Terremotos deixam mais de 30 mortos e 700 feridos na Venezuela

25/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  –   Por AFP

Dois terremotos praticamente consecutivos sacudiram a Venezuela na quarta-feira (24) e provocaram pelo menos 32 mortes, além de mais de 700 feridos

Prédio danificado após um terremoto em Catia La Mar, no estado de La Guaira/Federico PARRA/AFP

Prédio danificado após um terremoto em Catia La Mar, no estado de La Guaira (Federico PARRA/AFP)

Dois terremotos praticamente consecutivos sacudiram a Venezuela na quarta-feira (24) e provocaram pelo menos 32 mortes, além de mais de 700 feridos, em um cenário de destruição de edifícios e cenas de pânico em Caracas e outras regiões do país, informaram as autoridades nesta quinta-feira (25).

Um primeiro tremor de 7,2 graus de magnitude com epicentro 21 km ao oeste de Morón, no norte do país, aconteceu às 18h04 locais (19h04 de Brasília) e foi seguido quase um minuto depois por outro, mais forte, de 7,5 graus de magnitude, a alguns quilômetros de distância, informou o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) na rede social X.

Os terremotos foram tão potentes que também foram sentidos na Colômbia, onde algumas sirenes de alerta foram acionadas.

La Guaira, uma cidade a 40 minutos de distância de Caracas e onde fica o aeroporto internacional de Maiquetía, é a área mais afetada pelos tremores.

“Não temos nada, agora não temos nada, nem sequer força, nem coragem para entrar ali, imagina”, disse à AFP Larry Rojas, de 49 anos, diante de um prédio que desabou e onde sua família estava presa sob os escombros.

A presidente interina, Delcy Rodríguez, anunciou o balanço de 32 mortos e mais de 700 feridos, mas destacou que ainda não tinha os dados de La Guaira.

“Há dezenas de edifícios que desabaram e estamos, neste momento, em trabalhos muito árduos de resgate para salvar as vidas que Deus nos permita salvar”, disse a presidente em uma mensagem ao país.

Moradores mobilizados

As ruas de La Guaira, na costa, permaneceram no escuro durante a noite. Moradores pediam ajuda e se mobilizavam para tentar resgatar as pessoas que ficaram presas nos escombros.

“Tem gente viva ali e ninguém vem salvar”, disse uma mulher que esperava notícias da filha que ficou soterrada em um prédio de 12 andares que desabou completamente.

O governo interino decretou estado de emergência em todo o país diante da gravidade dos danos e declarou La Guaira como uma “zona de desastre”.

Vários pontos da cidade ficaram sem energia elétrica.

Os tremores também danificaram parte das instalações do aeroporto internacional de Maiquetía, que atende à capital venezuelana.

O terminal aéreo foi fechado “por graves danos em sua infraestrutura”, afirmou Rodríguez em seu pronunciamento.

Caracas ainda conta, no entanto, com o aeroporto militar de La Carlota, localizado em plena zona metropolitana.

Na capital, as cenas eram de destruição e pânico. Uma jornalista da AFP viu um edifício de 22 andares completamente destruído na área de Chacao, zona leste da cidade.

Pessoas gritavam os nomes de parentes nas ruas e alguns voluntários subiam nos escombros. “Precisamos de lanternas”, pediu um deles ao cair da noite.

Do lado de fora do centro comercial Sambil, também em Chacao, Heidi Romero, uma comerciante de 42 anos, estava assustada com a dimensão dos tremores.

“Não sei quanto tempo durou. Eu estava no último andar. Caíram muitas coisas de algumas lojas. Saímos pelas escadas de emergência, foi por onde nos tiraram”, disse à AFP.

“Os degraus se soltaram, toda a parede rachou. Coisas caíram do teto. Foi horrível”, relatou Odalis Escalona, uma funcionária bancária de 54 anos.

Ajuda dos Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que os dois terremotos provocaram uma “quantidade devastadora” de mortes na Venezuela, país que considera um aliado desde que ordenou a captura, em uma operação militar, do então presidente Nicolás Maduro.

“Estaremos lá para nossos novos e grandes amigos. Os primeiros relatos não são bons”, escreveu o republicano nas redes sociais.

