Prefeitura de Goiana promove 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente

27/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Ascom PMG

A Prefeitura de Goiana, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), realizou, nesta sexta-feira (26), a 10ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, no auditório do Sesc Ler Goiana. Com o tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos e a Democracia Participativa”, o evento reuniu representantes do poder público, instituições, conselhos, profissionais da rede de proteção, adolescentes e membros da sociedade civil para discutir propostas voltadas às políticas públicas para crianças e adolescentes.

A programação contou com palestra magna, grupos de trabalho e plenária final, que aprovou propostas relacionadas ao fortalecimento do controle social, ampliação das ações do Conselho Tutelar, enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, criação de políticas voltadas à convivência familiar e comunitária, fortalecimento das equipes multiprofissionais nas escolas e combate ao trabalho infantil. Durante o encontro, também foram escolhidos os representantes de Goiana para a etapa regional da Conferência dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Com a senadora Teresa Leitão na liderança do governo, Senado vai saber o que é “sebo nas canelas”

27/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Por Betânia Santana

Escolhida pelo presidente Lula, vai conduzir pautas como o fim da jornada 6×1 e a PEC da Segurança
A escolha da senadora Teresa Leitão (PT) como nova líder do governo no Senado é mais que um ajuste estratégico: é o resgate da essência popular que o Palácio do Planalto precisava no Legislativo.

O presidente Lula acertou em cheio ao convocá-la para substituir o desgastado senador Jaques Wagner (PT-BA). Uma batalhadora, que tem na trajetória a defesa da educação e dos trabalhadores. Com ela, Pernambuco ganha mais força, voz e representatividade no coração do governo federal.

Ex-presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação, traz o debate franco, olho no olho. Sua missão é de alta voltagem social e apelo popular: conduzir pautas como o fim da jornada 6×1 e a nova PEC da Segurança Pública, que demandam sensibilidade para ouvir e firmeza para decidir.

Com mandato garantido até 2031, possui um ativo raro em Brasília: independência frente às pressões eleitorais de 2026, blindando o governo, enquanto foca nas demandas do país.

A ordem é acelerar o passo, dar ritmo aos projetos e, como ela mesma gosta de dizer: “É sebo nas canelas!”

Aliança fortalecida
O presidente nacional do PSB e pré-candidato ao governo de Pernambuco, João Campos, disse, ontem, em evento no Recife,  ter fechado com o presidente Lula a maior aliança dos últimos anos, no maior colégio eleitoral do país, São Paulo. A chapa é formada por Fernando Haddad, Marcio França, Simone Tebet e Marina Silva. “Estaremos com o presidente em todos os estados da federação”, cravou.

Revolução e pedido
O chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Felipe Monteiro, considera “uma revolução” o que a governadora Raquel Lyra tem feito na segurança pública. Ontem, na solenidade de formação de policiais, também cobrou: “Estamos entregando 457 novos policiais, na esperança de que a senhora nos dê muito mais”.

Inusitado
Um post com a palavra “urgente” e o aviso de que teria vazado mensagem de Neymar ao treinador Ancelotti. Era um convite do prefeito de Camaragibe, Diego Cabral.  Na brincadeira, o jogador “falava sério” e pedia folga para ir à entrega da creche pelo estado, hoje às 16h.

O presidente do PL em Pernambuco, Anderson Ferreira, reuniu principais nomes do partido no estado para anunciar que o pré-candidato a presidente da República Flávio Bolsonaro chega ao estado no dia 9. A decisão sobre candidatura própria ficou para depois.

Venezuela: número de mortos em terremotos sobe para 920 e ONU estima 50 mil desaparecidos

27/06/26  —  http://blogfolhadosertao.com.br  –  Por JC

Os tremores em sequência — classificados por especialistas como “sismos gêmeos” — registraram magnitudes de 7,2 e 7,5, os maiores em 100 anos

 

O número de vítimas fatais decorrentes dos violentos terremotos que atingiram o norte da Venezuela na última quarta-feira subiu para 920 pessoas, segundo o balanço oficial mais recente divulgado pelo governo venezuelano na tarde desta sexta-feira (26). O relatório provisório aponta ainda que há pelo menos 2.980 feridos e cerca de 250 edifícios que desabaram totalmente ou sofreram graves danos estruturais.

