18/06/26 – http://blogfolhadosertao.com.br -Agência Brasil
“As eleições do Brasil são um problema do Brasil”, afirmou o presidente em Genebra
Lula falou após participar como convidado da cúpula do G7 na França (RICARDO STUCKERT / PR)
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu, nesta quarta-feira (17), a seu homólogo americano, Donald Trump, que “não se meta nas eleições do Brasil” em outubro, nas quais buscará a reeleição.
O presidente americano “tem direito de ter as preferências eleitorais dele”, mas “as eleições do Brasil são um problema do Brasil”, disse Lula em Genebra, após participar como convidado da cúpula do G7na França.
Trump é aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro, cujo filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL/RJ), será o principal adversário de Lula nas eleições.
Na mesma reunião de líderes, Trump afirmou nesta quarta-feira que o Brasil “se tornou um país um pouco complicado, um pouco perigoso politicamente”.
O republicano declarou apoio a candidatos de direita em outros países latino-americanos, como Argentina, Colômbia e Honduras.
Após receber Lula em Washington no mês passado, Trump também se encontrou com Flávio Bolsonaro, a quem descreveu como um “jovem inteligente que ama seu país”.
Dias depois, os Estados Unidos designaram as duas maiores facções de drogas do Brasil, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e o Comando Vermelho (CV), como organizações terroristas. Também ameaçaram aumentar as tarifas sobre produtos brasileiros.
Ambas as medidas são veementemente rejeitadas pelo governo de Lula, que acusou Trump de se comportar como um “imperador” do mundo.
Os dois líderes estão em conflito desde 2025, quando os Estados Unidos impuseram tarifas ao Brasil em retaliação ao julgamento de Jair Bolsonaro, que foi condenado a 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado.
Algumas dessas tarifas foram removidas posteriormente.
18/08/26 – http://blogfolhadosertao.com.br – Blog do Edy
Foto: Divulgação
O Município de Ouricuri, por meio da Procuradoria-Geral da Prefeitura Municipal , obteve uma medida liminar que determina a indisponibilidade de bens do ex-prefeito Ricardo Ramos até o limite de R$ 50 milhões. A decisão foi proferida pela 2ª Vara Cível da Comarca de Ouricuri, no âmbito de uma Ação Civil de Improbidade Administrativa.
Na ação, o município sustenta que a gestão anterior teria causado prejuízos aos cofres públicos relacionados a débitos previdenciários, passivos trabalhistas, retenção de valores consignados não repassados, inscrições indevidas em restos a pagar e outras obrigações financeiras atribuídas à administração passada.
Ao analisar o caso, o magistrado entendeu que existem elementos suficientes para conceder a medida cautelar de bloqueio patrimonial, determinando a indisponibilidade de ativos financeiros, veículos e imóveis do ex-gestor até o valor de R$ 50 milhões, como forma de garantir o ressarcimento dos prejuízos causados ao erário público.
A Prefeitura de Ouricuri alega que os danos ao erário ultrapassariam R$ 154 milhões, porém o juiz considerou necessária a apresentação de um detalhamento mais preciso dos valores apontados, concedendo parcialmente o pedido formulado pelo município.
O ex-prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, se pronunciou por meio de nota à imprensa após a decisão da 2ª Vara Cível da Comarca de Ouricuri que determinou a indisponibilidade de seus bens até o limite de R$ 50 milhões. A medida foi concedida em caráter liminar no âmbito de uma Ação Civil de Improbidade Administrativa movida pelo Município de Ouricuri.
Na ação, a Prefeitura alega que a gestão anterior teria causado prejuízos aos cofres públicos relacionados a débitos previdenciários, passivos trabalhistas, retenção de valores consignados não repassados, inscrições indevidas em restos a pagar e outras obrigações financeiras. Embora o município sustente que os danos ao erário ultrapassariam R$ 154 milhões, o magistrado concedeu parcialmente o pedido, determinando o bloqueio patrimonial até R$ 50 milhões e solicitando maior detalhamento dos valores apontados.
Confira a nota divulgada pelo ex-prefeito, Ricardo Ramos.
NOTA À IMPRENSA
“O ex-prefeito de Ouricuri, Ricardo Ramos, recebe com tranquilidade o ajuizamento da ação proposta pela atual gestão municipal e reafirma sua total confiança na Justiça.
Para Ricardo Ramos, a iniciativa não passa de mais um capítulo da perseguição política que vem sendo promovida por adversários desde o encerramento de sua gestão. A ação foi ajuizada pela atual administração e apresenta interpretações sobre atos administrativos que fazem parte do cotidiano da gestão pública municipal.
