Amado Batista é condenado a pagar R$ 454 mil à família de criança que morreu em seu sítio

24/06/26  –   http://blogfolhadosertao.com.br –  Estadão Conteúdo

Pais do garoto de três anos afirmam que pediram ao gerente da propriedade que instalasse grades de proteção em torno da piscina, já que seus dois filhos não sabiam nadar
Quatro anos depois da morte de uma criança de três anos em seu sítio em Goiás, Amado Batista foi condenado a pagar R$ 453,8 mil aos pais do garoto. O caso ocorreu em 2022, quando um dos filhos dos caseiros contratados pelo cantor se afogou na piscina.

Os pais do garoto de três anos afirmam que, no ato da contratação, pediram ao gerente da propriedade que instalasse grades de proteção em torno da piscina, já que seus dois filhos – o casal ainda tem uma filha, então com 10 anos – não sabiam nadar. Batista e o gerente negam que o pedido tenha sido feito.

Em nota enviada à imprensa, Maurício Vieira de Carvalho Filho, advogado do cantor, pontua que os requerentes não apresentaram qualquer prova do pedido e que o próprio juiz do caso, Leonardo de Camargos Martins, apontou “culpa concorrente” dos pais, que, sabendo do perigo de afogamento, deixaram a criança sem supervisão. À época, a mãe do garoto se ausentou por alguns minutos para ir ao banheiro.

“A defesa entende ter havido cerceamento de defesa, uma vez que foi indeferido o pedido de prova pericial técnica, meio de prova indispensável para demonstrar as reais condições de segurança da propriedade, dentre elas o fato de a sede ser integralmente delimitada por cercamento. A produção dessa prova mostrava-se essencial ao pleno exercício do contraditório e da ampla defesa”, diz a nota de Carvalho Filho.

A equipe de defesa de Batista diz ainda que vai entrar com recurso para reverter a condenação. “Por discordar de diversos fundamentos da decisão, em especial do reconhecimento de omissão ou negligência atribuída ao artista, a defesa informa que interporá o recurso cabível, confiante na revisão da sentença pelas instâncias superiores, por entender que não houve omissão ou conduta negligente de sua parte.”

Além do valor de quase R$ 454 mil, divididos igualmente entre a mãe e o pai da criança, Batista também terá que pagar uma pensão mensal de dois terços de 70% do salário-mínimo vigente, da data que o garoto completaria 14 anos até o momento que ele atingiria os 25. A partir daí, o valor será reduzido para um terço de 70% do salário-mínimo até a morte dos pais ou da data em que ele atingiria a expectativa de vida registrada pelo IBGE em 2022.

A criança chegou a ser socorrida e levada a um hospital em Terezópolis, cidade que fica a 15 minutos da fazenda, mas não resistiu.

Confira o comunicado completo da defesa de Amado Batista:

“A defesa de Amado Rodrigues Batista manifesta-se a respeito da sentença proferida nos autos do Processo nº 5266726-11.2023.8 09.0047, em trâmite perante o Juízo da Vara Cível da Comarca de Goianápolis/GO.

Inicialmente, a defesa registra seu mais profundo respeito à dor da família e reconhece a gravidade da tragédia envolvida. As considerações a seguir possuem caráter exclusivamente técnico-jurídico e não pretendem, de qualquer modo, diminuir o sofrimento decorrente da perda de uma criança.

Com ou sem apoio de prefeitos, João Campos garante a festa no meio do povo

24/06/26 –   http://blogfolhadosertao.com.br –  Por Betânia Santana

Mesmo em cidades onde o gestor é aliado, pré-candidato ao governo opta pela agenda de rua

 

O São João em Pernambuco em ano eleitoral não respira apenas forró, quadrilhas e comidas típicas. Respira, sobretudo, articulação política nos grotões ou nas cidades-polo.

Para qualquer candidato majoritário, o apoio dos gestores municipais é o remelexo  para dar musculatura à campanha e ajudar a alcançar as 184 municípios do estado.

