Copa do Mundo: Brasil vai encarar Japão na fase de 16 avos de final, em Houston

26/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –   Por Yuri Teixeira

Asiáticos ficaram no empate com a Suécia e terminaram o Grupo F na segunda posição
Depois de fazer sua parte e terminar a fase de grupos com a primeira colocação do Grupo C, a Seleção Brasileira conheceu, na noite desta quinta-feira (25), o adversário da fase de 16 avos de final. Em meio às possibilidades de encarar Holanda, Japão ou Suécia, a equipe de Carlo Ancelotti vai enfrentar os japoneses na próxima segunda-feira (29), às 14h, em Houston.

Os asiáticos ficaram no empate com a Suécia, em 1×1, e terminaram a primeira fase na segunda posição do Grupo F, com cinco pontos.

Superior aos suecos na maior parte do confronto, o Japão só conseguiu abrir o placar aos dez minutos do segundo tempo. Em linda trama coletiva, Doan recebeu de Ueda e deu bom passe para Maeda, que infiltrou na área e tocou no canto de Zetterström. Até então satisfeita com o empate, a Suécia teve que sair para o jogo e não demorou a igualar o marcador. Aos 16 minutos, Elanga acertou boa finalização de fora da área para acertar o canto direito de Zion Suzuki.

A primeira colocação do Grupo F ficou com a Holanda, que derrotou a Tunísia, por 3×1, e somou sete pontos. A Laranja Mecânica vai encarar Marrocos, também na segunda-feira, às 22h, em Monterrey, no México. A Suécia, por sua vez, também garantiu vaga entre os melhores terceiros colocados, com quatro pontos, mas terá que aguardar a sequência da rodada para conhecer seu oponente.

Brasil x Japão

O confronto pelo mata-mata do Mundial deste ano será o 15º entre Brasil e Japão na história. A supremacia pesa a favor dos pentacampeões mundiais. São 11 vitórias, dois empates e uma derrota. Em Copas, no entanto, as seleções se encontraram apenas uma vez: em 2006, os sul-americanos golearam por 4×1 em duelo válido pela primeira fase.

Leia também
• STF decreta ponto facultativo na segunda para jogo do Brasil na Copa do Mundo
• Copa do Mundo: Costa do Marfim vence Curaçao e avança em segundo aos 16-avos
• Em virada, Equador vence Alemanha e vai aos 16-avos da Copa do Mundo

Autor de ataque a tiros em festa junina em Serra Talhada foi morto em ambulância, sem escolta policial

26/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –    Por Raphael Guerra

Investigação é conduzida pela Polícia Civil, mas Corregedoria da SDS também vai apurar circunstâncias das mortes, ocorridas na quarta-feira (24)

O autor do ataque a tiros numa festa junina em Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, foi morto na ambulância a caminho do hospital. Édson Alves da Rocha, de 36 anos, não estava sendo escoltado pela polícia no momento do socorro.

A confusão, que também deixou 15 feridos, ocorreu na Estação do Forró na madrugada da quarta-feira (24). A Polícia Civil e a Corregedoria da Secretaria de Defesa Social (SDS) estão investigando o caso.

Questionado pela coluna Segurança sobre a necessidade de escolta policial do autor do ataque, o secretário estadual Alessandro Carvalho afirmou que a medida não era obrigatória.

“Não teria que ter, poderia ter”, argumentou.

Segundo informações iniciais, a confusão teve início com uma briga, que foi interrompida pela PM. Édson deixou a Estação do Forró e retornou ao local com uma arma de fogo. Ele teria realizado disparos contra duas patrulhas, compostas por cinco policiais militares cada. O efetivo de plantão também reagiu.

Das pessoas feridas, cinco são militares. Não é possível afirmar, ainda, se todos os 15 foram baleados pelo mesmo autor.

Alessandro Carvalho disse que dois militares seguem internados. A autoria da morte de Édson também é apurada. “A informação é de que um ou dois homens teriam seguido a ambulância. Nela, também havia dois policiais feridos”, disse o secretário.

