o principal aliado político do partido no país.

Questionada sobre o gesto político do presidente, Raquel minimizou os efeitos eleitorais da declaração e ressaltou a manutenção das parcerias administrativas entre os governos estadual e federal.

“Não muda nada. A gente continua com as parcerias firmes com o governo federal e o presidente Lula. Desde o primeiro momento que eu estive lá com ele, no dia 9 de janeiro de 2023, o presidente Lula disse que não faltaria Pernambuco, que eu procurasse os ministros para poder trabalharmos pelo nosso Estado”, afirmou.

Durante a entrevista, a governadora citou obras e programas executados em parceria com o governo federal, como a retomada da Ferrovia Transnordestina, investimentos ligados à transposição do Rio São Francisco, construção de maternidades e ações habitacionais desenvolvidas em conjunto com o programa Minha Casa Minha Vida.

Raquel também rebateu críticas de adversários que atribuem exclusivamente ao governo federal parte dos investimentos realizados em Pernambuco.

“Tem gente que quer diminuir isso dizendo: ‘Ah, então não é uma obra sua, é do governo federal’. Não. Fui eu que disse que era prioridade para cá, porque eu podia ter colocado o dinheiro em outra coisa”, declarou.

Ao comentar o cenário político, a governadora voltou a adotar o discurso de que sua prioridade permanece voltada à gestão estadual, contrapondo a agenda administrativa à movimentação eleitoral dos adversários.

“Enquanto uns falam de eleição, a gente trabalha e entrega, porque eu sou governadora. A gente precisa perder menos tempo cuidando de eleição e pedindo voto para poder fazer entrega de resultado”, disse.

Raquel Lyra reúne três cotados ao Senado no Sertão

A agenda da governadora em Salgueiro também ocorreu em meio às articulações para a formação da chapa majoritária governista de 2026, especialmente em relação às duas vagas ao Senado.

Entre os aliados que acompanharam Raquel Lyra estavam o senador Fernando Dueire (PSD), o deputado federal Túlio Gadêlha (PSD) e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil), três dos nomes que aparecem nos bastidores como possíveis candidatos ao Senado na chapa da governadora.

Miguel, por sua vez, contou com o reforço do irmão, o deputado federal Fernando Filho (União Brasil), cada vez mais consolidando a presença do grupo dos Coelho junto à base da governadora.

A definição sobre a composição da chapa é tratada como uma das principais pendências do grupo governista para os próximos meses. Além de Dueire, Túlio e Miguel, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) também é citado entre os postulantes às duas vagas, embora não tenha participado da agenda no Sertão.

A presença simultânea de três dos quatro nomes ventilados para a disputa reforçou a imagem de unidade do grupo num momento em que as negociações sobre a chapa majoritária começam a entrar em fase mais decisiva, com a aproximação do calendário eleitoral de 2026.

Em Goiana: Prefeito recebe MST e encaminha demandas apresentadas por acampamentos rurais 

17/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Ascom PMG

 

O prefeito de Goiana, Marcílio Régio, recebeu nesta terça-feira (16), em seu gabinete, representantes da direção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), acompanhados por secretários municipais, para dialogar sobre demandas de nove acampamentos localizados no município, que reúnem cerca de 2 mil famílias. A reunião foi articulada pelo secretário de Agricultura, Emanuel Farias, com o objetivo de fortalecer o diálogo com os participantes da agricultura familiar.

Durante a reunião, o MST solicitou apoio da Prefeitura para a realização da Feira da Reforma Agrária, prevista para o final de julho, além de apresentar pautas relacionadas à infraestrutura, saúde e assistência social, especialmente em razão dos impactos provocados pelas chuvas nas áreas rurais.

Entre os principais temas debatidos esteve a situação das estradas vicinais, cuja deterioração tem dificultado o deslocamento de moradores e comprometido, em alguns trechos, o transporte escolar. As demandas foram encaminhadas às secretarias competentes para avaliação e planejamento das intervenções necessárias, com atenção especial às rotas escolares e aos acessos considerados prioritários.