A governadora Raquel Lyra (PSD) larga em vantagem numérica: contabiliza mais de 140 prefeitos, turbinados por recursos estaduais e reforço da segurança pública nos festejos.

O desafio de João Campos, em pré-campanha desde abril, era romper o cerco governista. Em menos de uma semana, desbravou cinco polos juninos: Araripina, Serra Talhada e Arcoverde, no Sertão, Gravatá e Caruaru, no Agreste.

Sem o conforto dos camarotes oficiais, unificou a forma de aproveitar as festividades e testou o corpo a corpo. Não se limitou ao cercadinho VIP, mesmo onde tem apoio dos gestores Evilásio Mateus (PDT), em Araripina, e Márcia Conrado (PT), em Serra. A regra foi uma só: misturar-se à multidão.

Em Araripina, foi forró e jogo da Seleção no meio da rua; em Serra, arraial na zona rural, e Corrida da Fogueira; e em Arcoverde a chapa e integrantes da Frente Popular seguiram a 14ª Caminhada do Forró.

Ontem, um dia após a visita da governadora, chegou a Gravatá. Depois, Alto do Moura, em Caruaru, não só a Capital do Forró, mas o principal reduto eleitoral de Raquel Lyra, terra  que administrou por cinco anos.

O pré-candidato preencheu a ausência de tapetes estendidos por prefeitos pelo asfalto como passarela. Diz que deu certo.

Distância de Caiado
O pré-candidato a presidente da República Ronaldo Caiado (PSD) chega hoje a Pernambuco. Dá entrevistas pela manhã no Recife e à noite estará no São João de Caruaru. Mesmo sendo do partido presidido por Raquel Lyra no estado, não há previsão de que a governadora vá ciceroneá-lo na Capital do Forró.

Desserviço
A deputada Dani Portela, ex-Federação Psol-Rede e hoje no PT, vê a saída do deputado Túlio Gadêlha do Rede como um caminho para as forças de direita. “A questão de Túlio é ser muito personalista… Filiou-se ao PSD para cumprir um desserviço à esquerda.”

Fora de hora
O presidente estadual do Novo, Técio Teles, que defende a reeleição de Raquel Lyra, acha não fazer sentido uma candidatura do PL ao governo. “Não houve diálogo ao longo do último ano, passou o timing”, atesta, dizendo que a iniciativa beneficiaria João Campos.

Eleitoreiros
O senador Fernando Dueire considera legítimos, mas eleitoreiros os projetos que isentaram de IR quem ganha até R$ 5 mil e a redução da jornada de 6×1. “Ter o pretexto de colocar em período eleitoral porque agora “passa” é dizer que estão pensando no voto.”

Serra Talhada mantém programação de São João após tiroteio com uma morte e 15 feridos

24/06/26  –  http://blogfolhadossertao.com.br  –

Vida Urbana
SERTÃO

Serra Talhada mantém programação de São João após tiroteio com uma morte e 15 feridos

Gestão classificou caso como “fato isolado” e reforçou compromisso com segurança

Tiroteio em festa junina deixou um morto e 15 feridos em Serra Talhada, no Sertão/Reprodução/Redes Sociais

Tiroteio em festa junina deixou um morto e 15 feridos em Serra Talhada, no Sertão (Reprodução/Redes Sociais)

 

Prefeitura de Serra Talhada, no Sertão de Pernambuco, informou que a programação para a festa de São João, desta quarta-feira (24), está mantida. A confirmação ocorre após um tiroteio na Estação do Forró deixar uma pessoa morta e 15 feridas, entre elas cinco policiais militares.

Segundo a gestão municipal, por se tratar da última noite do evento, as atividades serão realizadas com reforço no policiamento e na segurança para o andamento das atividades juninas. A nota pontua que o episódio é um “fato isolado que não reflete o histórico de tranquilidade do evento”.