Seguindo ordens de Trump, o secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou que Washington “está enviando de maneira imediata equipes de busca e resgate, recursos médicos e assistência humanitária à Venezuela”.

Rodríguez informou depois que teve uma conversa telefônica com Rubio, “que expressou sua solidariedade e apoio ao povo venezuelano nestes momentos difíceis”.

Muitos países da América Latina, assim como Espanha, Itália, China e Índia, também expressaram solidariedade e ofereceram ajuda.

“20 tremores secundários”

Em diversos pontos de Caracas, edifícios desabaram, segundo jornalistas da AFP. Dezenas de socorristas trabalhavam entre os escombros procurando possíveis sobreviventes.

“Registramos 20 tremores secundários, é um fato de graves consequências, (…) há estados particularmente afetados”, afirmou Delcy Rodríguez.

A líder opositora e Nobel da Paz, María Corina Machado, enviou uma mensagem de incentivo.

“Meu coração, meu abraço infinito e minhas orações estão com cada lar venezuelano nestas horas de angústia”, escreveu no X. Corina Machado está fora da Venezuela desde novembro.

Os terremotos foram sentidos com força nos estados de Trujillo, Carabobo, Miranda e La Guaira, segundo o ministro do Interior, Diosdado Cabello.

A Venezuela é cenário frequente de tremores. Os terremotos mais fortes das últimas décadas aconteceram em 1997 em Cariaco (nordeste), com 73 mortos, e em 1967 em Caracas, com 236 falecidos.

Mulher é condenada a 66 anos de prisão por matar crianças com ovo de Páscoa envenenado

25/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br   –     Estadão Conteúdo

Os crimes foram motivados pelo ciúme que a acusada sentia do ex-marido, que passou a ter um relacionamento com a mãe das vítimas

Os crimes ocorreram em abril de 2025/Divulgação/Polícia Civil e Reprodução/Redes sociais

Os crimes ocorreram em abril de 2025 (Divulgação/Polícia Civil e Reprodução/Redes sociais)

A mulher acusada de matar uma criança e uma adolescente com ovo de Páscoa envenenado foi condenada a 66 anos, oito meses e sete dias de reclusão, em regime fechado. O júri popular que condenou Jordélia Pereira Barbosa, de 36 anos, pelos crimes de duplo homicídio qualificado e tentativa de homicídio qualificado contra a mãe das vítimas ocorreu na segunda-feira, 22, em Imperatriz, no Maranhão. O Estadão tenta contato com a defesa da condenada.

Os crimes ocorreram em abril de 2025 e foram motivados pelo ciúme que a acusada sentia do ex-marido, que passou a ter um relacionamento com a mãe das vítimas. Segundo a denúncia do Ministério Público (MP), Jordélia enviou um ovo de Páscoa envenenado para a casa de Miriam Lira Rocha, em Imperatriz, por intermédio de um mototaxista. A embalagem tinha a mensagem: “Com amor, para Miriam Lira. Feliz Páscoa”.

Luiz Fernando Rocha Silva, de 7 anos, e Evillyn Fernanda Rocha Silva, de 13 anos, consumiram o produto e acabaram morrendo. Miriam também ingeriu o produto, mas sobreviveu depois de ficar internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

No julgamento, os jurados entenderam que a mãe das vítimas não morreu apenas em razão do rápido socorro médico prestado. Com isso, foram reconhecidas as qualificadoras de motivo torpe, emprego de veneno e de crime mediante dissimulação. A tentativa de matar Miriam rendeu pena de 14 anos, nove meses e 25 dias.

Em relação aos filhos, o júri reconheceu que Jordélia cometeu homicídio quadruplamente qualificado por motivo torpe, uso de veneno, dissimulação, além do fato de as vítimas serem menores de 14 anos. A pena estabelecida foi de 25 anos, 11 meses e seis dias para cada uma das mortes.

Segundo a decisão, a ré assumiu o risco de provocar a morte dos menores ao enviar o alimento envenenado para a residência onde eles viviam com a mãe. Na sentença, o juiz Fábio da Costa Vilar, que presidiu a sessão do Tribunal do Júri, destacou o alto grau de planejamento do crime.

A investigação apontou que Jordélia se deslocou de Santa Inês para Imperatriz, a cerca de 380 km de distância, utilizando disfarces, se hospedando em hotel com identidade falsa e monitorando a rotina das vítimas antes da ação criminosa.

