MinC apresenta estudos inéditos que revelam resultados do primeiro ciclo da Política Nacional Aldir Blanc

24/06/26   –  http://blogfolhadosertao.com.br  –    Imprena Minc

Seminário do MinC acontece nos dias 30 de junho e 1º de julho, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro
O Ministério da Cultura (MinC) apresenta, durante o I Seminário de Avaliação dos Resultados da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, três estudos inéditos produzidos pelo Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC) que analisam a execução do primeiro ciclo da política. O encontro acontece nos dias 30 de junho e 1º de julho, no Palácio Gustavo Capanema, no Rio de Janeiro (RJ), e mostrará os dados quantitativos e qualitativos sobre a iniciativa que destinou cerca de R$ 3 bilhões para mais de 99% dos estados e municípios brasileiros, alcançando agentes culturais e iniciativas em todo o país. As inscrições são gratuitas e o evento está sujeito à lotação
A ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa da cerimônia oficial de abertura, na terça-feira (30), às 18h30. Ao longo dos dois dias, a programação reunirá gestores públicos, pesquisadores, agentes culturais, representantes da sociedade civil e beneficiários da política para discutir como os recursos chegaram aos territórios, quais ações foram fomentadas e quais são os próximos desafios para consolidar a Aldir Blanc como política pública permanente de fomento à cultura.
Além de apresentar números, o seminário vai discutir como o fomento público se transformou em ações culturais concretas. Entre os exemplos estão iniciativas de incentivo à leitura em comunidades ribeirinhas de Manaus (AM), experiências de Cultura Viva em Nilópolis (RJ), projetos de arte, cultura hip-hop e inclusão em Brasília (DF), ações ligadas ao Bumba Meu Boi em São Luís (MA), o Festival Varadouro em Rio Branco (AC), a Mostra Itinerante Cinema de Sala em Corumbá (MS) e projetos de arte urbana e literatura em escolas públicas de Curitiba (PR).
Para a subsecretária de Gestão Estratégica do Ministério da Cultura, Letícia Schwarz, o seminário representa um momento fundamental de consolidação do conhecimento produzido a partir da implementação da Política Nacional Aldir Blanc no seu primeiro ciclo. “As pesquisas apresentadas permitem compreender, com base em evidências, como o fomento público à cultura vem alcançando diferentes territórios e agentes culturais em todo o país. Além de avaliar resultados, esse esforço contribui para qualificar a política, orientar sua continuidade e aprimorar seus instrumentos, reforçando o compromisso do Ministério da Cultura com a transparência, o monitoramento e o fortalecimento das políticas culturais no Brasil.”
A programação contará com painéis sobre democratização do acesso ao fomento, territorialização dos recursos, articulação federativa, Cultura Viva, ações afirmativas e histórias de vida de agentes culturais contemplados pela política. Também estão previstas homenagem a Aldir Blanc e conferência inaugural sobre os próximos passos da PNAB para a democracia cultural.
A iniciativa integra os esforços do MinC, por meio do Sistema Nacional de Informações e Indicadores Culturais (SNIIC), para fortalecer o monitoramento e a avaliação das políticas culturais, contribuindo para uma gestão pública baseada em evidências, participação social e transparência.
Credenciamento de Imprensa e público geral
Profissionais interessados e público geral em acompanhar o seminário devem realizar credenciamento pelo link: https://www.even3.com.br/i-seminario-de-avaliacao-de-resultados-da-politica-nacional-aldir-blanc-de-fomento-a-cultura-749493/ 
Serviço
I Seminário de Avaliação de Resultados da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura
Data: 30 de junho e 1º de julho de 2026
Local: Auditório Gilberto Freyre – Palácio Gustavo Capanema
Endereço: Rua da Imprensa, nº 16, Centro, Rio de Janeiro (RJ)
Programação
30 de junho, terça-feira
9h30 – Apresentação artística
10h – Painel 1: Democratização do acesso ao fomento na Política Nacional Aldir Blanc
Painelistas:
14h – Painel 2: Territorialização do fomento na Política Nacional Aldir Blanc
Painelistas:
16h – Painel 3: Articulação federativa da Política Nacional Aldir Blanc
Painelistas:
18h – Homenagem a Aldir Blanc com grupo Tá na Rua
18h30 – Cerimônia oficial de abertura
Autoridades:
19h – Conferência inaugural: Perspectivas de futuro da Política Nacional Aldir Blanc para a democracia cultural
1º de julho, quarta-feira
9h30 – Exibição do minidocumentário
10h – Painel 4: Cultura Viva na Política Nacional Aldir Blanc
Painelistas:
14h – Painel 5: Ações afirmativas na Política Nacional Aldir Blanc
Painelistas:
16h – Painel 6: Histórias de vida da Política Nacional Aldir Blanc
Painelistas:
18h – Arraiá do Seu Aldir com Terreirada Cearense, DJ Letto e outras atrações