A prefeitura reforça que o São João na cidade “é uma celebração construída para as famílias, para a cultura e também para garantir o sustento de ambulantes, trabalhadores, equipes técnicas, artistas e demais pessoas envolvidas na realização da festa”.

Segundo a gestão, a prioridade tem sido o acompanhamento das vítimas e o apoio às equipes de saúde e às forças de segurança. A prefeitura também pediu cautela à população para evitar a propagação de informações falsas.

“Repudiamos toda forma de violência e reafirmamos nosso compromisso com a segurança da população. O ocorrido não diminui o compromisso da gestão com a realização de eventos seguros. Pelo contrário: reforça nossa determinação em aprimorar continuamente os protocolos de segurança, fortalecer a atuação integrada com as forças policiais e adotar todas as medidas necessárias para proteger a população”, afirma.

Tiroteio

O crime aconteceu durante a madrugada desta quarta-feira na festa de São João no município. O suspeito, um homem de 36 anos, foi baleado, não resistiu aos ferimentos e faleceu.

As outras 15 vítimas foram encaminhadas para atendimento médico no Hospital Eduardo Campos e no Hospital Regional Professor Agamenon Magalhães (Hospam).

Mais cedo, pelas redes sociais, a prefeita Márcia Conrado (PT) já havia manifestado solidariedade aos feridos e familiares, colocando a rede municipal de assistência à disposição das vítimas. O caso está sendo investigado.

Vendedor de milho assassinado a tiros era MC e sonhava em viver da música

24/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  –   Por Nicole Gomes

Eduardo Vitor de Andrade Lima, de 24 anos, compartilhava nas redes sociais músicas autorais e o sonho de seguir a carreira de cantor. Ele foi assassinado a tiros nesta segunda (23) em Casa Amarela, Zona Norte do Recife

Eduardo Vitor de Andrade Lima tinha 24 anos/Foto: Reprodução/Instagram @mcgalegonavoz

Eduardo Vitor de Andrade Lima tinha 24 anos (Foto: Reprodução/Instagram @mcgalegonavoz)

vendedor de milho assassinado a tiros nesta segunda (22), em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, era MC e sonhava em viver da música. Eduardo Vitor de Andrade Lima, de 24 anos, compartilhava vídeos cantando nas redes sociais e se apresentava como “MC Galego na Voz”.

No perfil no Instagram, ele afirmava ser cantor e compositor. Nas postagens, o jovem mostrava momentos da vida e alguns registros de ostentação. Nos comentários, inúmeras mensagens de luto e pesar lamentam a morte de Eduardo.

“Deus tenha misericórdia de sua alma e te receba de braços abertos”, escreveu um perfil. “Descanse em paz, irmão”, disse outro.

Relembre

Eduardo Vitor foi morto na tarde desta segunda (22) em Casa Amarela, Zona Norte do Recife, enquanto vendia milho.

Em imagens que circulam nas redes sociais, é possível ver o momento do crime: um carro Sandero prata chega e dois homens encapuzados descem já próximos a Eduardo, que deita no chão.

Os atiradores alvejam o jovem e retornam para o carro, que sai logo em seguida da cena do crime. Eduardo não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Os disparos atingiram outra vendedora no abdômen. Ela foi socorrida e não há informações atualizadas sobre o estado de saúde.

A mãe de Eduardo também precisou de socorro médico ao saber da morte do filho. Informações sobre velório e sepultamento não foram divulgadas.

O que diz a Polícia Civil de Pernambuco

Diario de Pernambuco procurou a Polícia Civil e aguarda retorno.

Recife entra na contagem regressiva para Copa do Mundo Feminina de 2027

24/06/26  –   http://blogfolhadosertao.com.br  –  Folhape

Falta um ano para o início da Copa do Mundo Feminina da Fifa 2027 e o Recife já começou a se mobilizar para o evento.

Escolhida como uma das oito sedes da competição, a capital pernambucana marca nesta terça-feira (24) os 365 dias que antecedem a abertura do torneio, que será realizado entre 24 de junho e 25 de julho de 2027 e reunirá 32 seleções.