O juiz também manteve a prisão preventiva da condenada e negou que ela recorresse da sentença em liberdade. A decisão determina o início imediato do cumprimento da pena. A acusação foi representada pelos promotores de Justiça Tiago Quintanilha Nogueira e Gabriele Gadelha Barboza de Almeida.

Multa quase milionária

Além da pena de prisão, Jordélia foi condenada ao pagamento de indenização por danos morais no valor de 100 salários mínimos (R$ 162,1 mil) para a mãe das vítimas em decorrência do “severo abalo físico e psíquico sofrido pelo envenenamento e internação em UTI”.

Ela também terá que pagar outros 400 salários mínimos (R$ 648,4 mil) para a mãe e o pai das vítimas em razão dos prejuízos físicos, psicológicos e da perda irreparável sofrida pela família.

Recife celebra 21º São João 60+ com festa junina para mais de 6 mil pessoas

25/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br   –   Imprensa PCR

Iniciativa da SDHJ reuniu grupos de convivência, atrações musicais e a coroação dos novos Rei e Rainha 60+ no Classic Hall, com entrada gratuita

Recife entra na contagem regressiva para Copa do Mundo Feminina de 2027 - Folha PE

A Prefeitura do Recife realizou, nesta segunda-feira (22), o 21º São João 60+, celebração junina voltada ao público com 60 anos ou mais. O evento aconteceu no Classic Hall, com entrada gratuita, e reuniu mais de 6 mil pessoas, um dos maiores públicos da história do evento. O prefeito Victor Marques participou da programação ao lado de idosos de grupos de convivência da capital pernambucana e de outros municípios.

Para o prefeito Victor Marques, o evento reforça o compromisso da gestão com a qualidade de vida da população idosa. “Entender que precisamos de espaços para o lazer da pessoa 60+ é crucial para formar uma população que se reconhece e está preparada para o futuro. Sou muito feliz atuando como prefeito dessa cidade e podendo acompanhar de perto cada sorriso de quem vem aproveitar essa festa linda”, disse.

A programação contou com apresentações de Fabiana Pimentinha do Nordeste, Nêga do Babado e Carlinhos Monteverde, além de quadrilhas juninas e trio pé de serra. O ponto alto foi a coroação oficial dos novos Rei e Rainha 60+, eleitos no último dia 9 de junho. As novas majestades são Maria das Dores, de 92 anos, a mais velha entre as candidatas, representando o Grupo Vitalidade do Sesc de Casa Amarela, e Ivan Ribeiro, de 70 anos, do Grupo 50+ Santos Dumont.

O secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho, destacou a dimensão das políticas públicas voltadas ao envelhecimento. “Daqui a 20 anos, a cada três pessoas, uma será maior de 60 anos. O Recife entendeu a necessidade de construir políticas para essa população. Hoje celebramos o São João passando uma mensagem de vitalidade, mostrando que a nossa cidade está preparada para essa geração, que merece ocupar todos os espaços”, disse.

A animação do público mostrou que o evento já é tradição entre os participantes. Antônio Martins, de 69 anos, morador da Várzea, não perdeu nenhuma edição. “Esta é uma experiência que se repete anualmente e todas as vezes eu venho curtir. Me sinto jovem aqui. Faço parte do Grupo Alegria de Viver e todos os anos nós alugamos um ônibus para prestigiar essa festa linda de perto”, contou.

O São João 60+ também recebeu usuários do Centro de Convivência da Pessoa Idosa Maria da Conceição Guedes Pereira, equipamento gerido pela SDHJ. O evento contou com o apoio da Fundação de Cultura Cidade do Recife e do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Recife (COMDIR).

Fotos: Marlon Diego/PCR

Governo Lula leva 16 mil cirurgias e exames ao interior do Brasil

25/06/26  – http://blogfolhadosertao.com.br –  Secom/ Presidência da República

Agora Tem Especialistas mobiliza hospitais públicos, privados e filantrópicos para descentralizar atendimento e reduzir filas do SUS

Foto: Rafael Nascimento/MS

Uma ampla mobilização nacional coordenada pelo Ministério da Saúde pretende descentralizar o atendimento para dar assistência a milhares de brasileiros que moram distante dos centros urbanos e aguardam por consultas, exames e cirurgias especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS).