Ricardo Ramos destaca que os fatos apontados não envolvem enriquecimento ilícito, desvio de recursos em benefício próprio ou qualquer conduta praticada com má-fé. As questões levantadas referem-se a atos de gestão e decisões administrativas inerentes ao exercício do mandato de prefeito, que serão devidamente esclarecidos perante o Poder Judiciário.
O ex-prefeito ressalta ainda que não houve qualquer prejuízo efetivamente causado ao erário por sua atuação, estando convicto de que a análise técnica e imparcial dos fatos demonstrará a correção dos atos praticados durante sua administração.
A defesa será apresentada a tempo e modo, oportunidade em que serão demonstrados os equívocos das acusações e a inexistência de qualquer ato de improbidade administrativa.
Ricardo Ramos permanece sereno, respeitando as instituições e confiante de que a verdade dos fatos prevalecerá ao final do processo”.
A Polícia Federal encontrou diálogos no celular do banqueiro Daniel Vorcaro com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB- foto), nos quais o parlamentar pede a liberação de empréstimo do Banco Master para uma empresa da sua cunhada.
Questionado sobre o fato em entrevista ao Estadão, Motta se recusou por cinco vezes a responder se atuou para a liberação do empréstimo, mas disse que a operação cumpriu os parâmetros de mercado e “está dentro da legalidade”. Disse ainda que a empresa está honrando o pagamento das prestações. A cunhada de Motta, Bianca Medeiros, foi procurada pela reportagem, mas não se manifestou. As informações são do Estadão.
As informações sobre a conversa com Motta são apuradas em conjunto com outras menções ao presidente da Câmara detectadas no celular do banqueiro, como o pagamento de uma viagem do deputado a Lisboa. O diálogo sobre o financiamento ocorreu antes de Motta assumir a presidência da Câmara.
Em 2024, o banqueiro bancou despesas de Motta e também do senador Ciro Nogueira (PP-PI) em viagem ao exterior. Nas conversas e documentos obtidos pela PF, Vorcaro determina o pagamento de cinco diárias de “suíte jr.” no Four Seasons Hotel para Ciro e Hugo Motta. De acordo com a PF, o custo total para cada um seria de cerca de R$ 90 mil, com base na cotação do euro da época.
Ao Estadão, Motta afirmou que viajou de “carona” no voo do Vorcaro a convite do senador Ciro Nogueira (PP-PI).
Segundo a PF, o banqueiro cobrou de um funcionário que garantisse privacidade total na organização de um jantar, em Lisboa, que contaria com a presença de Ciro Nogueira e Motta, que há época exercia apenas o cargo de deputado federal.
Já as conversas detectadas abordam a liberação de um empréstimo de ao menos R$ 22 milhões do Banco Master para Bianca Medeiros, irmã da mulher do parlamentar, Luana Motta, em março de 2024. A existência do empréstimo foi noticiada pelo jornal Folha de S.Paulo e registrada em um documento de uma empresa dela na Junta Comercial da Paraíba. O valor foi usado para comprar um terreno em João Pessoa (PB), onde será construído um novo bairro.
De acordo com fontes com acesso às investigações, as conversas mostram que Motta pediu diretamente a Vorcaro a liberação desse empréstimo do Banco Master.
A PF produziu relatórios internos sobre a relação entre Motta e Vorcaro, que atualmente estão sob análise da equipe responsável pela Operação Compliance Zero.
Os investigadores avaliam se há indícios de crimes, para decidir se é necessário aprofundar a investigação em relação ao presidente da Câmara. A PF apura, por exemplo, se há relação de contrapartida entre o empréstimo do Master e uma emenda apresentada por Hugo Motta para obrigar seguradoras e instituições financeiras a aplicar recursos em créditos de carbono, o que beneficiaria os negócios da família de Vorcaro.
Obra do artista Raoni traz mais cor e reforça identidade cultural recifense
Quem passar pelo centro da cidade do Recife vai contemplar mais uma obra de arte que acaba de ilustrar o Edifício Barreiros, localizado na Rua Sete de Setembro, no bairro da Boa Vista. A Prefeitura entregou mais um megamural. Chamado ‘Silêncio e Contratempo’, a arte é criação do artista Raoni Assis, uma ação que integra o edital de Megamurais – Recife Cidade da Música do Gabinete de Inovação Urbana da Prefeitura do Recife (GIURB).
