Datafolha: em cenário de 1º turno, Lula tem 41%, Flávio, 31%, Caiado, 3% e Renan Santos, 3%

22/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  –   Estadão Conteúdo

Atual presidente também vence adversários nos cenários de segundo turno testados
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem dez pontos de vantagem em relação ao senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) nas intenções de voto no 1º turno para a Presidência da República. É o que aponta a pesquisa Datafolha divulgada neste sábado (20).

Na simulação de 1º turno, o petista registrou 41% ante 31% do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). No último levantamento, divulgado em 22 de maio, Lula tinha nove pontos percentuais de vantagem em relação a Flávio: 40% a 31%.

O ex-governador de Goiás Ronaldo Caiado (PSD) e o empresário Renan Santos (Missão) possuem 3% das intenções de voto cada.

Já o deputado federal Aécio Neves (PSDB), o escritor Augusto Cury (Avante), o ex-governador de Minas Gerais Romeu Zema (Novo) e a ativista Samara Martins (UP) possuem 2% cada.

O ex-deputado federal Cabo Daciolo (Mobiliza), o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa (DC) e o jornalista Rui Costa Pimenta (PCO) possuem 1% das intenções de voto cada.

Brancos, nulos ou nenhum somam 7%. Eleitores que não sabem em quem votar são 4%.

Comparada com a pesquisa anterior do Datafolha, Lula variou positivamente 1 p.p, enquanto Flávio não teve o percentual alterado. Caiado, Zema e Samara oscilaram negativamente 1 p.p.

2º turno
Lula e Flávio seguem tecnicamente empatados, no limite da margem de erro, em um eventual 2º turno da eleição presidencial. O petista, no entanto, está numericamente à frente.

De acordo com o levantamento, Lula registra 47% das intenções de voto, enquanto Flávio alcança 43%. Os percentuais são os mesmos da última pesquisa do instituto, divulgada em 22 de maio. Eleitores que pretendem votar em branco, nulo ou não escolher nenhum dos candidatos somam 8%. Já os eleitores que afirmaram não saber em quem votar são 1%.

Já no cenário em que o candidato da oposição é Ronaldo Caiado (PSD), Lula chega a 47% das intenções de voto e o ex-governador de Goiás, 41%. Brancos, nulos ou nenhum dos candidatos somam 10% Eleitores indecisos somam 2%.

O presidente também venceria o ex-governador Romeu Zema (Novo) por 48% a 39%. Brancos, nulos ou nenhum dos candidatos somam 11%, enquanto os que não sabem são 2%.

O Datafolha ouviu 2.004 entrevistados, com 16 anos ou mais, em 139 cidades, de 17 a 18 de junho. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-09956/2026.

João Campos prestigia o Arraial de São João do Barro Vermelho, em Serra Talhada

 

O pré-candidato a governador João Campos (PSB) voltou ao Sertão do Pajeú, na noite de ontem (20), para prestigiar o Arraial do Distrito São João do Barro Vermelho, em Serra Talhada.

Acompanhado da prefeita Márcia Conrado (PT) e de outras lideranças, ele percorreu as ruas da localidade, acompanhou uma apresentação de quadrilhas juninas e destacou a agenda como um símbolo da presença que pretende ter, como governador, nos lugares distantes das sedes dos municípios.

“São João do Barro Vermelho respira cultura e é reconhecido por fazer uma das festas juninas mais tradicionais em áreas rurais no nosso estado. O povo daqui é muito acolhedor, amoroso, mas também vivencia muitos desafios pela distância da sede de Serra Talhada, pelo acesso em estrada de barro. Estar aqui é um símbolo do nosso compromisso em fazer um governo que vai trabalhar para todo mundo, mas que vai se preocupar ainda mais com o pequeno, em chegar junto, em dar apoio aos municípios e se fazer presente não só nos grandes centros, mas também nos lugares mais afastados”, disse.

A agenda foi acompanhada pelo pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), pelo deputado federal Pedro Campos (PSB), pelo pré-candidato a deputado estadual Breno Araújo (PT), pelo pré-candidato a deputado federal Charlles de Tiringa (PSB), pelo prefeito de São José do Belmonte, Vinicius Marques (PSB), e outras lideranças.

São João de Salgueiro chega ao fim com brega recifense e muito forró no Parque de Exposições

22/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Ascom PMS

Foto CCOM

Depois de cinco noites muita animadas no Parque de Exposições Gumercino Filgueira Sampaio, o São João de Salgueiro chegou ao fim neste sábado, 20, com brega recifense e muito forró no espaço que não recebia as festas juninas há 26 anos. Prestigiado por um público considerável, o encerramento consolidou Salgueiro como maior polo junino do Sertão Central pernambucano.

