Jorge Garziera participa de roda de conversa com alunos da Erefem Antônio de Amorim e destaca o pertencimento por Lagoa Grande

19/06/26   –  http://blogfolhadosertao.com.br – Ascom/ Assessoria

 

A Erefem Antônio de Amorim Coelho, na sede de Lagoa Grande, realizou, na manhã desta sexta-feira (19), uma roda de conversa voltada ao incentivo à leitura. A atividade integrou o projeto da eletiva “Minha Comunidade e História de Pernambuco”, Lagoa Grande: memórias, cultura e pertencimento, coordenado pelo professor Ramon Novaes, e contou com a participação dos alunos dos 8º e 9º anos.

Além de Jorge Garziera, empresário, primeiro prefeito de Lagoa Grande e atual secretário de governo, o encontro teve como convidados especiais: Erasmo Farias (ex-vereador), Maria de Lourdes Barros, José de Amorim Coelho, José Varonildo e Derilândio Martins.

Durante a programação, o evento contou com apresentações dos estudantes e um desfile simbolizando a história de todos os prefeitos e prefeitas de Lagoa Grande. O projeto foi encerrado com uma roda de conversa sobre a história de Lagoa Grande, apresentado pelos convidados e logo em seguida teve espaço aberto para perguntas.

Jorge Garziera agradeceu aos gestores, Elias Souza e Joelma Freire, e ao professor Ramon, pelo convite, e destacou que a oportunidade foi um momento incrível para falar sobre a história da viticultura e da vitivinicultura em Lagoa Grande.

“Abordar as origens de Lagoa Grande e seu desenvolvimento é essencial para a vida educacional desses adolescentes. Aqui aprendemos mas, também contamos um pouco da nossa história e frisamos que o conhecimento, a ciência e as tecnologias estão avançadas e essa juventude precisa estar bem orientada para não ficar para atrás”, disse Jorge.

Jorge Roberto Garziera fez questão de comentar sobre suas origens. Nascido em Garibaldi, Rio Grande do Sul, Garziera comentou como foi o processo que lhe trouxe ao Nordeste, principalmente aos municípios de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, quando trouxe as primeiras variedades de uvas.

Durante sua participação no evento, Jorge foi fortemente aplaudido quando falou que vai levar os alunos para conhecer os processos de produção da uva e do vinho na fazenda. “Para conhecer o que estou falando é preciso ver, pois, fica mais fácil de você entender”, concluiu Jorge, dizendo que os pais dos alunos conheceram todo o processo da uva e da vinho e os estudantes precisam entender o por quê Lagoa Grande é a Capital da Uva e do Vinho e dar importância a esse título.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Região de mangue no Recife era ‘quartel-general’ de grupo ligado ao Comando Vermelho

19/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  –  Por Raphael Guerra

Segundo a polícia, operação que já dura 28 dias prendeu 17 suspeitos na Ilha do Bananal. Foram apreendidas 17 armas de fogo e mais de 3,7 mil munições

A operação na Ilha do Bananal, localizada no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, já dura 28 dias. Balanço divulgado nesta sexta-feira (19), pelas polícias Civil e Militar, destacou que foram presos 17 suspeitos de integrar um grupo com fortes indícios de ligação com a facção Comando Vermelho (CV). Além disso, 17 armas de fogo e mais de 3,7 mil munições foram apreendidas.

A Operação Iara, como foi denominada, teve início após a análise criminal e de inteligência da Polícia Militar perceber a intensa atividade de criminosos na região formada por mangue e vegetação. O grupo, identificado como “Irmãos Metralha” é especializado em crimes como tráfico de drogas e armas de fogo, homicídios e lavagem de dinheiro.

“Há uma dificuldade de acesso à área por ser um terreno protegido por rio. Mas no dia 22 de maio demos início à operação, com policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) se infiltrando. Um único tiro não precisou ser disparado e os primeiros suspeitos começaram a ser presos”, declarou o diretor de Planejamento Operacional da PM, coronel João Barros.

Segundo a polícia, armas de fogo – incluindo uma metralhadora e um fuzil – e drogas foram encontradas enterradas. O prejuízo à organização é avaliado em R$ 5,2 milhões.

“A região era um ‘quartel-general’ do grupo, que fazia a distribuição dos entorpecentes para outras localidades do Grande Recife”, pontuou o delegado Ney Luiz Rodrigues, do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc).

 

LÍDER DO GRUPO FOI CAPTURADO NA PARAÍBA

Conforme revelado pelo Jornal do Commercio, um dos líderes do grupo, Natanael Santos da Silva, conhecido como “Negão”, foi capturado no município de Natuba, na Paraíba, na última quarta-feira (17).

A investigação indica que Natanael exercia funções relacionadas à arrecadação financeira da organização, gerenciamento do tráfico, cobrança de devedores, aquisição de entorpecentes e manutenção do arsenal de armas de fogo.