Somente esta semana, mais de 16 mil procedimentos serão realizados em 46 unidades hospitalares distribuídas por 20 estados, por meio do programa Agora Tem Especialistas.

A iniciativa reúne hospitais públicos, privados e filantrópicos em uma estratégia voltada à redução das filas e à ampliação do acesso à atenção especializada. Além de estabelecer parcerias inéditas com instituições privadas, o Governo Federal investiu na reativação de salas cirúrgicas que estavam sem funcionamento em hospitais estaduais e municipais devido à falta de equipes, equipamentos ou insumos.

Pacientes encaminhados para instituições privadas e filantrópicas terão acesso gratuito a consultas, exames e procedimentos em áreas como oftalmologia, ortopedia, cardiologia, oncologia, ginecologia e cirurgia geral. A medida contempla moradores da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Sergipe e São Paulo.

Já nos hospitais públicos, o Ministério da Saúde recuperou estruturas que estavam ociosas e contratou  profissionais nos estados do Acre, Amazonas, Amapá, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Sergipe e Tocantins. A intenção é ampliar a rede de atendimento para diminuir o tempo de espera para quem mais precisa.

Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 2,3 mil procedimentos serão feitos por hospitais privados e filantrópicos. a rede pública ficará responsável por outros 13 mil atendimentos.

Compromisso do Presidente

Para o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a ação representa um esforço nacional para fortalecer o SUS e garantir que o atendimento chegue com mais rapidez à população.

Estamos cumprindo o compromisso do governo do presidente Lula com a população brasileira e levando o SUS para todos os cantos do país. Com essa ação nacional, mobilizamos toda a capacidade instalada do país, com hospitais públicos, filantrópicos e privados trabalhando juntos para ampliar o atendimento especializado”, afirmou.

O ministro Padilha declarou, em entrevista à Rádio PT, que o país vive um novo momento na saúde pública, após anos marcados pelo negacionismo e pelo desmonte de políticas essenciais pelo governo Bolsonaro.

“O presidente está enterrando essa página do negacionismo e do descompromisso com o SUS, e promovendo a revolução necessária para termos um sistema ainda mais forte, mais moderno e mais próximo do povo brasileiro”, afirmou.

Resultados em regiões historicamente desassistidas

A estratégia já foi testada em municípios da Região Norte, considerados desafios históricos para o acesso à saúde especializada. Ações realizadas em Manacapuru, Itacoatiara, Parintins e Maués, no Amazonas, além de Santarém, no Pará, resultaram em mais de 9 mil cirurgias e ofertas de cuidado integrado, contribuindo para reduzir filas e ampliar o atendimento em áreas afastadas dos grandes centros.

Recordes de atendimento

Os investimentos na ampliação da assistência especializada também refletem indicadores recentes da rede pública. Dados do Ministério da Saúde apontam que o país registrou, em 2025, cerca de 14,9 milhões de cirurgias eletivas realizadas pelo SUS, número 42% superior ao registrado em 2022.

No mesmo período, foram contabilizadas 1,6 bilhão de consultas com especialistas, crescimento de 30%, além de mais de 1,3 bilhão de exames, alta de 22% em comparação com 2022. O SUS também realizou aproximadamente 14 milhões de internações ao longo do ano.

Programa atua em diversas frentes

O Agora Tem Especialistas reúne uma série de ações voltadas à redução do tempo de espera no SUS. Além dos mutirões e da recuperação de estruturas hospitalares, o programa prevê ampliação do horário de funcionamento de policlínicas, contratação de especialistas e expansão dos atendimentos realizados por hospitais privados e filantrópicos credenciados.

Outra frente de atuação são as unidades móveis de saúde. Atualmente, 87 carretas percorrem o país oferecendo consultas, exames e atendimentos especializados em saúde da mulher, oftalmologia e diagnóstico por imagem. De acordo com o Ministério da Saúde, mais de 193 mil pessoas já foram atendidas, totalizando cerca de 498 mil procedimentos em mais de 3 mil municípios brasileiros.  A expectativa do governo federal é ampliar essa estrutura para 150 unidades móveis até o fim de 2026.