A última noite da festividade foi aberta por Jameckson, levando ao palco um repertório atualizado de forró, com muita qualidade musical. Na sequência o evento foi contagiado pela alegria, descontração e espontaneidade da cantora Flay, que desceu do palco para interagir com o público, assim como fez Fabinho Testado na noite anterior.

Já entrando na madrugada deste domingo, 21, as duas últimas atrações do encerramento foram a cantora Andrielly Souza, abrilhantando a festa com o brega recifense, e Forró do Muído, famosa banda de forró eletrônico com seu característico estilo de xote.

O São João de Salgueiro termina com um balanço positivo de um modo geral. Milhares de pessoas passaram pelo Parque de Exposições nas cinco noites de festas, consumindo nas barracas instaladas nas áreas internas e externas do local e movimentando a economia da cidade.

Realizada pela prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o evento contou com apoio do Governo de Pernambuco, através da Fundarpe e Empetur, e patrocínio do Governo do Brasil, por intermédio do Ministério da Cultura. As secretarias municipais de Serviços Públicos e de Cultura e Esportes também contribuíram, revitalizando e ornamentando o parque.

Humberto Costa manifesta “absoluta confiança” em Jaques Wagner e nega impacto na reeleição de Lula

Senador minimiza investigação do caso Banco Master contra líder do governo e ressalta autonomia da PF
O senador Humberto Costa (PT) manifestou, na manhã deste sábado, “absoluta confiança” na inocência do senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo no Senado e alvo recente da Operação Compliance Zero, deflagrada pela Polícia Federal.

A investigação apura se o parlamentar baiano cometeu crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro ao atuar politicamente no Congresso Nacional em benefício de pautas de interesse do Banco Master.

Os investigadores suspeitam que Jacques Wagner tenha pedido ao ex-sócio do Master Augusto Lima um apartamente de luxo, avaliado em R$ 2,5 milhões, em Salvador. Em contrapartida, defenderia o banco na Casa Alta.

Em entrevista à Rádio Mais FM, em Ouricuri, no Sertão do Araripe, Humberto Costa rechaçou a possibilidade de o escândalo desgastar a imagem do governo ou prejudicar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Humberto assegurou possuir plena convicção de que o correligionário prestará todos os esclarecimentos.

“Temos absoluta confiança em Jacques Wagner e temos certeza de que ele vai esclarecer todas as acusações feitas a ele. Acredito que ele vai provar integralmente sua inocência”, declarou o senador pernambucano.

A investigação aponta ainda que parentes do senador baiano teriam sido beneficiados. Há indícios de repasses milionários a uma empresa de fachada registrada em nome de sua nora. Jacques Wagner nega tudo.

Na entrevista, Humberto Costa minimizou o impacto eleitoral do episódio, definindo o suposto envolvimento do líder governista como fato isolado, sem ramificação ou ligação direta com o Palácio do Planalto ou com o presidente Lula.

O senador pernambucano sustentou, ainda, que o andamento da apuração policial constitui uma evidência clara da postura republicana adotada pela atual gestão federal. Na ótica do parlamentar, os mandados judiciais cumprem o papel de demonstrar a total autonomia da Polícia Federal.

Humberto garantiu a aplicação rígida das leis brasileiras, lembrando o amplo direito de defesa assegurado ao correligionário, e enfatizou a necessidade de se investigar qualquer cidadão sem distinções ou privilégios políticos.

“Essa investigação sobre Jaques Wagner é mais uma demonstração de que no governo Lula ninguém é protegido de ser investigado pela Polícia Federal. Eu acho que ele não tem culpa no cartório, mas se tiver, ele vai poder se defender. E se tiver culpa, com certeza, haverá a punição”, apostou.