Para celebrar a data, a cidade contará com ações de divulgação voltadas ao público durante a programação do São João. A capivara Méry Cristina, personagem conhecida dos recifenses, aparecerá caracterizada como jogadora da seleção brasileira no Arraial da Avenida Rio Branco, no Bairro do Recife, a partir do meio-dia.

Além disso, monumentos e equipamentos públicos, como a Ponte Paulo Guerra, conhecida como Ponte Estaiada, receberão iluminação nas cores verde e amarela.

Mensagens sobre a realização da Copa também serão exibidas nos polos juninos da cidade ao longo da programação festiva.

Os jogos do Mundial Feminino serão disputados na Arena de Pernambuco, em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife. O estádio já sediou cinco jogos da Copa do Mundo Masculina de 2014. Mais recentemente, em 2024, o equipamento recebeu um amistoso da Seleção Brasileira Feminina contra a Jamaica.

O prefeito do Recife, Victor Marques, comentou sobre como a escolha da capital pernambucana reforça a importância da cidade para o cenário nacional.“O Recife dispõe de uma malha hoteleira robusta, uma cadeia de serviços e hospitalidade consistente e a cidade também é um dos maiores e mais importantes hubs aeroportuários do país. Tudo isso faz com que o Recife seja fundamental para o sucesso da competição”, exaltou.

Além do Recife, foram escolhidas como cidades-sede da Copa Feminina Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

A definição ocorreu após visitas técnicas realizadas por especialistas da Fifa, que avaliaram critérios como infraestrutura esportiva, rede hoteleira, mobilidade urbana, conectividade aérea e experiência na realização de grandes eventos.

O Brasil foi confirmado como sede da competição em maio de 2024, quando venceu a candidatura conjunta formada por Alemanha, Bélgica e Holanda. Esta será a décima edição da Copa do Mundo Feminina e a primeira disputada na América do Sul. Como país anfitrião, o Brasil já possui vaga garantida no torneio.

A expectativa é que a competição impulsione o fluxo turístico e a movimentação econômica nas cidades-sede. Segundo dados do setor, o Recife conta atualmente com 92 meios de hospedagem, entre hotéis, pousadas, hostels e outros empreendimentos, que somam mais de 14 mil leitos.

A cidade também dispõe de ligações aéreas para dezenas de destinos nacionais e internacionais, consolidando-se como um dos principais centros de conexão do Nordeste.

Com a contagem regressiva iniciada, a capital pernambucana entra oficialmente no clima da Copa do Mundo Feminina e passa a se preparar para receber delegações, torcedores e visitantes de diferentes partes do mundo em 2027.

INSS amplia exigência de biometria e muda regras de acesso a benefícios sociais

24/06/26  — http://blogfolhadosertao.com.br   –  Por Diário de Pernambuco

Nova portaria foi publicada no Diário Oficial da União e prevê cadastro biométrico para aposentadorias, auxílios e benefícios assistenciais

Fachada do INSS (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil/Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

Fachada do INSS (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil)

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) publicou, no Diário Oficial da União desta segunda-feira (22), uma portaria que amplia a exigência de cadastro biométrico para conceder benefícios previdenciários e assistenciais.

As novas regras passam a valer para pedidos a partir de novembro deste ano e incluem aposentadorias, auxílio por incapacidade temporária, pensão por morte e o benefício de prestação continuada (BPC/Loas). Quem já recebe benefícios só precisará cumprir a exigência no momento da renovação.

A implantação da biometria está ocorrendo de forma gradual. No caso do BCP, vale lembrar que a biometria já era obrigatória desde setembro de 2024. Pelo cronograma do governo, toda implementação da exigência de biometria está prevista para janeiro de 2027.

De acordo com a norma publicada, os segurados deverão comprovar a existência de registro biométrico em bases oficiais do governo, como a Carteira de Identidade Nacional (CIN), a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou o título de eleitor. O governo federal alega que o objetivo da medida é reduzir fraudes, reforçando a identificação dos beneficiários.

