Lula mantém 47% contra 43% de Flávio Bolsonaro, segundo Datafolha deste sábado (20)

21/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br   –   Diario de Pernambuco

O levantamento do Datafolha se baseou em 2.004 entrevistas de pessoas a partir de 16 anos, realizadas entre a quarta-feira (17) e a sexta-feira (19)

Lula e Flávio Bolsonaro/Marcelo Camargo/Agência Brasil e Evaristo Sá/AFP

Lula e Flávio Bolsonaro (Marcelo Camargo/Agência Brasil e Evaristo Sá/AFP)

O Instituto Datafolha divulgou, neste sábado (20), uma nova rodada da pesquisa eleitoral com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantendo o percentual de 47% das intenções de voto em um eventual segundo turno contra Flávio Bolsonaro (PL), que seguiu também com 43%.

O levantamento do Datafolha se baseou em 2.004 entrevistas de pessoas a partir de 16 anos, realizadas entre a quarta-feira (17) e a sexta-feira (19). A margem de erro é de 2 pontos percentuais, com 95% de nível de confiança.

Em maio

Na pesquisa anterior, no mês de maio, Lula estava na liderança das intenções de voto, no primeiro turno, com 40%, enquanto o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) vinha na segunda colocação com 31%.

Para o segundo turno, Lula tinha 47% das intenções de voto, enquanto Flávio Bolsonaro, 43%.

Náutico leva três gols em 17 minutos, reage, mas perde do Vila Nova pela Série B

21/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –   Por Marcos Leandro

Foi o quarto jogo sem vitória do Náutico, que nesse recorte perdeu também do Sport e do Fortaleza e empatou com o Novorizontino

Náutico perdeu para o Vila Nova /Mateus Dutra/ CNC

Náutico perdeu para o Vila Nova (Mateus Dutra/ CNC)

Se alguém ainda tinha dúvida da fragilidade defensiva do Náutico, teve mais uma prova. O Timbu levou três gols do Vila Nova em 17 minutos, reagiu, mas acabou derrotado por 4 a 3 na noite deste sábado (20), no estádio Onésio Brasileiro Alvarenga (OBA), pela 14ª rodada da Série B.

Foi o quarto jogo sem vitória do alvirrubro, que nesse recorte perdeu também do Sport e do Fortaleza e empatou com o Novorizontino.

Com essa queda de rendimento, o Náutico caiu para a sétima colocação, com 20 pontos. Já o Vila assumiu a liderança, com 28 pontos. O Timbu volta a campo no domingo (28), no estádio Esportes da Sorte Aflitos, contra o Goiás.

O JOGO

Com muitos desfalques no ataque, Hélio e Guilherme dos Anjos optaram por mudar o esquema, com a entrada de mais um volante, Luiz Felipe, ao lado de Leonai e Wenderson. A ideia era reforçar a marcação, mas ficou só na intenção. Com menos de 20 minutos de jogo, o Vila Nova fez três gols.

O pesadelo começou aos três minutos. Janderson levou a melhor no duelo contra Reginaldo e bateu firme: 1 a 0. Enquanto o Náutico ainda tentava assimilar o golpe, veio o segundo gol dos goianos. Ryan tocou para André Luís e daí para a rede. E tinha mais. Aos 17, André Luís achou Janderson livre para fazer o terceiro do Vila.

Sem paciência com os erros da defesa, a comissão técnica alvirrubra fez duas mudanças. Após festival de falhas, o zagueiro Mateus Silva deixou o gramado, assim como o volante Leonai. Matheus Ribeiro foi para a lateral esquerda e Igor Fernandes para a zaga. E o garoto Luiz Cláudio reforçou o ataque.

O Náutico até criou boas chances e diminuiu a vergonha aos 35. O lateral Nathan Camargo cortou errado e Dodô empurrou para o fundo da rede. Mas a reação parou por aí. Aos 41, Janderson chutou no travessão e, no rebote, Ryan transformou o placar em goleada: 4 a 1.