Leia Também
• Humberto Costa entra pela 16ª vez na lista dos parlamentares mais influentes do Congresso
• Humberto Costa reúne artistas e agentes culturais para debater políticas públicas para o setor
• Humberto tem novo encontro com Lula para tratar de prioridades no Congresso e de Pernambuco

Brasil x Escócia: o que a Seleção Brasileira precisa para se classificar? Entenda projeção da Copa do Mundo

21/06/26   – http://blogfolhadosertao.com.br –   Por Thiago Seabra

 

Seleção lidera o Grupo C após vencer o Haiti e chega à rodada final com 99,8% de chance de avançar, segundo a Opta; confira as projeçõesrick, atacante da seleção brasileira – Rafael Ribeiro / CBF

Endrick é o jogador mais buscado no Google e mais comentado nas redes sociais | Marketing | Valor Econômico

Seleção Brasileira entra na última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo de 2026 em situação confortável. Após empatar com Marrocos na estreia e vencer o Haiti por 3 a 0, o Brasil lidera o Grupo C e depende apenas de seu próprio resultado para confirmar a classificação à próxima fase.

O duelo contra a Escócia acontece na próxima quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), no Hard Rock Stadium, em Miami.

De acordo com projeções da Opta Analyst, o Brasil possui 99,8% de probabilidade de avançar para a próxima fase.

Como está a classificação do Grupo C?
  1. Brasil – 4 pontos (saldo +3)
  2. Marrocos – 4 pontos (saldo +1)
  3. Escócia – 3 pontos
  4. Haiti – 0 ponto (eliminado)

A Seleção marcou quatro gols e sofreu apenas um até o momento. Já o Marrocos tem dois gols marcados e um sofrido.

O que o Brasil precisa para se classificar?

O cenário mais simples é a vitória. Caso derrote a Escócia, a Seleção garante vaga na fase de 16 avos sem depender de qualquer outro resultado.

Além da classificação, o Brasil seguirá com grandes chances de terminar a fase de grupos na liderança da chave.

Se vencer a Escócia

O Brasil confirma a classificação e alcança sete pontos. Para perder a primeira colocação, precisaria ser ultrapassado pelo Marrocos nos critérios de desempate.

Se empatar com a Escócia

O empate também garante a classificação brasileira para o mata-mata.

Nesse cenário, a Seleção chegaria aos cinco pontos e só deixaria a liderança caso o Marrocos vença o Haiti.

Se perder para a Escócia

Uma derrota é o único resultado que pode complicar a situação brasileira.

Com quatro pontos, o Brasil ainda teria chances muito altas de avançar, mas poderia terminar a rodada na terceira colocação caso o Marrocos pontue diante do Haiti.

Nessa hipótese, a vaga dependeria da comparação com os terceiros colocados dos demais grupos.

Por que a liderança do grupo é importante?

Terminar em primeiro lugar no Grupo C representa mais do que uma vantagem esportiva.

Segundo a programação da competição, o líder da chave permanece treinando e atuando nos Estados Unidos, evitando deslocamentos mais longos durante a fase eliminatória.

Já o segundo colocado precisará viajar para Monterrey, no México, para disputar a próxima fase.

Além disso, o primeiro colocado do Grupo C enfrentará o segundo colocado do Grupo F, que reúne seleções como Holanda, Japão, Suécia e Tunísia.

Brasil chega embalado após vitória sobre o Haiti

A equipe comandada por Carlo Ancelotti conquistou sua primeira vitória no torneio ao superar o Haiti por 3 a 0 na segunda rodada.

O resultado colocou a Seleção na liderança do grupo e praticamente encaminhou a classificação para o mata-mata.

Do outro lado, a Escócia estreou vencendo o Haiti por 1 a 0, mas foi derrotada pelo Marrocos pelo mesmo placar na rodada seguinte.

Por isso, os escoceses entram em campo precisando de um resultado positivo para manter vivas as chances de avançar.
Neymar pode voltar contra a Escócia

Uma das expectativas para a partida é o possível retorno de Neymar.

O camisa 10 ficou fora dos dois primeiros compromissos da Copa do Mundo enquanto realizava trabalhos para recuperar a melhor condição física.

A comissão técnica indicou que o atacante pode estar disponível para o confronto decisivo em Miami.

Por outro lado, Raphinha virou preocupação após sentir dores na coxa durante a vitória sobre o Haiti e segue em tratamento.

Ficha do jogo
  • Partida: Escócia x Brasil
  • Competição: Copa do Mundo 2026 – Grupo C
  • Data: 24 de junho de 2026 (quarta-feira)
  • Horário: 19h (de Brasília)
  • Local: Hard Rock Stadium, Miami (EUA)

PRF apreende 623 m³ de madeira irregular e resgata aves silvestres no Sertão de Pernambuco

21/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Ascom PRF

PRF apreende 623 m³ de madeira irregular e resgata aves silvestres no Sertão de Pernambuco

Fiscalizações realizadas em Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada identificaram 20 ocorrências ambientais entre os dias 8 e 19 de junho

Uma operação da Polícia Rodoviária Federal apreendeu 623 m³ de madeira transportada de forma irregular e resgatou 26 aves silvestres em rodovias federais de Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco. As ações ocorreram entre os dias 8 e 19 de junho e resultaram no registro de 20 ocorrências ambientais.

