Santa Cruz vence o Paysandu na Curuzu pela primeira vez em sua história e entra no G-8 da Série C

28/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Por Paula Barcelar

Triunfo foi o primeiro que o Tricolor marcou mais de um gol na partida, que subiu para o sétimo lugar, com 18 pontos

Venceu e convenceu. O Santa Cruz triunfou por 3 a 1 sobre o Paysandu neste sábado (27), no Estádio da Curuzu, em Belém, pela 12ª rodada da Série C.

O resultado colocou os tricolores entre os oito melhores colocados do torneio, figurando na sétima posição, agora com 18 pontos, e foi o primeiro com mais de um gol marcado pela Cobra.

A vitória também quebrou um tabu importante para o Santa, que venceu pela primeira vez na Curuzu em sua história.

Os gols foram feitos por Juninho, que marcou contra, e por Everaldo nos acréscimos do primeiro tempo. Na segunda etapa, Fabinho saiu do banco de reservas e marcou o terceiro do Santa no jogo.

Para o Papão, Juninho tentou se redimir e diminuiu para os donos da casa, mas não conseguiu evitar a derrota da equipe bicolor. Os paraenses estacionaram na terceira colocação, com 20 pontos.

Um dos destaques do duelo ficou para Gabriel Souza, que foi promovido pelo técnico Cristian de Souza como goleiro titular após falhas de Thiago Coelho nas últimas rodadas da Série C.

Agora o Santa entra em campo no próximo sábado (4), às 21h, contra o Ituano, que também está dentro do G-8, na Arena de Pernambuco. Já o Lobo enfrenta o Ypiranga no domingo (5), às 11h, no Colosso da Lagoa, em Erechim, no Rio Grande do Sul.

O jogo
O Paysandu começou pressionando com uma boa chegada de Kleiton, que recebeu um passe certeiro, aos três minutos de partida, mas a bola parou em Eurico.

O Santa Cruz buscou usar o lado direito para a troca de passes, mas sem conseguir dar sequência aos lances.

Aos 9 minutos, Ronald aproveita erro do paraenses e toca para Quirino, que tentou a finalização, mas foi travado pela defesa adversária.

O contra-ataque veio com chances lideradas por Thayllon e Kleiton Pego, que chegaram na área tricolor e conseguiram ganhar uma sequência de escanteios.

E foi o Papão quem continuou chegando na área e buscando a finalização. Aos 13, uma tabela de Thayllon e Edilson na direita, que seguiu no lance até a linha de fundo e cruzou, mas parou em Matheus Vinicius.

Henrico achou Thayllon no lado direito, tocou para Marcinho, que ficou livre para chutar. Promovido como goleiro titular, Gabriel Souza, que entrou no lugar de Thiago Coelho, fez a defesa.

Eurico salvou novamente o Santa após defender um chute perigoso de longe de Kleiton Pego.

Aos 24, Ronald saiu com velocidade pelo lado direito e é derrubado por Edilson, sofrendo a falta. Na cobrança, Vitinho promoveu o lance mais perigoso da Cobra Coral no jogo até aquele momento. Escanteio para o Santa Cruz.

Na sequência, Everaldo bateu a cobrança e Juninho desviou mandando para a própria meta, dando a vantagem para os pernambucanos e abrindo o placar da partida.

Após o gol, o time bicolor saiu em busca do empate com Thayllon, que partiu em velocidade, ajeitou e bateu para o gol, mas a bola saiu sem força.

Em seguida, Kleiton Pego recebe passe na grande área, arma o chute, mas foi travado pela defesa da Cobra.

O Santa cresceu no jogo e conseguiu mais um escanteio. Edson Miranda tenta completar em direção ao fundo da rede, mas desperdiça.

Depois de receber bom passe de Ronald, Everaldo tentou o cabeceio, mas passou longe da trave de Gabriel Mesquita.

Henrico recebeu próximo à grande área e chutou, mas a bola saiu pela direita do goleiro Gabriel Souza.

Nos acréscimos, o Santa Cruz chegou ao segundo tento aos 46 minutos. Thiago Ennes passou a bola para Ronald, que conduziu em ótima jogada individual e fez o passe para Everaldo.

O atacante mandou no canto do gol, ampliando a vantagem do Tricolor e fechando a primeira etapa com o placar de 2 a 0.

É HOJE !!! Seleção Brasileira encerra preparação e embarca para duelo decisivo contra Japão

28/06/26  – http://blogfolhdosertao.com.br –    Por AFP

Brasil encerra preparação e embarca para duelo decisivo contra o Japão na Copa

Neymar, atacante da Seleção Brasileira/Rafael Ribeiro/CBF

Neymar, atacante da Seleção Brasileira (Rafael Ribeiro/CBF)

Seleção Brasileira treinou neste sábado (27) com seus 25 jogadores disponíveis antes de viajar à tarde para Houston para enfrentar o Japão na segunda-feira, pela fase de 16-avos de final da Copa do Mundo de 2026.

Com exceção do atacante Raphinha, que realiza um tratamento intensivo para tentar se recuperar de uma lesão na coxa direita, Carlo Ancelotti teve todos os seus jogadores à disposição no centro de treinamento de Columbia Park, em Morristown, Nova Jersey.

O técnico italiano comandou o treino da manhã, que começou com uma breve conversa com o elenco, antes dos exercícios de aquecimento e ativação conduzidos por seus auxiliares. A imprensa teve acesso apenas aos primeiros quinze minutos da atividade.