Guiando-se pelo tema do edital, o artista criou, na fachada externa do prédio, uma imagem que simboliza o brincante, personagem que povoa as diversas manifestações da cultura popular pernambucana. Traz nas mãos um instrumento musical, mas não necessita disso para se configurar. É qualquer pernambucano ou pernambucana que transita livremente pelo universo cultural, revestindo-se da multiplicidade de cores, símbolos e referências que compõem o imaginário popular. “Procurei homenagear de alguma maneira a figura campesina, pessoa que é agricultora de dia e brincante de noite. Fiquei muito feliz, um projeto massa. Espero que dure muito tempo, que a gente pinte ainda muito painel e que essa cidade fique cada vez mais bonita”, afirma Raoni Assis.
O projeto contou com apoio das Tintas Coral, que forneceram materiais para a execução da obra, reforçando a parceria entre poder público e iniciativa privada na valorização da cultura local. Para Alice Nóbrega, Gerente Projetos Especiais e Artes Visuais do GIURB, “o edital Megamurais reafirma a importância da arte urbana como instrumento de valorização cultural e reforça o Recife como Cidade da Música. Este, em especial, celebra a força da nossa cultura popular.”
SILÊNCIO E CONTRATEMPO – A obra do artista Raoni Assis reúne elementos da nossa cultura, folguedos e celebrações, representando a alegria e o espírito festivo sem se limitar a classificações ou rótulos. Ao mesmo tempo, demonstra o contexto histórico, retratado como um homem de origem mestiça ou indígena, refletindo a identidade de muitos recifenses ligados à cultura popular. Trata-se não de uma representação naturalista, mas de uma alegoria capaz de condensar a riqueza simbólica da cidade e de suas expressões culturais.
EDITAL MEGAMURAIS – Uma iniciativa da Prefeitura do Recife, por meio do Gabinete de Inovação Urbana, lançada em 2022 para celebrar a inclusão do Recife na Rede de Cidades Criativas da UNESCO, na categoria Música. A proposta tem como objetivo transformar as fachadas da cidade em grandes telas de arte urbana, promovendo a valorização da identidade cultural pernambucana. Foram selecionados 24 projetos artísticos sob o tema “Recife, Cidade da Música”. Desses, doze foram concluídos. Cada intervenção artística recebe o valor de R$ 75 mil, referente à criação e execução das obras nas fachadas de edifícios de grande visibilidade do Recife, podendo ocupar áreas entre 200 e 400 metros quadrados.
18/06/26 – http://blogfolhadosertao.com.br – Imprensa PE
“Não se brinca com a esperança do povo.” Foi com essas palavras que a governadora Raquel Lyra marcou o encerramento de uma extensa agenda de entregas e investimentos no interior do Estado, nesta quarta-feira (17). Em Bodocó, no Sertão do Araripe, a gestora entregou a PE-560, obra aguardada há cerca de 60 anos pela população da região, além de garantir mais segurança jurídica para 84 famílias com a entrega de títulos de propriedade e reforçar a educação municipal com dois novos ônibus escolares.
“Estamos trabalhando para fazer a diferença. Oitenta e quatro famílias receberam as escrituras das suas casas, em Pernambuco já foram quase 20 mil. Também entregamos mais de 11 quilômetros de estrada entregue com a PE-560, com mais de R$ 30 milhões investidos, muitas vezes já prometido. Onde passa estrada, passa dignidade, passa desenvolvimento econômico. Mais do que isso, é a conexão de um povo que trabalha, estuda aqui, faz seu comércio. Não se brinca com a esperança do povo”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Uma das entregas foi a da PE-560, rodovia que liga o entroncamento da PE-545 ao distrito de Sipaúba e que era aguardada há cerca de seis décadas pelos moradores da região. Com extensão de 14,4 quilômetros e investimento de R$ 31,8 milhões, a obra beneficia diretamente mais de 34 mil pessoas, promovendo mais segurança viária, mobilidade e desenvolvimento econômico para o Araripe.
O prefeito de Bodocó, Dr. Otávio, celebrou a conclusão de uma demanda histórica da população. “Estamos fazendo a maior entrega de infraestrutura da história de Bodocó. Muitas vezes foi frustração, mas hoje é a concretização de um pedido do povo. A estrada nos ajuda muito, mas tem muita coisa sendo feita”, declarou.
A intervenção contemplou serviços de terraplenagem, drenagem, implantação de pavimentação, acostamentos, sinalização horizontal e vertical, construção de bueiros e de uma ponte com 30 metros de extensão, além de dispositivos de proteção ambiental. A nova rodovia elimina trechos de leito natural, reduz o tempo de deslocamento e fortalece o escoamento da produção local.
