Especial de Domingo: Em noite de festa, Banda de Pífano do Riacho do Meio lança seu primeiro disco

28/05/23

blogfolhadosertao.com.br

Por Machado Freire

O anúncio (convite)  escrito pelo pifeiro  Cicõ do Pife  deixou bem claro que os amantes da cultura regional -a partir  do distrito do Riacho do Meio, em São José do Egito (A Terra da Poesia)  que a noite deste sábado (27)  ia entra pra história, com o lançamento do Primeiro Disco  da Banda de Pífamo que ele integra, junto com outras feras  do instrumento tradicionalmente confecionado  com cano de bambu.

Dizia o convite: “É com muita alegria que anunciamos o show de lançamento do nosso primeiro disco! O evento acontecerá no próximo dia 27 de maio, a partir das 20h, na Praça de Riacho do Meio. Esse show está sendo planejado com muito carinho, em forma de agradecimento a todas e todos que contribuíram para a realização desse sonho.   Esperamos vocês por lá!”    E deu tudo certinho, como manda o figurino cultural da região.

História

A Banda de Pífanos de Riacho do Meio teve como formação inicial os pifeiros Pedro Ventura-  primeiro pífano e Biu de Lirinha segundo pífano, Amaro Ventura na Zabumba e Chico Cariri na caixa. Devido a zona rural de São José do Egito ter uma efervescência musical muito grande, outras bandas de pífanos também foram contemporâneas a esta formação, como as bandas das duplas de pifeiros Antônio de Joventino e Nelu, Nêgo e Inácio e os irmãos Zeca e Zé do Pife.

A historia da banda se confunde com a historia de todas as bandas de pífano daquela redondeza, pois, quando por motivo de saúde, mudança ou motivação alheia, algum membro saía da banda, o integrante de outro grupo de pife o substituía com o intuito de manter a tradição. Assim, a banda de pífano de Riacho do Meio em suas mais de três formações é uma banda centenária que merece destaque na historia de São José do Egito e da Região por tão bem conduzir as novenas e festividades dos povoados e por já ser parte da memoria coletiva.

Formação: Zeca (Pífano), Ciço (Pífano), Preto (Caixa) , Dié (Zabumba) e Paulo no (Triângulo) compõem a Banda que conta com vasto repertório de musicas autorais passando por xotes, marchas, polcas e valsas, integrando músicas já conhecidas e composições autorais sempre muito bem executadas e com uma inovação nos arranjos e na forma de tocar.

A banda já se apresentou em vários festivais e cidades da região do Pajeú como a festa de Louro, Festival Zeto, e na primeira Feira da Poesia popular do Pajeú, já se apresentaram no São João de Texeira e Ouro Velho-PB já se apresentaram na capital pernambucana no festival do sertão ao cais e no festival Zeto edição Recife no poço da panela. Já se apresentaram no NE TV e na TV Asa Branca.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Um comentário sobre “Especial de Domingo: Em noite de festa, Banda de Pífano do Riacho do Meio lança seu primeiro disco”

  1. Cicero Sebastião da Silva Santos29 de maio de 2023 às 10:24Responder

    Muito bom meu querido amigo Machado Freire

Deixe um comentário