Após a prisão, o suspeito indicou aos policiais onde estava parte das armas de fogo da organização.

A polícia reforçou que a operação continua, inclusive com uma estrutura móvel fixa da PM no local. “Queremos prender os integrantes e descapitalizar o grupo, porque esses indivíduos são facilmente substituídos”, disse o delegado.

A polícia também pontuou que o episódio do ônibus incendiado na BR-101, na comunidade do Detran, foi uma forma de retaliação de membros do grupo e que não houve participação de moradores da localidade.

Humberto Costa consolida liderança nacional e entra pela 16ª vez consecutiva na lista dos parlamentares mais influentes do Congresso

19/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –    Ascom Assessoria

 

O senador Humberto Costa (PT-PE- foto), 2º vice-presidente do Senado Federal, foi reconhecido, pelo 16º ano consecutivo, como um dos parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. O nome do senador integra a tradicional lista “Cabeças do Congresso Nacional”, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP), que reúne os 100 deputados e senadores de maior protagonismo na atividade legislativa brasileira.

Por 16 anos seguidos, Humberto é o senador pernambucano que mais vezes integrou a lista dos “Cabeças do Congresso”, consolidando uma trajetória de influência e protagonismo no Parlamento. Desde o início de seu primeiro mandato no Senado, em 2011, ele figura ininterruptamente entre os congressistas de maior destaque na atuação legislativa nacional.

O levantamento do DIAP identifica os parlamentares que exercem maior influência sobre o processo legislativo, considerando critérios como capacidade de articulação política, formulação de propostas, negociação, liderança nos debates e formação de consensos.

Para Humberto Costa, o reconhecimento é resultado de uma atuação pautada pelo diálogo e pela defesa dos interesses de Pernambuco e do Brasil. “Recebo esse reconhecimento com muita responsabilidade. É a confirmação de que nosso mandato segue atuando com seriedade, diálogo e compromisso para defender Pernambuco, fortalecer a democracia e construir soluções para melhorar a vida da população”, disse o senador.

Agenda pelo interior

Além da intensa atuação no Congresso Nacional, Humberto Costa cumpre, nesta semana, uma extensa agenda pelo interior de Pernambuco. Em quatro dias, o senador percorrerá dez municípios para encontros com lideranças, visitas institucionais e participação em eventos populares.

Depois de passar por Bonito, Bezerros e Bom Conselho, no Agreste, Humberto segue nesta sexta-feira (19) para Araripina, no Sertão. No sábado (20), a agenda inclui Ouricuri, Parnamirim, Mirandiba, Serra Talhada e Sertânia. A programação será encerrada no domingo (21), em Arcoverde, com a participação do senador na tradicional Caminhada do Forró, um dos eventos mais tradicionais do calendário cultural da região.

Na Alepe: Comissão de Desenvolvimento debate meios de fortalecer as micro e pequenas empresas

19/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Ascom Alepe

Os desafios para criar um ambiente de negócios mais acolhedor e simplificado para micro e pequenas empresas em Pernambuco foram debatidos pela Comissão de Desenvolvimento Econômico da Alepe, nesta quinta. A discussão teve como mote o legado de 20 anos da criação do Estatuto Nacional da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte. Sancionado em 2006, o Estatuto criou o Simples Nacional, regime tributário que unifica o recolhimento de impostos federais, estaduais e municipais em uma única guia mensal, inclusive criando a figura do MEI, microempreendedor individual.

Entidades que representam pequenas empresas defenderam novas medidas de desburocratização. Essa agenda também é defendida pelo presidente do colegiado, deputado Mário Ricardo, do Podemos. “Aqui nós discutimos encaminhamentos importantes para poder melhorar não só a legislação, mas a própria relação do estado com com os pequenos empreendedores. E aqui nós discutimos aquilo que é importante para fortalecer esses pequenos empreendedores, desde a questão da melhoria do ambiente de negócio, a tecnologia, a inovação, aquilo que é importante para poder fortalecer o pequeno empreendedor, que é que na verdade gera emprego, gera renda. Se você olhar no arcabouço econômico do Brasil e de Pernambuco, muito em particular, o pequeno empreendedor, o pequeno e médio empreendedor e o MEI são os grandes geradores de empregos do país.”

Uma das propostas, apresentada pelo Sebrae-PE, é a simplificação do licenciamento ambiental para pequenos produtores rurais, chamado de “PL Rural Legal”, como explicou o consultor Gabriel Maranhão: Então, aquele produtor rural, ele vai ter agora a oportunidade de, ao ingressar nesse sistema, ele poder entender tudo que ele vai precisar, desde documentação, de licenciamento, de qualquer tipo de de exigência, tudo dentro do sistema. Ele não vai precisar mais ir no órgão específico para buscar aquela informação, passar por um processo e depois em outro órgão, na verdade ele vai fazer tudo via sistema. A ideia é que seja feito tudo via sistema da rede, sim, né? E que isso realmente facilite, simplifique esse processo que hoje dura realmente muito tempo”.