O secretário de Mobilidade e Infraestrutura, Pedro Neves, destacou a importância da obra para o desenvolvimento da região. “Com essa estrada, chegamos a mais de R$ 900 milhões de investimento na malha viária do sertão. São estradas que garantem o desenvolvimento local, além da segurança viária para a população sertaneja”, disse.
O senador Fernando Dueire ressaltou o trabalho conjunto para viabilizar os investimentos no Sertão. “Temos trabalhado muito de mãos dadas porque ninguém faz nada sozinho”, afirmou.
Durante a agenda, a governadora também entregou 84 títulos de propriedade para famílias do bairro Raul Alves, por meio do programa Morar Bem Pernambuco. Do total de beneficiários, 54 são mulheres. A iniciativa garante segurança jurídica às famílias e assegura o direito definitivo à moradia.
Uma das beneficiárias foi Maria de Fátima Ferreira da Silva, que celebrou o momento tão aguardado pela família. “É um momento de gratidão. Hoje recebemos em mãos o documento que comprova que o que nós tínhamos há anos realmente é nosso. Nada compra isso”, disse.
A deputada estadual Socorro Pimentel destacou a transformação vivida pela região. “É nítida a diferença do Araripe no passado recente e o que ele é hoje. Estamos vivenciando um momento de transformação, inaugurando essa rodovia tão sonhada para o povo da nossa região”, afirmou. O deputado estadual Jarbas Filho classificou a agenda como histórica para o município. “São mais de 80 títulos de posse que vão dar dignidade às pessoas que esperavam isso há tanto tempo. Mas a grande entrega de hoje é um sonho que o povo esperou por 60 anos, que é a PE-560”, disse.
O deputado federal Túlio Gadêlha ressaltou o impacto social das ações realizadas pelo Estado.“Essa é a importância de ter representantes que conheçam a terra. A primeira política pública é ter o título, e essas famílias receberam hoje e têm recebido cada vez mais ações do Estado, impactando na vida da população”, afirmou.
Já o ex-prefeito de Petrolina, Miguel Coelho, destacou a parceria entre Estado e municípios para tirar projetos do papel. “Muitas vezes os prefeitos têm a vontade, mas não têm a parceria estadual para transformar os planos em realidade. Hoje os municípios têm a sorte de contar com uma mão amiga que ajuda”, declarou.
No município, a gestora também entregou dois novos ônibus escolares para a rede pública de ensino de Bodocó, com investimento de R$ 798 mil.
Acompanharam a agenda o secretário Túlio Vilaça (Casa Civil), o secretário executivo de Educação, Marcos Nunes; os prefeitos Teto Teixeira (Moreilândia), George de Sidney (Granito), Júnior Pinto (Exu), Elbinha (Trindade) e Corrinha de Geomarco (Dormentes); o vice-prefeito de Ouricuri, Assis, e outras lideranças locais.
18/06/26 — http://blogfolhadosertao.com.br – Secom /Presidência da República
Em coletiva de imprensa após a Cúpula do G7, presidente ressaltou pontos que o Brasil defendeu no evento, como o investimento de países ricos em nações menos desenvolvidas
Presidente Lula da Silva concedeu entrevista coletiva à imprensa, na Residência da Missão Permanente do Brasil junto às Nações Unidas, em Genebra – Suíça. Foto: Ricardo Stuckert / PR
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva apresentou à imprensa nesta quarta-feira, 17 de junho, um balanço da sua viagem para a Cúpula do G7, realizada em Évian-les-Bains, na França. Em conversa com jornalistas em Genebra, na Suíça, Lula ressaltou os pontos que o Brasil defendeu durante o evento, que teve como principal eixo de discussão os desequilíbrios globais.
Quantos mais países estiverem interessados em fazer investimento nos nossos países, em comprar os nossos produtos e em estar dispostos a contribuírem participando da exploração, da industrialização e do enriquecimento das terras raras e de minerais críticos, desde que seja dentro do nosso país, sejam bem-vindos” Luiz Inácio Lula da Silva Presidente da República
“Para mim, cada reunião do G7 é a oportunidade de a gente discutir com os países desenvolvidos tanto o equilíbrio quanto o desequilíbrio na ordem política, econômica e social, levando em conta os avanços tecnológicos, a discussão sobre inteligência artificial e as necessidades de cada país”, afirmou Lula.