Após liderar o Grupo C com sete pontos, os pentacampeões mundiais viajarão neste sábado às 14h00 locais (15h00 em Brasília) para Houston, Texas.

Na segunda-feira (29), enfrentarão no Estádio NRG, com capacidade para 68.300 espectadores, o Japão, que chegou aos 16-avos de final como segunda colocada do Grupo F, com cinco pontos.

A seleção japonesa, que ficou dois pontos atrás do líder Países Baixos, venceu o Brasil por 3 a 2 no último confronto entre as duas equipes, um amistoso disputado em Tóquio em outubro de 2025.

Com Ancelotti, a Seleção abriu 2 a 0 no primeiro tempo, mas acabou derrotada ao sofrer três gols no segundo tempo.

Veja também:

Rio Siriji transborda, arrasta casas e coloca Zona da Mata Norte em alerta máximo

28/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –     Por    JC

Municípios de São Vicente Férrer e Macaparana registram destruição de imóveis e bloqueio de estradas; temor é que água avance sobre Timbaúba e Goiana

Fortes chuvas que atingem a Zona da Mata Norte de Pernambuco neste sábado (27) deixaram municípios em estado de alerta, com registro de casas arrastadas e destruídas pela força das águas em São Vicente Férrer e Macaparana. O Rio Siriji transbordou e inundou ruas e residências em São Vicente Férrer, onde estradas estão alagadas e há relatos de queda de árvores bloqueando vias de acesso.

A prefeitura de São Vicente Férrer emitiu alerta à população pedindo que moradores evitem áreas de risco e não tentem atravessar locais alagados. A orientação é acompanhar apenas informações divulgadas pelos canais oficiais e, em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. A região já vinha acumulando volumes expressivos de chuva nas últimas semanas.

Nas redes sociais, o deputado estadual Antonio Moraes cobrou ação imediata do governo do Estado em função dos estragos nas cidades atingidas. “A prefeitura está com máquinas na rua tentando prestar assistência à população, mas também precisamos da atenção do governo do Estado, inclusive com ações preventivas, porque as águas do Rio Siriji que levaram casas e árvores e entraram nas residências está seguindo para Timbaúba e Goiana”, alertou o parlamentar.

O Rio Siriji passa pelas cidades de São Vicente Férrer, Macaparana, Timbaúba, Itambé e Goiana, o que amplia a preocupação com o avanço das águas ao longo do curso do rio nas próximas horas.

São Vicente Férrer já integra a lista de municípios em situação de emergência decretada pelo governo de Pernambuco em decorrência das chuvas deste período, ao lado de Goiana e Timbaúba, entre outros.

Em Pesqueira: Raquel Lyra entrega dessalinizador e requalificação de quadra da Escola Estadual Indígena Ororubá

28/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  –   Imprensa PE

Em agenda intensa no interior do Estado, a governadora Raquel Lyra (foto) realizou, neste sábado (27), a entrega de um pacote de ações voltadas à educação, infraestrutura e recursos hídricos da cidade de Pesqueira, no Agreste.

Entre os anúncios, estão a abertura da licitação para o início das obras de pavimentação de cinco vias dos distritos de Papagaio e Salobro, com investimentos na ordem de R$ 1,8 milhão; e as entregas de um dessalinizador que beneficia a Aldeia Jatobá – Xukuru e da requalificação da quadra poliesportiva da Escola Estadual Indígena Ororubá, na Aldeia Canabrava, dos povos Xukuru de Ororubá.

 

A chefe do Executivo estadual destacou o volume de investimentos que vêm sendo feitos pelo Governo do Estado em diversas áreas, a exemplo da educação, cultura e universalização do saneamento e abastecimento de água do município. “Nós que somos do interior passamos muito tempo sem ser enxergados. Esse é o maior investimento da história que o Governo do Estado traz à cidade de Pesqueira, porque a gente sabe o potencial dessa terra, que tem como principais fontes econômicas a agricultura e o turismo. Agora, os povos originários têm vez e voz”, destacou a governadora.

 

As ruas da cidade que serão pavimentadas, além do calçamento, receberão melhorias integradas de paisagismo, drenagem, sinalização vertical e praças em piso intertravado. Já o dessalinizador faz parte do programa Águas de Pernambuco, que tem aporte de R$ 78 milhões e prevê a entrega de 400 equipamentos em todo o  Estado. Com mais essa entrega, o programa atinge a marca de 100 instalações especificamente em comunidades rurais, beneficiando cerca de 6 mil famílias. 

 

O prefeito de Pesqueira, Marcos Xukuru, avaliou que a cidade vive um novo momento a partir da parceria com o Governo de Pernambuco. “Além das entregas de hoje, temos um pacote de obras para o nosso município que se aproxima dos R$ 100 milhões, e isso mostra que a nossa governadora é sensível aos anseios da população”, frisou. 

Pelo menos, 375 estudantes da educação infantil, ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) passam a ser beneficiados com a requalificação da quadra poliesportiva.  

Para o deputado estadual Luciano Duque, as entregas e anúncios simbolizam o compromisso da gestão em destravar demandas históricas. “Pesqueira ficou por anos esquecida, mas a gestão colocou o município de volta no orçamento, com investimentos em diversas áreas, levando políticas públicas e desenvolvimento para quem mais precisa”, pontuou. 

Acompanharam a solenidade os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil) e Nathalie Ribeiro (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), além do secretário executivo de Recursos Hídricos, Marcelo Coutinho, e do prefeito de Poção, Guilherme Vasconcelos.

 

Fotos: Janaína Pepeu/Secom