A dimensão da tragédia, no entanto, pode ser significativamente maior. O Escritório de Ajuda Humanitária da Organização das Nações Unidas estima que o número de desaparecidos passe de 50 mil pessoas. Paralelamente, projeções do Serviço Geológico dos Estados Unidos, que levam em consideração a alta densidade populacional das áreas afetadas e a fragilidade das infraestruturas locais, alertam que o total de mortos pode quebrar a barreira dos 10 mil.

Os tremores em sequência — classificados por especialistas como “sismos gêmeos” — registraram magnitudes de 7,2 e 7,5. Eles ocorreram em um intervalo de menos de um minuto e com apenas cinco quilômetros de distância entre os epicentros. O abalo mais forte teve origem na cidade de El Guayabo, a 168 quilômetros de Caracas. A devastação foi amplificada pela baixa profundidade dos tremores, o que fez com que a energia liberada atingisse o solo e as construções com máxima intensidade.

A região metropolitana de Caracas e as cidades costeiras vizinhas foram as mais castigadas pelo desastre, considerado o mais forte em solo venezuelano nos últimos 100 anos. Diante do cenário caótico, o governo decretou estado de emergência e anunciou a militarização do estado litorâneo de La Guaira, uma das zonas mais destruídas. Como reflexo do impacto na infraestrutura de transportes, o aeroporto internacional da capital permanece fechado.

Em meio a relatos e vídeos dramáticos de desabamentos que circulam nas redes sociais, as equipes de resgate travam uma corrida contra o tempo para localizar sobreviventes. Até a quinta-feira, estimava-se que pelo menos 200 pessoas continuavam presas sob as toneladas de concreto. Para reforçar a resposta humanitária e acelerar as buscas nos escombros, uma força-tarefa internacional começou a desembarcar no país nesta sexta-feira, liderada por equipes enviadas pelo Brasil e pelos Estados Unidos.

 

Nova central de triagem da Cooperativa Recicla Torre fortalece reciclagem e geração de renda no Recife

27/06/26 – http://blogfolhadosertao.com.br –  Imprensa PCR

A Prefeitura do Recife entregou, nesta sexta-feira (26), a nova Central de Triagem da Cooperativa Recicla Torre, no bairro de mesmo nome. A iniciativa, realizada pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb), em parceria com a Ambipar e empresas apoiadoras, fortalece a coleta seletiva, amplia a geração de renda e a inclusão socioprodutiva no município, beneficiando diretamente 16 cooperados, a maioria deles mulheres, e garantindo melhores condições de trabalho para os profissionais da reciclagem. O prefeito Victor Marques, presente na solenidade, destacou que a requalificação fortalece toda a cadeia da reciclagem e garante mais dignidade aos trabalhadores.

“O resíduo que sai das casas passa por um processo organizado de triagem e comercialização, gerando renda para muitas famílias. Além do componente ambiental, há também o social: a renda média dos cooperados, que antes girava em torno de R$ 500, hoje chega a cerca de R$ 2 mil, resultado de um trabalho conjunto entre a Prefeitura, a Ambipar e os próprios catadores”, afirmou Victor Marques.

A parceria prevê a atuação conjunta entre o poder público e a iniciativa privada. Como contrapartida, a Prefeitura do Recife realizou a requalificação da estrutura física da cooperativa, com melhorias como pintura, recuperação do piso, adequações do espaço e intervenções estruturais. Já a Ambipar e seus parceiros investiram em equipamentos, capacitação, profissionalização e gestão da cooperativa, ampliando a eficiência da triagem e as condições de trabalho dos cooperados.

O presidente da Emlurb, Daniel Saboya, ressaltou que a iniciativa integra o trabalho permanente de fortalecimento das cooperativas de reciclagem na cidade. “Hoje, o Recife conta com 11 cooperativas, e, desde o lançamento do Recife Limpa, temos avançado na infraestrutura, na governança e na regularização documental desses grupos. Na Recicla Torre, conseguimos praticamente mais que dobrar a renda dos cooperados, garantindo mais qualidade e dignidade no trabalho, com uso de EPIs, organização da produção e direitos assegurados. Essa é apenas uma das diversas ações voltadas para a coleta seletiva e a preservação ambiental”, destacou.