Outro ponto do debate foi a necessidade de aprimoramento dos municípios na relação com as microempresas. Participantes também cobraram medidas como a integração das prefeituras com os sistemas simplificados de cadastro e  licenças, e autorização para contratação de consórcios de pequenos produtores para compras governamentais. Um dos exemplos de ação municipal apresentados foi o GoMEi, plataforma da Prefeitura do Recife. Ela utiliza o poder de compra municipal para contratar MEIs em serviços de manutenção, como elétrica e hidráulica, de forma direta e desburocratizada, com pagamento rápido via Pix. O secretário de Ciência e Tecnologia do Recife, Rafael Cunha, explicou o funcionamento do sistema e  defendeu que fosse expandido para outros municípios.

A alteração nos limites para enquadramento de Microempreendedores Individuais, que hoje é de R$ 81 mil por ano, também foi defendida na reunião.

Projeto de lei propõe dar nome de Raimundo Carrero a escola em Salgueiro

19/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Por DP

Homenagem ao escritor sertanejo foi apresentada pelo deputado Luciano Duque e prevê renomear unidade estadual de ensino no município onde o autor nasceu

04/01/2017. Credito: Ricardo Fernandes/DP. Viver - Escritor Raimundo Carrero, que esta lancando um jornal mensal chamado Cenas./Ricardo Fernandes/DP

04/01/2017. Credito: Ricardo Fernandes/DP. Viver – Escritor Raimundo Carrero, que esta lancando um jornal mensal chamado Cenas. (Ricardo Fernandes/DP)

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) publicou, nesta quinta-feira (18), um projeto de lei que propõe homenagear o escritor pernambucano Raimundo Carrero, falecido na última terça-feira (16). A proposta quer batizar com o nome do jornalista uma Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio localizada em Salgueiro, no Sertão, município onde Carrero nasceu.

A iniciativa, de autoria do deputado estadual Luciano Duque, prevê que a unidade situada às margens da BR-232 passe a se chamar Escola de Referência em Ensino Fundamental e Médio Raimundo Carrero.

Na justificativa do projeto, o parlamentar destaca a trajetória literária, jornalística e cultural do escritor, nascido em 1947, e sua contribuição para a valorização da identidade nordestina por meio da literatura. Segundo o texto, a homenagem busca preservar a memória de um dos principais nomes das letras pernambucanas e aproximar sua história das novas gerações de estudantes.

Carrero construiu uma carreira marcada pela atuação na literatura e no jornalismo. Ao longo de mais de duas décadas, trabalhou no Diario de Pernambuco, onde exerceu funções como crítico literário e editor-chefe de redação. Após mais de 30 anos, ele retornou ao jornal para assinar uma coluna publicada semanalmente no caderno Viver.

Também integrou o Movimento Armorial, idealizado por Ariano Suassuna, iniciativa que defendia a construção de uma produção artística erudita inspirada nas tradições populares nordestinas.

O escritor acumulou ainda passagens por instituições ligadas à cultura em Pernambuco. Foi assessor de imprensa da Fundação Joaquim Nabuco, integrou o Conselho Municipal de Cultura do Recife e presidiu a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco entre 1995 e 1998. Em reconhecimento à sua trajetória, tornou-se membro da Academia Pernambucana de Letras.

Autor de mais de 20 livros, Carrero recebeu importantes premiações nacionais ao longo da carreira. Entre elas estão o Prêmio Jabuti, conquistado com a obra “As Sombrias Ruínas da Alma”, além de distinções concedidas pela Fundação Biblioteca Nacional, pela Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) e pelo Prêmio São Paulo de Literatura.

Além da produção literária, também se dedicou à formação de novos autores, ministrando oficinas e cursos de criação literária. Para o autor do projeto, esse trabalho de incentivo à leitura e à escrita dialoga diretamente com a missão educacional das escolas públicas de referência.

Na proposta, Luciano Duque afirma que a denominação da escola representa um reconhecimento à contribuição de Carrero para a cultura brasileira e uma forma de inspirar estudantes por meio do exemplo de um salgueirense que alcançou projeção nacional sem se afastar de suas raízes sertanejas.

O projeto será analisado pelas comissões temáticas da Alepe antes de seguir para votação em plenário.

Juiz vê elo de influenciadora com o PCC e põe Deolane e Marcola juntos no banco dos réus

19/06/26 – http://blogfolhadosertao.com.br  –  Estadão Conteúdo

Deolane está presa na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, a 600 km da capital, desde 21 de maio
O juiz Deyvison Heberth dos Reis, da 3ª Vara Criminal de Presidente Venceslau, recebeu nesta quinta-feira, 18, a denúncia contra a influenciadora Deolane Bezerra, o líder máximo do PCC, Marco Willians Herbas Camacho, além de outros três parentes de Marcola e do apontado operador financeiro do grupo investigado na Operação Vérnix. Todos passam a responder pelos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa.