Na área da saúde, foi tratada a ampliação do atendimento itinerante por meio da Caravana da Saúde, buscando reforçar o acompanhamento médico e facilitar o acesso aos serviços, sobretudo, em localidades mais distantes da sede do município.

Outra demanda apresentada pelos representantes do movimento foi a necessidade de fortalecer as ações relacionadas ao Cadastro Único (CadÚnico), ampliando o acesso das famílias aos programas sociais. O tema foi encaminhado para análise e organização da rede municipal de assistência social.

Durante o encontro, o prefeito Marcílio Régio agradeceu a presença dos representantes dos acampamentos e destacou a importância do diálogo entre o poder público e os movimentos sociais. “Além do apoio à Feira da Reforma Agrária, ouvimos as demandas apresentadas e encaminhamos cada uma delas às secretarias responsáveis para adoção das providências cabíveis”, afirmou.

Os encaminhamentos definidos na reunião serão acompanhados pelas secretarias envolvidas, observando as prioridades estabelecidas pela gestão municipal e a disponibilidade operacional de cada área.

João Campos une grupos de oposição e garante palanque forte em Arcoverde

17/06/26 – http://blogfolhadosetao.com.br – Ascom Asssesoria

Presidente da Câmara Municipal, três ex-prefeitas e um ex-prefeito estão juntos em torno da eleição do pré-candidato do PSB

 

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) participou, na noite desta terça-feira (16), do lançamento da Frente das Oposições de Arcoverde, no Sertão. O grupo surge a partir da união de diferentes lideranças locais, como o presidente da Câmara, vereador Luciano Pacheco, as ex-prefeitas Madalena Britto, Erivânia Camelo e Rosa Barros e o ex-prefeito Julião Guerra. Durante o encontro, as lideranças presentes fizeram cobranças aos governos estadual e municipal e falaram da expectativa por um tempo de avanços reais, por meio da construção de um palanque forte para a Frente Popular na cidade.

“Estamos aqui com esse time que tem história, que tem lado, para dizer que vamos fazer muito por Arcoverde, porque vamos estar ao lado do povo. Nós estamos só começando essa caminhada. Ela vai ser travada nas ruas, conversando com as pessoas, fazendo a política escutar para entender onde está doendo, onde o sapato está apertando. A gente não vai deixar Pernambuco ficar parado, olhando da arquibancada e vendo que, quando tem um gol, não é a favor do nosso estado”, afirmou João.

O pré-candidato a governador voltou a exaltar a relação com Lula (PT), estabelecendo o compromisso com o povo mais pobre como uma similaridade fundamental entre o presidente e ele, assim como foi um marco nas trajetórias dos ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos. “Se alguém acha que o tempo bom foi quando Lula foi presidente e Eduardo foi governador, vocês não têm noção de como vai ser a partir de 2027, com esse time no governo, Lula lá em Brasília e nós botando o estado para moer a favor do Sertão. Vamos ganhar essas eleições junto com o povo”, discursou.

O presidente da Câmara Municipal de Arcoverde, vereador Luciano Pacheco, que recentemente sofreu uma tentativa de cassação atribuída a aliados do governo municipal, explicou que a Frente das Oposições terá o objetivo de cobrar a prefeitura e o Governo do Estado por promessas não cumpridas. O parlamentar disse que a governadora Raquel Lyra (PSD) precisa dar satisfações pelo “abandono do projeto do Compaz, da PE-270, da PE-219, da obra do Mercado da Farinha e da falta de atendimento do Sassepe”. “Este evento é uma lavada no peito, porque foi aqui em Arcoverde que os covardes tentaram me derrubar e tirar de mim o mandato dado pelo povo. O tiro saiu pela culatra, porque saímos fortalecidos dessa perseguição. Só me deram mais força para ser um soldado desse projeto, que é defender o nome de João Campos”, declarou.

Duas ex-prefeitas também discursaram. Madalena Britto, que também é presidente municipal do PSB, lembrou que esteve com o ex-governador Eduardo Campos lado a lado e disse que “João Campos pode esperar de Arcoverde a mesma coisa”. Já Erivânia Camelo ressaltou que “Arcoverde tem lado e coragem” e que as oposições do município deixaram as divergências de lado para olhar para o mais importante, que “é o futuro e a esperança”.