SEGUNDO TEMPO

Os técnicos do Náutico fizeram mais uma mudança para a etapa complementar. Arnaldo entrou no lugar de Reginaldo. O jogo teve um ritmo menos intenso no segundo tempo. Bom para o Náutico, que diminuiu o prejuízo aos 19, em belo gol de Vinícius: 4 a 2.

O Vila Nova passou a administrar o placar e o Timbu cresceu. Por pouco Dodô não fez mais um, mas o meia cabeceou errado. Aos 45, o garoto Luiz Claúdio devolveu a esperança ao marcar de cabeça. O Náutico pressionou nos acréscimos, mas não conseguiu empatar.

FICHA DO JOGO – VILA NOVA 4X3 NÁUTICO

Vila Nova: Helton Leite; Nathan Camargo, Tiago Pagnussat, Caio Marcelo e Higor; Willian Maranhão, João Vieira e Dodô (Dudu); Ryan (Hayner), Janderson e André Luís (Dellatorre). Técnico: Guto Ferreira.

Náutico: Muriel; Reginaldo (Arnaldo) (Leo Jance), Mateus Silva (Matheus Ribeiro), Betão e Igor Fernandes; Leonai (Luiz Cláudio), Luiz Felipe, Wenderson e Dodô; Victor Andrade (Felipe Cardoso) e Vinícius. Técnicos: Hélio e Guilherme dos Anjos

Local: Onésio Brasileiro Alvarenga, Goiânia (GO).
Árbitro: Anderson Daronco (RS)
Assistentes: Michael Stanislau e Lucio Beiersdorf (RS)
VAR: Vinicius Gomes do AmaralMG
Gols: Janderson (3’1º) e (18’/1º), André Luís (5’/1º), Dodô (35’/1º) e Ryan (41’/1º); Vinícius (19’/2º) e Luiz Cláudio (45’/2º)
Cartões Amarelos: Tiago Pagnussat (VIL); Matheus Silva (NAU).

Em Ouricuri: Governo do Estado entrega 40 camas elétricas para reforçar assistência do Hospital Regional Fernando Bezerra

20/06/26   – http://blogfolhadosertao.com.br  –  Imprensa PE

O Hospital Regional Fernando Bezerra (HRFB), em Ouricuri, no Sertão do Araripe, recebeu do Governo de Pernambuco, nesta quarta-feira (17), um reforço importante para a estrutura da unidade: 40 camas elétricas que serão destinadas à Clínica Cirúrgica e à Sala Laranja, setor voltado ao atendimento de pacientes que necessitam de cuidados intermediários.

Os novos equipamentos oferecem mais segurança, conforto e praticidade tanto para os pacientes quanto para as equipes assistenciais. As camas elétricas permitem ajustes de posição por meio de comandos eletrônicos, facilitando os cuidados de enfermagem, os procedimentos médicos e contribuindo para uma recuperação mais confortável dos pacientes.

 

A iniciativa faz parte dos investimentos do Governo de Pernambuco na qualificação da rede estadual de saúde, garantindo melhores condições de atendimento nas unidades hospitalares.

 

Para a diretora-geral do Hospital Regional Fernando Bezerra, Iza Conserva, a chegada dos novos equipamentos representa um avanço importante para a assistência prestada pela unidade.

“Essas camas elétricas chegam para fortalecer ainda mais a nossa estrutura e oferecer mais conforto e segurança aos pacientes que atendemos diariamente. Também proporcionam melhores condições de trabalho para nossas equipes, refletindo diretamente na qualidade da assistência. Agradecemos ao Governo de Pernambuco e à Secretaria Estadual de Saúde por esse investimento, que beneficia toda a população da nossa região.”

Em  Goiana:  Prefeitura  avança na implantação dos bairros oficiais e aguarda ativação dos novos CEPs pelos Correios

21/06/26   –  http://blogfolhdosertao.com.br  –  Asscom PMG

A Prefeitura de Goiana segue avançando no processo de organização territorial do município iniciado com a sanção da Lei Complementar nº 032/2026, que criou, delimitou e denominou oficialmente os bairros da sede municipal. Desde a aprovação da legislação, equipes da gestão municipal e dos Correios vêm trabalhando de forma integrada para garantir a atualização dos endereços e a implantação dos novos CEPs.

