Santa Cruz vence o Paysandu na Curuzu pela primeira vez em sua história e entra no G-8 da Série C

28/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Por Paula Barcelar

Triunfo foi o primeiro que o Tricolor marcou mais de um gol na partida, que subiu para o sétimo lugar, com 18 pontos

Venceu e convenceu. O Santa Cruz triunfou por 3 a 1 sobre o Paysandu neste sábado (27), no Estádio da Curuzu, em Belém, pela 12ª rodada da Série C.

O resultado colocou os tricolores entre os oito melhores colocados do torneio, figurando na sétima posição, agora com 18 pontos, e foi o primeiro com mais de um gol marcado pela Cobra.

A vitória também quebrou um tabu importante para o Santa, que venceu pela primeira vez na Curuzu em sua história.

Os gols foram feitos por Juninho, que marcou contra, e por Everaldo nos acréscimos do primeiro tempo. Na segunda etapa, Fabinho saiu do banco de reservas e marcou o terceiro do Santa no jogo.

Para o Papão, Juninho tentou se redimir e diminuiu para os donos da casa, mas não conseguiu evitar a derrota da equipe bicolor. Os paraenses estacionaram na terceira colocação, com 20 pontos.

Um dos destaques do duelo ficou para Gabriel Souza, que foi promovido pelo técnico Cristian de Souza como goleiro titular após falhas de Thiago Coelho nas últimas rodadas da Série C.

Agora o Santa entra em campo no próximo sábado (4), às 21h, contra o Ituano, que também está dentro do G-8, na Arena de Pernambuco. Já o Lobo enfrenta o Ypiranga no domingo (5), às 11h, no Colosso da Lagoa, em Erechim, no Rio Grande do Sul.

O jogo
O Paysandu começou pressionando com uma boa chegada de Kleiton, que recebeu um passe certeiro, aos três minutos de partida, mas a bola parou em Eurico.

O Santa Cruz buscou usar o lado direito para a troca de passes, mas sem conseguir dar sequência aos lances.

Aos 9 minutos, Ronald aproveita erro do paraenses e toca para Quirino, que tentou a finalização, mas foi travado pela defesa adversária.

O contra-ataque veio com chances lideradas por Thayllon e Kleiton Pego, que chegaram na área tricolor e conseguiram ganhar uma sequência de escanteios.

E foi o Papão quem continuou chegando na área e buscando a finalização. Aos 13, uma tabela de Thayllon e Edilson na direita, que seguiu no lance até a linha de fundo e cruzou, mas parou em Matheus Vinicius.

Henrico achou Thayllon no lado direito, tocou para Marcinho, que ficou livre para chutar. Promovido como goleiro titular, Gabriel Souza, que entrou no lugar de Thiago Coelho, fez a defesa.

Eurico salvou novamente o Santa após defender um chute perigoso de longe de Kleiton Pego.

Aos 24, Ronald saiu com velocidade pelo lado direito e é derrubado por Edilson, sofrendo a falta. Na cobrança, Vitinho promoveu o lance mais perigoso da Cobra Coral no jogo até aquele momento. Escanteio para o Santa Cruz.

Na sequência, Everaldo bateu a cobrança e Juninho desviou mandando para a própria meta, dando a vantagem para os pernambucanos e abrindo o placar da partida.

Após o gol, o time bicolor saiu em busca do empate com Thayllon, que partiu em velocidade, ajeitou e bateu para o gol, mas a bola saiu sem força.

Em seguida, Kleiton Pego recebe passe na grande área, arma o chute, mas foi travado pela defesa da Cobra.

O Santa cresceu no jogo e conseguiu mais um escanteio. Edson Miranda tenta completar em direção ao fundo da rede, mas desperdiça.

Depois de receber bom passe de Ronald, Everaldo tentou o cabeceio, mas passou longe da trave de Gabriel Mesquita.

Henrico recebeu próximo à grande área e chutou, mas a bola saiu pela direita do goleiro Gabriel Souza.

Nos acréscimos, o Santa Cruz chegou ao segundo tento aos 46 minutos. Thiago Ennes passou a bola para Ronald, que conduziu em ótima jogada individual e fez o passe para Everaldo.