Abordando o tema dos minerais críticos, o presidente defendeu parcerias com países desenvolvidos para explorá-los, com a condição de que a sua exploração envolva a incorporação de valor dentro dos países detentores das reservas dos recursos, evitando uma lógica extrativista.
“Quantos mais países estiverem interessados em fazer investimento nos nossos países, em comprar os nossos produtos e em estar dispostos a contribuírem participando da exploração, da industrialização e do enriquecimento das terras raras e de minerais críticos, desde que seja dentro do nosso país, sejam bem-vindos”, disse Lula.
“Mas não queremos repetir o ciclo do ouro, em que tudo ia embora e a gente ficava com nada. O mesmo no ciclo do minério de ferro, em que a gente exportava tudo e foi feita pouca industrialização no Brasil”.
Lula defendeu o desenvolvimento de mercados consumidores em países menos desenvolvidos. “É importante que os países ricos tomem como decisão uma coisa sagrada. Eles têm que entender que eles precisam criar novos consumidores. Onde é que estão os novos consumidores? Na Índia, na China, na África, na América Latina, com amplo poder de pessoas que querem ser consumidores. Para ser consumidores, tem que ter investimento, tem que ter emprego, tem que ter salário”, disse.
O presidente defendeu que o crescimento precisa seja distribuído a nível global. “O mundo precisa crescer para que a economia volte a crescer. Não adianta crescer só para a Alemanha, só para os Estados Unidos, só para a França, não. É preciso, sem diminuir o padrão de vida deles, crescer para outros países, para que eles possam vender, inclusive, os seus produtos de maior qualificação, de maior valor agregado. Essa é uma discussão que eu fiz questão de deixar claro na minha intervenção lá. É preciso vocês compreenderem que vocês precisam criar novos consumidores e os novos consumidores estão fora do país de vocês. Então, façam investimentos”, declarou.
Évian-les-Bains, na fronteira da França com a Suíça, sediou o primeiro encontro do G7 – à época, denominado G8, com a participação da Rússia – ao qual um presidente brasileiro compareceu. Em 2003, o próprio presidente Lula compareceu a uma cúpula do grupo de maiores economias industrializadas do mundo.
Na entrevista, Lula também relembrou o debate em relação ao ambiente digital. “Na questão digital, eu fiz questão de dizer para eles duas coisas importantes que o Brasil fez. A proibição de telefone nas escolas e o ECA digital, que é a regulação digital mais importante feita no mundo para jovens e adolescentes. E eu queria que eles conhecessem”, assinalou.
Lula: “Reunião do G7 é oportunidade de discutir tanto o equilíbrio quanto o desequilíbrio na ordem política, econômica e social”
18/06/26 – http://blogfolhadosertao.com.br – Por Vanessa Siqueira
Durante roadshow para apresentar carteira de projetos ferroviários, ministro falou de projeto que avalia conexão com Transnordestina
Ministro George Santoro apresentou carteira de investimentos em ferrovias em roadshow na B3, em São Paulo. Foto: Luiz Siqueira
O Ministério dos Transportes afirmou que estuda conectar a Transnordestina ao futuro corredor ferroviário Açailândia-Barcarena, projeto que pode ampliar a integração logística entre o Nordeste, o Matopiba e o Arco Norte. A informação foi revelada pelo ministro dos Transportes, George Santoro, durante roadshow realizado na B3, em São Paulo, nesta quinta-feira (11) para apresentação da carteira ferroviária do governo federal.
Segundo Santoro, a Infra S.A. deverá contratar o Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da conexão entre a Transnordestina e a Ferrovia Norte-Sul. A definição ainda depende da análise sobre qual traçado será mais eficiente para a movimentação de cargas e para a logística nacional, com possibilidades de ligação pelo Tocantins ou pelo Maranhão.
“A intenção nossa é conectar ou no Tocantins ou no Maranhão. Nós estamos vendo o que é melhor para a carga e para a logística nacional, como é que nós vamos trabalhar isso”, afirmou.
Durante a apresentação, o ministro disse que a ideia é integrar dois corredores ferroviários paralelos. De um lado, a Transnordestina, que avança em direção aos portos de Pecém, no Ceará, e Suape, em Pernambuco. De outro, o eixo Açailândia-Barcarena, que conecta a saída norte da Ferrovia Norte-Sul ao Porto de Vila do Conde, em Barcarena, no Pará.
“É uma conexão importante, conectando dois corredores logísticos paralelos, um ao outro. E aí você tem acesso a mais portos. Além de Barcarena, você tem acesso a Itaqui, a Pecém e a Suape. Ou a carga também pode descer”, afirmou Santoro.