Com a legislação, passaram a ter reconhecimento oficial os bairros Centro, Impoeira, Curtume, Bom Tempo, Bom Jesus, Cidade Nova, Barro Vermelho, Subestação, Sítio dos Bragas, Portelinha, Nova Goiana, Mutirão, Paraíso, Vila Castelo Branco, Flexeiras, Bela Vista, Boa Vista, Tanquinho, Northville, Núcleo Industrial, Matadouro, Vista Plena, Novo Horizonte, Distrito Industrial e Portal Goiana. A definição dos limites territoriais de cada localidade permitiu a construção de uma base mais organizada para o planejamento urbano e para a atualização dos endereços no município.

Com a criação dos 25 bairros da Macrozona Urbana (MZ1), a Prefeitura iniciou um amplo levantamento das ruas da cidade, reunindo a legislação vigente, que denomina os logradouros, identificando nomes oficialmente reconhecidos e aqueles pelos quais as vias são conhecidas pela população. O trabalho também envolveu o mapeamento detalhado das vias para subsidiar a atualização cadastral realizada pelos Correios.

De acordo com os Correios, todas as solicitações de correção e inclusão de informações encaminhadas pela Prefeitura já foram processadas. Neste momento, o órgão conclui as etapas de revisão e atualização do sistema, que possui um prazo próprio para processamento dos dados. A previsão é que a relação completa dos novos CEPs esteja disponível até o final deste mês, quando os códigos passarão a constar oficialmente na base nacional.

A secretária de Habitação e Regularização Fundiária, Adriana Mola, destacou que o trabalho vem sendo desenvolvido de forma contínua desde a criação dos bairros e representa um importante avanço para a organização urbana do município.

“Esse é um processo técnico que exige muitas etapas. Após a criação dos bairros, realizamos o levantamento das ruas, analisamos as leis municipais que denominam os logradouros, identificamos situações que precisavam de correção e encaminhamos todas as informações aos Correios. Agora estamos na fase final de revisão dos dados para que os CEPs sejam disponibilizados oficialmente à população”, explicou.

A definição dos bairros e a atualização dos CEPs contribuem para a padronização dos endereços, facilitam a localização de imóveis, fortalecem os serviços de logística e auxiliam o planejamento das políticas públicas. A medida também permite a produção de indicadores mais precisos, apoiando investimentos em infraestrutura e a ampliação dos serviços oferecidos à população.

Paralelamente, a Prefeitura e os Correios continuam realizando ajustes para a plena implementação da legislação. As próximas etapas incluem a identificação de logradouros ainda sem denominação oficial e a confirmação dos nomes utilizados pela população, de forma a compatibilizar as informações cadastrais com a legislação municipal vigente. Nos casos em que forem necessárias novas denominações ou adequações, serão observados os procedimentos e o trâmite legislativo inerentes ao processo. Também estão previstos estudos para a criação e organização dos bairros dos distritos, seguindo a mesma metodologia adotada na sede do município.

Os cidadãos já podem consultar o bairro correspondente ao seu endereço por meio da plataforma de Busca CEP dos Correios. Com a conclusão da atualização cadastral, a expectativa é que os novos CEPs reforcem ainda mais a organização territorial de Goiana e contribuam para uma gestão pública cada vez mais eficiente e próxima da realidade de cada comunidade.

Secretaria de Recursos Hídricoss e Saneamento prorroga prazo de inscrição prazo de insscpara vaga de engenheiro orçamentista no Prosar-PE

20/06/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br – Imprensa PE

 

 

A Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento (SRHS) prorrogou até o dia 3 de julho o prazo para inscrição no processo seletivo destinado à contratação de um consultor individual especialista em orçamento de obras. O profissional selecionado atuará no Projeto de Saneamento Rural de Pernambuco (PROSAR-PE), iniciativa financiada pelo Banco Mundial.