Entre as exceções previstas na portaria, há dispensa do cadastro biométrico para pessoas com mais de 80 anos, para estrangeiros em situação de refúgio ou apatridia, aos brasileiros que residem no exterior e também para pessoas que estejam impossibilitadas de se deslocar por mais de 30 dias por motivo de saúde ou deficiência e moradores de áreas de difícil acesso.

No caso de alguns tipos de benefícios, como auxílio por incapacidade, salário-maternidade, a exigência poderá ser flexibilizada de acordo com regras específicas de análise do INSS.

O solicitante que não realizar o cadastro biométrico e nem comprovar que se enquadra em alguma das exceções (dentro do prazo de 30 dias), o pedido da concessão de benefício pode ser encerrado e tratado pelo INSS como desistência.

Veja também:

Homem de 32 anos morre vítima de intoxicação por metanol em Petrolina

24/06/26  –   http://blogfolhadosertao.com.br   –   Midias sociais

Um homem de 32 anos morreu vítima de intoxicação por metanol na cidade de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. A informação foi divulgada pela Secretaria Municipal de Saúde, que emitiu uma nota sobre o caso.

De acordo com a pasta, a vítima, que não teve o nome divulgado, morreu no último dia 19 de maio, nas proximidades de um shopping. Desde então, a causa da morte estava sendo analisada e só foi confirmada após laudos da Polícia Científica. “As informações oficiais foram repassadas na última semana, após a realização de exames que identificaram a intoxicação por metanol como causa do óbito”, afirmou a secretaria. As informações são da Folha de Pernambuco.

Agora, as autoridades competentes trabalham na identificação e procedência da bebida consumida pela vítima. Com a mais recente confirmação, Petrolina contabiliza quatro casos de intoxicação por metanol. Do total, dois evoluíram para óbito.

A Secretaria de Saúde reforça o alerta sobre os riscos do consumo de bebidas de origem desconhecida ou possivelmente adulteradas.

Casos de intoxicação por metanol

A reportagem da Folha de Pernambuco entrou em contato com a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) para obter dados atualizados sobre casos de intoxicação por metanol no estado, mas não teve retorno até o momento.

Em um balanço divulgado em dezembro de 2025, a pasta estadual contabilizava 23 notificações de mortes suspeitas associadas ao consumo de bebidas alcoólicas adulteradas com metanol. Do total, cinco foram confirmadas e 14, descartadas.

Além de Pernambuco, no último ano, foram registrados casos nos estados do Piauí, Paraná, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Bahia, Mato Grosso do Sul e Tocantins.

Fiscalizações envolvendo diversos órgãos ocorreram em depósitos e fábricas de bebidas com o objetivo de identificar a adulteração.

Sintomas

Os sintomas da intoxicação por metanol costumam aparecer entre 12 e 24 horas após a ingestão, ou antes, quando a quantidade ingerida é grande. Entre os mais comuns estão dor de cabeça, náuseas, vômitos, dor abdominal, confusão mental e, principalmente, visão turva repentina ou até cegueira.

Raquel Lyra prestigia São João de Gravatá e destaca investimentos do Governo de Pernambuco no município

24/06/26 –   http://blogfolhadosertao.com.br    –  Imprensa PE

Governadora participou da festa ao lado da vice-governadora Priscila Krause e reforçou ações em segurança, infraestrutura e turismo no município

 – Foto: Hesiodo Góes

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (foto), participou na noite desta segunda-feira (22) da programação do São João de Gravatá, um dos festejos juninos mais tradicionais do Estado. Acompanhada da vice-governadora Priscila Krause, a gestora reforçou o apoio do Governo de Pernambuco à realização do evento, que acontece desde o último dia 13 e segue até 28 de junho.