Transnordestina está em obras avançadas no trecho que liga Eliseu Martins, no Piauí, ao Porto de Pecém, no Ceará; trecho pernambucano segue com obras paralisadas. Foto: Divulgação
Conexão com Transnordestina pode ampliar acesso a quatro portos
O projeto de corredor ferroviário entre Açailândia e Barcarena corta uma região estratégica para o escoamento de cargas do Matopiba, fronteira agrícola formada por áreas dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.
Durante a apresentação, Santoro afirmou que a ligação com a Transnordestina pode dar mais alternativas logísticas para cargas que hoje percorrem longas distâncias até os portos. Segundo ele, a diversificação de rotas será essencial diante do crescimento previsto da produção no Centro-Oeste, especialmente em Mato Grosso.
“Quando a gente faz a métrica a partir do Mato Grosso, que é o estado que vai apresentar o maior crescimento de carga nos próximos 20 anos, a carga anda mais de 2 mil quilômetros. E essa carga precisa ter opções para ela não ter que parar em algum porto”, disse o ministro.
A conexão também pode reforçar a complementaridade entre portos do Arco Norte e do Nordeste, criando alternativas para escoamento por Barcarena, no Pará; Itaqui, no Maranhão; Pecém, no Ceará; e Suape, em Pernambuco. A lógica defendida pelo governo é ampliar a competição entre rotas e terminais, reduzindo gargalos e custos logísticos.
Porto Vila do Conde, em Barcarena, no Pará, é estratégico para escoar produção de grãos e outros produtos e pode ganhar mais relevância com projetos de conexão ferroviários. Foto: Divulgação
Carteira ferroviária mira reduzir gargalos logísticos
Durante o roadshow, Santoro afirmou que o Brasil enfrenta um desafio logístico crescente diante da expansão prevista no volume de cargas. Segundo ele, o país já é o quinto maior do mundo em volume de toneladas transportadas e pode avançar para a segunda ou terceira posição, o que exigirá investimentos em ferrovias, rodovias, hidrovias e portos.
A carteira ferroviária apresentada pelo Ministério dos Transportes prevê cerca de R$ 160 bilhões em CAPEX e oito leilões ferroviários, além de projetos de trem de passageiros, terminais logísticos e chamamentos públicos para trechos ociosos. Considerando investimentos e operação, a estimativa é que os projetos possam movimentar cerca de R$ 600 bilhões entre CAPEX e OPEX.
Entre os projetos citados estão a Ferrogrão, a Malha Oeste, a Malha Sul, o Anel Ferroviário do Sudeste, o corredor Minas-Rio, a extensão da Norte-Sul até Barcarena, além de projetos de VLTs, trens turísticos e terminais logísticos da Infra S.A.
“O desafio logístico é muito grande, mas os dados mostram que os corredores logísticos tenham problemas futuros se a gente não investir em ferrovias”, disse.
O ministro defendeu que os projetos sejam planejados como corredores logísticos integrados, e não como obras isoladas. A carteira ferroviária apresentada pelo governo foi estruturada para dialogar com concessões rodoviárias, hidrovias e terminais portuários, com foco em redução de custo logístico e aumento da competitividade das exportações.
“A ideia aqui é olhar o corredor logístico como um todo. E é por isso que a carteira de ferrovias está totalmente interligada com a carteira de rodovias, a atual e, principalmente, a futura, e com a carteira de hidrovias”, afirmou Santoro.
Segundo ele, a estratégia foi construída a partir de uma governança entre ministérios ligados à infraestrutura, Casa Civil e Planejamento, com foco em interoperabilidade entre os modais e redução do frete interno. O ministro destacou que o custo logístico é decisivo para a competitividade brasileira, especialmente porque grande parte das exportações nacionais é formada por commodities.
17/0626 – http://blogfolhadosertao.com.br – Por Pedro Beija
Governadora afirmou que parceria institucional com o presidente continuará e contrapôs debate eleitoral à agenda de entregas durante visita ao Sertão
Em entrevista à Rádio Asa Branca, em Salgueiro, a governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou que o apoio de Lula (PT) à João Campos (PSB) “não muda nada” na relação com o presidente e com o governo federal – Ricardo Stuckert/PR
A governadora Raquel Lyra (PSD) afirmou nesta quarta-feira (17) que a declaração pública de apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao pré-candidato ao Governo de Pernambuco, o prefeito do Recife, João Campos (PSB), não altera a relação institucional entre o Estado e o governo federal. A declaração foi dada durante entrevista à Rádio Asa Branca, em Salgueiro.