A Recicla Torre é a segunda cooperativa contemplada pelo projeto. A primeira unidade beneficiada foi a Cooperativa Reciclando Vidas, localizada no bairro de São José. A iniciativa integra o Programa Cidade Circular Recife, que promove o fortalecimento de cooperativas de reciclagem por meio da qualificação da gestão, melhoria da infraestrutura e ampliação da capacidade produtiva. Com a reestruturação, a Recicla Torre ampliou sua capacidade de processamento de materiais de 30 para até 130 toneladas por mês e elevou a renda média dos cooperados de aproximadamente R$ 800 para mais de R$ 2,5 mil mensais.

A presidente da Cooperativa Recicla Torre, Alexsandra Maria da Silva Ramos, destacou que os investimentos trouxeram melhorias estruturais e aumentaram a renda dos trabalhadores. “Recebemos novos equipamentos, prensas e capacitações que permitiram organizar melhor a separação e a comercialização dos materiais. A renda média, que antes variava entre R$ 400 e R$ 500, hoje chega a cerca de R$ 2 mil por mês. Também realizamos coleta seletiva porta a porta e ações educativas em escolas, empresas e condomínios para incentivar a separação correta dos resíduos. O impacto positivo alcança não apenas a cooperativa, mas toda a população e o meio ambiente”, afirmou.

Além do fortalecimento das cooperativas, a Prefeitura do Recife também vem ampliando as ações voltadas aos catadores autônomos. A gestão já implantou o segundo ponto de compra de materiais recicláveis na Ecoestação do Barbalho e prevê inaugurar, em meados de julho, uma terceira unidade na Ecoestação de Santa Rita. A iniciativa amplia as oportunidades de comercialização dos materiais coletados, fortalece a cadeia da reciclagem e complementa a política municipal de apoio tanto aos catadores cooperados quanto aos trabalhadores autônomos.

PARCERIA SOCIAL – A parceria social reúne a Prefeitura do Recife, por meio da Emlurb, a Ambipar e empresas apoiadoras, como Dow, Heineken e Tetra Pak, para fortalecer cooperativas de reciclagem por meio de investimentos em infraestrutura, equipamentos, qualificação profissional e gestão. O projeto busca ampliar a capacidade operacional das cooperativas, gerar mais renda para os catadores, fortalecer a economia circular e consolidar um modelo de inclusão produtiva baseado na valorização dos profissionais da reciclagem.

Fotos: Vanessa Alcântara/Prefeitura do Recife

 Raquel Lyra anuncia R$ 75,5 milhões para fortalecer a agricultura familiar e impulsionar o desenvolvimento rural em Pernambuco

27/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  –  Imprensa PE

 
Com o objetivo de fortalecer a agricultura familiar, ampliar a segurança hídrica e impulsionar o desenvolvimento rural sustentável em Pernambuco, a governadora Raquel Lyra (foto)  anunciou, nesta sexta-feira (26), um conjunto de investimentos no valor de R$ 75,5 milhões. As ações beneficiarão diretamente e indiretamente mais de 22 mil famílias em todas as regiões do Estado por meio da implantação e entrega de cisternas, da distribuição de máquinas e equipamentos agrícolas e da renovação da frota da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro).
 
“Temos fortalecido a agricultura familiar com entrega de equipamentos, assistência técnica e programas que garantem renda e oportunidade para quem vive no campo. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas possam permanecer em suas comunidades com dignidade, produzindo e sustentando suas famílias. Esse trabalho mostra que Pernambuco tem um governo que enxerga e chega à vida de quem mais precisa”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
 
Entre as principais ações anunciadas está o investimento de mais de R$ 45 milhões em segurança hídrica, que contempla a implantação de mais de cinco mil cisternas para famílias do Sertão, Agreste e Zona da Mata. Na área da mecanização rural, foram entregues 144 conjuntos motorizados de microtratores, conhecidos como tratoritos, equipados com enxada rotativa e carreta reboque.
 
O secretário de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca, Cícero Moraes, destacou que a iniciativa representa um dos maiores conjuntos de investimentos já realizados pelo Governo de Pernambuco para impulsionar o desenvolvimento rural. “Estamos levando mais água, mecanização e tecnologia para fortalecer a agricultura familiar e criar melhores condições para que os produtores rurais aumentem a produtividade e gerem mais renda”, enfatizou.
 
Também foram entregues 503 equipamentos agrícolas, entre tratores de pneu, grades aradoras, ordenhadeiras mecânicas, microtratores, ensiladeiras e sulcadores, além de plantadeiras e reboques. A iniciativa inclui ainda a entrega de 32 novos veículos para a Adagro, reforçando a estrutura operacional da defesa agropecuária em Pernambuco.
 