A oportunidade é voltada para engenheiros orçamentistas. Os interessados devem encaminhar currículo até a nova data limite. Uma das exigências para a contratação é que o candidato não ocupe cargo de servidor público.

A manifestação de interesse, acompanhada do currículo atualizado, deverão ser enviados para o endereço eletrônico ccsadi@sad.pe.gov.br, com cópia para prosar.pe@srhs.pe.gov.br em arquivo único no formato pdf.

Todas as informações sobre o processo seletivo, incluindo critérios de participação e envio da documentação, estão disponíveis no portal: www.sad.pe.gov.br/editais

Para as demais vagas de especialistas nas áreas ambiental, social, administrativo-financeira, de aquisições e engenharia, o prazo de inscrição se encerra hoje às 23h59.

O PROSAR-PE tem como objetivo ampliar a segurança hídrica e o acesso ao saneamento básico nas diversas regiões de Pernambuco. O projeto representa um marco para o setor, sendo o primeiro contrato firmado pelo Banco Mundial com um estado brasileiro destinado exclusivamente ao financiamento de ações de saneamento rural.

Brasil resolve no primeiro tempo, faz três no Haiti e vence a primeira na Copa 2026

20/06/26  – http://blogfolhadosertao.com.br –   Por Gabriel Farias

Matheus Cunha, duas vezes, e Vini Jr. garantem vitória da Seleção na Filadélfia e liderança do Grupo C na segunda rodada

 

Vini Jr., Matheus Cunha e Lucas Paquetá em comemoração de gol do Brasil contra o Haiti na Copa do Mundo 2026/MAURO PIMENTEL/AFP

Vini Jr., Matheus Cunha e Lucas Paquetá em comemoração de gol do Brasil contra o Haiti na Copa do Mundo 2026 (MAURO PIMENTEL/AFP)

Em uma atuação segura, a Seleção Brasileiraconquistou a primeira vitória naCopa do Mundo de 2026. Na noite desta sexta-feira (19), o Brasil bateu o Haiti por 3 a 0 no Philadelphia Stadium, nos Estados Unidos, em duelo válido pela segunda rodada da fase de grupos. O resultado positivo levou a equipe canarinha aos quatro pontos, garantindo a liderança do Grupo C ao superar o Marrocos no saldo de gols.

Para o confronto na Filadélfia, Ancelotti promoveu duas mudanças cirúrgicas em relação ao time da estreia, optando pelas entradas de Danilo na lateral direita e de Matheus Cunha no ataque. A estratégia se provou certeira, especialmente pela grande exibição do camisa 9, autor dos dois primeiros gols.

Vini Jr. marcou o terceiro tento brasileiro ainda nos acréscimos da primeira etapa. A preocupação de Carlo Ancelotti foi a saída de Raphinha, substituído por Rayan, no primeiro tempo, por conta de um desconforto na coxa.

O resultado eliminou os haitianos do Mundial com duas derrotas na fase de grupos.

A Seleção Brasileira volta a campo na próxima quarta-feira (24), às 19h (horário de Brasília), quando enfrenta a Escócia pela terceira e última rodada da fase de grupos, buscando carimbar de vez o passaporte para o mata-mata do Mundial.

O JOGO

Jogo pegado no começo, como era previsto vindo dos haitianos, e o primeiro cartão amarelo apareceu logo aos 3 minutos. O Brasil tentava bolas longas para os atacantes. Aos 11 minutos, Raphinha chegou a balançar as redes, mas estava impedido. O impedimento semiautomático flagrou a posição irregular do camisa 11 brasileiro.

O Brasil ficava pouco tempo com a bola no pé, sempre com Matheus Cunha atuando como mais um homem no meio-campo, tentando engatar o ataque e acionando Raphinha ou Vini Jr. em velocidade. E aos 22 minutos saiu o primeiro gol da Seleção Brasileira. Novamente em uma chegada veloz, Vini Jr. invadiu a área, puxou para o pé direito e bateu; o goleiro Placide deu rebote e Matheus Cunha, mesmo marcado, conseguiu alcançar a bola do jeito que deu para mandar para o fundo das redes. O zagueiro Delcroix tentou afastar, mas chutou em cima do camisa 9.