PF mira Digimais, banco de Edir Macedo, e bloqueia R$ 670 milhões em bens

23/06/26  -http://blogfolhadosertao.com.br   –  Por Guilherme Lavorato

Operação Miragem investiga fraudes contábeis e bloqueia bens ligados ao banco controlado por Edir Macedo
Edir Macedo
Edir Macedo (Foto: Reprodução (Redes Sociais))

 

 A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta terça-feira (23), a Operação Miragem para investigar suspeitas de fraudes contábeis, manipulação de balanços e crimes contra o Sistema Financeiro Nacional no Banco Digimais, instituição controlada pelo bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus. A decisão judicial autorizou o bloqueio e o sequestro de bens e valores de até R$ 670.348.945,70, além da quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados, informa o G1.

Mais de 50 policiais federais cumprem nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça Federal em São Paulo. Edir Macedo está entre os investigados na operação, que mira a gestão do Banco Digimais e apura a atuação de administradores da instituição financeira.

Relatórios do Banco Central apontaram irregularidades

Segundo a PF, a investigação teve como base relatórios elaborados pelo Banco Central do Brasil. Os documentos apontaram graves irregularidades na condução dos negócios do banco por seus administradores.

As apurações indicam que o esquema teria envolvido a manipulação recorrente de balanços e resultados contábeis. O objetivo, conforme a investigação, seria esconder a real situação econômico-financeira da instituição e transmitir aos órgãos de controle a aparência de solvência.

Ainda segundo a PF, essas práticas teriam permitido a supervalorização de ativos e a criação artificial de receitas que somariam centenas de milhões de reais.

Operações financeiras suspeitas também são investigadas

A Operação Miragem também apura operações financeiras supostamente ilegais realizadas em benefício da empresa controladora do Banco Digimais. A investigação inclui ainda a suspeita de falsificação e manipulação de informações registradas em sistemas oficiais do órgão regulador.

A Justiça Federal autorizou, além dos mandados de busca e apreensão, o afastamento dos sigilos bancário e fiscal dos investigados. O bloqueio determinado pela decisão alcança bens e valores até o limite de R$ 670.348.945,70.

Investigados podem responder por crimes financeiros

Os investigados poderão responder, conforme a responsabilidade atribuída a cada um, por crimes previstos na Lei nº 7.492/1986, que trata dos crimes contra o Sistema Financeiro Nacional.

Entre os crimes citados estão gestão fraudulenta, inserção de dados falsos em demonstrativos contábeis e realização de operações de crédito vedadas. A investigação segue sob responsabilidade da PF, no âmbito da Operação Miragem.

Ambulante é baleado por guarda civil durante fiscalização em Porto de Galinhas

23/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –   PorDiario de Pernambuco

Prefeitura afirma que disparo foi acidental durante abordagem da Guarda Civil Municipal. A vítima foi socorrida e está estável em unidade de saúde

Ambulante teria reagido à ação policial durante fiscalização /Foto: Reprodução/Instagram

Ambulante teria reagido à ação policial durante fiscalização (Foto: Reprodução/Instagram)

Um ambulante foi baleado no abdômen durante uma ação de fiscalização na praia de Porto de Galinhas, no município de Ipojuca, Litoral Sul de Pernambuco, na manhã desta segunda-feira (22).

Segundo a Prefeitura de Ipojuca, o disparo teria ocorrido de forma acidental a partir da arma de um agente da Guarda Civil Municipal. Em nota, a gestão informou que houve “um disparo acidental da arma de um dos agentes, após contato involuntário da própria vítima com o equipamento durante a ação”.

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que o ambulante é detido por equipes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), enquanto a movimentação atrai pessoas que estavam na praia. No vídeo, os agentes conduzem o homem até uma viatura.