As fiscalizações fizeram parte do Nivelamento em Identificação Macroscópica de Espécies de Madeira, iniciativa voltada ao aperfeiçoamento das técnicas utilizadas no reconhecimento de produtos florestais. O trabalho busca ampliar a capacidade dos agentes no combate aos crimes ambientais e no enfrentamento ao transporte ilegal de madeira.

Durante a etapa operacional, as equipes localizaram cargas que haviam saído principalmente do Pará com destino a municípios do Nordeste e de outras regiões do país. Entre os problemas encontrados estavam divergências na rota e na espécie declarada, inconsistências no volume informado e ausência da documentação exigida.

Os responsáveis pelas cargas receberam Termos Circunstanciados de Ocorrência pelos crimes ambientais identificados. A madeira foi encaminhada para pátios e permanecerá à disposição do Ibama.

Após a avaliação do órgão ambiental, o material apreendido poderá ser destinado a instituições sociais, unidades de ensino e pesquisa ou outros órgãos públicos.

A capacitação reuniu policiais rodoviários federais do Nordeste, Mato Grosso do Sul e Roraima. Também participaram integrantes do Ibama, do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso e do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

O nivelamento integra o Plano AMAS, estratégia direcionada ao combate de crimes ambientais na Amazônia Legal. A atuação prevê o reforço da fiscalização em rodovias próximas às áreas monitoradas, além de incursões planejadas em unidades de proteção ambiental e terras indígenas.

As operações podem contar com viaturas, aeronaves, ações de inteligência e trabalho conjunto com diferentes instituições responsáveis pela proteção ambiental, segurança pública e fiscalização de transportes.

Durante a capacitação, foram entregues kits de identificação de madeira para auxiliar as equipes nas abordagens realizadas nas rodovias. O trabalho desenvolvido pela PRF na fiscalização ambiental também foi incluído em relatório anual do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime.

Lula mantém 47% contra 43% de Flávio Bolsonaro, segundo Datafolha deste sábado (20)

21/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br   –   Diario de Pernambuco

O levantamento do Datafolha se baseou em 2.004 entrevistas de pessoas a partir de 16 anos, realizadas entre a quarta-feira (17) e a sexta-feira (19)

Lula e Flávio Bolsonaro/Marcelo Camargo/Agência Brasil e Evaristo Sá/AFP

Lula e Flávio Bolsonaro (Marcelo Camargo/Agência Brasil e Evaristo Sá/AFP)

O Instituto Datafolha divulgou, neste sábado (20), uma nova rodada da pesquisa eleitoral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantendo o percentual de 47% das intenções de voto em um eventual segundo turno contra Flávio Bolsonaro (PL), que seguiu também com 43%.

O levantamento do Datafolha se baseou em 2.004 entrevistas de pessoas a partir de 16 anos, realizadas entre a quarta-feira (17) e a sexta-feira (19). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Em maio

Na pesquisa anterior, no mês de maio, Lula estava na liderança das intenções de voto, no primeiro turno, com 40%, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) vinha na segunda colocação com 31%.

Para o segundo turno, Lula tinha 47% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro, 43%.

Náutico leva três gols em 17 minutos, reage, mas perde do Vila Nova pela Série B

21/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –   Por Marcos Leandro

Foi o quarto jogo sem vitória do Náutico, que nesse recorte perdeu também do Sport e do Fortaleza e empatou com o Novorizontino

Náutico perdeu para o Vila Nova /Mateus Dutra/ CNC

Náutico perdeu para o Vila Nova (Mateus Dutra/ CNC)

Se alguém ainda tinha dúvida da fragilidade defensiva do Náutico, teve mais uma prova. O Timbu levou três gols do Vila Nova em 17 minutos, reagiu, mas acabou derrotado por 4 a 3 na noite deste sábado (20), no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), pela 14ª rodada da Série B.

Foi o quarto jogo sem vitória do alvirrubro, que nesse recorte perdeu também do Sport e do Fortaleza e empatou com o Novorizontino.

Com essa queda de rendimento, o Náutico caiu para a sétima colocação, com 20 pontos. Já o Vila assumiu a liderança, com 28 pontos. O Timbu volta a campo no domingo (28), no estádio Esportes da Sorte Aflitos, contra o Goiás.