Durante solenidade de conclusão do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco, no Recife, a governadora Raquel Lyra também foi questionada pela coluna sobre o caso.

“Lamento profundamente pelo ocorrido. Infelizmente, tem uma atitude isolada de uma pessoa que chegou atirando nos nossos policiais. A investigação está aberta e, graças a Deus, nossos policiais estão sendo cuidados”, afirmou.

FESTA SEM CONTROLE DE ACESSO

Nos bastidores, a decisão da Prefeitura de Serra Talhada de manter a festa junina sem controle de entrada e saída das pessoas foi criticada. Antes das festas, em reuniões, a gestão municipal foi alertada pelas forças de segurança sobre a necessidade de ter controle no acesso para evitar, por exemplo, a entrada de armas de fogo.

Raquel Lyra reforça linha de coerência e mantém distância de Caiado

26/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  –     Por Betânia Santana

Governadora passa São João em família e não recebe o correligionário e candidato a presidente
A decisão da governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), de não receber o correligionário e presidenciável Ronaldo Caiado (PSD) em Pernambuco não configura desfeita. Sinaliza método.

Para a governadora, a véspera e o dia de São João são sagrados, exclusivamente à família. O recolhimento junino também reforça coerência.

Mesmo sob o aval do cacique nacional da sigla, Gilberto Kassab, para escolher seu presidenciável, Raquel Lyra preserva o mistério. Repete o roteiro de 2022: foco absoluto na gestão estadual, voto secreto para o Planalto e pressa nenhuma.

Subir no palanque de Caiado agora arruinaria a discrição. O calendário joga a seu favor, com o prazo para as definições de chapas até 4 de agosto, nas convenções. Mais importante: o drible no ex-governador goiano blinda Raquel Lyra.

Duas semanas após o presidente Lula gravar vídeo reforçando apoio ao seu principal oponente, João Campos (PSB), festejar Caiado entregaria de bandeja à oposição o selo de rompimento com o petismo. A governadora se recusa a assinar o roteiro dos adversários.

Caiado entendeu o compasso de Raquel Lyra. Rasgou elogios à gestora e criou um palanque no estado, apostando em prefeitos e  pré-candidatos a deputados federais e estaduais.

Ciente de ser desconhecido por metade do eleitorado brasileiro, tenta romper a polarização nacional entre Lula e Flávio Bolsonaro. Ontem, deu entrevistas, conversou com empresários e prestigiou a Capital do Forró, onde foi recepcionado pelo prefeito Rodrigo Pinheiro (PSD).

Agendas misturadas
Os festejos juninos ainda não terminaram para a governadora Raquel Lyra. Hoje estará em Surubim; amanhã, em Carpina, e no sábado, em Arcoverde. Em todos os dias, haverá também agendas administrativas. Nesta quinta, no Recife, comandou  a formação de novos bombeiros e policiais civis e entrega viaturas à Polícia Civil.

Rumo à Mata Norte
Pré-candidato ao governo de Pernambuco, João Campos (PSB) circula hoje pela Zona da Mata Norte. Dá entrevista em Nazaré da Mata e segue para Timbaúba. Visita a Carreta Agora tem Especialistas e,  com o prefeito Marinaldo Rosendo, participa da assinatura da ordem de serviço para construção de uma pista de cooper no município.

Definições
A executiva do PL no estado se reúne hoje para decidir se terá candidatos ao governo e ao Senado. Sem citar nomes, o presidente estadual, Anderson Ferreira, diz que “subestimaram o partido lá atrás e bastou um movimento para entrarem em modo desespero”.

No papo
Na rota que tem desenhado pelo estado, o pré-candidato ao Senado e deputado federal Eduardo da Fonte (PP) chega amanhã a Palmares, Mata Sul. Com o projeto “Papo que Transforma”, reúne líderes para discutir o fortalecimento da região. Às 15h, no Hotel Una.