Deolane está presa na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, a 600 km da capital, desde 21 de maio. Já Marcola cumpre pena desde 1999 e atualmente está custodiado na Penitenciária Federal de Brasília.

A defesa de Marcola, de seu irmão, Alejandro Juvenal Herbas Camacho Junior, e dos sobrinhos Leonardo Alexsander Ribeiro Herbas Camacho e Paloma Sanches Herbas Camacho afirmou que “adotará todas as medidas processuais cabíveis para demonstrar a fragilidade da narrativa acusatória”.

A defesa de Deolane, conduzida pelo criminalista e professor Aury Lopes Jr, afirmou que a influenciadora “é inocente, seus rendimentos possuem origem lícita” e que ela “não possui qualquer vínculo com o crime organizado”.

O juiz destacou na decisão trechos da investigação conduzida pela Delegacia Seccional de Presidente Venceslau e da denúncia apresentada pelo promotor Lincoln Gakiya, do Ministério Público de São Paulo, para sustentar os indícios de participação de Deolane Bezerra no esquema.

O magistrado anotou que Deolane “atuava como receptora de valores ilícitos provenientes da Transportadora Lado a Lado, operada em benefício do PCC. Sua conta no banco foi utilizada para o recebimento de depósitos fracionados oriundos diretamente da empresa de fachada, a mando de Everton (“Player”/”Temer”), agente financeiro de Alejandro”.

Segundo a decisão, a análise dos relatórios do Laboratório de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD) apontou movimentações de R$ 27.002.774,72 “incompatíveis com a capacidade econômica declarada”.

No despacho de 17 páginas que acolheu a denúncia, o juiz ressalta que “os relatórios identificam o emprego reiterado de técnicas de lavagem: uso de empresas interpostas, fragmentação e pulverização de depósitos, integração de laranjas e inconsistências declaratórias de imposto de renda”.

“Os áudios enviados a uma diarista indicam que Deolane mantinha valores pertencentes ao PCC em seus imóveis e nos imóveis de seus filhos. Além disso, a investigação apurou plano de reestruturação de empresas com transferência para fundos em Dubai, país reconhecidamente associado à utilização de shell companies para facilitação de lavagem internacional de ativos”, destaca a decisão.

A Justiça também cita a apreensão de veículos de luxo de Deolane, entre eles uma Mercedes-Benz AMG G63 4M e uma Cadillac Escalade, ambas modelo 2024/2025. Segundo a decisão, os bens indicam um padrão patrimonial incompatível com os rendimentos lícitos declarados pela influenciadora.

A investigação identificou outros veículos vinculados a Deolane ou a empresas ligadas a ela, como uma BMW X1 S20i M Sport e uma Lamborghini Huracan EVO. Esta última está registrada em nome da Deolane Bezerra Holding Patrimonial Ltda., circunstância que, segundo a autoridade policial, “reforça a suspeita de uso de estruturas empresariais para ocultar a real titularidade dos ativos”.

Em relação à Lamborghini da influenciadora, a decisão aponta sucessivas transferências de propriedade entre pessoas jurídicas Antes de ser registrada em nome da holding de Deolane, o veículo teria pertencido à Ryan SP Holding Patrimonial Ltda., empresa ligada ao cantor MC Ryan SP, que também é investigado por suspeitas de lavagem de dinheiro na Operação Narco Fluxo.

Provas indicam que Marcola se beneficiava de repasses
Apontado como líder máximo da maior facção do País, Marcola é, segundo a investigação, “proprietário oculto da Transportadora Lado a Lado, conjuntamente com seu irmão Alejandro”.

“As provas indicam que Marco Willians era o beneficiário final de parcela dos repasses financeiros operacionalizados pela transportadora, com depósitos documentados em seu favor. Os manuscritos apreendidos na Penitenciária II de Presidente Venceslau o apontam como a liderança que transmitia ordens para o grupo”, diz a decisão.

Operação Vérnix foi realizada em maio
No dia 21 de maio, uma força-tarefa da Delegacia-Geral de Polícia e da Procuradoria-Geral de Justiça prendeu Deolane no requintado condomínio Tamboré, em Alphaville, na Grande São Paulo.

Um dia após regressar de uma viagem a Roma, na Itália, Deolane foi surpreendida por policiais, que a acusam de manter um “padrão reiterado de ostentação de bens de alto valor econômico, incompatível, em tese, com a capacidade financeira formalmente declarada”, o que, segundo a investigação, “se mostra relevante sob a ótica da persecução penal voltada aos crimes de lavagem de capitais e ocultação de patrimônio”.

Deolane, de 38 anos, recusou-se no dia 27 de maio a depor à Polícia Civil. Durante toda a audiência, na Penitenciária de Tupi Paulista, a mais de 600 quilômetros da capital, ela permaneceu calada, seguindo orientação de sua irmã, a advogada Daniele Bezerra, segundo a Polícia.