Imprensa mundial exalta seleção, gols de Vini Jr. e retorno de Neymar: ‘Vitória convincente’

25/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br    –  Estadão Conteúdo

O impacto da vitória repercutiu nos principais veículos de imprensa da Europa

Seleção Brasileira foi elogiada pela imprensa ao redor do mundo

Seleção Brasileira foi elogiada pela imprensa ao redor do mundo – CHANDAN KHANNA / AFP

O Brasil venceu, convenceu e garantiu o primeiro lugar do Grupo C da Copa do Mundo, com sete pontos, ao bater a Escócia por 3 a 0 nesta quarta-feira, no Hard Rock Stadium, em Miami Gardens, nos Estados Unidos. A partida foi marcada pelos dois gols de Vini Jr. e pelo retorno de Neymar à seleção brasileira após 981 dias afastado. O impacto da vitória repercutiu nos principais veículos de imprensa da Europa.

O jornal espanhol Marca, de Madri, voltou a se render à atuação de Vini Jr., destaque do Real Madrid. “O Brasil tem um extraterrestre”, escreveu o periódico, estampando uma foto do camisa 7, que chegou a quatro gols no Mundial.

Já o AS, também da Espanha, publicou uma imagem do atacante brasileiro, exaltando sua atuação e enviando um recado ao clube merengue, que ainda negocia a renovação de contrato do jogador. “O Real Madrid não pode deixar esse Vinicius escapar”, destacou.

Em Barcelona, o Sport também ressaltou o desempenho de Vini Jr. e a volta de Neymar. “Vinicius lidera o Brasil rumo à liderança com dois gols na estreia de Neymar”, trouxe como manchete.

O português Record destacou a vitória que assegurou a classificação e o retorno do camisa 10 após quase três anos sem defender a camisa amarelinha. “Brasil supera Escócia e garante o 1º lugar no regresso de Neymar à seleção canarinho quase três anos depois”, publicou.

Na Inglaterra, o Daily Mail elogiou as atuações de Vini Jr. e de Matheus Cunha, atacante do Manchester United, que marcou seu terceiro gol na Copa. “Em Miami, Vinicius Junior e Matheus Cunha punem o Exército Tartan”, escreveu o jornal, em referência ao apelido dos torcedores escoceses.

Além da repercussão na Europa, a atuação brasileira também ganhou destaque na América do Sul, especialmente na Argentina. O Olé, principal jornal esportivo do país, estampou Vini Jr. e Neymar na capa. “Brasil, com Vinicius e o retorno de Neymar: uma vitória convincente e o primeiro lugar”, publicou.

A partida do Brasil na próxima fase, os 16 avos de final, será disputada na segunda-feira, às 14h (de Brasília), no AT&T Stadium, em Houston, no Texas. O adversário será o segundo colocado do Grupo F, posição atualmente disputada por Holanda, Japão e Suécia, que entram em campo nesta quinta-feira para definir suas situações na competição.

 

Amado Batista é condenado a pagar R$ 454 mil à família de criança que morreu em seu sítio

24/06/26  –   http://blogfolhadosertao.com.br –  Estadão Conteúdo

Pais do garoto de três anos afirmam que pediram ao gerente da propriedade que instalasse grades de proteção em torno da piscina, já que seus dois filhos não sabiam nadar
Quatro anos depois da morte de uma criança de três anos em seu sítio em Goiás, Amado Batista foi condenado a pagar R$ 453,8 mil aos pais do garoto. O caso ocorreu em 2022, quando um dos filhos dos caseiros contratados pelo cantor se afogou na piscina.

Os pais do garoto de três anos afirmam que, no ato da contratação, pediram ao gerente da propriedade que instalasse grades de proteção em torno da piscina, já que seus dois filhos – o casal ainda tem uma filha, então com 10 anos – não sabiam nadar. Batista e o gerente negam que o pedido tenha sido feito.

Em nota enviada à imprensa, Maurício Vieira de Carvalho Filho, advogado do cantor, pontua que os requerentes não apresentaram qualquer prova do pedido e que o próprio juiz do caso, Leonardo de Camargos Martins, apontou “culpa concorrente” dos pais, que, sabendo do perigo de afogamento, deixaram a criança sem supervisão. À época, a mãe do garoto se ausentou por alguns minutos para ir ao banheiro.