Durante a visita, Raquel destacou que, além do incentivo à cultura e ao turismo, o Governo do Estado vem realizando investimentos em áreas como segurança pública, infraestrutura, recursos hídricos e recuperação de estradas, fortalecendo o desenvolvimento do município e contribuindo para a geração de emprego e renda.

Segundo a governadora, o São João movimenta diversos setores da economia local, como comércio, hotelaria, bares, restaurantes e serviços, consolidando Gravatá como um dos principais destinos turísticos do período junino.

A expectativa da Prefeitura é receber cerca de um milhão de visitantes ao longo da programação, com uma movimentação econômica estimada em R$ 350 milhões.

Para garantir a segurança dos forrozeiros, a Secretaria de Defesa Social montou uma operação especial com reforço no efetivo policial, uso de reconhecimento facial, drones, Plataforma de Observação Elevada (POE), monitoramento aéreo do Grupamento Tático Aéreo (GTA), além de delegacia móvel e equipes da Operação Lei Seca.

MinC apresenta estudos inéditos que revelam resultados do primeiro ciclo da Política Nacional Aldir Blanc

24/06/26   –  http://blogfolhadosertao.com.br  –    Imprena Minc

Seminário do MinC acontece nos dias 30 de junho e 1º de julho, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro
O Ministério da Cultura (MinC) apresenta, durante o I Seminário de Avaliação dos Resultados da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, três estudos inéditos produzidos pelo Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) que analisam a execução do primeiro ciclo da política. O encontro acontece nos dias 30 de junho e 1º de julho, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), e mostrará os dados quantitativos e qualitativos sobre a iniciativa que destinou cerca de R$ 3 bilhões para mais de 99% dos estados e municípios brasileiros, alcançando agentes culturais e iniciativas em todo o país. As inscrições são gratuitas e o evento está sujeito à lotação
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa da cerimônia oficial de abertura, na terça-feira (30), às 18h30. Ao longo dos dois dias, a programação reunirá gestores públicos, pesquisadores, agentes culturais, representantes da sociedade civil e beneficiários da política para discutir como os recursos chegaram aos territórios, quais ações foram fomentadas e quais são os próximos desafios para consolidar a Aldir Blanc como política pública permanente de fomento à cultura.
Além de apresentar números, o seminário vai discutir como o fomento público se transformou em ações culturais concretas. Entre os exemplos estão iniciativas de incentivo à leitura em comunidades ribeirinhas de Manaus (AM), experiências de Cultura Viva em Nilópolis (RJ), projetos de arte, cultura hip-hop e inclusão em Brasília (DF), ações ligadas ao Bumba Meu Boi em São Luís (MA), o Festival Varadouro em Rio Branco (AC), a Mostra Itinerante Cinema de Sala em Corumbá (MS) e projetos de arte urbana e literatura em escolas públicas de Curitiba (PR).
Para a subsecretária de Gestão Estratégica do Ministério da Cultura, Letícia Schwarz, o seminário representa um momento fundamental de consolidação do conhecimento produzido a partir da implementação da Política Nacional Aldir Blanc no seu primeiro ciclo. “As pesquisas apresentadas permitem compreender, com base em evidências, como o fomento público à cultura vem alcançando diferentes territórios e agentes culturais em todo o país. Além de avaliar resultados, esse esforço contribui para qualificar a política, orientar sua continuidade e aprimorar seus instrumentos, reforçando o compromisso do Ministério da Cultura com a transparência, o monitoramento e o fortalecimento das políticas culturais no Brasil.”
A programação contará com painéis sobre democratização do acesso ao fomento, territorialização dos recursos, articulação federativa, Cultura Viva, ações afirmativas e histórias de vida de agentes culturais contemplados pela política. Também estão previstas homenagem a Aldir Blanc e conferência inaugural sobre os próximos passos da PNAB para a democracia cultural.
A iniciativa integra os esforços do MinC, por meio do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), para fortalecer o monitoramento e a avaliação das políticas culturais, contribuindo para uma gestão pública baseada em evidências, participação social e transparência.
Credenciamento de Imprensa e público geral
Profissionais interessados e público geral em acompanhar o seminário devem realizar credenciamento pelo link: https://www.even3.com.br/i-seminario-de-avaliacao-de-resultados-da-politica-nacional-aldir-blanc-de-fomento-a-cultura-749493/ 
Serviço
I Seminário de Avaliação de Resultados da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
Data: 30 de junho e 1º de julho de 2026
Local: Auditório Gilberto Freyre – Palácio Gustavo Capanema
Endereço: Rua da Imprensa, nº 16, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Programação
30 de junho, terça-feira
9h30 – Apresentação artística
10h – Painel 1: Democratização do acesso ao fomento na Política Nacional Aldir Blanc
Painelistas:
14h – Painel 2: Territorialização do fomento na Política Nacional Aldir Blanc
Painelistas:
16h – Painel 3: Articulação federativa da Política Nacional Aldir Blanc
Painelistas:
18h – Homenagem a Aldir Blanc com grupo Tá na Rua
18h30 – Cerimônia oficial de abertura
Autoridades:
19h – Conferência inaugural: Perspectivas de futuro da Política Nacional Aldir Blanc para a democracia cultural
1º de julho, quarta-feira
9h30 – Exibição do minidocumentário
10h – Painel 4: Cultura Viva na Política Nacional Aldir Blanc
Painelistas:
14h – Painel 5: Ações afirmativas na Política Nacional Aldir Blanc
Painelistas:
16h – Painel 6: Histórias de vida da Política Nacional Aldir Blanc
Painelistas:
18h – Arraiá do Seu Aldir com Terreirada Cearense, DJ Letto e outras atrações

