Raquel Lyra, Priscila Krause, Teresa Leitão e deputados serão diplomados hoje (19) peloTRE

19/12/22

Por Cássio Oliveira/JC

blogfolhadosertao.com.br

 

Cerimônia será realizada no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda

SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM
Nos próximos quatro anos, Raquel e Priscila vão governar os destinos de Pernambuco – FOTO: SIDNEY LUCENA/JC IMAGEM

O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) realiza, nesta segunda-feira (19), a cerimônia de diplomação dos eleitos nos pleitos de 2 e 30 de outubro de 2022. A cerimônia acontece no Teatro Guararapes, Centro de Convenções, em Olinda, a partir das 16h.

A solenidade habilita os eleitos ao exercício do cargo. No caso de Pernambuco, são 49 deputados e deputadas estaduais, 25 parlamentares federais, uma senadora, Teresa Leitão (PT), uma vice-governadora, Priscila Krause (Cidadania), e a governadora eleita, Raquel Lyra (PSDB).

Teresa Leitão

Na última semana, o TRE de Pernambuco desaprovou as contas da senadora eleita Teresa Leitão, e os suplentes eleitos, Francisco Ferreira Alexandre e Sílvio Serafim Costa. A decisão seguiu o parecer técnico da Secretaria de Auditoria do tribunal, que identificou inconsistências na prestação de contas apresentadas pela campanha do PT.

A corte do TRE determinou que a senadora eleita e os suplentes devolvam R$ 450 mil aos cofres públicos, referentes a recursos do Fundo de Campanha cuja destinação não foi comprovada com notas fiscais. O ressarcimento deverá ser realizado em até cinco dias após o trânsito em julgado da decisão.

A decisão não impede a diplomação da senadora eleita e dos suplentes, visto que ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

A assessoria jurídica de Teresa disse respeitar, mas discordar do entendimento adotado pelo TRE e informou que irá recorrer à instância superior, “confiante na modificação da decisão e aprovação das contas da campanha”.

Deixe um comentário