“Quem abastece o mercado hoje é a agricultura familiar. Nas feiras do interior, a carne que está lá vem do agricultor que cria sua vaquinha, cria seu bode. O alimento que chega à mesa vem da agricultura familiar. Então esse povo precisa ser apoiado”, pontuou o deputado estadual Doriel Barros 
 
Presente na solenidade, a presidente da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares de Pernambuco (Fetape), Cícera Nunes, ressaltou a importância dos investimentos. “São políticas públicas beneficiando quem mais precisa. O Governo do Estado pode contar com a gente nessa luta por um Pernambuco cada vez melhor”, afirmou. 
 
Também estiveram presentes no evento os deputados estaduais João Paulo, Antonio Moraes, Joaquim Lira e Henrique Queiroz Filho;  os prefeitos Joel Gonzaga (Feira Nova), Dra. Kátia (Jataúba), Maria Izalta (Ibirajuba) e Fátima Borba (Cortês); os presidentes do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Epaminondas Martins; da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), Moshe Dayan; do Instituto de Terras e Reforma Agrária do Estado de Pernambuco (Iterpe), Cleodon Ricardo; do ProRural, Maurício Leite; e o superintendente regional do Incra em Petrolina, José Cláudio.
 
Fotos: Yacy Ribeiro/Secom e Jonnas Duarte/SDA

 Avaliação do Ministério da Saúde: Lagoa Grande conquista avaliação ótima e boa na qualidade da Atenção Primária à Saúde

27/06/26  –  http://blogfolhdosertao.com.br  –  Ascom PMLG

A Prefeitura de Lagoa Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), alcançou um marco importante e conquistou notas ótima e boa no Vínculo e Acompanhamento Territorial e de Qualidade, um dos principais parâmetros de avaliação da qualidade, do Ministério de Saúde, através do Sistema de Informação em Atenção Primária à Saúde (Siaps).

Segundo a Sesau, a avaliação mede a capacidade das equipes de Saúde da Família de acompanhar a população lagoa-grandense e fortalecer o vínculo com os usuários. “O resultado reforça o compromisso da gestão municipal com a melhoria contínua dos serviços ofertados”, destacou a secretária municipal de Saúde, Ana Araújo.

“Esse reconhecimento do Ministério da Saúde mostra que estamos investindo no fortalecimento da Atenção Primária e na qualidade do cuidado oferecido aos munícipes. É um resultado grandioso, construído por muitas mãos e que nos motiva a seguir avançando.” comemorou Ana Araújo.

Para a coordenadora da Atenção Primária, Maria Clara, o empenho das equipes e a importância do monitoramento dos indicadores foram primordiais para o resultado positivo na avaliação. “Para uns, apenas notas, para nós, o reflexo do trabalho diário desenvolvido pelas equipes junto às famílias de Lagoa Grande. Parabenizamos todos os profissionais por essa conquista e vamos seguir trabalhando para que todas as Unidades de Saúde sigam conquistando bons resultados”, destacou.

A prefeitura de Lagoa Grande possui dez Unidades de Saúde (UBS) distribuídas na sede, no interior e nos distritos de Vermelhos e Jutaí. A Secretaria de Saúde reafirma o compromisso com o fortalecimento da Atenção Primária, investindo na qualificação dos profissionais, na melhoria dos processos de trabalho e na ampliação do acesso da população aos serviços de saúde.

Foto e texto: Everaldo de Souza Ramos

 Raquel Lyra entrega 378 reformas e 141 títulos de propriedade e anuncia R$ 140 milhões em obras na RMR