Detalhe para o próprio Cunha, que roubou a bola que originou o contra-ataque brasileiro: foi o arco e a flecha do lance.

A estrela de Matheus Cunha seguiu brilhando. Aos 35, ele fez o segundo do Brasil, um belo gol. Paquetá roubou a bola de Casimir e tocou para Vini Jr., que acionou em profundidade. O camisa 9 recebeu na boa e bateu com muita qualidade e força, uma verdadeira bomba de pé esquerdo no canto alto da meta: 2 a 0. O gol aliviou a Seleção.

Nos acréscimos, aos 47 minutos, Paquetá fintou no meio e lançou para Vini Jr. O camisa 7 anotou o seu segundo gol na Copa, o terceiro do Brasil contra o Haiti. Lucas Paquetá fez um lançamento primoroso, Vini botou na frente, ganhou da marcação na velocidade e só teve o trabalho de tocar na saída do goleiro. 3 a 0 no primeiro tempo e uma bela reta final brasileira antes de ir para os vestiários.

A preocupação ficou por conta de Raphinha, que sentiu um desconforto na coxa e precisou deixar o gramado ainda na primeira etapa, sendo substituído por Rayan.

SEGUNDO TEMPO

Bem atrás do placar, o Haiti passou a se expor mais em busca de um gol, e o Brasil ganhava ainda mais espaço para jogar, mas o ritmo imposto na reta final do primeiro tempo não acompanhou a volta dos vestiários. O Brasil era rápido nos contra-ataques, mas falhava no último passe.

Aos 17 minutos, o Haiti assustou. Em cobrança de escanteio, Adé subiu bem e desviou para a meta brasileira, obrigando Alisson a fazer uma grande defesa.

Douglas Santos quase deixou o dele aos 30 minutos. O lateral-esquerdo recebeu uma bola esticada de Rayan e finalizou forte, mas por cima da meta. Logo depois, aos 32, Endrick chegou a balançar as redes após novo passe de Rayan, mas a arbitragem flagrou a posição de impedimento.

Ritmo menor, mas o mesmo placar. O Haiti não ofereceu grande perigo diante da defesa brasileira. A Seleção fechou a partida no 3 a 0.

FICHA DA PARTIDA

BRASIL 3

Alisson; Danilo, Marquinhos, Gabriel Magalhães e Douglas Santos; Casemiro e Bruno Guimarães (Éderson); Paquetá (Martinelli), Vinícius Júnior (Danilo Santos), Raphinha (Rayan) e Matheus Cunha (Endrick). Técnico: Carlo Ancelotti.

HAITI 0

Placide; Arcus (Simon), Adé, Duverne, Delcroix e Expérience; Jean-Jacques, Bellegarde (Ettiene) e Casimir (Deedson); Providence (Joseph) e Pierrot (Isidor). Técnico:Sébastien Migné

Local: Philadelphia Stadium, na Filadélfia (Estados Unidos)

Horário: 21h30 (de Brasília)

Competição: Copa do Mundo FIFA – 2ª rodada

Árbitro: Alejandro Hernández (Espanha)

Assistentes: José Enrique Naranjo (Espanha) e Diego Sanchez (Espanha)

4º árbitro: Sandro Schaerer (Suíça)

Gols: Matheus Cunha (22/1ºT e 35/1ºT) e Vini Jr (47/1º)

Cartões Amarelos: Douglas Santos (BRA); Arcus (HAI), Pierrot (HAI), Jean-Jacques (HAI)

Lula sanciona piso de R$ 5.130,63 para professores da educação básica

20/0/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br    – Por Ryann Albuquerque

Reajuste de 5,4% garante ganho real acima da inflação; municípios alertam para impacto de R$ 8 bilhões nas contas locais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou nesta sexta-feira (19/6) a Lei nº 15.437, que fixa em R$ 5.130,63 o piso salarial nacional dos profissionais do magistério público da educação básica, para jornada de 40 horas semanais e formação em nível médio na modalidade normal.