“A defesa entende ter havido cerceamento de defesa, uma vez que foi indeferido o pedido de prova pericial técnica, meio de prova indispensável para demonstrar as reais condições de segurança da propriedade, dentre elas o fato de a sede ser integralmente delimitada por cercamento. A produção dessa prova mostrava-se essencial ao pleno exercício do contraditório e da ampla defesa”, diz a nota de Carvalho Filho.

A equipe de defesa de Batista diz ainda que vai entrar com recurso para reverter a condenação. “Por discordar de diversos fundamentos da decisão, em especial do reconhecimento de omissão ou negligência atribuída ao artista, a defesa informa que interporá o recurso cabível, confiante na revisão da sentença pelas instâncias superiores, por entender que não houve omissão ou conduta negligente de sua parte.”

Além do valor de quase R$ 454 mil, divididos igualmente entre a mãe e o pai da criança, Batista também terá que pagar uma pensão mensal de dois terços de 70% do salário-mínimo vigente, da data que o garoto completaria 14 anos até o momento que ele atingiria os 25. A partir daí, o valor será reduzido para um terço de 70% do salário-mínimo até a morte dos pais ou da data em que ele atingiria a expectativa de vida registrada pelo IBGE em 2022.

A criança chegou a ser socorrida e levada a um hospital em Terezópolis, cidade que fica a 15 minutos da fazenda, mas não resistiu.

Confira o comunicado completo da defesa de Amado Batista:

“A defesa de Amado Rodrigues Batista manifesta-se a respeito da sentença proferida nos autos do Processo nº 5266726-11.2023.8 09.0047, em trâmite perante o Juízo da Vara Cível da Comarca de Goianápolis/GO.

Inicialmente, a defesa registra seu mais profundo respeito à dor da família e reconhece a gravidade da tragédia envolvida. As considerações a seguir possuem caráter exclusivamente técnico-jurídico e não pretendem, de qualquer modo, diminuir o sofrimento decorrente da perda de uma criança.

Com ou sem apoio de prefeitos, João Campos garante a festa no meio do povo

24/06/26 –   http://blogfolhadosertao.com.br –  Por Betânia Santana

Mesmo em cidades onde o gestor é aliado, pré-candidato ao governo opta pela agenda de rua

 

O São João em Pernambuco em ano eleitoral não respira apenas forró, quadrilhas e comidas típicas. Respira, sobretudo, articulação política nos grotões ou nas cidades-polo.

Para qualquer candidato majoritário, o apoio dos gestores municipais é o remelexo  para dar musculatura à campanha e ajudar a alcançar as 184 municípios do estado.

A governadora Raquel Lyra (PSD) larga em vantagem numérica: contabiliza mais de 140 prefeitos, turbinados por recursos estaduais e reforço da segurança pública nos festejos.

O desafio de João Campos, em pré-campanha desde abril, era romper o cerco governista. Em menos de uma semana, desbravou cinco polos juninos: Araripina, Serra Talhada e Arcoverde, no Sertão, Gravatá e Caruaru, no Agreste.

Sem o conforto dos camarotes oficiais, unificou a forma de aproveitar as festividades e testou o corpo a corpo. Não se limitou ao cercadinho VIP, mesmo onde tem apoio dos gestores Evilásio Mateus (PDT), em Araripina, e Márcia Conrado (PT), em Serra. A regra foi uma só: misturar-se à multidão.

Em Araripina, foi forró e jogo da Seleção no meio da rua; em Serra, arraial na zona rural, e Corrida da Fogueira; e em Arcoverde a chapa e integrantes da Frente Popular seguiram a 14ª Caminhada do Forró.

Ontem, um dia após a visita da governadora, chegou a Gravatá. Depois, Alto do Moura, em Caruaru, não só a Capital do Forró, mas o principal reduto eleitoral de Raquel Lyra, terra  que administrou por cinco anos.

O pré-candidato preencheu a ausência de tapetes estendidos por prefeitos pelo asfalto como passarela. Diz que deu certo.

Distância de Caiado
O pré-candidato a presidente da República Ronaldo Caiado (PSD) chega hoje a Pernambuco. Dá entrevistas pela manhã no Recife e à noite estará no São João de Caruaru. Mesmo sendo do partido presidido por Raquel Lyra no estado, não há previsão de que a governadora vá ciceroneá-lo na Capital do Forró.