O atacante mandou no canto do gol, ampliando a vantagem do Tricolor e fechando a primeira etapa com o placar de 2 a 0.

É HOJE !!! Seleção Brasileira encerra preparação e embarca para duelo decisivo contra Japão

28/06/26  – http://blogfolhdosertao.com.br –    Por AFP

Brasil encerra preparação e embarca para duelo decisivo contra o Japão na Copa

Neymar, atacante da Seleção Brasileira/Rafael Ribeiro/CBF

Neymar, atacante da Seleção Brasileira (Rafael Ribeiro/CBF)

Seleção Brasileira treinou neste sábado (27) com seus 25 jogadores disponíveis antes de viajar à tarde para Houston para enfrentar o Japão na segunda-feira, pela fase de 16-avos de final da Copa do Mundo de 2026.

Com exceção do atacante Raphinha, que realiza um tratamento intensivo para tentar se recuperar de uma lesão na coxa direita, Carlo Ancelotti teve todos os seus jogadores à disposição no centro de treinamento de Columbia Park, em Morristown, Nova Jersey.

O técnico italiano comandou o treino da manhã, que começou com uma breve conversa com o elenco, antes dos exercícios de aquecimento e ativação conduzidos por seus auxiliares. A imprensa teve acesso apenas aos primeiros quinze minutos da atividade.

Após liderar o Grupo C com sete pontos, os pentacampeões mundiais viajarão neste sábado às 14h00 locais (15h00 em Brasília) para Houston, Texas.

Na segunda-feira (29), enfrentarão no Estádio NRG, com capacidade para 68.300 espectadores, o Japão, que chegou aos 16-avos de final como segunda colocada do Grupo F, com cinco pontos.

A seleção japonesa, que ficou dois pontos atrás do líder Países Baixos, venceu o Brasil por 3 a 2 no último confronto entre as duas equipes, um amistoso disputado em Tóquio em outubro de 2025.

Com Ancelotti, a Seleção abriu 2 a 0 no primeiro tempo, mas acabou derrotada ao sofrer três gols no segundo tempo.

Veja também:

Rio Siriji transborda, arrasta casas e coloca Zona da Mata Norte em alerta máximo

28/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –     Por    JC

Municípios de São Vicente Férrer e Macaparana registram destruição de imóveis e bloqueio de estradas; temor é que água avance sobre Timbaúba e Goiana

Fortes chuvas que atingem a Zona da Mata Norte de Pernambuco neste sábado (27) deixaram municípios em estado de alerta, com registro de casas arrastadas e destruídas pela força das águas em São Vicente Férrer e Macaparana. O Rio Siriji transbordou e inundou ruas e residências em São Vicente Férrer, onde estradas estão alagadas e há relatos de queda de árvores bloqueando vias de acesso.

A prefeitura de São Vicente Férrer emitiu alerta à população pedindo que moradores evitem áreas de risco e não tentem atravessar locais alagados. A orientação é acompanhar apenas informações divulgadas pelos canais oficiais e, em caso de emergência, acionar a Defesa Civil pelo número 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193. A região já vinha acumulando volumes expressivos de chuva nas últimas semanas.

Nas redes sociais, o deputado estadual Antonio Moraes cobrou ação imediata do governo do Estado em função dos estragos nas cidades atingidas. “A prefeitura está com máquinas na rua tentando prestar assistência à população, mas também precisamos da atenção do governo do Estado, inclusive com ações preventivas, porque as águas do Rio Siriji que levaram casas e árvores e entraram nas residências está seguindo para Timbaúba e Goiana”, alertou o parlamentar.

O Rio Siriji passa pelas cidades de São Vicente Férrer, Macaparana, Timbaúba, Itambé e Goiana, o que amplia a preocupação com o avanço das águas ao longo do curso do rio nas próximas horas.

São Vicente Férrer já integra a lista de municípios em situação de emergência decretada pelo governo de Pernambuco em decorrência das chuvas deste período, ao lado de Goiana e Timbaúba, entre outros.

Em Pesqueira: Raquel Lyra entrega dessalinizador e requalificação de quadra da Escola Estadual Indígena Ororubá

28/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  –   Imprensa PE

Em agenda intensa no interior do Estado, a governadora Raquel Lyra (foto) realizou, neste sábado (27), a entrega de um pacote de ações voltadas à educação, infraestrutura e recursos hídricos da cidade de Pesqueira, no Agreste.