O texto foi publicado no Diário Oficial da União e representa um aumento de 5,4% sobre o valor anterior, de R$ 4.867,77, com ganho real de 1,5 ponto percentual acima da inflação.

A medida converte em lei a Medida Provisória 1.334/2026, editada em janeiro pelo presidente e aprovada pelo Senado em maio de forma unânime e simbólica – sinal da ausência de resistência política à proposta.

Além do reajuste imediato, a nova legislação muda definitivamente a fórmula de atualização do piso: a partir de agora, o índice anual será calculado pela soma do INPC do ano anterior e 50% da média de crescimento real das receitas do Fundeb nos cinco anos anteriores – com garantia de que o reajuste nunca fique abaixo da inflação.

O impacto financeiro para os professores vai além do salário bruto. Com a ampliação da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil, o desconto mensal na fonte caiu de R$ 283,14 para cerca de R$ 46,78, uma redução de 83,5%.

A combinação do reajuste com a isenção resulta em um aumento líquido de R$ 499,22 na remuneração de quem recebe o piso.

Mobilização

A aprovação da MP não chegou sem pressão. A Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE) classificou a medida como vitória da mobilização da categoria e acompanhou de perto toda a tramitação, destacando que a nova fórmula de correção – debatida no Fórum Permanente do Piso com participação de representantes de estados e municípios – garante ganho real acima da inflação não apenas em 2026, mas como regra permanente.

A entidade reconhece avanços, mas pondera que o Brasil ainda figura entre os países que pior remuneram professores, segundo a OCDE, o que evidencia o tamanho do desafio estrutural ainda pela frente.

Em Pernambuco, o Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) conquistou, em assembleia com mais de mil participantes, a aplicação do reajuste de 5,4% em toda a carreira dos servidores da educação estadual – com retroatividade a janeiro para quem recebe abaixo do piso e reajuste linear a partir de junho para os demais, incluindo aposentados e contratos temporários.

Prefeituras e o pacto federativo

Do outro lado da equação, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta que a MP impõe custos sem garantia de recursos adicionais.

impacto projetado é de R$ 8 bilhões apenas em 2026, dentro de um conjunto de 16 propostas legislativas em tramitação que, juntas, representam R$ 295 bilhões de pressão sobre os cofres municipais.

“O reajuste e a valorização dos profissionais de magistério é uma demanda legítima, mas que precisa ser pactuada no âmbito local, por quem paga a conta”, afirmou o presidente da CNM, Paulo Ziulkoski.

A entidade apresentou cinco emendas à MP durante a tramitação, mas nenhuma foi acatada no texto final.
Com a sanção presidencial, encerra-se um ciclo que começou em janeiro com a edição da MP e atravessou meses de negociações, audiências públicas e mobilizações em estados e municípios.

O piso já estava em vigor desde 22 de janeiro, agora, tem força de lei permanente – e uma fórmula que promete protegê-lo da corrosão inflacionária nos próximos anos.

 

Acolhimento e tradição: Hospital Universitário da Univasf realiza ‘Arraiá do HU’

20/06/26 – http://blogfolhadosertao.com.br – Ascom Univasf

Arraiá do HU-Univasf teve música, comidas típicas e solidariedade.

“Eu me senti realizado, porque a banda e os dançarinos vieram até os quartos. Este ano não consegui participar da atração junina durante a Jecana do Capim de Petrolina, por isso gostei muito que o hospital conseguiu preparar essa apresentação para todos que estão internados”, comemora Leonardo Menezes, paciente do HU-Univasf.

No último dia 16 de junho, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Rede HU Brasil, transformou sua rotina hospitalar em uma verdadeira celebração da cultura nordestina com a realização da edição 2026 do tradicional “Arraiá do HU-Univasf”.

Iniciado nas áreas de convivência e clínicas de internação da instituição, o evento convidou colaboradores, pacientes e acompanhantes a vestirem trajes típicos e compartilharem momentos de leveza e descontração. Organizada pelo Comitê de Humanização — que coordena a festividade desde 2018 —, a iniciativa faz parte do calendário anual do hospital e busca humanizar o ambiente de saúde, proporcionando bem-estar tanto para os profissionais da linha de frente quanto para quem enfrenta a rotina do internamento.