A estratégia de Deolane desapontou e surpreendeu os policiais porque ela própria havia protestado para ser ouvida no inquérito Um dia antes, sua irmã postou nas redes um desabafo que a influenciadora fez por meio de uma carta de próprio punho. “Peço para ser ouvida, assim como foi pedido no momento da prisão. Nunca fui bandida.”

A Polícia queria que Deolane explicasse a movimentação de R$ 40 milhões em suas contas – a suspeita é que o dinheiro saiu do caixa de uma transportadora de fachada de Presidente Venceslau, usada pela facção para ocultar ativos do crime organizado, especialmente do tráfico de drogas, uma das fontes de receita de Marcola e seus aliados, de acordo com a Polícia e o Ministério Público.

O que diz a defesa de Deolane Bezerra

“A defesa de Deolane Bezerra, patrocinada pelos advogados Aury Lopes Jr., Josimary Rocha de Vilhena, Luiz Ricardo Rodrigues Imparato e Rogério Nunes, tomou ciência do recebimento da denúncia oferecida pelo Ministério Público, ato processual inicial que não representa qualquer conclusão acerca dos fatos imputados.

A defesa afirma que utilizará todos os meios de prova necessários ao esclarecimento do caso, afastando qualquer alegação de ilicitude ou conduta criminosa, uma vez que sua cliente é inocente, seus rendimentos possuem origem lícita e regularmente declarada e Deolane não possui qualquer vínculo com o crime organizado.”

O que diz a defesa de Marcola e familiares

“Bruno Ferullo, advogado de Marco Willians Herbas Camacho, Paloma Sanches Herbas Camacho, Leonardo Alexsander Ribeiro Herbas Camacho e Alejandro Juvenal Herbas Camacho Junior, vem a público informar que a denúncia oferecida em desfavor de seus constituintes no contexto da denominada Operação Vérnix, na qual se imputou a suposta prática dos delitos previstos no artigo 2.º da Lei n.º 12.850/2013 (organização criminosa) e no artigo 1.º da Lei n.º 9.613/1998 (lavagem de capitais), foi recebida pelo Juízo da 3ª Vara da Comarca de Presidente Venceslau no dia 16 de junho.

A Defesa reitera que Marco Willians Herbas Camacho e Alejandro Juvenal Herbas Camacho Junior encontram-se custodiados em estabelecimento penal federal de segurança máxima desde fevereiro de 2019, submetidos a severas restrições de contato e comunicação, o que, por si só, torna inviável qualquer participação nos fatos investigados e evidencia o equívoco da acusação.

Leonardo Alexsander Ribeiro Herbas Camacho e Paloma Sanches Herbas Camacho também refutam integralmente as imputações formuladas. A Defesa destaca que o mero vínculo familiar com os demais denunciados não pode ser confundido com participação criminosa, sendo inaceitável que a simples proximidade afetiva sirva de fundamento para uma acusação desta magnitude.

Quanto aos elementos de natureza patrimonial e financeira mencionados na denúncia, a Defesa esclarece que eles serão devidamente contextualizados no decorrer da instrução processual, oportunidade em que serão apresentados os esclarecimentos e as provas pertinentes acerca da origem e da regularidade das operações apontadas pela acusação.

A Defesa, diante da acusação apresentada, adotará todas as medidas processuais cabíveis para demonstrar a fragilidade da narrativa acusatória e a improcedência das imputações atribuídas aos seus constituintes, confiando que, ao final da regular instrução processual, a verdade dos fatos será devidamente reconhecida pelo Poder Judiciário.”

Leia também
• Promotores querem tomar R$ 75 milhões de Deolane, da família de Marcola e de ‘assessor’ do PCC
• Deolane e Marcola são denunciados por lavagem de dinheiro para o PCC
• STJ mantém prisão de Deolane, investigada por elo com cúpula do PCC e lavagem de dinheiro

 

Sport sofre gol no fim e empata em casa com Atlético-GO pela Série B

19/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Por Davi Saboya

O Leão desperdiçou a oportunidade de ficar na liderança da Segunda Divisão do Campeonato Brasileiro, na noite desta quinta-feira, na Ilha do Retiro

Lance de Barletta no jogo entre Sport x Atlético-GO pela Série B

O Sport perdeu a chance de assumir a liderança da Série B do Campeonato Brasileiro, na noite desta quinta-feira (18). O Leão abriu 1×0 sobre o Atlético-GO, na Ilha do Retiro, mas sofreu o gol do empate no último lance da partida, que abriu a 14ª rodada.

O gol rubro-negro foi marcado pelo atacante Perotti ainda no primeiro tempo. Porém, o Sport recuou e não conseguiu mais pressionar em buscar do segundo tento. E, no fim da etapa final, pagou caro e acabou sofrendo o empate por Léo Jacó.