A administração municipal informou que o trabalhador já havia sido abordado anteriormente por exercer atividade comercial sem autorização e que teria sido orientado sobre a necessidade de regularização para atuar na área. O nome dele não foi divulgado.

Durante a nova abordagem, o ambulante teria reagido de forma agressiva contra os fiscais, o que motivou o acionamento da Guarda Municipal para dar apoio à operação.

O disparo, segundo a gestão, ocorreu no momento em que os agentes tentavam conter o homem. Após o incidente, o ambulante foi socorrido pelos próprios guardas e levado para uma unidade de saúde.

De acordo com boletim divulgado pela prefeitura, o projétil atravessou o corpo da vítima. Ele permanece estável, medicado e aguarda transferência para o Hospital Dom Helder Câmara, no Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana, onde deve receber atendimento especializado.

A Secretaria de Defesa Social (SDS) informou que os agentes atuaram dentro de suas atribuições legais e que o caso será investigado pelos órgãos competentes, seguindo os protocolos administrativos previstos.

Jaques Wagner aciona STF contra operação, com liderança do governo Lula em xeque

23/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br – Estadão Conteúdo

Lula e seus interlocutores políticos buscam agora uma saída negociada para que o afastamento ocorra com o menor dano possível à biografia do senador

Alvo de uma operação recente da Polícia Federal, o senador baiano Jaques Wagner (PT), atual líder do governo no Senado, agora corre em duas frentes para tentar reverter o revés sofrido em ano eleitoral. Na ala jurídica, o parlamentar recorreu ao STF para anular as investigações que o relacionam ao ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, enquanto que na política ainda tenta se sustentar no cargo com pressões de alas do PT e do próprio Executivo.

A defesa do senador, capitaneada pelo advogado Pablo Domingues, acionou formalmente o Supremo Tribunal Federal (STF), nesta segunda-feira (22), com um pedido de anulação da operação da PF que cumpriu mandados de busca e apreensão em endereços ligados a Wagner na semana passada.

Os advogados apontam o que chamam de “erros graves” na decisão que autorizou a ação policial e sustentam que o parlamentar jamais atuou no Congresso para beneficiar o Banco Master — foco da investigação. A defesa argumenta publicamente que a única emenda de Wagner sobre o tema de empréstimos consignados ia na contramão dos interesses da instituição financeira e que os valores em espécie apreendidos em sua residência possuem origem lícita e declarada, incluindo diárias pagas pelo próprio Senado para missões oficiais no exterior.

PRESSÃO PARA AFASTAMENTO

Apesar do tom combativo na esfera judicial, a situação de Jaques Wagner no governo tornou-se delicada. Conforme apuração do jornal Folha de S.Paulo, o senador vem manifestando forte resistência em se afastar voluntariamente da liderança do governo no Senado. Wagner reage de forma defensiva aos bastidores que sugerem sua saída, avaliando que entregar o cargo logo após a operação policial soaria como um recibo de culpa e fragilizaria sua imagem pública.

No entanto, o imbróglio ganhou contornos de desgaste inevitável. Segundo a Folha, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve recomendar formalmente a saída do correligionário do posto de liderança. O diagnóstico da cúpula do governo é o de que, embora Wagner seja um aliado histórico e de extrema confiança, a permanência de um líder sob forte investigação da PF contamina a agenda do Planalto no Congresso, tensiona a base aliada e dá combustível para a oposição em um momento de votações econômicas cruciais.

Lula e seus interlocutores políticos buscam agora uma saída negociada para que o afastamento ocorra com o menor dano possível à biografia do senador e à estabilidade da articulação política.

Fernando Dueire tem o Senado como propósito de vida e quer as picuinhas longe da política

23/06/26 – http://blogfolhadosertao.com.br  – Por Betânia Santana

Pré-candidato à Casa Alta lista atributos e ressalta: “Sou um político limpo”
Desde que assumiu no lugar do então senador Jarbas Vasconcelos – que renunciou em setembro de 2023 por motivo de saúde – Fernando Dueire (PSD) conquistou o respeito até da oposição.

Adotando a serenidade como princípio, imprime seriedade à política e mantém olhar amplo sobre Pernambuco, sem arrodeios, sem remendos.

Ontem, à Rádio Folha FM 96,7, a habitual elegância moldou alfinetadas certeiras aos que, como ele, disputam uma das duas vagas ao Senado na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD): Eduardo da Fonte (PP), Miguel Coelho (União) e Túlio Gadêlha (PSD).