Entre os anúncios, estão a abertura da licitação para o início das obras de pavimentação de cinco vias dos distritos de Papagaio e Salobro, com investimentos na ordem de R$ 1,8 milhão; e as entregas de um dessalinizador que beneficia a Aldeia Jatobá – Xukuru e da requalificação da quadra poliesportiva da Escola Estadual Indígena Ororubá, na Aldeia Canabrava, dos povos Xukuru de Ororubá.

 

A chefe do Executivo estadual destacou o volume de investimentos que vêm sendo feitos pelo Governo do Estado em diversas áreas, a exemplo da educação, cultura e universalização do saneamento e abastecimento de água do município. “Nós que somos do interior passamos muito tempo sem ser enxergados. Esse é o maior investimento da história que o Governo do Estado traz à cidade de Pesqueira, porque a gente sabe o potencial dessa terra, que tem como principais fontes econômicas a agricultura e o turismo. Agora, os povos originários têm vez e voz”, destacou a governadora.

 

As ruas da cidade que serão pavimentadas, além do calçamento, receberão melhorias integradas de paisagismo, drenagem, sinalização vertical e praças em piso intertravado. Já o dessalinizador faz parte do programa Águas de Pernambuco, que tem aporte de R$ 78 milhões e prevê a entrega de 400 equipamentos em todo o  Estado. Com mais essa entrega, o programa atinge a marca de 100 instalações especificamente em comunidades rurais, beneficiando cerca de 6 mil famílias. 

 

O prefeito de Pesqueira, Marcos Xukuru, avaliou que a cidade vive um novo momento a partir da parceria com o Governo de Pernambuco. “Além das entregas de hoje, temos um pacote de obras para o nosso município que se aproxima dos R$ 100 milhões, e isso mostra que a nossa governadora é sensível aos anseios da população”, frisou. 

Pelo menos, 375 estudantes da educação infantil, ensino fundamental, médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) passam a ser beneficiados com a requalificação da quadra poliesportiva.  

Para o deputado estadual Luciano Duque, as entregas e anúncios simbolizam o compromisso da gestão em destravar demandas históricas. “Pesqueira ficou por anos esquecida, mas a gestão colocou o município de volta no orçamento, com investimentos em diversas áreas, levando políticas públicas e desenvolvimento para quem mais precisa”, pontuou. 

Acompanharam a solenidade os secretários Túlio Vilaça (Casa Civil) e Nathalie Ribeiro (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha), além do secretário executivo de Recursos Hídricos, Marcelo Coutinho, e do prefeito de Poção, Guilherme Vasconcelos.

 

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Prefeitura de Goiana promove 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

27/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Ascom PMG

A Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou, nesta sexta-feira (26), a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no auditório do Sesc Ler Goiana. Com o tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos e a Democracia Participativa”, o evento reuniu representantes do poder público, instituições, conselhos, profissionais da rede de proteção, adolescentes e membros da sociedade civil para discutir propostas voltadas às políticas públicas para crianças e adolescentes.

A programação contou com palestra magna, grupos de trabalho e plenária final, que aprovou propostas relacionadas ao fortalecimento do controle social, ampliação das ações do Conselho Tutelar, enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, criação de políticas voltadas à convivência familiar e comunitária, fortalecimento das equipes multiprofissionais nas escolas e combate ao trabalho infantil. Durante o encontro, também foram escolhidos os representantes de Goiana para a etapa regional da Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Com a senadora Teresa Leitão na liderança do governo, Senado vai saber o que é “sebo nas canelas”

27/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Por Betânia Santana

Escolhida pelo presidente Lula, vai conduzir pautas como o fim da jornada 6×1 e a PEC da Segurança
A escolha da senadora Teresa Leitão (PT) como nova líder do governo no Senado é mais que um ajuste estratégico: é o resgate da essência popular que o Palácio do Planalto precisava no Legislativo.

O presidente Lula acertou em cheio ao convocá-la para substituir o desgastado senador Jaques Wagner (PT-BA). Uma batalhadora, que tem na trajetória a defesa da educação e dos trabalhadores. Com ela, Pernambuco ganha mais força, voz e representatividade no coração do governo federal.

Ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, traz o debate franco, olho no olho. Sua missão é de alta voltagem social e apelo popular: conduzir pautas como o fim da jornada 6×1 e a nova PEC da Segurança Pública, que demandam sensibilidade para ouvir e firmeza para decidir.

Com mandato garantido até 2031, possui um ativo raro em Brasília: independência frente às pressões eleitorais de 2026, blindando o governo, enquanto foca nas demandas do país.

A ordem é acelerar o passo, dar ritmo aos projetos e, como ela mesma gosta de dizer: “É sebo nas canelas!”

Aliança fortalecida
O presidente nacional do PSB e pré-candidato ao governo de Pernambuco, João Campos, disse, ontem, em evento no Recife,  ter fechado com o presidente Lula a maior aliança dos últimos anos, no maior colégio eleitoral do país, São Paulo. A chapa é formada por Fernando Haddad, Marcio França, Simone Tebet e Marina Silva. “Estaremos com o presidente em todos os estados da federação”, cravou.

Revolução e pedido
O chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Felipe Monteiro, considera “uma revolução” o que a governadora Raquel Lyra tem feito na segurança pública. Ontem, na solenidade de formação de policiais, também cobrou: “Estamos entregando 457 novos policiais, na esperança de que a senhora nos dê muito mais”.

Inusitado
Um post com a palavra “urgente” e o aviso de que teria vazado mensagem de Neymar ao treinador Ancelotti. Era um convite do prefeito de Camaragibe, Diego Cabral.  Na brincadeira, o jogador “falava sério” e pedia folga para ir à entrega da creche pelo estado, hoje às 16h.

O presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, reuniu principais nomes do partido no estado para anunciar que o pré-candidato a presidente da República Flávio Bolsonaro chega ao estado no dia 9. A decisão sobre candidatura própria ficou para depois.

Venezuela: número de mortos em terremotos sobe para 920 e ONU estima 50 mil desaparecidos

27/06/26  —  http://blogfolhadosertao.com.br  –  Por JC

Os tremores em sequência — classificados por especialistas como “sismos gêmeos” — registraram magnitudes de 7,2 e 7,5, os maiores em 100 anos

 

O número de vítimas fatais decorrentes dos violentos terremotos que atingiram o norte da Venezuela na última quarta-feira subiu para 920 pessoas, segundo o balanço oficial mais recente divulgado pelo governo venezuelano na tarde desta sexta-feira (26). O relatório provisório aponta ainda que há pelo menos 2.980 feridos e cerca de 250 edifícios que desabaram totalmente ou sofreram graves danos estruturais.

A dimensão da tragédia, no entanto, pode ser significativamente maior. O Escritório de Ajuda Humanitária da Organização das Nações Unidas estima que o número de desaparecidos passe de 50 mil pessoas. Paralelamente, projeções do Serviço Geológico dos Estados Unidos, que levam em consideração a alta densidade populacional das áreas afetadas e a fragilidade das infraestruturas locais, alertam que o total de mortos pode quebrar a barreira dos 10 mil.

Os tremores em sequência — classificados por especialistas como “sismos gêmeos” — registraram magnitudes de 7,2 e 7,5. Eles ocorreram em um intervalo de menos de um minuto e com apenas cinco quilômetros de distância entre os epicentros. O abalo mais forte teve origem na cidade de El Guayabo, a 168 quilômetros de Caracas. A devastação foi amplificada pela baixa profundidade dos tremores, o que fez com que a energia liberada atingisse o solo e as construções com máxima intensidade.

A região metropolitana de Caracas e as cidades costeiras vizinhas foram as mais castigadas pelo desastre, considerado o mais forte em solo venezuelano nos últimos 100 anos. Diante do cenário caótico, o governo decretou estado de emergência e anunciou a militarização do estado litorâneo de La Guaira, uma das zonas mais destruídas. Como reflexo do impacto na infraestrutura de transportes, o aeroporto internacional da capital permanece fechado.