Mendonça nega prisão domiciliar a Vorcaro e ordena transferência para Papudinha

26/06/26  -http://blogfolhadosertao.com.br –  Iago Mac Cord – Correio Braziliense

Ministro do STF determinou que o dono do Banco Master seja levado ao 19° BPM em 24 horas. Decisão impõe absoluta incomunicabilidade com outros investigados da operação

Vorcaro foi preso na quarta-feira (4/3) e transferido para a penitenciária federal na capital
/Reprodução/Redes Sociais

Vorcaro foi preso na quarta-feira (4/3) e transferido para a penitenciária federal na capital (Reprodução/Redes Sociais)

O ministro do Supremo Tribunal Federal(STF) André Mendonça indeferiu, nesta quinta-feira (25), o pedido de conversão da prisão preventiva em domiciliar feito pelo investigado Daniel Vorcaro — dono do Banco Master. A decisão determina que Vorcaro seja transferido no prazo de 24 horas da Superintendência da Polícia Federal no Distrito Federal para o 19° Batalhão da Polícia Militar, conhecido como Papudinha.

O magistrado fundamentou a manutenção da segregação cautelar na necessidade de mitigar riscos de interferência na colheita de provas e na continuidade de estratégias de ocultação e blindagem patrimonial.

Já Vorcaro havia justificado seu pedido na alegação de que estaria reformulando sua proposta de colaboração premiada e que a custódia domiciliar (em São Paulo ou Brasília) seria necessária para garantir sua segurança e a de sua família.

As autoridades rebateram os argumentos apresentados. A Polícia Federal (PF) informou que as negociações para o acordo de colaboração premiada foram oficialmente encerradas no dia 10 de junho.

No âmbito investigativo, a corporação aponta que o pai de Daniel, Henrique Moura Vorcaro, continua gerindo os interesses patrimoniais do grupo econômico sob apuração, com elementos recentes indicando movimentações financeiras compatíveis com estratégias de blindagem ou deslocamento de patrimônio.

Alinhada a esse entendimento, a Procuradoria-Geral da República (PGR) ressaltou que a prisão já havia sido referendada pela Segunda Turma do STF e que, até o momento, não surgiram fatos novos que justificassem a soltura.

Detalhes operacionais

A decisão buscou estabelecer um equilíbrio entre a segurança do preso e a eficiência da investigação. A PF havia alegado dificuldades operacionais para manter o custodiado em suas dependências por tempo prolongado, enquanto a alocação em uma cela comum foi descartada devido ao risco concreto à integridade física de Vorcaro, dada a natureza do caso e a forte exposição midiática.

Como existem outros investigados da Operação Compliance Zero detidos na mesma unidade prisional, o ministro determinou a absoluta incomunicabilidade entre eles para preservar a higidez das investigações. Diante disso, a direção da Papudinha deverá informar imediatamente ao juízo qualquer episódio de ameaça, coação ou tentativa de interferência entre os presos vinculados à referida operação.

 

Teresa diz que vídeo de Lula em apoio a João Campos causou reboliço

26/06/26  – http://blogfolhadosertao.com.br    —  Asscom Assessoria

“ O presidente Lula disse que ele e o PT estão com João Campos e nunca vi um vídeo de 30 segundos causar tanto rebuliço na política de Pernambuco.”
Teresa diz que vídeo de Lula em apoio a João Campos causou reboliço
Foto: Divulgação

A senadora Teresa Leitão (PT) criticou, nesta quinta-feira (25), a tentativa de aliados da governadora Raquel Lyra (PSD) de minimizar a declaração de apoio de Lula (PT) ao pré-candidato a governador João Campos (PSB). Segundo a petista, o vídeo gravado pelo presidente na semana passada causou um “rebuliço” na política local e levou o palanque adversário a fazer malabarismos textuais para tentar reduzir o impacto da aliança entre o PT e o PSB nas eleições deste ano em Pernambuco.

“O presidente Lula disse que ele e o PT estão com João Campos e nunca vi um vídeo de 30 segundos causar tanto rebuliço na política de Pernambuco. Teve comentarista de vídeo. Teve interpretação de texto. ‘Lula não disse isso, Lula disse aquilo’. Teve interpretação de feição. ‘Lula sorriu ou não sorriu? Mostrou os dentes ou não mostrou? Estava feliz ou não estava feliz?’”, criticou Teresa, durante participação em plenária do Chega Junto Pernambuco no Recife, evento de escuta popular promovido pela pré-campanha de João Campos.