27/06/26 –  http://blogfolhadossertao.com.br  –  Imprensa PE

Entregas do programa Morar Bem PE se somam a investimentos em mobilidade, encostas e requalificação urbana
A governadora Raquel Lyra  (foto) realizou, nesta sexta-feira (26), em Olinda, a entrega de 378 casas reformadas e 141 títulos de propriedade no bairro de Peixinhos, além de autorizar um pacote de investimentos da ordem de R$ 140 milhões em obras de mobilidade, contenção de encostas e requalificação urbana na Região Metropolitana do Recife.
“Estamos avançando com ações integradas em moradia e mobilidade na Região Metropolitana. Em Olinda, além das reformas habitacionais e da entrega de títulos de propriedade, autorizamos obras de contenção de encostas, requalificação de terminais e implantação de semáforos inteligentes nos corredores Norte-Sul e Leste-Oeste. São investimentos que melhoram a infraestrutura urbana, ampliam a segurança e garantem mais qualidade de vida para a população”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Por meio da Companhia Estadual de Habitação e Obras (Cehab), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), 378 casas da Vila das Mulheres Pedreiras foram reformadas pelo eixo Reforma no Lar do Programa Morar Bem PE. As obras incluem melhorias como pintura, revisão elétrica e hidráulica e correção de problemas estruturais. Cada imóvel recebeu investimento de até R$ 18 mil. Outras mais de 600 unidades ainda serão atendidas, ampliando o alcance do programa.
Maria das Graças, aposentada, teve reformada a casa onde mora há 40 anos. “É uma alegria ver minha casa como ela está hoje. Quando comecei, era um casebre, metade de taipa e metade de papelão. Sempre que recebia algum dinheiro, comprava um pouco de material, como tijolos e cimento, e contava com a ajuda de outras pessoas. Hoje, graças a Deus, estou bem aqui”, declarou.
Também na Vila das Mulheres Pedreiras, foram entregues 141 títulos de propriedade para moradores. A ação encerra um processo iniciado em 1994, quando um grupo de 78 mulheres construiu suas casas através de um mutirão. A regularização garante segurança jurídica às moradias em uma área de mais de 21 mil m².
“Hoje entregamos 141 títulos de propriedade para as moradoras de Vila das Mulheres Pedreiras, uma comunidade que surgiu em 1994 e que agora, mais de 30 anos depois, conquista esse direito. Além disso, o Governo autorizou novas obras de mobilidade, com melhorias em terminais, passarelas e implantação de semáforos inteligentes, além de intervenções em encostas. Ao todo, são cerca de R$ 150 milhões em investimentos que vão beneficiar a Região Metropolitana”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Ribeiro.
Na ocasião, a governadora também autorizou obras em três encostas de Olinda com alto risco de deslizamento. As intervenções vão beneficiar cerca de 1,3 mil moradores, com investimento de R$ 22,8 milhões. O objetivo é reduzir riscos, proteger casas e aumentar a segurança da população. A chefe do Executivo estadual também autorizou o início da recuperação ambiental e estrutural do Santuário Mãe Rainha, com investimento de R$ 1,4 milhão.
“Nosso objetivo é ampliar o alcance da iniciativa do Reforma no Lar e atender mais famílias, garantindo moradia digna e melhores condições de vida. Ao mesmo tempo, o Governo de Pernambuco investe em obras importantes de mobilidade urbana, que vão modernizar o transporte público, melhorar o trânsito e aumentar a segurança da população na Região Metropolitana”, afirmou o diretor-presidente da Cehab, Paulo Lira.
Na área da mobilidade, a gestora anunciou a ampliação dos terminais da PE-15 (Olinda) e de Pelópidas Silveira (Paulista). As obras vão aumentar a capacidade de atendimento e melhorar a estrutura para os usuários do transporte público. O investimento é de cerca de R$ 46 milhões.
Além disso, serão substituídos 199 semáforos nos corredores Norte-Sul (do centro do Recife a Igarassu) e Leste-Oeste (de Camaragibe ao centro do Recife) do BRT. O novo sistema terá câmeras e controle inteligente do tráfego, priorizando o transporte coletivo. O investimento é de R$ 62,7 milhões, com conclusão prevista em um ano.
“Olinda vive um momento de desenvolvimento, com muitas entregas e obras em parceria com o Governo do Estado. Isso faz diferença na vida das pessoas, principalmente de quem esperou muitos anos por esse tipo de conquista. A gente vê de perto a emoção das famílias e entende o quanto essas ações transformam a realidade da população”, afirmou o prefeito em exercício de Olinda, Chiquinho.
Três passarelas em Olinda e Paulista também passarão por melhorias para garantir mais segurança e acessibilidade. As obras devem começar em julho e durar cerca de três meses, com investimento de R$ 5,6 milhões.
Presente na agenda, o deputado estadual Antônio Moraes destacou a atenção dada pela gestão estadual às necessidades dos municípios. “As ações realizadas hoje mostram o avanço de parcerias entre o Governo de Pernambuco e os municípios, com obras e investimentos que chegam a todas as regiões do Estado. São iniciativas que fortalecem a infraestrutura, geram emprego e melhoram a qualidade de vida da população, com intervenções como creches, cozinhas comunitárias e melhorias urbanas”, pontuou.
Também participaram da agenda a secretária de Projetos Estratégicos, Simone Nunes; e o presidente da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), Francisco Amaral; além de vereadores de Olinda e outras lideranças locais.
Fotos: Hesíodo Góes/Secom