O JOGO

Com muitos desfalques no ataque, Hélio e Guilherme dos Anjos optaram por mudar o esquema, com a entrada de mais um volante, Luiz Felipe, ao lado de Leonai e Wenderson. A ideia era reforçar a marcação, mas ficou só na intenção. Com menos de 20 minutos de jogo, o Vila Nova fez três gols.

O pesadelo começou aos três minutos. Janderson levou a melhor no duelo contra Reginaldo e bateu firme: 1 a 0. Enquanto o Náutico ainda tentava assimilar o golpe, veio o segundo gol dos goianos. Ryan tocou para André Luís e daí para a rede. E tinha mais. Aos 17, André Luís achou Janderson livre para fazer o terceiro do Vila.

Sem paciência com os erros da defesa, a comissão técnica alvirrubra fez duas mudanças. Após festival de falhas, o zagueiro Mateus Silva deixou o gramado, assim como o volante Leonai. Matheus Ribeiro foi para a lateral esquerda e Igor Fernandes para a zaga. E o garoto Luiz Cláudio reforçou o ataque.

O Náutico até criou boas chances e diminuiu a vergonha aos 35. O lateral Nathan Camargo cortou errado e Dodô empurrou para o fundo da rede. Mas a reação parou por aí. Aos 41, Janderson chutou no travessão e, no rebote, Ryan transformou o placar em goleada: 4 a 1.

SEGUNDO TEMPO

Os técnicos do Náutico fizeram mais uma mudança para a etapa complementar. Arnaldo entrou no lugar de Reginaldo. O jogo teve um ritmo menos intenso no segundo tempo. Bom para o Náutico, que diminuiu o prejuízo aos 19, em belo gol de Vinícius: 4 a 2.

O Vila Nova passou a administrar o placar e o Timbu cresceu. Por pouco Dodô não fez mais um, mas o meia cabeceou errado. Aos 45, o garoto Luiz Claúdio devolveu a esperança ao marcar de cabeça. O Náutico pressionou nos acréscimos, mas não conseguiu empatar.

FICHA DO JOGO – VILA NOVA 4X3 NÁUTICO

Vila Nova: Helton Leite; Nathan Camargo, Tiago Pagnussat, Caio Marcelo e Higor; Willian Maranhão, João Vieira e Dodô (Dudu); Ryan (Hayner), Janderson e André Luís (Dellatorre). Técnico: Guto Ferreira.

Náutico: Muriel; Reginaldo (Arnaldo) (Leo Jance), Mateus Silva (Matheus Ribeiro), Betão e Igor Fernandes; Leonai (Luiz Cláudio), Luiz Felipe, Wenderson e Dodô; Victor Andrade (Felipe Cardoso) e Vinícius. Técnicos: Hélio e Guilherme dos Anjos

Local: Onésio Brasileiro Alvarenga, Goiânia (GO).
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Michael Stanislau e Lucio Beiersdorf (RS)
VAR: Vinicius Gomes do AmaralMG
Gols: Janderson (3’1º) e (18’/1º), André Luís (5’/1º), Dodô (35’/1º) e Ryan (41’/1º); Vinícius (19’/2º) e Luiz Cláudio (45’/2º)
Cartões Amarelos: Tiago Pagnussat (VIL); Matheus Silva (NAU).

Em Ouricuri: Governo do Estado entrega 40 camas elétricas para reforçar assistência do Hospital Regional Fernando Bezerra

20/06/26   – http://blogfolhadosertao.com.br  –  Imprensa PE

O Hospital Regional Fernando Bezerra (HRFB), em Ouricuri, no Sertão do Araripe, recebeu do Governo de Pernambuco, nesta quarta-feira (17), um reforço importante para a estrutura da unidade: 40 camas elétricas que serão destinadas à Clínica Cirúrgica e à Sala Laranja, setor voltado ao atendimento de pacientes que necessitam de cuidados intermediários.

Os novos equipamentos oferecem mais segurança, conforto e praticidade tanto para os pacientes quanto para as equipes assistenciais. As camas elétricas permitem ajustes de posição por meio de comandos eletrônicos, facilitando os cuidados de enfermagem, os procedimentos médicos e contribuindo para uma recuperação mais confortável dos pacientes.

 

A iniciativa faz parte dos investimentos do Governo de Pernambuco na qualificação da rede estadual de saúde, garantindo melhores condições de atendimento nas unidades hospitalares.