Desserviço
A deputada Dani Portela, ex-Federação Psol-Rede e hoje no PT, vê a saída do deputado Túlio Gadêlha do Rede como um caminho para as forças de direita. “A questão de Túlio é ser muito personalista… Filiou-se ao PSD para cumprir um desserviço à esquerda.”

Fora de hora
O presidente estadual do Novo, Técio Teles, que defende a reeleição de Raquel Lyra, acha não fazer sentido uma candidatura do PL ao governo. “Não houve diálogo ao longo do último ano, passou o timing”, atesta, dizendo que a iniciativa beneficiaria João Campos.

Eleitoreiros
O senador Fernando Dueire considera legítimos, mas eleitoreiros os projetos que isentaram de IR quem ganha até R$ 5 mil e a redução da jornada de 6×1. “Ter o pretexto de colocar em período eleitoral porque agora “passa” é dizer que estão pensando no voto.”

Serra Talhada mantém programação de São João após tiroteio com uma morte e 15 feridos

24/06/26  –  http://blogfolhadossertao.com.br  –

Vida Urbana
SERTÃO

Serra Talhada mantém programação de São João após tiroteio com uma morte e 15 feridos

Gestão classificou caso como “fato isolado” e reforçou compromisso com segurança

Tiroteio em festa junina deixou um morto e 15 feridos em Serra Talhada, no Sertão/Reprodução/Redes Sociais

Tiroteio em festa junina deixou um morto e 15 feridos em Serra Talhada, no Sertão (Reprodução/Redes Sociais)

 

Prefeitura de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, informou que a programação para a festa de São João, desta quarta-feira (24), está mantida. A confirmação ocorre após um tiroteio na Estação do Forró deixar uma pessoa morta e 15 feridas, entre elas cinco policiais militares.

Segundo a gestão municipal, por se tratar da última noite do evento, as atividades serão realizadas com reforço no policiamento e na segurança para o andamento das atividades juninas. A nota pontua que o episódio é um “fato isolado que não reflete o histórico de tranquilidade do evento”.

A prefeitura reforça que o São João na cidade “é uma celebração construída para as famílias, para a cultura e também para garantir o sustento de ambulantes, trabalhadores, equipes técnicas, artistas e demais pessoas envolvidas na realização da festa”.

Segundo a gestão, a prioridade tem sido o acompanhamento das vítimas e o apoio às equipes de saúde e às forças de segurança. A prefeitura também pediu cautela à população para evitar a propagação de informações falsas.

“Repudiamos toda forma de violência e reafirmamos nosso compromisso com a segurança da população. O ocorrido não diminui o compromisso da gestão com a realização de eventos seguros. Pelo contrário: reforça nossa determinação em aprimorar continuamente os protocolos de segurança, fortalecer a atuação integrada com as forças policiais e adotar todas as medidas necessárias para proteger a população”, afirma.

Tiroteio

O crime aconteceu durante a madrugada desta quarta-feira na festa de São João no município. O suspeito, um homem de 36 anos, foi baleado, não resistiu aos ferimentos e faleceu.

As outras 15 vítimas foram encaminhadas para atendimento médico no Hospital Eduardo Campos e no Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam).

Mais cedo, pelas redes sociais, a prefeita Márcia Conrado (PT) já havia manifestado solidariedade aos feridos e familiares, colocando a rede municipal de assistência à disposição das vítimas. O caso está sendo investigado.

Vendedor de milho assassinado a tiros era MC e sonhava em viver da música

24/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  –   Por Nicole Gomes

Eduardo Vitor de Andrade Lima, de 24 anos, compartilhava nas redes sociais músicas autorais e o sonho de seguir a carreira de cantor. Ele foi assassinado a tiros nesta segunda (23) em Casa Amarela, Zona Norte do Recife

Eduardo Vitor de Andrade Lima tinha 24 anos/Foto: Reprodução/Instagram @mcgalegonavoz

Eduardo Vitor de Andrade Lima tinha 24 anos (Foto: Reprodução/Instagram @mcgalegonavoz)

vendedor de milho assassinado a tiros nesta segunda (22), em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, era MC e sonhava em viver da música. Eduardo Vitor de Andrade Lima, de 24 anos, compartilhava vídeos cantando nas redes sociais e se apresentava como “MC Galego na Voz”.