Em meio a relatos e vídeos dramáticos de desabamentos que circulam nas redes sociais, as equipes de resgate travam uma corrida contra o tempo para localizar sobreviventes. Até a quinta-feira, estimava-se que pelo menos 200 pessoas continuavam presas sob as toneladas de concreto. Para reforçar a resposta humanitária e acelerar as buscas nos escombros, uma força-tarefa internacional começou a desembarcar no país nesta sexta-feira, liderada por equipes enviadas pelo Brasil e pelos Estados Unidos.

 

Nova central de triagem da Cooperativa Recicla Torre fortalece reciclagem e geração de renda no Recife

27/06/26 – http://blogfolhadosertao.com.br –  Imprensa PCR

A Prefeitura do Recife entregou, nesta sexta-feira (26), a nova Central de Triagem da Cooperativa Recicla Torre, no bairro de mesmo nome. A iniciativa, realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), em parceria com a Ambipar e empresas apoiadoras, fortalece a coleta seletiva, amplia a geração de renda e a inclusão socioprodutiva no município, beneficiando diretamente 16 cooperados, a maioria deles mulheres, e garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais da reciclagem. O prefeito Victor Marques, presente na solenidade, destacou que a requalificação fortalece toda a cadeia da reciclagem e garante mais dignidade aos trabalhadores.

“O resíduo que sai das casas passa por um processo organizado de triagem e comercialização, gerando renda para muitas famílias. Além do componente ambiental, há também o social: a renda média dos cooperados, que antes girava em torno de R$ 500, hoje chega a cerca de R$ 2 mil, resultado de um trabalho conjunto entre a Prefeitura, a Ambipar e os próprios catadores”, afirmou Victor Marques.

A parceria prevê a atuação conjunta entre o poder público e a iniciativa privada. Como contrapartida, a Prefeitura do Recife realizou a requalificação da estrutura física da cooperativa, com melhorias como pintura, recuperação do piso, adequações do espaço e intervenções estruturais. Já a Ambipar e seus parceiros investiram em equipamentos, capacitação, profissionalização e gestão da cooperativa, ampliando a eficiência da triagem e as condições de trabalho dos cooperados.

O presidente da Emlurb, Daniel Saboya, ressaltou que a iniciativa integra o trabalho permanente de fortalecimento das cooperativas de reciclagem na cidade. “Hoje, o Recife conta com 11 cooperativas, e, desde o lançamento do Recife Limpa, temos avançado na infraestrutura, na governança e na regularização documental desses grupos. Na Recicla Torre, conseguimos praticamente mais que dobrar a renda dos cooperados, garantindo mais qualidade e dignidade no trabalho, com uso de EPIs, organização da produção e direitos assegurados. Essa é apenas uma das diversas ações voltadas para a coleta seletiva e a preservação ambiental”, destacou.

A Recicla Torre é a segunda cooperativa contemplada pelo projeto. A primeira unidade beneficiada foi a Cooperativa Reciclando Vidas, localizada no bairro de São José. A iniciativa integra o Programa Cidade Circular Recife, que promove o fortalecimento de cooperativas de reciclagem por meio da qualificação da gestão, melhoria da infraestrutura e ampliação da capacidade produtiva. Com a reestruturação, a Recicla Torre ampliou sua capacidade de processamento de materiais de 30 para até 130 toneladas por mês e elevou a renda média dos cooperados de aproximadamente R$ 800 para mais de R$ 2,5 mil mensais.

A presidente da Cooperativa Recicla Torre, Alexsandra Maria da Silva Ramos, destacou que os investimentos trouxeram melhorias estruturais e aumentaram a renda dos trabalhadores. “Recebemos novos equipamentos, prensas e capacitações que permitiram organizar melhor a separação e a comercialização dos materiais. A renda média, que antes variava entre R$ 400 e R$ 500, hoje chega a cerca de R$ 2 mil por mês. Também realizamos coleta seletiva porta a porta e ações educativas em escolas, empresas e condomínios para incentivar a separação correta dos resíduos. O impacto positivo alcança não apenas a cooperativa, mas toda a população e o meio ambiente”, afirmou.