Música, comidas típicas e solidariedade – A programação deste ano destacou os valores que sustentam a essência da festa: música de qualidade, integração hospitalar e solidariedade. Para embalar o legítimo forró pé-de-serra de forma itinerante, o Arraiá contou com a participação voluntária dos músicos convidados Elisson Castro, Cícero Diego, Neldson Felipe e Tio Diego. Na dança, membros da quadrilha junina Danado de Bom abrilhantaram o evento.

“Quero agradecer a toda a equipe de humanização do Hospital Universitário. Mais um ano de sucesso absoluto. Todo esse momento transformador que a gente tem todos os anos aqui, com esse encontro com os pacientes e podendo receber essa energia deles também. Forró bom é garantido aqui e sempre a gente está junto!”, reconheceu Elisson Castro, cantor e acordeonista.

Além do arrasta-pé, a celebração promoveu uma importante rede de apoio intersetorial, com dinâmicas lúdicas desenvolvidas em conjunto com outras unidades do hospital e a oferta de mesas juninas com comidas típicas. A comissão gestora da A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública) no HU-Univasf disponibilizou a barraca da sustentabilidade, com distribuição de itens reutilizáveis por meio de interação com um quiz sobre boas práticas no ambiente de trabalho. A Ouvidoria também promoveu orientações sobre registro de elogios e manifestações com vistas a uma rotina laboral ética e produtiva.

Prezando pelo bem-estar e integridade de todos, o evento seguiu rigorosamente todos os protocolos institucionais de prevenção e controle de infecções hospitalares. Dessa forma, a alegria do São João caminhou lado a lado com a segurança e a saúde de quem estava no HU-Univasf, reafirmando o compromisso do hospital com o acolhimento humanizado.

Sobre a HU Brasil – O HU-Univasf faz parte da Rede HU Brasil desde 2015. A estatal foi criada por meio da Lei nº 12.550/2011, vinculada ao Ministério da Educação (MEC), e nasceu tendo como nome oficial Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares – Ebserh. Em 2026, em um reposicionamento junto à sociedade, ao mercado e instituições parceiras, passou a ter um novo nome, que carrega sua essência: HU Brasil. A estatal é responsável pela administração de 45 hospitais universitários federais em 25 unidades da federação, apoiando e impulsionando suas atividades de assistência, pesquisa e inovação por meio de uma gestão de excelência.

Jorge Garziera participa de roda de conversa com alunos da Erefem Antônio de Amorim e destaca o pertencimento por Lagoa Grande

19/06/26   –  http://blogfolhadosertao.com.br – Ascom/ Assessoria

 

A Erefem Antônio de Amorim Coelho, na sede de Lagoa Grande, realizou, na manhã desta sexta-feira (19), uma roda de conversa voltada ao incentivo à leitura. A atividade integrou o projeto da eletiva “Minha Comunidade e História de Pernambuco”, Lagoa Grande: memórias, cultura e pertencimento, coordenado pelo professor Ramon Novaes, e contou com a participação dos alunos dos 8º e 9º anos.

Além de Jorge Garziera, empresário, primeiro prefeito de Lagoa Grande e atual secretário de governo, o encontro teve como convidados especiais: Erasmo Farias (ex-vereador), Maria de Lourdes Barros, José de Amorim Coelho, José Varonildo e Derilândio Martins.

Durante a programação, o evento contou com apresentações dos estudantes e um desfile simbolizando a história de todos os prefeitos e prefeitas de Lagoa Grande. O projeto foi encerrado com uma roda de conversa sobre a história de Lagoa Grande, apresentado pelos convidados e logo em seguida teve espaço aberto para perguntas.

Jorge Garziera agradeceu aos gestores, Elias Souza e Joelma Freire, e ao professor Ramon, pelo convite, e destacou que a oportunidade foi um momento incrível para falar sobre a história da viticultura e da vitivinicultura em Lagoa Grande.