Também estiveram presentes o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), o senador Humberto Costa (PT), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), os pré-candidatos a deputado estadual Batista Cabral (PSB) e Breno Araújo (PT), os prefeitos de Itacuruba, Juninho Cantarelli (PSB), de Betânia, Bebe Água (PSB), da Pedra, Júnior Vaz (PV), e de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), além de dirigentes municipais de partidos como PSB, PT, PCdoB, PDT e Republicanos e outras lideranças do Agreste e do Sertão.

“Eu nunca fui esquerdista”, diz Lula no G7 (vídeo)

17/06/26  – http://blogfolhadosertao.com.br  –

Em conversa gravada na França, presidente afirma que “o mundo é do caminho do meio” e relembra trajetória sindical
Luiz Inácio Lula da Silva
Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Ricardo Stuckert/PR)
 O presidente Lula (PT) afirmou nesta quarta-feira (17), em Évian, na França, que “nunca” foi esquerdista, durante diálogo gravado à margem da segunda reunião de cúpula do G7, onde participa como convidado. Em conversa com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, e com a chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, Lula disse que “o mundo é do caminho do meio”.

O registro em vídeo mostra Lula comentando a alternância de poder em diferentes países e defendendo que governos de esquerda tiveram, historicamente, menos tempo no comando em algumas das principais democracias ocidentais.

H

“Nos Estados Unidos, os republicanos ficaram mais no governo do que os democratas. Na França, os socialistas também ficaram bem menos tempo governando. Ou seja, o que isso prova? Que o mundo não é de esquerda. O mundo é do caminho do meio. Essa é a verdade”, afirmou Lula.

Na sequência, Kristalina Georgieva lembrou a percepção internacional sobre Lula em seu primeiro mandato como presidente do Brasil. “Quando você foi presidente pela primeira vez, todos esperavam que você fosse um esquerdista, mas você não foi”, disse a chefe do FMI.

Lula respondeu de forma direta: “Mas eu nunca fui esquerdista”.

Georgieva acrescentou: “Mas essa era a imagem na época”.

O presidente, então, relacionou sua trajetória política à atuação no movimento sindical e citou suas conexões com entidades trabalhistas europeias. “Eu era um dirigente sindical — com uma belíssima relação com o sindicalismo alemão, tinha uma relação boa com o sindicalismo italiano, uma relação boa com a UGT da Espanha. Eu nunca fui — em 1980, tinha um congresso na Rússia que eu fui convidado. E eu não fui na Rússia porque fui condenado pela Lei de Segurança Nacional. Eu fiz uma viagem pela Europa angariando solidariedade, e aí eu passei a ser tratado como anticomunista”, afirmou Lula.

A conversa ocorreu durante a participação de Lula na cúpula do G7, que reúne líderes de algumas das principais economias do mundo e conta com a presença de convidados internacionais.

Lula e Trump se cumprimentam em evento do G7 na França

17/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Por Guilherme Lavorato

Cumprimento entre Lula e Trump ocorreu após concerto organizado por Emmanuel Macron

 

Presidente Lula durante Encontro com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington
Presidente Lula durante Encontro com o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Washington (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

Os presidentes Lula (PT) e Donald Trump se cumprimentaram na noite de terça-feira (16), durante um evento social da cúpula do G7, realizado em Évian-les-Bains, na França. O encontro informal ocorreu após um concerto promovido pelo presidente francês, Emmanuel Macron, no hotel que recebe a reunião dos líderes internacionais, relata o Metrópoles.

De acordo com assessores de Lula, o cumprimento entre o presidente brasileiro e o presidente dos Estados Unidos não foi registrado em foto ou vídeo. Depois do concerto, os dois seguiram para um jantar de gala oferecido por Macron aos participantes da cúpula.

Mais cedo, durante a tradicional “foto de família” dos líderes presentes ao encontro do G7, Lula e Trump chegaram a passar próximos um do outro, mas não houve interação naquele momento. A aproximação ocorreu apenas mais tarde, no evento social organizado pela Presidência francesa.