Além do fortalecimento das cooperativas, a Prefeitura do Recife também vem ampliando as ações voltadas aos catadores autônomos. A gestão já implantou o segundo ponto de compra de materiais recicláveis na Ecoestação do Barbalho e prevê inaugurar, em meados de julho, uma terceira unidade na Ecoestação de Santa Rita. A iniciativa amplia as oportunidades de comercialização dos materiais coletados, fortalece a cadeia da reciclagem e complementa a política municipal de apoio tanto aos catadores cooperados quanto aos trabalhadores autônomos.

PARCERIA SOCIAL – A parceria social reúne a Prefeitura do Recife, por meio da Emlurb, a Ambipar e empresas apoiadoras, como Dow, Heineken e Tetra Pak, para fortalecer cooperativas de reciclagem por meio de investimentos em infraestrutura, equipamentos, qualificação profissional e gestão. O projeto busca ampliar a capacidade operacional das cooperativas, gerar mais renda para os catadores, fortalecer a economia circular e consolidar um modelo de inclusão produtiva baseado na valorização dos profissionais da reciclagem.

Fotos: Vanessa Alcântara/Prefeitura do Recife

 Raquel Lyra anuncia R$ 75,5 milhões para fortalecer a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento rural em Pernambuco

27/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  –  Imprensa PE

 
Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, ampliar a segurança hídrica e impulsionar o desenvolvimento rural sustentável em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (foto)  anunciou, nesta sexta-feira (26), um conjunto de investimentos no valor de R$ 75,5 milhões. As ações beneficiarão diretamente e indiretamente mais de 22 mil famílias em todas as regiões do Estado por meio da implantação e entrega de cisternas, da distribuição de máquinas e equipamentos agrícolas e da renovação da frota da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).
 
“Temos fortalecido a agricultura familiar com entrega de equipamentos, assistência técnica e programas que garantem renda e oportunidade para quem vive no campo. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas possam permanecer em suas comunidades com dignidade, produzindo e sustentando suas famílias. Esse trabalho mostra que Pernambuco tem um governo que enxerga e chega à vida de quem mais precisa”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
Entre as principais ações anunciadas está o investimento de mais de R$ 45 milhões em segurança hídrica, que contempla a implantação de mais de cinco mil cisternas para famílias do Sertão, Agreste e Zona da Mata. Na área da mecanização rural, foram entregues 144 conjuntos motorizados de microtratores, conhecidos como tratoritos, equipados com enxada rotativa e carreta reboque.
 
O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes, destacou que a iniciativa representa um dos maiores conjuntos de investimentos já realizados pelo Governo de Pernambuco para impulsionar o desenvolvimento rural. “Estamos levando mais água, mecanização e tecnologia para fortalecer a agricultura familiar e criar melhores condições para que os produtores rurais aumentem a produtividade e gerem mais renda”, enfatizou.
 
Também foram entregues 503 equipamentos agrícolas, entre tratores de pneu, grades aradoras, ordenhadeiras mecânicas, microtratores, ensiladeiras e sulcadores, além de plantadeiras e reboques. A iniciativa inclui ainda a entrega de 32 novos veículos para a Adagro, reforçando a estrutura operacional da defesa agropecuária em Pernambuco.
 
“Quem abastece o mercado hoje é a agricultura familiar. Nas feiras do interior, a carne que está lá vem do agricultor que cria sua vaquinha, cria seu bode. O alimento que chega à mesa vem da agricultura familiar. Então esse povo precisa ser apoiado”, pontuou o deputado estadual Doriel Barros 
 
Presente na solenidade, a presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), Cícera Nunes, ressaltou a importância dos investimentos. “São políticas públicas beneficiando quem mais precisa. O Governo do Estado pode contar com a gente nessa luta por um Pernambuco cada vez melhor”, afirmou. 
 
Também estiveram presentes no evento os deputados estaduais João Paulo, Antonio Moraes, Joaquim Lira e Henrique Queiroz Filho;  os prefeitos Joel Gonzaga (Feira Nova), Dra. Kátia (Jataúba), Maria Izalta (Ibirajuba) e Fátima Borba (Cortês); os presidentes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Epaminondas Martins; da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Moshe Dayan; do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), Cleodon Ricardo; do ProRural, Maurício Leite; e o superintendente regional do Incra em Petrolina, José Cláudio.
 
Fotos: Yacy Ribeiro/Secom e Jonnas Duarte/SDA