“Abordar as origens de Lagoa Grande e seu desenvolvimento é essencial para a vida educacional desses adolescentes. Aqui aprendemos mas, também contamos um pouco da nossa história e frisamos que o conhecimento, a ciência e as tecnologias estão avançadas e essa juventude precisa estar bem orientada para não ficar para atrás”, disse Jorge.

Jorge Roberto Garziera fez questão de comentar sobre suas origens. Nascido em Garibaldi, Rio Grande do Sul, Garziera comentou como foi o processo que lhe trouxe ao Nordeste, principalmente aos municípios de Lagoa Grande e Santa Maria da Boa Vista, quando trouxe as primeiras variedades de uvas.

Durante sua participação no evento, Jorge foi fortemente aplaudido quando falou que vai levar os alunos para conhecer os processos de produção da uva e do vinho na fazenda. “Para conhecer o que estou falando é preciso ver, pois, fica mais fácil de você entender”, concluiu Jorge, dizendo que os pais dos alunos conheceram todo o processo da uva e da vinho e os estudantes precisam entender o por quê Lagoa Grande é a Capital da Uva e do Vinho e dar importância a esse título.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Região de mangue no Recife era ‘quartel-general’ de grupo ligado ao Comando Vermelho

19/06/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  –  Por Raphael Guerra

Segundo a polícia, operação que já dura 28 dias prendeu 17 suspeitos na Ilha do Bananal. Foram apreendidas 17 armas de fogo e mais de 3,7 mil munições

A operação na Ilha do Bananal, localizada no bairro da Iputinga, Zona Oeste do Recife, já dura 28 dias. Balanço divulgado nesta sexta-feira (19), pelas polícias Civil e Militar, destacou que foram presos 17 suspeitos de integrar um grupo com fortes indícios de ligação com a facção Comando Vermelho (CV). Além disso, 17 armas de fogo e mais de 3,7 mil munições foram apreendidas.

A Operação Iara, como foi denominada, teve início após a análise criminal e de inteligência da Polícia Militar perceber a intensa atividade de criminosos na região formada por mangue e vegetação. O grupo, identificado como “Irmãos Metralha” é especializado em crimes como tráfico de drogas e armas de fogo, homicídios e lavagem de dinheiro.

“Há uma dificuldade de acesso à área por ser um terreno protegido por rio. Mas no dia 22 de maio demos início à operação, com policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) se infiltrando. Um único tiro não precisou ser disparado e os primeiros suspeitos começaram a ser presos”, declarou o diretor de Planejamento Operacional da PM, coronel João Barros.

Segundo a polícia, armas de fogo – incluindo uma metralhadora e um fuzil – e drogas foram encontradas enterradas. O prejuízo à organização é avaliado em R$ 5,2 milhões.

“A região era um ‘quartel-general’ do grupo, que fazia a distribuição dos entorpecentes para outras localidades do Grande Recife”, pontuou o delegado Ney Luiz Rodrigues, do Departamento de Repressão ao Narcotráfico (Denarc).

 

LÍDER DO GRUPO FOI CAPTURADO NA PARAÍBA

Conforme revelado pelo Jornal do Commercio, um dos líderes do grupo, Natanael Santos da Silva, conhecido como “Negão”, foi capturado no município de Natuba, na Paraíba, na última quarta-feira (17).

A investigação indica que Natanael exercia funções relacionadas à arrecadação financeira da organização, gerenciamento do tráfico, cobrança de devedores, aquisição de entorpecentes e manutenção do arsenal de armas de fogo.

Após a prisão, o suspeito indicou aos policiais onde estava parte das armas de fogo da organização.

A polícia reforçou que a operação continua, inclusive com uma estrutura móvel fixa da PM no local. “Queremos prender os integrantes e descapitalizar o grupo, porque esses indivíduos são facilmente substituídos”, disse o delegado.

A polícia também pontuou que o episódio do ônibus incendiado na BR-101, na comunidade do Detran, foi uma forma de retaliação de membros do grupo e que não houve participação de moradores da localidade.