Segundo a senadora, o que muitos classificam como uma antecipação da disputa é, na verdade, um sentimento “de saco cheio” e de “vontade de mudar que a gente está”. Ainda de acordo com Teresa, a futura campanha será baseada na comparação entre gestões, mas também se dará no campo político, uma esfera na qual o palanque adversário já sai atrasado por sequer ter escalado sua chapa a pouco mais de um mês do fim do prazo para as convenções partidárias.

“O time de lá não pode dizer como é que vai jogar porque a escalação está difícil. Até Neymar entrou em campo ontem e não caiu, mas a escalação lá está difícil. Aqui não. O time aqui está escalado”, declarou, na presença de João Campos, do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), do senador e pré-candidato à reeleição Humberto Costa (PT) e da pré-candidata a senadora Marília Arraes (PDT).

 

Em Ouricuri: Prefeitura  anuncia mudanças no trânsito da Praça Voluntários da Pátria para melhorar circulação e segurança

26/06/26 –   http://blogfolhadosertao.com.br    –   Ascom PMO

 

 

Motoristas e motociclistas que circulam pela região da Praça Voluntários da Pátria – no centro da cidade, devem ficar atentos às mudanças que começam a ser implantadas pela Prefeitura de Ouricuri. As novas medidas foram planejadas para trazer mais organização, segurança e fluidez para quem passa pela área diariamente.

A iniciativa faz parte das ações de mobilidade urbana desenvolvidas pela gestão do prefeito Victor Coelho. Desde o início da administração, o trânsito tem sido tratado como uma das prioridades, com intervenções voltadas para a melhoria da circulação de veículos e pedestres em diferentes pontos da cidade.

O trabalho conta com o acompanhamento e suporte do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), responsável pela organização, orientação e fiscalização das mudanças, garantindo que a implantação ocorra de forma segura e eficiente para a população.

Nos primeiros dias de implantação, a adaptação dos condutores será fundamental. A orientação é observar atentamente as placas e a sinalização horizontal. Com a colaboração de todos, a expectativa é garantir um trânsito mais seguro, organizado e eficiente.

Confira o que muda

Alteração 1

Quem estiver trafegando pela Rua Antônio Ferreira Lins, a Rua do CCA, não poderá mais acessar a Rua do Banco do Brasil. A orientação é seguir em frente ou utilizar as vias alternativas indicadas pela nova sinalização.

Alteração 2

Já quem entrar na Rua Antônio Ferreira Lins pela Avenida Antônio Pedro da Silva, em frente à Farmácia Osorim, também não poderá seguir em direção ao CCA. O motorista deverá acessar a Rua Modesto Lins pela esquerda ou pela direita.

Alteração 3

Outra mudança importante: quem vem pela Avenida Presidente Kennedy ou pela Avenida Antônio Pedro da Silva em direção ao Banco do Brasil não poderá mais entrar à esquerda na Rua Modesto Lins.

Alteração 4

E para quem estiver na Rua Desembargador Medeiros Corrêa, a Rua do Santander, não será mais permitido virar à esquerda em direção às lojas. O trajeto correto será seguir em frente pela Travessa Coronel Anízio Coelho.

Ouricuri se torna o 73º município mais transparente do Brasil

25/06/26  – http://blogfolhadosertao.com.br   –   Ascom PMO

 

 

Sob administração de Victor Coelho, Ouricuri se torna o 73º município mais  transparente do Brasil - Portal Ouricuri

A Prefeitura de Ouricuri, sob a gestão do prefeito Victor Coelho, foi contemplada com o Selo A de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. A Secretaria do Tesouro Nacional concede essa certificação aos municípios que obtêm desempenho elevado na confiabilidade, no envio e na organização das informações contábeis e fiscais encaminhadas ao Governo Federal.