Criticou projetos pessoais e a redução da política a picuinhas. E listou seus trunfos: apoio de mais de 100 prefeitos, experiência no Executivo e no Legislativo, e a condição de ser um político “limpo”, sem cobranças de órgãos de controle – recado sutil às vulnerabilidades de concorrentes.

Descartou a disputa à Câmara Federal. Afirmou ter a confiança da governadora, e não a conquistou à toa. Enfatizou que ações da gestão estadual, como o Arco Metropolitano, a Adutora de Negreiros, e a proposta de duplicar a BR-232, carregam suas digitais.

Ao cobrar respeito ao tempo da gestora, reconhece estar no colo dela a decisão final, e lhe impõe a responsabilidade de não interromper o que considera ser seu propósito de vida: o retorno ao Senado.

Caberá a Raquel Lyra a habilidade de conduzir essa engrenagem até as convenções partidárias, entre 20 de julho e 4 de agosto, quando a chapa será oficialmente selada.

Sem baixar a cabeça
Uma semana depois, o vídeo em que o presidente Lula declara apoio a João Campos ainda repercute. O presidente estadual do PT, deputado Carlos Veras, reagiu à declaração de Túlio Gadêlha (PSD). O deputado observou que Lula não estava feliz. “Lamento que Túlio tenha virado comentarista de vídeo… O presidente não baixa a cabeça para ninguém, não gravaria se não tivesse convicção.”

O lado de Lula
O vice-presidente do PT no estado, Felipe Cury, também se manifestou sobre a posição de Túlio Gadêlha: “Lula tem lado. Nosso lado não é com bolsonaristas… Mande a governadora se posicionar. Quando ela disser em quem vai votar, aí você pode se colocar”.

Excelência
O prefeito de Toritama, Sérgio Colin,  conquistou o 1º lugar do Nordeste no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. A honraria é concedida pela Secretaria do Tesouro Nacional a cidades com maiores níveis de precisão e confiabilidade nos dados fiscais.

Hospital de Amor
O prefeito Sivaldo Albino (PSB) anunciou em suas redes sociais que o presidente Lula virá ainda este mês a Garanhuns inaugurar o Hospital de Amor. A bancada petista diz estar “trabalhando” para isso. Dia 4 é a data-limite para pré-candidatos fazerem entregas.

Ouricuri: tradicional Festa do povoado do Jacaré acontece nesta véspera de São João

23/06/26 –  http://blogfolhadosertaocom.br –  Ascom PMO

 

A Prefeitura de Ouricuri, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, realiza nesta terça-feira, 23 de junho, a tradicional Festa do povoado do Jacaré. O evento acontece em praça pública e faz parte da programação junina do município.

A festa é uma tradição da comunidade e reúne moradores e visitantes na celebração da véspera de São João. A programação terá shows de Erika Diniz e Romero do Acordeon.

Para a realização do evento, a gestão municipal preparou uma estrutura completa, com segurança, garantindo organização e tranquilidade ao público.

 

 

Justiça decide manter líder do Comando Litoral Sul em presídio federal

23/06/26 – http://blogfolhadosertao.com.br   –  Adelmo Lucena e Nicolle Gomes

Segundo a Justiça pernambucana, o retorno de “Bambam”, suposto líder do Comando Vermelho no Estado ao sistema penitenciário estadual potencializaria os confrontos e a coordenação de ordens violentas

 

Penitenciária Federal em Campo Grande - MS/Foyo: Secretaria Nacional de Políticas Penais

Penitenciária Federal em Campo Grande – MS (Foyo: Secretaria Nacional de Políticas Penais)

A Justiça de Pernambuco decidiu que o detento Evanilson José da Silva, conhecido como “Bambam” e líder da facção Comando Litoral Sul em Pernambuco, continuará detido no Penitenciária Federal de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul.

O desembargador Marcos Antônio Matos De Carvalho, da 4ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), autorizou em caráter excepcional a renovação da permanência de Evanilson José, que está desde 2022 no sistema penitenciário federal, “pela necessidade de resguardar a ordem pública”.

A partir de um relatório policial, o magistrado entendeu que que Ivanilson mantém relevância sobre integrantes da organização criminosa Comando Litoral Sul/Comando Litoral Norte (CLS/CLN), antigamente conhecida como Trem Bala.