Na classificação, o Sport ficou na 3ª posição, só que com 25 pontos. A mesma pontuação do líder São Bernardo e o vice-líder Vila Nova.

Ambos os times entram em campo no decorrer da rodada neste final de semana. O Vila Nova enfrenta o Náutico, neste sábado (20), às 19h, no Oba. Já o São Bernardo encara o Juventude, às 17h, no domingo (21), no estádio 1º de maio.

Próximo jogo do Sport

O próximo jogo do Sport só acontece no dia 28 de junho (domingo). O Leão visita o Fortaleza, às 18h30, no Castelão, em jogo válido pela 15ª rodada da Série B.

Placar aberto

Desde o apito inicial, o Sport buscou ditar o ritmo da partida e manter a posse de bola. Apesar do maior volume de jogo, as ações não se traduziam em chances reais. Ao contrário do Atlético-GO, que assustou logo aos 9 minutos. No lance, Cristiano foi acionado em profundidade e cruzou para Geovany Soares, que dominou na área e bateu firme, parando no corte providencial de Marcelo Benevenuto.

Geovany voltou a incomodar aos 22 em um cruzamento venenoso, exigindo grande defesa de Thiago Couto. A resposta do Leão, porém, veio em forma de gol logo em seguida. Aos 25, Felipinho levantou na área, Biel fez o corta-luz inteligente e Perotti, de primeira, estufou as redes para inaugurar o marcador na Ilha do Retiro.

O placar quase foi ampliado antes do intervalo. Aos 43 minutos, Barletta cobrou escanteio na medida para uma cabeçada firme de Marcelo Benevenuto, mas o goleiro Paulo Henrique operou um milagre, encerrando uma primeira etapa eletrizante em Recife.

Vacilo no fim

Na etapa final, o jogo perdeu intensidade. Barletta comandava as ações do Sport, mas era Geovany Soares quem mais assustava a defesa mandante. Aos 23 minutos, explorando o setor do improvisado Yago Felipe na lateral, o camisa 11 do Dragão arrancou em contra-ataque, cortou para o meio e finalizou com perigo por cima do gol.

O Sport tentou cadenciar o confronto para segurar o resultado, mas o Atlético-GO não se deu por vencido. A recompensa veio aos 50 minutos. Em cobrança de escanteio de Geovany Soares, a bola viajou até a segunda trave, onde Léo Jacó subiu mais que a marcação e cabeceou para o fundo do gol. Placar final: 1×1.

Notas do Escrete de Ouro

Em parceria com o Escrete de Ouro, da Rádio Jornal, o Blog do Torcedor divulga as notas do Sport. A avaliação foi feita pelo comentarista Ralph de Carvalho.

  • Thiago Couto: 6
  • Augusto Pucci: 5
  • Marlon Douglas: 6
  • Zé Marcos: 5
  • Benevenuto: 6
  • Felipinho: 6
  • Zé Lucas: 6
  • Pedro Martins: 5
  • Yago Felipe: 6
  • Biel: 6
  • Fábio Matheus: 5
  • Barletta: 7
  • Perotti: 7
  • Iury Castilho: 5
  • De Pena: 5
  • Márcio Goiano: 6
Ficha do jogo – Sport 1×1 Atlético-GO

Sport

Thiago Couto; Augusto Pucci (Marlon Douglas), Marcelo Benevenuto, Zé Marcos e Felipinho; Zé Lucas (Pedro Martins), Yago Felipe e Biel (Fábio Matheus); Barletta, Iury Castilho (De Pena) e Perotti. Técnico: Márcio Goiano.

Atlético-GO

Paulo Henrique; Ewerthon (Gabriel Paé), Tito, Junior Barreto e Guilherme Lopes; Cristiano, Leandro Vilela (Léo Jacó) e Guilherme Marques (Assis); Geovany Soares, Bruno José (Felipe Guimarães) e Marrony (Klebert). Técnico: Renan Brito.

  • Local: Ilha do Retiro, no Recife.
  • Árbitro: Rafael Rodrigo Klein (RS).
  • Assistentes: Tiago Augusto Kappes Diel e Jorge Eduardo Bernardi (ambos do RS).
  • VAR: Ilbert Estevam da Silva (SP).
  • Gols: Perotti (25′ do 1ºT) e Léo Jacó (50′ do 2ºT).
  • Cartões amarelos: Augusto Pucci, De Pena (S), Tito e Guilherme Marques (A).
  • Público: 13.151 torcedores.
  • Renda: R$ 233.208,00.