A manifestação ocorre dois dias após Lula divulgar um vídeo declarando apoio ao socialista para a disputa estadual de 2026. Na gravação, o presidente destacou a aliança nacional entre PT e PSB e classificou os socialistas como o principal aliado político do partido no país.
Questionada sobre o gesto político do presidente, Raquel minimizou os efeitos eleitorais da declaração e ressaltou a manutenção das parcerias administrativas entre os governos estadual e federal.
“Não muda nada. A gente continua com as parcerias firmes com o governo federal e o presidente Lula. Desde o primeiro momento que eu estive lá com ele, no dia 9 de janeiro de 2023, o presidente Lula disse que não faltaria Pernambuco, que eu procurasse os ministros para poder trabalharmos pelo nosso Estado”, afirmou.
Durante a entrevista, a governadora citou obras e programas executados em parceria com o governo federal, como a retomada da Ferrovia Transnordestina, investimentos ligados à transposição do Rio São Francisco, construção de maternidades e ações habitacionais desenvolvidas em conjunto com o programa Minha Casa Minha Vida.
Raquel também rebateu críticas de adversários que atribuem exclusivamente ao governo federal parte dos investimentos realizados em Pernambuco.
“Tem gente que quer diminuir isso dizendo: ‘Ah, então não é uma obra sua, é do governo federal’. Não. Fui eu que disse que era prioridade para cá, porque eu podia ter colocado o dinheiro em outra coisa”, declarou.
Ao comentar o cenário político, a governadora voltou a adotar o discurso de que sua prioridade permanece voltada à gestão estadual, contrapondo a agenda administrativa à movimentação eleitoral dos adversários.
“Enquanto uns falam de eleição, a gente trabalha e entrega, porque eu sou governadora. A gente precisa perder menos tempo cuidando de eleição e pedindo voto para poder fazer entrega de resultado”, disse.
Raquel Lyra reúne três cotados ao Senado no Sertão
A agenda da governadora em Salgueiro também ocorreu em meio às articulações para a formação da chapa majoritária governista de 2026, especialmente em relação às duas vagas ao Senado.
Entre os aliados que acompanharam Raquel Lyra estavam o senador Fernando Dueire (PSD), o deputado federal Túlio Gadêlha (PSD) e o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho (União Brasil), três dos nomes que aparecem nos bastidores como possíveis candidatos ao Senado na chapa da governadora.
Miguel, por sua vez, contou com o reforço do irmão, o deputado federal Fernando Filho (União Brasil), cada vez mais consolidando a presença do grupo dos Coelho junto à base da governadora.
A definição sobre a composição da chapa é tratada como uma das principais pendências do grupo governista para os próximos meses. Além de Dueire, Túlio e Miguel, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) também é citado entre os postulantes às duas vagas, embora não tenha participado da agenda no Sertão.
A presença simultânea de três dos quatro nomes ventilados para a disputa reforçou a imagem de unidade do grupo num momento em que as negociações sobre a chapa majoritária começam a entrar em fase mais decisiva, com a aproximação do calendário eleitoral de 2026.
O prefeito de Goiana, Marcílio Régio, recebeu nesta terça-feira (16), em seu gabinete, representantes da direção do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), acompanhados por secretários municipais, para dialogar sobre demandas de nove acampamentos localizados no município, que reúnem cerca de 2 mil famílias. A reunião foi articulada pelo secretário de Agricultura, Emanuel Farias, com o objetivo de fortalecer o diálogo com os participantes da agricultura familiar.
Durante a reunião, o MST solicitou apoio da Prefeitura para a realização da Feira da Reforma Agrária, prevista para o final de julho, além de apresentar pautas relacionadas à infraestrutura, saúde e assistência social, especialmente em razão dos impactos provocados pelas chuvas nas áreas rurais.
Entre os principais temas debatidos esteve a situação das estradas vicinais, cuja deterioração tem dificultado o deslocamento de moradores e comprometido, em alguns trechos, o transporte escolar. As demandas foram encaminhadas às secretarias competentes para avaliação e planejamento das intervenções necessárias, com atenção especial às rotas escolares e aos acessos considerados prioritários.
Na área da saúde, foi tratada a ampliação do atendimento itinerante por meio da Caravana da Saúde, buscando reforçar o acompanhamento médico e facilitar o acesso aos serviços, sobretudo, em localidades mais distantes da sede do município.