“A facção permanece em plena atividade territorial e o retorno do custodiado ao sistema estadual potencializaria a reorganização operacional do grupo. Os fundamentos que motivaram a transferência originária em maio de 2022 não apenas persistem, como se revelam agravados pelo recrudescimento das disputas territoriais identificadas em abril de 2026”, escreveu o desembargador na decisão, à qual o Diario de Pernambuco teve acesso.

Segundo o relatório de inteligência que embasou a decisão, a facção Comando do Litoral Sul/Norte (CLS/CLN) mantém atuação em Pernambuco e estaria envolvida em uma disputa territorial no município de São José da Coroa Grande, no Litoral Sul. O documento aponta que integrantes do grupo desenvolviam, em abril deste ano, uma ofensiva para retomar e ampliar áreas de influência ocupadas por uma facção rival conhecida como “Tropa dos Crias”.

Ao justificar a renovação da permanência de Evanilson no sistema federal, o desembargador afirmou que o retorno ao sistema prisional pernambucano poderia favorecer a reorganização da facção. Na decisão, o magistrado sustentou que a medida evitaria que o custodiado voltasse a exercer influência direta sobre a estrutura do grupo criminoso, com possibilidade de coordenar ações e transmitir ordens a integrantes da organização.

 

A decisão também cita relatórios de inteligência produzidos entre 2023 e 2026 que identificam Evanilson como uma das principais lideranças do CLS/CLN, facção apontada pelas autoridades como ligada ao Comando Vermelho. Segundo o documento, os fundamentos que motivaram sua transferência para o sistema federal em 2022 permanecem válidos e teriam sido reforçados pelo cenário recente de disputas entre grupos criminosos.

Preso desde julho de 2022 na Penitenciária Federal de Campo Grande, Evanilson responde a processos relacionados à Operação Restolho, deflagrada pela Polícia Civil. Em janeiro deste ano, ele foi condenado em primeira instância por organização criminosa e lavagem de dinheiro, em processo que ainda está em fase recursal.

Defesa contesta renovação

Em nota enviada ao Diario de Pernambuco, o advogado Flávio Lapenda Bezerra afirmou que pretende recorrer da decisão e classificou a renovação da permanência do cliente no sistema penitenciário federal como ilegal.

Entre os argumentos apresentados pela defesa está o entendimento de que a decisão teria agravado a situação processual de Evanilson durante a análise de um recurso apresentado exclusivamente por ele, cujo objetivo era justamente obter o retorno ao sistema prisional pernambucano.

O advogado também sustenta que o pedido de nova renovação da custódia federal não havia sido analisado anteriormente por um juiz de primeiro grau, o que, segundo ele, configuraria supressão de instância.

A defesa ainda argumenta que, após a condenação proferida em janeiro deste ano, a competência para analisar pedidos relacionados à permanência em presídio federal teria passado ao Juízo da Execução Penal. Na decisão, porém, o desembargador afastou provisoriamente essa discussão por entender que a proximidade do vencimento do prazo da custódia federal exigia uma deliberação urgente, deixando a análise definitiva da questão para o julgamento colegiado do recurso.

 

 

O advogado também afirmou que pareceres da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) teriam se manifestado favoravelmente ao retorno de Evanilson a Pernambuco nos últimos anos. Segundo a defesa, os documentos registrariam boa conduta carcerária e ausência de punições disciplinares durante o período de custódia federal.

Por fim, a defesa ressaltou que a permanência de Evanilson no sistema federal ainda dependerá da análise do juiz corregedor da Penitenciária Federal de Campo Grande, responsável por avaliar a regularidade da decisão e adotar as providências previstas na legislação federal. Enquanto isso, a defesa informou que pretende adotar medidas judiciais para tentar reverter a renovação da custódia.

 

Em Goiana: Marcílio Régio antecipa salários e injeta R$ 30 milhões na economia do município durante período junino

23/06/26 – http:// blogfolhadosertao.com.br – Ascom PMG

 

 

Goiana injeta R$ 30 milhões na economia com antecipação de salários e metade do 13º salário A Prefeitura de Goiana anunciou a antecipação do pagamento dos salários dos servidores municipais, aposentados

O prefeito Marcílio Régio anunciou nesta segunda-feira (22) a antecipação do pagamento dos salários dos servidores municipais, aposentados e pensionistas de Goiana. A medida, somada ao pagamento antecipado de 50% do décimo terceiro salário realizado no último dia 10 de junho, representa uma injeção de aproximadamente R$ 30 milhões na economia do município.