 

 

HU-Univasf integra estudo nacional que avalia impacto de dietas e suplementos contra o colesterol alto hereditário

27/06/26  –   http://blogfolhdosertao.com.br   –    Ascom Univasf

O Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à HU Brasil, participou de um estudo clínico nacional focado em avaliar o impacto de intervenções nutricionais no tratamento de pessoas com Hipercolesterolemia Familiar (HF). A condição é uma doença genética crônica caracterizada por níveis elevados de colesterol LDL, o chamado “colesterol ruim”, o que aumenta o risco de infartos precoces.

O ensaio clínico, chamado de DICA-HF, foi conduzido pelo Instituto de Pesquisa do Hcor (IP-Hcor) em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), mobilizando diversos centros de saúde e universidades em todo o país.

O estudo buscou compreender como diferentes intervenções alimentares podem auxiliar na redução do colesterol LDL, funcionando como um braço complementar às terapias com medicamentos que os voluntários já realizavam.

Durante a pesquisa, os participantes foram acompanhados durante 120 dias (quatro meses), com quatro visitas programadas aproximadamente a cada 40 dias. O acompanhamento ocorreu de forma híbrida, mesclando consultas presenciais e remotas. A investigação avaliou os efeitos de uma versão adaptada da Dieta Cardioprotetora Brasileira (DICA Br), suplementação com fitosteróis e com óleo de krill, além da comparação dessas estratégias com placebo.

Ao longo do projeto, os voluntários receberam orientação nutricional especializada, acompanhamento alimentar contínuo, suplementação nutricional, exames de imagem cardiovascular e testes genéticos para confirmação e caracterização da doença. A Hipercolesterolemia Familiar é considerada uma condição severamente subdiagnosticada no Brasil, o que significa que milhares de pessoas convivem com o risco cardíaco elevado sem saber da própria herança genética.

De acordo com a chefe interina do Setor de Paciente Crítico e pesquisadora principal do estudo no HU-Univasf, Hildene Melo, além da redução do LDL, a pesquisa pretende gerar evidências científicas robustas sobre o papel da alimentação no tratamento da doença, contribuindo para o desenvolvimento de abordagens complementares ao tratamento medicamentoso e para a promoção de hábitos alimentares mais saudáveis.

“O estudo fortalece a produção científica, amplia a experiência das equipes multiprofissionais em pesquisa clínica e promove a qualificação da assistência prestada aos pacientes com doenças cardiovasculares hereditárias. Além disso, possibilita acesso a exames especializados, incluindo testes genéticos, e contribui para o diagnóstico mais preciso da doença”, enfatizou.

A pesquisadora destacou ainda que o projeto promove capacitação de profissionais de saúde, fortalece ações de educação alimentar e nutricional e pode apoiar a incorporação de intervenções efetivas em larga escala na rede pública. “Isso contribui para a prevenção de eventos cardiovasculares e para a melhoria da qualidade de vida da população”, finalizou.

Sobre a HU Brasil

O HU-Univasf faz parte da Rede HU Brasil desde 2015. A estatal foi criada por meio da Lei nº 12.550/2011, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e nasceu tendo como nome oficial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh. Em 2026, em um reposicionamento junto à sociedade, ao mercado e instituições parceiras, passou a ter um novo nome, que carrega sua essência: HU Brasil. A estatal é responsável pela administração de 46 hospitais universitários federais em 25 unidades da federação, apoiando e impulsionando suas atividades de assistência, pesquisa e inovação por meio de uma gestão de excelência.

 

Copa do Mundo: Brasil vai encarar Japão na fase de 16 avos de final, em Houston

26/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –   Por Yuri Teixeira

Asiáticos ficaram no empate com a Suécia e terminaram o Grupo F na segunda posição
Depois de fazer sua parte e terminar a fase de grupos com a primeira colocação do Grupo C, a Seleção Brasileira conheceu, na noite desta quinta-feira (25), o adversário da fase de 16 avos de final. Em meio às possibilidades de encarar Holanda, Japão ou Suécia, a equipe de Carlo Ancelotti vai enfrentar os japoneses na próxima segunda-feira (29), às 14h, em Houston.