Integrantes do Palácio do Planalto afirmaram que não houve pedido formal para uma reunião bilateral entre Lula e Trump, nem por parte do governo brasileiro, nem por parte dos Estados Unidos. A avaliação no entorno do presidente é que uma nova conversa formal entre os dois líderes não teria, neste momento, razão prática.

STF condena Eduardo Bolsonaro a 4 anos e 2 meses de prisão por coação em processo sobre trama golpista

17/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  –  Por Luiz Felipe BarbiériMárcio Falcão, g1 e TV Globo — Brasília

STF condena Eduardo Bolsonaro por coação em processo sobre trama golpista

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) condenou nesta terça-feira (16) o deputado cassado Eduardo Bolsonaro (PL) por tentativa de interferir no julgamento do pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na trama golpista.

Eduardo Bolsonaro foi condenado a quatro anos e dois meses de prisão. A pena deverá começar a ser cumprida em regime semiaberto. Também ficará inelegíve por 12 anos, sem poder ser eleito até 2038.

O ministro Alexandre de Moraes, relator do processo na Primeira Turma do STF, votou pela condenação e foi acompanhado pelos ministros Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Flávio Dino, que é o presidente da Primeira Turma.

Moraes entendeu que há elementos que comprovam que Eduardo Bolsonaro praticou o crime de coação no curso do processo, como acusou a Procuradoria Geral da República (PGR).

Eduardo Bolsonaro é acusado de promover junto ao governo Donald Trump, dos Estados Unidos, ações para criar um clima de instabilidade e temor, ameaçando e projetando retaliações estrangeiras contra ministros do STF e o Brasil.

Eduardo foi denunciado pela Procuradoria-geral da Pública e virou réu no STF. O objetivo das ações do deputado cassado no exterior, segundo a Procuradoria, era tentar impedir que o ex-presidente Jair Bolsonaro fosse condenado na chamada trama golpista. Bolsonaro foi condenado a mais de 27 anos de prisão e cumpre prisão domiciliar.

O ministro relator rebateu uma preliminar da defesa de Eduardo que alegava que ele estava protegido pela liberdade de expressão e pela imunidade parlamentar.

“Não é função de deputado federal brasileiro fazer lobby no exterior contra o próprio país. Mesmo que estivesse no exercício do mandato e não licenciado, mesmo que estivesse no exercício, não estaria acobertado pela imunidade parlamentar”, afirmou.

Moraes afirmou ainda que o próprio Eduardo disse que não comunicou mudança de domicílio para os EUA e que estava no exterior para fugir da Justiça.

“Até hoje em momento algum nem o próprio réu em qualquer lugar disse que mudou seu domicílio. Ele só disse que não volta para o Brasil por medo de responder pelos crimes que praticou. Pode o réu, qualquer réu, se beneficiar da própria torpeza”.

“O processo penal não é palhaçada, a aplicação da justiça não é palhaçada. As normas existem para garantir o contraditório, a ampla defesa, dentro da paridade de armas, não para que fraudes e crimes praticados continuem se perpetuando”.

Moraes destacou que Eduardo focou em ameaças com a pretensão de que seu pai não fosse condenado e que o STF não realizasse o julgamento da trama golpista.

“Nenhuma relação com atividade parlamentar, mas ameaças pretendendo com isso que seu pai não fosse condenado”, afirmou.

O ministro Cristiano Zanin seguiu na íntegra o voto de Moraes e afirmou que as condutas de Eduardo Bolsonaro apuradas na investigação “evidenciam de forma clara o crime de coação no curso do processo”.

“Essas publicações, manifestações, que duraram de janeiro a setembro de 2025, comprovam autoria e materialidade com esse intuito de coagir a atuação do STF na condução da ação penal 2668”, afirmou Zanin.

“Houve sucessão de atos que comprovam um percurso criminoso para coagir os julgadores”, afirmou Cármen Lúcia.