O anúncio foi feito durante reunião com o secretariado municipal. De acordo com a gestão, os pagamentos dos servidores efetivos, comissionados, contratados, aposentados e pensionistas serão concluídos até esta terça-feira (23). Já os colaboradores das empresas prestadoras de serviços receberão seus vencimentos até o final do mês.

A antecipação dos salários ocorre em um período impulsionado pelas festividades juninas. A medida garante mais tranquilidade para milhares de famílias e fortalece o comércio local, ampliando a circulação de recursos em diversos setores da economia.

A Prefeitura destaca que o equilíbrio financeiro da administração municipal tem possibilitado manter os salários em dia e, sempre que possível, antecipar os pagamentos, beneficiando diretamente os servidores e contribuindo para o desenvolvimento econômico do município.

Além da antecipação salarial, a Prefeitura divulgou a programação cultural do Arrasta Povo 2026, com eventos na sede e nos distritos, valorizando as tradições do ciclo junino. Nesta edição, serão homenageados Mestre Biloco (in memoriam) e Lindaci Mário, figuras importantes da cultura local.

Programação do Arrasta Povo 2026:

22 de junho — (sede)

Polo Pátio da Misericórdia
A partir das 21h | Saída: 00h
Atrações: Orquestra Tropicana; Orquestra Independente; Orquestra Mestre Nininho

22 de junho — (distritos)

Polo São Lourenço
A partir das 21h | Saída: 00h
Atração: Orquestra Racha Chão

Polo Tejucupapo
A partir das 21h | Saída: 00h
Atração: Orquestra CAM

Polo Carne de Vaca
A partir das 21h | Saída: 00h
Atração: Orquestra Raio de Sol

Polo Ponta de Pedras
A partir das 21h | Saída: 00h
Atrações: Orquestra Explosão do Frevo; Orquestra Raio de Sol

23 de junho — Polo Nova Goiana
Saída: 04h
Atração: Orquestra Tropykalha

A gestão municipal também informa que os dias 23 e 29 de junho serão considerados pontos facultativos no âmbito da administração pública municipal, permanecendo em funcionamento os serviços essenciais para garantir a continuidade do atendimento à população.

Com a antecipação dos salários e a realização do Arrasta Povo, a Prefeitura de Goiana reforça as ações voltadas ao fortalecimento da economia local durante o período junino, beneficiando trabalhadores, comerciantes e toda a população.

Segunda pessoa mais velha do Brasil, pernambucana completa 115 anos cercada pela família

22/06/26  –   blogfolhadosertao.com.br –    Por Marília Parente

Natural de Moreno e moradora de Jaboatão dos Guararapes, pernambucana Beatriz Ferreira Duarte completa 115 anos de vida neste domingo (21)

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé/Foto: Maurício Ferry/DP Foto

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé (Foto: Maurício Ferry/DP Foto)

Moradora de Jaboatão dos Guararapes, Beatriz Ferreira Duarte celebra 115 anos de vida neste domingo (21). Nascida em 21 de junho de 1911, em Moreno, ela é a segunda pessoa mais velha do Brasil e a sexta do mundo, de acordo com a organização internacional LongeviQuest, que valida registros de pessoas que ultrapassam os 110 anos de vida.

Dona de casa durante toda a vida, Beatriz construiu uma grande família. Teve oito filhos, dos quais três seguem vivos, sete netos, 12 bisnetos e uma tataraneta. “E está vindo outro tataraneto, mas, se brincar, minha mãe tem mais saúde do que ele”, brinca a aposentada Bernardete Duarte, de 70 anos de idade, que é filha de Beatriz.

Ela conta que a comemoração deste domingo conta com a presença de todos os filhos e netos da matriarca. “Eu me sinto a pessoa mais privilegiada do mundo. Ela sempre iluminou nosso caminho com a fé que tinha em Deus. A família Duarte tem uma bênção muito grande por ter convivido tanto tempo com ela”, afirma.