No perfil no Instagram, ele afirmava ser cantor e compositor. Nas postagens, o jovem mostrava momentos da vida e alguns registros de ostentação. Nos comentários, inúmeras mensagens de luto e pesar lamentam a morte de Eduardo.

“Deus tenha misericórdia de sua alma e te receba de braços abertos”, escreveu um perfil. “Descanse em paz, irmão”, disse outro.

Relembre

Eduardo Vitor foi morto na tarde desta segunda (22) em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, enquanto vendia milho.

Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver o momento do crime: um carro Sandero prata chega e dois homens encapuzados descem já próximos a Eduardo, que deita no chão.

Os atiradores alvejam o jovem e retornam para o carro, que sai logo em seguida da cena do crime. Eduardo não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Os disparos atingiram outra vendedora no abdômen. Ela foi socorrida e não há informações atualizadas sobre o estado de saúde.

A mãe de Eduardo também precisou de socorro médico ao saber da morte do filho. Informações sobre velório e sepultamento não foram divulgadas.

O que diz a Polícia Civil de Pernambuco

Diario de Pernambuco procurou a Polícia Civil e aguarda retorno.

Recife entra na contagem regressiva para Copa do Mundo Feminina de 2027

24/06/26  –   http://blogfolhadosertao.com.br  –  Folhape

Falta um ano para o início da Copa do Mundo Feminina da Fifa 2027 e o Recife já começou a se mobilizar para o evento.

Escolhida como uma das oito sedes da competição, a capital pernambucana marca nesta terça-feira (24) os 365 dias que antecedem a abertura do torneio, que será realizado entre 24 de junho e 25 de julho de 2027 e reunirá 32 seleções.

Para celebrar a data, a cidade contará com ações de divulgação voltadas ao público durante a programação do São João. A capivara Méry Cristina, personagem conhecida dos recifenses, aparecerá caracterizada como jogadora da seleção brasileira no Arraial da Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, a partir do meio-dia.

Além disso, monumentos e equipamentos públicos, como a Ponte Paulo Guerra, conhecida como Ponte Estaiada, receberão iluminação nas cores verde e amarela.

Mensagens sobre a realização da Copa também serão exibidas nos polos juninos da cidade ao longo da programação festiva.

Os jogos do Mundial Feminino serão disputados na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. O estádio já sediou cinco jogos da Copa do Mundo Masculina de 2014. Mais recentemente, em 2024, o equipamento recebeu um amistoso da Seleção Brasileira Feminina contra a Jamaica.

O prefeito do Recife, Victor Marques, comentou sobre como a escolha da capital pernambucana reforça a importância da cidade para o cenário nacional.“O Recife dispõe de uma malha hoteleira robusta, uma cadeia de serviços e hospitalidade consistente e a cidade também é um dos maiores e mais importantes hubs aeroportuários do país. Tudo isso faz com que o Recife seja fundamental para o sucesso da competição”, exaltou.

Além do Recife, foram escolhidas como cidades-sede da Copa Feminina Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A definição ocorreu após visitas técnicas realizadas por especialistas da Fifa, que avaliaram critérios como infraestrutura esportiva, rede hoteleira, mobilidade urbana, conectividade aérea e experiência na realização de grandes eventos.

O Brasil foi confirmado como sede da competição em maio de 2024, quando venceu a candidatura conjunta formada por Alemanha, Bélgica e Holanda. Esta será a décima edição da Copa do Mundo Feminina e a primeira disputada na América do Sul. Como país anfitrião, o Brasil já possui vaga garantida no torneio.

A expectativa é que a competição impulsione o fluxo turístico e a movimentação econômica nas cidades-sede. Segundo dados do setor, o Recife conta atualmente com 92 meios de hospedagem, entre hotéis, pousadas, hostels e outros empreendimentos, que somam mais de 14 mil leitos.

A cidade também dispõe de ligações aéreas para dezenas de destinos nacionais e internacionais, consolidando-se como um dos principais centros de conexão do Nordeste.

Com a contagem regressiva iniciada, a capital pernambucana entra oficialmente no clima da Copa do Mundo Feminina e passa a se preparar para receber delegações, torcedores e visitantes de diferentes partes do mundo em 2027.