Outra demanda apresentada pelos representantes do movimento foi a necessidade de fortalecer as ações relacionadas ao Cadastro Único (CadÚnico), ampliando o acesso das famílias aos programas sociais. O tema foi encaminhado para análise e organização da rede municipal de assistência social.
Durante o encontro, o prefeito Marcílio Régio agradeceu a presença dos representantes dos acampamentos e destacou a importância do diálogo entre o poder público e os movimentos sociais. “Além do apoio à Feira da Reforma Agrária, ouvimos as demandas apresentadas e encaminhamos cada uma delas às secretarias responsáveis para adoção das providências cabíveis”, afirmou.
Os encaminhamentos definidos na reunião serão acompanhados pelas secretarias envolvidas, observando as prioridades estabelecidas pela gestão municipal e a disponibilidade operacional de cada área.
Presidente da Câmara Municipal, três ex-prefeitas e um ex-prefeito estão juntos em torno da eleição do pré-candidato do PSB
O pré-candidato a governador João Campos (PSB) participou, na noite desta terça-feira (16), do lançamento da Frente das Oposições de Arcoverde, no Sertão. O grupo surge a partir da união de diferentes lideranças locais, como o presidente da Câmara, vereador Luciano Pacheco, as ex-prefeitas Madalena Britto, Erivânia Camelo e Rosa Barros e o ex-prefeito Julião Guerra. Durante o encontro, as lideranças presentes fizeram cobranças aos governos estadual e municipal e falaram da expectativa por um tempo de avanços reais, por meio da construção de um palanque forte para a Frente Popular na cidade.
“Estamos aqui com esse time que tem história, que tem lado, para dizer que vamos fazer muito por Arcoverde, porque vamos estar ao lado do povo. Nós estamos só começando essa caminhada. Ela vai ser travada nas ruas, conversando com as pessoas, fazendo a política escutar para entender onde está doendo, onde o sapato está apertando. A gente não vai deixar Pernambuco ficar parado, olhando da arquibancada e vendo que, quando tem um gol, não é a favor do nosso estado”, afirmou João.
O pré-candidato a governador voltou a exaltar a relação com Lula (PT), estabelecendo o compromisso com o povo mais pobre como uma similaridade fundamental entre o presidente e ele, assim como foi um marco nas trajetórias dos ex-governadores Miguel Arraes e Eduardo Campos. “Se alguém acha que o tempo bom foi quando Lula foi presidente e Eduardo foi governador, vocês não têm noção de como vai ser a partir de 2027, com esse time no governo, Lula lá em Brasília e nós botando o estado para moer a favor do Sertão. Vamos ganhar essas eleições junto com o povo”, discursou.
O presidente da Câmara Municipal de Arcoverde, vereador Luciano Pacheco, que recentemente sofreu uma tentativa de cassação atribuída a aliados do governo municipal, explicou que a Frente das Oposições terá o objetivo de cobrar a prefeitura e o Governo do Estado por promessas não cumpridas. O parlamentar disse que a governadora Raquel Lyra (PSD) precisa dar satisfações pelo “abandono do projeto do Compaz, da PE-270, da PE-219, da obra do Mercado da Farinha e da falta de atendimento do Sassepe”. “Este evento é uma lavada no peito, porque foi aqui em Arcoverde que os covardes tentaram me derrubar e tirar de mim o mandato dado pelo povo. O tiro saiu pela culatra, porque saímos fortalecidos dessa perseguição. Só me deram mais força para ser um soldado desse projeto, que é defender o nome de João Campos”, declarou.
Duas ex-prefeitas também discursaram. Madalena Britto, que também é presidente municipal do PSB, lembrou que esteve com o ex-governador Eduardo Campos lado a lado e disse que “João Campos pode esperar de Arcoverde a mesma coisa”. Já Erivânia Camelo ressaltou que “Arcoverde tem lado e coragem” e que as oposições do município deixaram as divergências de lado para olhar para o mais importante, que “é o futuro e a esperança”.
Também estiveram presentes o pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos), o senador Humberto Costa (PT), o deputado estadual Diogo Moraes (PSB), os pré-candidatos a deputado estadual Batista Cabral (PSB) e Breno Araújo (PT), os prefeitos de Itacuruba, Juninho Cantarelli (PSB), de Betânia, Bebe Água (PSB), da Pedra, Júnior Vaz (PV), e de Serra Talhada, Márcia Conrado (PT), além de dirigentes municipais de partidos como PSB, PT, PCdoB, PDT e Republicanos e outras lideranças do Agreste e do Sertão.