Para Bernardete, o segredo para a longevidade da mãe está na tranquilidade com que sempre conduziu a vida. “Ela nunca foi uma pessoa desesperada. Sempre manteve a calma diante de todas as situações. Dizia que devemos viver o dia de hoje, porque o amanhã pertence a Deus”, lembra.

 

Católica praticante, Beatriz costumava dizer que chegou aos 100 anos por ter sido obediente aos pais e por manter a fé. A alimentação saudável e a vida no campo durante a juventude no sítio de Macujé, na Zona Rural de Jaboatão, também são apontadas pela família como fatores importantes.

“Minha mãe não faz uso contínuo de nenhum medicação e a gente só faz os exames anuais para gastar dinheiro, porque nunca apontam nada. Fazia corrida até os 104 anos de idade e gostava de nadar”, conta Bernardete.

Atualmente, Beatriz mora com a filha Dulce e conta com o auxílio de uma cuidadora. Apesar da tranquilidade costumeira, costuma perder a paciência na hora do banho e de deixar sua poltrona favorita, que pertenceu ao esposo, falecido no início dos anos 1990.

“Hoje em dia ela está diferente, fala pouco, mas em alguns momentos a gente vê que ela entende sim as coisas. Quando ela passa pela cadeira dela e vê minha irmã sentada, manda ela sair”, diverte-se Bernadete.

Conhecida entre os familiares como uma mulher de muita disposição e coragem, Beatriz costumava dizer que “ninguém fica para semente”. Sua fé sempre a ajudou a atravessar os momentos de luto e perdas durante 115 anos de vida.

“Nunca vi minha mãe perder o controle ou agir com desespero. A maior lembrança que tenho dela é essa fortaleza e essa calma para enfrentar tudo. Chegar à minha idade com minha mãe viva é uma benção”, destaca a filha.

Operação internacional pode levar à maior apreensão de cocaína já feita no Brasil

22/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  –  Com informações da Agência Estado
Neste domingo (21/6), a Receita Federal reteve 260 toneladas de madeira que serviam para ocultar a droga
Imagens da Receita mostram caminhões com carga apreendida -  (crédito: Reprodução/Instagram/@receita_federal)
x
Imagens da Receita mostram caminhões com carga apreendida – (crédito: Reprodução/Instagram/@receita_federal)

Uma operação internacional entre Brasil, EUA e Bolívia pode resultar na maior apreensão de cocaína já registrada em território nacional. Neste domingo (21/6), a Receita Federal reteve 260 toneladas de madeira que serviam para ocultar a droga. A estimativa inicial aponta que o carregamento ilícito pode chegar a 50 toneladas.

Batizada de Operação Timber Shield, a equipe começou a monitorar a linha de fronteira com base em relatórios compartilhados de inteligência. Segundo o Fisco, o uso de madeira para camuflar entorpecentes e despistar a polícia atingiu proporções nunca antes vistas pelas autoridades brasileiras. Peritos avaliam que as substâncias proibidas representem de 10% a 20% do volume total apreendido.
Detalhes da operação

Houve retenção, neste domingo (21/6), de oito caminhões carregados com madeira, em Corumbá (MS) e Cáceres (MT). No início do mês, a Aduana do Chile já havia feito apreensão de 100 toneladas de cocaína vindas da Bolívia no mesmo esquema detectado pela aduana brasileira na operação de hoje.

De acordo com informações compartilhadas pelos EUA, as apreensões realizadas no Chile e agora no Brasil estão relacionadas entre si, tendo origem no mesmo local de produção na Bolívia. “As perícias preliminares apresentaram resultado positivo para cocaína. Caso a hipótese seja confirmada pelas análises técnicas em andamento pela perícia criminal da Polícia Federal, o volume potencial atingirá várias toneladas de cocaína, podendo variar aproximadamente de 20 a 50 toneladas de cocaína”, disse a Receita em nota.

Também foi informado que a Polícia Federal assumirá formalmente a custódia da droga no âmbito criminal para a apuração final do volume da droga encontrada. A operação envolve atuação integrada e coordenada de diversos órgãos, incluindo também Exército Brasileiro, GEFRON (MT), Polícias Técnico-Científicas (MT e MS).

“A Operação Timber Shield evidencia o alto grau de sofisticação das organizações criminosas e reforça a importância da cooperação internacional, especialmente da integração entre Brasil, Estados Unidos e Bolívia, no enfrentamento ao tráfico internacional de drogas em larga escala”, disse a Receita em nota.