Com nota 99,08% de desempenho, Ouricuri alcançou a 73ª posição no ranking nacional, garantindo lugar entre os 75 municípios mais bem avaliados do Brasil. Em Pernambuco, o município ocupa a 15ª colocação, ficando à frente de diversas cidades de maior porte, entre elas Petrolina.

O resultado coloca Ouricuri como o município mais bem classificado da Região do Araripe, tornando-se referência regional em transparência, gestão fiscal e qualidade das informações públicas.

A avaliação considera critérios como gestão da informação, qualidade dos dados contábeis, informações fiscais e a compatibilidade entre os registros contábeis e fiscais. Em todas as dimensões analisadas, o município apresentou índices superiores a 97%, demonstrando elevado nível de conformidade com os padrões exigidos pela Secretaria do Tesouro Nacional.

A conquista é atribuída ao trabalho desenvolvido pela gestão do prefeito Victor Coelho, que tem fortalecido os mecanismos de controle interno, planejamento financeiro e transparência administrativa. O reconhecimento evidencia o compromisso da administração municipal com a responsabilidade fiscal e a correta prestação de contas dos recursos públicos.

Além do destaque anual, os dados mais recentes do acompanhamento diário apontam que Ouricuri mantém desempenho acima de 92%, o que demonstra a continuidade do trabalho de qualificação das informações enviadas aos sistemas nacionais de acompanhamento fiscal e contábil.

PRF divulga balanço da Operação São João em Pernambuco

25/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  – Acom PRF

Combate à embriaguez resultou em 120 autuações e três motoristas detidos sob efeito de álcool

PRF divulga balanço da Operação São João 2022 em Pernambuco

Entre os dias 19 e 24 de junho, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizou a Operação São João 2026 nas rodovias federais de Pernambuco, que registraram um grande aumento na movimentação de veículos, principalmente nas BRs 232 e 428, que levam ao Agreste e Sertão do estado. Diversas ações para coibir comportamentos arriscados no trânsito foram realizadas pelo órgão, com uma atenção especial para os locais que concentraram os festejos juninos

Este ano, foram registrados 59 sinistros, que deixaram 63 pessoas feridas e seis mortas nas rodovias federais de Pernambuco. Do total de mortes, quatro envolveram motociclistas e duas, ciclistas. No ano passado, a operação coincidiu com o feriado de Corpus Christi e foi realizada entre os dias 18 e 24 de junho. Naquele período, foram atendidos 49 sinistros, com 53 feridos e sete mortes.

Nos cinco dias da operação deste ano, foram fiscalizados 5.329 veículos e 7.034 pessoas, emitidas 3.403 autos de infração e registrados 331,7 toneladas de excesso de peso. A Lei Seca completou 18 anos e o combate à embriaguez esteve no foco da fiscalização. No total, foram realizados 4.436 testes com o bafômetro, que resultaram em 120 autos de infração e três condutores detidos sob efeito de álcool.

A principal infração verificada foi o excesso de velocidade, com 342 imagens de radar. Outras autuações foram emitidas durante a operação, como ultrapassar em local proibido (266), transitar pelo acostamento (220), não usar cinto de segurança (172), falta do capacete (79) e ausência da cadeirinha (25). Além disso, foram emitidas 99 autuações pelo desrespeito à Lei do Descanso e 27 por excesso de peso.

As ações educativas alcançaram 3.782 pessoas, através de ações de fiscalização dirigida, Cinema Rodoviário e com o apoio da Carreta do Cinema PRF, que permanece na Estação Ferroviária de Caruaru até o dia 27 de junho.

As atividades de combate ao crime resultaram em 23,7 Kg de maconha apreendidos, dez veículos recuperados e 136 m³ de madeira apreendidos. Ao todo, foram detidas 36 pessoas por diversos crimes, como tráfico de drogas, uso de documento falso, receptação e adulteração de sinal identificador de veículo.

Para prevenir colisões graves, foram retirados 104 animais de grande porte das rodovias e prestados auxílios a 146 motoristas, que se envolveram em colisões sem vítima ou tiveram problemas durante a viagem. A fiscalização ainda recolheu 247 veículos irregulares ao pátio.