Jaques Wagner nega irregularidades e diz que relação com Vorcaro é praticamente zero

19/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –   Estadão Contéudo

Segundo a PF, o líder do governo Lula no Senado teria defendido interesses do Banco Master no Congresso e recebeu vantagens indevidas

Senador Jaques Wagner durante coletiva após reunião de líderes no Senado/Lula Marques/Agência Brasil

Senador Jaques Wagner durante coletiva após reunião de líderes no Senado (Lula Marques/Agência Brasil)

O líder do governo Lula no Senado, Jaques Wagner (PT-BA), negou nesta quinta-feira (18) em entrevista à BandNews TV, ter recebido propina do banqueiro Augusto Lima, ex-sócio de Daniel Vorcaro e dono do Banco Pleno, liquidado pelo Banco Central.

Segundo a Polícia Federal (PF), o petista teria defendido interesses do Banco Master no Congresso e, em troca, recebeu vantagens indevidas, como um apartamento de luxo em Salvador, avaliado em R$ 2,5 milhões, e repasses a empresas ligadas a seus familiares.

“Do ponto de vista do dinheiro, eu estou absolutamente tranquilo. Nunca recebi dinheiro de ninguém muito menos do Master ou do Augusto Lima, então estou absolutamente à vontade. Sobre o apartamento, na verdade ele está em construção, eu tinha interesse de dar um apartamento ou de ajudar minha filha a comprar um apartamento desse. Como o Guga, o Augusto Lima, é um investidor, eu disse a ele: Você pode comprar? Depois eu vou recomprar”. […] Então não tem nenhuma transferência de patrimônio pra mim, eu não tenho nenhum negócio com o Master ou com o Credcesta”, declarou Wagner.

O senador também negou ter ligação com o dono do Banco Master. “Minha relação com Daniel Vorcaro é praticamente zero. Eu nunca tive maiores entendimentos com Daniel”, disse o petista, que relatou ter se encontrado com o empresário apenas duas vezes.

De acordo com Wagner, o primeiro aconteceu quando Augusto Lima apresentou Vorcaro como seu sócio, enquanto a segunda vez se deu em razão de um pedido de indicação feito pelo empresário baiano para a área jurídica de seu banco, ocasião em que o petista indicou o ex-ministro Ricardo Lewandowski, que tinha recém se aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF). O senador também negou que tenha apresentado o ex-ministro Guido Mantega ao banqueiro mineiro.

Veja também:

São João do grupo Coelho, em Petrolina, este ano será ao lado da governadora Raquel Lyra

19/06/26/  – http://blogfolhadosertao.com.br – Por Betânia Santana

Em 2025, a principal força política do município sertanejo estava com João Campos, mas a meta não mudou
Era 12 de junho de 2025, quando a família Coelho abria as portas do seu tradicional São João, em Petrolina, para abraçar o então prefeito do Recife e virtual candidato ao governo de Pernambuco, João Campos (PSB).

Ao lado de outros líderes, desenhava-se ali a chapa majoritária para este ano. O arranjo incluía o gestor da capital e três potenciais nomes ao Senado: Miguel Coelho (União), Marília Arraes (Solidariedade, na época) e Silvio Costa Filho (Republicanos).

De lá para cá, João e Marília permanecem no traçado original, embora ela tenha migrado para o PDT. Silvio Costa Filho disputará a reeleição para Câmara Federal, indicando o irmão Carlos Costa como pré-candidato a vice.

Já Miguel Coelho mantém o plano, mas agora no palanque oposto: o da governadora Raquel Lyra. E costuma repetir ter sido o primeiro a declarar apoio à então candidata, no 2º turno de 2022. A adesão rendeu frutos: Raquel Lyra saltou de 4.957 votos (2,85%), no 1º turno, para 89.757 votos (51,49%) em Petrolina.

Nesta noite, caberá à governadora o espaço festivo outrora reservado a João Campos. Antes disso, ela inaugura o novo hangar do Centro de Operações Aéreas e a Central de Videomonitoramento do 5º BPM, e anuncia as obras do Armazém da Criatividade na cidade do Sertão do São Francisco.

Apesar dos gestos, o futuro de Miguel Coelho depende de uma queda de braço com o deputado federal Eduardo da Fonte na Federação União Progressista e da escolha da própria governadora.

O contraste temporal se completa no Recife. Há um ano, João Campos quebrava o protocolo ao trocar a abertura do São João da capital para prestigiar o reduto sertanejo. Hoje, cumpre o roteiro de quando era prefeito e entra no ritmo do forró do Sítio Trindade, em Casa Amarela, na Zona Norte. O tempo passa, os palanques giram.

Escolha da União Progressista
A Federação União Progressista (PP-União Brasil) se reúne no dia 29 e pode decidir se indica o deputado Eduardo da Fonte ou o ex-prefeito Miguel Coelho para uma das vagas ao Senado na chapa da governadora Raquel Lyra. O encontro, no bairro do Pina, vai escolher o líder da federação na Alepe e nas Câmaras de Vereadores.

Articulação
Presidente estadual da União Progressista, Eduardo da Fonte estará hoje na Mata Norte. Dá entrevistas a rádios em Carpina e Nazaré e depois reúne prefeitos, vereadores e outros líderes da região.  O encontro será em uma casa de eventos, em Aliança.