Acusação

O objetivo de Eduardo, segundo a PGR, era tentar impedir que o ex-presidente Jair Bolsonaro fosse condenado na chamada trama golpista.

A procuradoria argumentou que as provas reunidas ao longo do processo confirmavam a conduta criminosa, sendo que o objetivo sempre foi o de sobrepor os interesses da família Bolsonaro às normas do devido processo legal e do bom ordenamento da Justiça para livrar o pai da responsabilização criminal.

A Procuradoria listou uma série de declarações de Eduardo, em entrevistas e em postagens em redes sociais, além de trocas de mensagens com Jair Bolsonaro que revelam articulações nos Estados Unidos para constranger a cúpula do Judiciário.

O subprocurador-geral da República Antônio Edílio Magalhães apresentou em sua manifestação uma série de publicações e mensagens trocadas entre Eduardo e seu pai para sustentar o pedido de condenação.

“Essa é uma situação relativamente simples do ponto de vista penal. Há todo um elemento, um contexto fático e conjunto de provas evidenciando que essa coação efetivamente existiu”, afirmou.

“Quando se fala em defesa das instituições, fala-se em defesa, inclusive da cidadania, em defesa de todos. Então, a posição da Procuradoria Geral da República que é uma posição já evidenciada desde o início e reforçada nas alegações finais, é no sentido da procedência da presente ação penal.”

Ministro do STF Alexandre de Moraes — Foto: Luiz Silveira/STF

Ministro do STF Alexandre de Moraes — Foto: Luiz Silveira/STF

Defesa

 

Advogado que falou em defesa de Eduardo foi o Defensor Público Esdras dos Santos Carvalho. Eduardo não indicou advogado.

Ele pediu a absolvição do ex-deputado por falta de provas. A DPU afirmou que questões processuais justificam a anulação de todo o processo, entre elas, a participação de Moraes no julgamento.

Para a Defensoria, Eduardo teve uma defesa “meramente formal, produzida sem qualquer contato com o defendido, sem sua versão dos acontecimentos e sem sua orientação.

A DPU afirmou que o caso é de absolvição por falta de provas, sendo que as condutas narradas pela Procuradoria não configuram crime e as declarações estavam protegidas por liberdade de expressão.

 

Operação da PM apreende arsenal com armas e mais de 2 mil munições no Grande Recife

17/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –   Por TV Jornal

Material foi encontrado em duas residências após investigação do Serviço de Inteligência e prisão de suspeito de 19 anos em Jardim Jordão

Uma operação do 6º Batalhão da Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) resultou na apreensão de um arsenal composto por sete armas de alto calibre, mais de 2 mil munições e 20 carregadores. O material estava escondido em duas residências, sendo uma delas desocupada e utilizada, segundo a investigação, para armazenamento clandestino.

Esse texto foi gerado por inteligência artificial, com base em vídeo autoral da TV Jornal, sob monitoramento de jornalistas profissionais. Confira a reportagem completa no vídeo.

Leia Também

Raquel Lyra e João Campos sustentam o acirramento e reforçam os embates

17/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Por  Betânia Santana

Pré-candidatos ao governo de Pernambuco se guiam por pesquisas para ampliar ataques
O cenário de acirramento revelado pela primeira pesquisa Folha/IPESPE deste ano para o governo de Pernambuco dita o ritmo das próximas semanas. O tom dos discursos, os ataques mútuos e a comparação entre as gestões devem ganhar intensidade.

Nem Raquel Lyra (PSD), nem João Campos (PSB) terão sossego. Tampouco darão trégua. Os números da amostragem estimulada ilustram esse equilíbrio: no primeiro turno, a governadora soma 44% das intenções de voto, contra 42% do ex-prefeito do Recife.

Aliados de João Campos apostam em uma disputa mais igualitária a partir do dia 4, quando a governadora fica proibida de inaugurar obras, assinar ordens de serviço e veicular propaganda institucional. Entregas recentes teriam sido responsáveis pela subida dela nas pesquisas.

Com as limitações legais, o corpo a corpo será reforçado por ambos. O lançamento do programa “Chega Junto Pernambuco”, em Gravatá, serviu para aquecer os próximos embates, segundo interlocutores do pré-candidato do PSB.