Lucas Ramos e Marconi Santana integram uma firme dobradinha no Sertão do Pajeu

26/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Por Marcelo Damasceno

 

Lucas Ramos e Marconi Santana

 

Em todo o sertão pernambucano do Pajeú, o deputado federal Lucas Ramos (PSB) tem feito seu périplo cidade por cidade, em companhia do ex prefeito de Flores, pre -candidato a deputado estadual, Marconi  Santana (PSD) com quem faz essa dobradinha para 2026. As eleições proporcionais que em Pernambuco passam agora por um teste de qualificação.

Marconi  Santana iniciou sua vida pública ainda nos anos 1980 como vereador de Flores, cidade emblemática ainda do Brasil Colônia tornando-se prefeito dee município por quatro vezes, em dois  pleitos de reeleição. Marconi  Santana vem se preparando algum tempo para a disputa de uma cadeira na Assembleia Legislativa de Pernambuco.

E das suas muitas conversas nos bastidores em comum acordo com lideranças do Pajeú, vem tratando com o deputado federal Lucass  Ramo conversas que traduzem todo projeto político em defesa de uma pauta comum a ambos. Visando o desenvolvimento econômico, o emprego, a qualificação profissional, as garantias de maus escolas com ensino integral, a saúde extensiva a todos através das unidades básicas de saúde.

Marconi antana reúne aliados de muito peso político, muito retrospecto de construção cidadã através de seu histórico público. Agora junta sua experiência com Lucas  Ramo,  que busca reeleição para a Câmara Federal onde nesse primeiro mandato tem contribuído decisivamente em comissões parlamentares importantes.

A receptividade a essa dobradinha Marconi  Santana e Luca  ramo tem sido surpreendente em diferentes regiões pernambucanas, pelo que a dupla entrega na vida pública com muita percepção de futuro e visão de mundo. Luca  e Marconi são  dessa safra nova e qualificada que a sociedade exige. Para o ex prefeito Marconi Santana, “Lucas é um nome consolidado em Pernambuco com muita visibilidade em seu desempenho parlamentar na busca de resultados sociais e econômicos pra todos e inspirando quem está por perto, além de sua transparência pública “, definiu. Para Lucas, “é muito bom também compor politicamente com Marconi, por sua história pública”, completou.

Terremotos deixam mais de 30 mortos e 700 feridos na Venezuela

25/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  –   Por AFP

Dois terremotos praticamente consecutivos sacudiram a Venezuela na quarta-feira (24) e provocaram pelo menos 32 mortes, além de mais de 700 feridos

Prédio danificado após um terremoto em Catia La Mar, no estado de La Guaira/Federico PARRA/AFP

Prédio danificado após um terremoto em Catia La Mar, no estado de La Guaira (Federico PARRA/AFP)

Dois terremotos praticamente consecutivos sacudiram a Venezuela na quarta-feira (24) e provocaram pelo menos 32 mortes, além de mais de 700 feridos, em um cenário de destruição de edifícios e cenas de pânico em Caracas e outras regiões do país, informaram as autoridades nesta quinta-feira (25).

Um primeiro tremor de 7,2 graus de magnitude com epicentro 21 km ao oeste de Morón, no norte do país, aconteceu às 18h04 locais (19h04 de Brasília) e foi seguido quase um minuto depois por outro, mais forte, de 7,5 graus de magnitude, a alguns quilômetros de distância, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) na rede social X.

Os terremotos foram tão potentes que também foram sentidos na Colômbia, onde algumas sirenes de alerta foram acionadas.

La Guaira, uma cidade a 40 minutos de distância de Caracas e onde fica o aeroporto internacional de Maiquetía, é a área mais afetada pelos tremores.

“Não temos nada, agora não temos nada, nem sequer força, nem coragem para entrar ali, imagina”, disse à AFP Larry Rojas, de 49 anos, diante de um prédio que desabou e onde sua família estava presa sob os escombros.