Comunicações
Depois de agenda hoje em Juazeiro, na Bahia, o  ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, vai a Petrolina. Participa da formatura de 1,5 mil alunos dos programas Computadores para Inclusão e Carreta Digital. Na Fundação Nilo Coelho, às 16h.

Encontro
O Partido Novo realiza encontro estadual hoje com a presença do ex-governador de Minas Gerais e pré-candidato à Presidência da República, Romeu Zema (Novo). Ele vai falar sobre o cenário político e econômico do Brasil. A partir das 19h, no Recife Expo Center.

Em Petrolina: Raquel Lyra autoriza início das obras do Armazém da Criatividade em Petrolina e impulsiona inovação no Sertão

19/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br   –  Imprensa PE


No fim da tarde desta quinta-feira (18), a governadora Raquel Lyra  (foto)  autorizou, em Petrolina, o início das obras do Armazém da Criatividade, iniciativa em parceria com o Porto Digital. Com investimentos de R$ 51 milhões na interiorização da inovação, além da implantação da unidade, o plano de expansão dos espaços prevê unidades avançadas em Garanhuns, no Agreste Meridional, e Araripina, no Sertão do Araripe. Antes da cerimônia, a chefe do Executivo estadual visitou, ao lado do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira, a Carreta Digital, iniciativa do Governo Federal voltada à capacitação itinerante de jovens de baixa renda. A ação foi realizada na Fundação Nilo Coelho, em Petrolina.

“O início das obras do Armazém da Criatividade representa o compromisso do Governo de Pernambuco com a interiorização da inovação e da tecnologia. Em parceria com o Porto Digital, estamos criando um ambiente que vai estimular o empreendedorismo, formar talentos, apoiar novos negócios e gerar oportunidades para a população”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

O Armazém da Criatividade será construído com a proposta de aproximar infraestrutura, formação de talentos, apoio a startups e transformação digital das principais cadeias produtivas do interior, criando condições para a geração de empregos qualificados, o aumento da competitividade e o desenvolvimento econômico baseado no conhecimento. O local escolhido para abrigar o Porto Digital Petrolina será o antigo prédio do Museu Espaço Arte, Ciência e Cultura da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), situado às margens do Rio São Francisco.

Durante a cerimônia, o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira, ressaltou o papel da pasta no fortalecimento tecnológico. “É muito importante contar com um instrumento como o Porto Digital em Petrolina. O Ministério das Comunicações tem o papel de fortalecer a infraestrutura digital no Brasil e, aqui em Pernambuco, não está sendo diferente”, afirmou o ministro.

O espaço que abrigará o equipamento está localizado em um terreno de aproximadamente 2,5 mil metros quadrados. A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Mauricélia Montenegro, destacou a importância do Armazém da Criatividade. “O Porto Digital é uma política pública consolidada, que agora chega a Petrolina, no Sertão do São Francisco. O que estamos trazendo hoje é mudança de vida e inovação para a juventude”, afirmou a titular da pasta.

Anfitrião do evento, o prefeito de Petrolina, Simão Durando, celebrou a chegada da iniciativa. “É um momento marcante e histórico para a nossa cidade. As startups terão a oportunidade de iniciar suas atividades e atuar na inclusão digital, na geração de empregos, de oportunidades e de educação, mas, acima de tudo, na promoção da cidadania”, afirmou o gestor municipal.

A estrutura foi planejada para atender estudantes, empreendedores e profissionais de tecnologia, incentivando conexões, projetos colaborativos e geração de renda, com auditório, salas de coworking e outros espaços. “Petrolina tem condições que não vemos em nenhum outro lugar do Brasil. O município é referência no agro e na exportação, e esperamos que, em um futuro próximo, também se torne um grande polo exportador de inovação e tecnologia”, afirmou Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.

Para o presidente da Fundação Nilo Coelho e ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, o início das obras representa a concretização de um sonho e um investimento no futuro das novas gerações. “O Governo de Pernambuco está realizando esse sonho, resgatando esse projeto e, acima de tudo, ajudando a construir um novo futuro para essa criançada e para as gerações que aqui vão sonhar junto conosco”, destacou.

Acompanharam o evento o secretário estadual da Casa Civil, Túlio Vilaça; os deputados federais Túlio Gadêlha e Fernando Filho; os deputados estaduais Antônio Coelho e Edson Vieira; os prefeitos Catharina Garziera (Lagoa Grande), Corrinha de Geomarco (Dormentes), Cloves Ramos (Afrânio), George Duarte (Santa Maria da Boa Vista), Fabinho Lisandro (Salgueiro), Thallita Fonseca (Camutanga) e Rogério Ferreira (Jatobá); além de vereadores e lideranças locais.

Fotos: Yacy Ribeiro/Secom