Do outro lado, apoiadores de Raquel Lyra minimizam o principal trunfo da oposição no evento de segunda: o depoimento do presidente Lula. Avaliam que o presidente parecia desanimado e não descartou palanque duplo.

Já o grupo de João Campos enxerga na fala de Lula o alicerce para uma campanha de contorno ideológico, tentando colar na governadora a imagem do bolsonarismo.

A Folha/IPESPE aponta redução de 40% das intenções de voto a quem tem ligação com o ex-presidente Jair Bolsonaro ou seu filho Flávio. Em contrapartida, o apoio de Lula alavanca qualquer candidato em 45%.

Calor humano
O presidente da Alepe, Álvaro Porto, mobilizou caravanas do Agreste para o ato político em defesa da pré-candidatura de João Campos, segunda, em Gravatá. E observou não ter sido apenas a quantidade de gente que chamou a atenção. “Era impressionante a animação do povo, o calor humano de quem estava ali”, comentou.

Ordem do dia
O deputado Cayo Albino voltou ontem à Alepe. Assume a vaga de Waldemar Borges, que pediu licença de 180 dias para cuidar da saúde. Pretende, agora, tornar realidade o Código de Defesa dos Autistas e a PEC que cria o orçamento de juventude no estado.

Festa dupla
A abertura do São João de Araripina será hoje. E o prefeito Evilásio Mateus, que ano passado anunciou apoio à pré-candidatura de João Campos, recebe Raquel Lyra. O gestor tem sido cortejado por aliados da governadora. O ex-prefeito do Recife também deve marcar presença. Vai à festa na sexta-feira.

Mais presídios
Três novas unidades, com 1.164 vagas, compõem agora o Complexo Prisional de Araçoiaba, no Grande Recife. A obra, parada há mais de dez anos e retomada em 2025, foi entregue pela governadora Raquel Lyra. Investimento de R$ 37 milhões (estadual e federal).

Tânia Maria tem título de cidadã recifense aprovado pela Câmara de Vereadores

17/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –   Por Mariana de Souza

Após interpretar Sebastiana em “O Agente Secreto”, atriz será homenageada pela por sua contribuição ao cinema e à cultura nordestina.

A concessão do título de cidadã recifense para a atriz Tânia Maria, de ‘O Agente Secreto’ foi aprovada pela Câmara de Vereadores do Recife na última segunda-feira (15), em votação que contou com o voto favorável de 23 parlamentares. A aprovação acontece pouco menos de um mês após a Casa rejeitar o mesmo título para Wagner Moura, protagonista no mesmo filme.

Nos últimos anos, a atriz ganhou destaque por interpretar Sebastiana em “O Agente Secreto”, longa-metragem dirigido pelo diretor pernambucano Kleber Mendonça Filho e filmado no Recife.

A homenagem foi proposta pela vereadora Jô Cavalcanti (PSOL) e de acordo com o documento da proposta, busca reconhecer a trajetória artística da atriz e sua contribuição para a valorização da cultura nordestina no cinema nacional e internacional.

Nascida em Parelhas, no Rio Grande do Norte, Tânia Maria trabalhou como artesã e costureira e só começou sua carreira como atriz somente aos 72 anos, em Bacurau, mais um filme de Kleber.

Na justificativa apresentada à Câmara, a vereadora ressaltou que a homenagem busca reconhecer histórias de vida que representam a força e a resistência de mulheres nordestinas, além de destacar a importância da arte na construção da memória e da identidade coletiva.

Wagner Moura teve seu título rejeitado

A aprovação do título acontece poucos meses após a rejeição de uma iniciativa semelhante, proposta pelo vereador Carlos Muniz (PSB), homenageando o ator Wagner Moura, protagonista de “O Agente Secreto”. Na ocasião, o projeto não teve a quantidade mínima de votos favoráveis entre os 37 parlamentares exigida para aprovação, com 23 vereadores presentes na sessão, a votação foi encerrada com 16 votos à favor e sete contra.