14/12/22
Por Wellington Hanna, TV Globo — Brasília
blogfolhadosertao.com.br
Investigação vai usar câmeras de segurança para identificar autores de depredações e destruição de veículos. Até o fim da tarde desta terça-feira, ninguém ainda havia sido preso.
—
A Polícia Federal informou nesta terça-feira (13) que vai instaurar um inquérito para apurar os danos ao patrimônio da União causados por vândalos bolsonaristas em Brasília.
Na noite de segunda-feira (12), apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) tentaram invadir o prédio da PF, atiraram pedras e paus em direção ao edifício e incendiaram carros e ônibus.
A barbárie se alastrou pelas ruas próximas ao edifício da PF, e os vândalos entraram em confronto com a polícia.
Passo a passo do inquérito
De acordo com a PF, os investigadores vão, em um primeiro momento, identificar o que foi depredado pelos vândalos durante os atos desta segunda
Em seguida, os policiais vão usar câmeras de segurança e o serviço de inteligência da corporação para identificar os criminosos que participaram dos atos de violência.
O inquérito vai focar nos crimes cometidos contra o patrimônio da União.
Já a investigação sobre os danos ao patrimônio do Distrito Federal e aos bens particulares ficará a cargo da Polícia Civil do DF.
O Código Penal prevê pena de seis a três anos de prisão, além de multa, para quem “destruir, inutilizar ou deteriorar” bens públicos.