A presidente interina, Delcy Rodríguez, anunciou o balanço de 32 mortos e mais de 700 feridos, mas destacou que ainda não tinha os dados de La Guaira.

“Há dezenas de edifícios que desabaram e estamos, neste momento, em trabalhos muito árduos de resgate para salvar as vidas que Deus nos permita salvar”, disse a presidente em uma mensagem ao país.

Moradores mobilizados

As ruas de La Guaira, na costa, permaneceram no escuro durante a noite. Moradores pediam ajuda e se mobilizavam para tentar resgatar as pessoas que ficaram presas nos escombros.

“Tem gente viva ali e ninguém vem salvar”, disse uma mulher que esperava notícias da filha que ficou soterrada em um prédio de 12 andares que desabou completamente.

O governo interino decretou estado de emergência em todo o país diante da gravidade dos danos e declarou La Guaira como uma “zona de desastre”.

Vários pontos da cidade ficaram sem energia elétrica.

Os tremores também danificaram parte das instalações do aeroporto internacional de Maiquetía, que atende à capital venezuelana.

O terminal aéreo foi fechado “por graves danos em sua infraestrutura”, afirmou Rodríguez em seu pronunciamento.

Caracas ainda conta, no entanto, com o aeroporto militar de La Carlota, localizado em plena zona metropolitana.

Na capital, as cenas eram de destruição e pânico. Uma jornalista da AFP viu um edifício de 22 andares completamente destruído na área de Chacao, zona leste da cidade.

Pessoas gritavam os nomes de parentes nas ruas e alguns voluntários subiam nos escombros. “Precisamos de lanternas”, pediu um deles ao cair da noite.

Do lado de fora do centro comercial Sambil, também em Chacao, Heidi Romero, uma comerciante de 42 anos, estava assustada com a dimensão dos tremores.

“Não sei quanto tempo durou. Eu estava no último andar. Caíram muitas coisas de algumas lojas. Saímos pelas escadas de emergência, foi por onde nos tiraram”, disse à AFP.

“Os degraus se soltaram, toda a parede rachou. Coisas caíram do teto. Foi horrível”, relatou Odalis Escalona, uma funcionária bancária de 54 anos.

Ajuda dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os dois terremotos provocaram uma “quantidade devastadora” de mortes na Venezuela, país que considera um aliado desde que ordenou a captura, em uma operação militar, do então presidente Nicolás Maduro.

“Estaremos lá para nossos novos e grandes amigos. Os primeiros relatos não são bons”, escreveu o republicano nas redes sociais.

Seguindo ordens de Trump, o secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou que Washington “está enviando de maneira imediata equipes de busca e resgate, recursos médicos e assistência humanitária à Venezuela”.

Rodríguez informou depois que teve uma conversa telefônica com Rubio, “que expressou sua solidariedade e apoio ao povo venezuelano nestes momentos difíceis”.

Muitos países da América Latina, assim como Espanha, Itália, China e Índia, também expressaram solidariedade e ofereceram ajuda.

“20 tremores secundários”

Em diversos pontos de Caracas, edifícios desabaram, segundo jornalistas da AFP. Dezenas de socorristas trabalhavam entre os escombros procurando possíveis sobreviventes.

“Registramos 20 tremores secundários, é um fato de graves consequências, (…) há estados particularmente afetados”, afirmou Delcy Rodríguez.

A líder opositora e Nobel da Paz, María Corina Machado, enviou uma mensagem de incentivo.

“Meu coração, meu abraço infinito e minhas orações estão com cada lar venezuelano nestas horas de angústia”, escreveu no X. Corina Machado está fora da Venezuela desde novembro.

Os terremotos foram sentidos com força nos estados de Trujillo, Carabobo, Miranda e La Guaira, segundo o ministro do Interior, Diosdado Cabello.

A Venezuela é cenário frequente de tremores. Os terremotos mais fortes das últimas décadas aconteceram em 1997 em Cariaco (nordeste), com 73 mortos, e em 1967 em Caracas, com 236 falecidos.