PF mira Digimais, banco de Edir Macedo, e bloqueia R$ 670 milhões em bens

23/06/26  -http://blogfolhadosertao.com.br   –  Por Guilherme Lavorato

Operação Miragem investiga fraudes contábeis e bloqueia bens ligados ao banco controlado por Edir Macedo
Edir Macedo
Edir Macedo (Foto: Reprodução (Redes Sociais))

 

 A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem para investigar suspeitas de fraudes contábeis, manipulação de balanços e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional no Banco Digimais, instituição controlada pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. A decisão judicial autorizou o bloqueio e o sequestro de bens e valores de até R$ 670.348.945,70, além da quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, informa o G1.

Mais de 50 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. Edir Macedo está entre os investigados na operação, que mira a gestão do Banco Digimais e apura a atuação de administradores da instituição financeira.

Relatórios do Banco Central apontaram irregularidades

Segundo a PF, a investigação teve como base relatórios elaborados pelo Banco Central do Brasil. Os documentos apontaram graves irregularidades na condução dos negócios do banco por seus administradores.

As apurações indicam que o esquema teria envolvido a manipulação recorrente de balanços e resultados contábeis. O objetivo, conforme a investigação, seria esconder a real situação econômico-financeira da instituição e transmitir aos órgãos de controle a aparência de solvência.

Ainda segundo a PF, essas práticas teriam permitido a supervalorização de ativos e a criação artificial de receitas que somariam centenas de milhões de reais.

Operações financeiras suspeitas também são investigadas

A Operação Miragem também apura operações financeiras supostamente ilegais realizadas em benefício da empresa controladora do Banco Digimais. A investigação inclui ainda a suspeita de falsificação e manipulação de informações registradas em sistemas oficiais do órgão regulador.

A Justiça Federal autorizou, além dos mandados de busca e apreensão, o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados. O bloqueio determinado pela decisão alcança bens e valores até o limite de R$ 670.348.945,70.

Investigados podem responder por crimes financeiros

Os investigados poderão responder, conforme a responsabilidade atribuída a cada um, por crimes previstos na Lei nº 7.492/1986, que trata dos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Entre os crimes citados estão gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas. A investigação segue sob responsabilidade da PF, no âmbito da Operação Miragem.