Os asiáticos ficaram no empate com a Suécia, em 1×1, e terminaram a primeira fase na segunda posição do Grupo F, com cinco pontos.

Superior aos suecos na maior parte do confronto, o Japão só conseguiu abrir o placar aos dez minutos do segundo tempo. Em linda trama coletiva, Doan recebeu de Ueda e deu bom passe para Maeda, que infiltrou na área e tocou no canto de Zetterström. Até então satisfeita com o empate, a Suécia teve que sair para o jogo e não demorou a igualar o marcador. Aos 16 minutos, Elanga acertou boa finalização de fora da área para acertar o canto direito de Zion Suzuki.

A primeira colocação do Grupo F ficou com a Holanda, que derrotou a Tunísia, por 3×1, e somou sete pontos. A Laranja Mecânica vai encarar Marrocos, também na segunda-feira, às 22h, em Monterrey, no México. A Suécia, por sua vez, também garantiu vaga entre os melhores terceiros colocados, com quatro pontos, mas terá que aguardar a sequência da rodada para conhecer seu oponente.

Brasil x Japão

O confronto pelo mata-mata do Mundial deste ano será o 15º entre Brasil e Japão na história. A supremacia pesa a favor dos pentacampeões mundiais. São 11 vitórias, dois empates e uma derrota. Em Copas, no entanto, as seleções se encontraram apenas uma vez: em 2006, os sul-americanos golearam por 4×1 em duelo válido pela primeira fase.

Leia também
• STF decreta ponto facultativo na segunda para jogo do Brasil na Copa do Mundo
• Copa do Mundo: Costa do Marfim vence Curaçao e avança em segundo aos 16-avos
• Em virada, Equador vence Alemanha e vai aos 16-avos da Copa do Mundo

Autor de ataque a tiros em festa junina em Serra Talhada foi morto em ambulância, sem escolta policial

26/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –    Por Raphael Guerra

Investigação é conduzida pela Polícia Civil, mas Corregedoria da SDS também vai apurar circunstâncias das mortes, ocorridas na quarta-feira (24)

O autor do ataque a tiros numa festa junina em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, foi morto na ambulância a caminho do hospital. Édson Alves da Rocha, de 36 anos, não estava sendo escoltado pela polícia no momento do socorro.

A confusão, que também deixou 15 feridos, ocorreu na Estação do Forró na madrugada da quarta-feira (24). A Polícia Civil e a Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) estão investigando o caso.

Questionado pela coluna Segurança sobre a necessidade de escolta policial do autor do ataque, o secretário estadual Alessandro Carvalho afirmou que a medida não era obrigatória.

“Não teria que ter, poderia ter”, argumentou.

Segundo informações iniciais, a confusão teve início com uma briga, que foi interrompida pela PM. Édson deixou a Estação do Forró e retornou ao local com uma arma de fogo. Ele teria realizado disparos contra duas patrulhas, compostas por cinco policiais militares cada. O efetivo de plantão também reagiu.

Das pessoas feridas, cinco são militares. Não é possível afirmar, ainda, se todos os 15 foram baleados pelo mesmo autor.

Alessandro Carvalho disse que dois militares seguem internados. A autoria da morte de Édson também é apurada. “A informação é de que um ou dois homens teriam seguido a ambulância. Nela, também havia dois policiais feridos”, disse o secretário.

Durante solenidade de conclusão do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, no Recife, a governadora Raquel Lyra também foi questionada pela coluna sobre o caso.

“Lamento profundamente pelo ocorrido. Infelizmente, tem uma atitude isolada de uma pessoa que chegou atirando nos nossos policiais. A investigação está aberta e, graças a Deus, nossos policiais estão sendo cuidados”, afirmou.

FESTA SEM CONTROLE DE ACESSO

Nos bastidores, a decisão da Prefeitura de Serra Talhada de manter a festa junina sem controle de entrada e saída das pessoas foi criticada. Antes das festas, em reuniões, a gestão municipal foi alertada pelas forças de segurança sobre a necessidade de ter controle no acesso para evitar, por exemplo, a entrada de armas de fogo.