 

Para a diretora-geral do Hospital Regional Fernando Bezerra, Iza Conserva, a chegada dos novos equipamentos representa um avanço importante para a assistência prestada pela unidade.

“Essas camas elétricas chegam para fortalecer ainda mais a nossa estrutura e oferecer mais conforto e segurança aos pacientes que atendemos diariamente. Também proporcionam melhores condições de trabalho para nossas equipes, refletindo diretamente na qualidade da assistência. Agradecemos ao Governo de Pernambuco e à Secretaria Estadual de Saúde por esse investimento, que beneficia toda a população da nossa região.”

Em  Goiana:  Prefeitura  avança na implantação dos bairros oficiais e aguarda ativação dos novos CEPs pelos Correios

21/06/26   –  http://blogfolhdosertao.com.br  –  Asscom PMG

A Prefeitura de Goiana segue avançando no processo de organização territorial do município iniciado com a sanção da Lei Complementar nº 032/2026, que criou, delimitou e denominou oficialmente os bairros da sede municipal. Desde a aprovação da legislação, equipes da gestão municipal e dos Correios vêm trabalhando de forma integrada para garantir a atualização dos endereços e a implantação dos novos CEPs.

Com a legislação, passaram a ter reconhecimento oficial os bairros Centro, Impoeira, Curtume, Bom Tempo, Bom Jesus, Cidade Nova, Barro Vermelho, Subestação, Sítio dos Bragas, Portelinha, Nova Goiana, Mutirão, Paraíso, Vila Castelo Branco, Flexeiras, Bela Vista, Boa Vista, Tanquinho, Northville, Núcleo Industrial, Matadouro, Vista Plena, Novo Horizonte, Distrito Industrial e Portal Goiana. A definição dos limites territoriais de cada localidade permitiu a construção de uma base mais organizada para o planejamento urbano e para a atualização dos endereços no município.

Com a criação dos 25 bairros da Macrozona Urbana (MZ1), a Prefeitura iniciou um amplo levantamento das ruas da cidade, reunindo a legislação vigente, que denomina os logradouros, identificando nomes oficialmente reconhecidos e aqueles pelos quais as vias são conhecidas pela população. O trabalho também envolveu o mapeamento detalhado das vias para subsidiar a atualização cadastral realizada pelos Correios.

De acordo com os Correios, todas as solicitações de correção e inclusão de informações encaminhadas pela Prefeitura já foram processadas. Neste momento, o órgão conclui as etapas de revisão e atualização do sistema, que possui um prazo próprio para processamento dos dados. A previsão é que a relação completa dos novos CEPs esteja disponível até o final deste mês, quando os códigos passarão a constar oficialmente na base nacional.

A secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Adriana Mola, destacou que o trabalho vem sendo desenvolvido de forma contínua desde a criação dos bairros e representa um importante avanço para a organização urbana do município.

“Esse é um processo técnico que exige muitas etapas. Após a criação dos bairros, realizamos o levantamento das ruas, analisamos as leis municipais que denominam os logradouros, identificamos situações que precisavam de correção e encaminhamos todas as informações aos Correios. Agora estamos na fase final de revisão dos dados para que os CEPs sejam disponibilizados oficialmente à população”, explicou.

A definição dos bairros e a atualização dos CEPs contribuem para a padronização dos endereços, facilitam a localização de imóveis, fortalecem os serviços de logística e auxiliam o planejamento das políticas públicas. A medida também permite a produção de indicadores mais precisos, apoiando investimentos em infraestrutura e a ampliação dos serviços oferecidos à população.

Paralelamente, a Prefeitura e os Correios continuam realizando ajustes para a plena implementação da legislação. As próximas etapas incluem a identificação de logradouros ainda sem denominação oficial e a confirmação dos nomes utilizados pela população, de forma a compatibilizar as informações cadastrais com a legislação municipal vigente. Nos casos em que forem necessárias novas denominações ou adequações, serão observados os procedimentos e o trâmite legislativo inerentes ao processo. Também estão previstos estudos para a criação e organização dos bairros dos distritos, seguindo a mesma metodologia adotada na sede do município.

Os cidadãos já podem consultar o bairro correspondente ao seu endereço por meio da plataforma de Busca CEP dos Correios. Com a conclusão da atualização cadastral, a expectativa é que os novos CEPs reforcem ainda mais a organização territorial de Goiana e contribuam para uma gestão pública cada vez mais eficiente e próxima da realidade de cada comunidade.