Deputados eleitos para a vigésima legislatura da Alepe são diplomados

20/12/22

 

Ascom Alepe

blogfolhadosertao.com.br

Em solenidade no Teatro Guararapes, do Centro de Convenções de Pernambuco, nesta segunda, a Justiça Eleitoral diplomou todos os candidatos eleitos no primeiro e no segundo turnos das eleições 2022. Um a um, em evento presidido pelo presidente do TRE, desembargador André Guimarães, os convocados pelo Cerimonial da instituição receberam os diplomas, muitos deles acompanhados de familiares.

Para a Assembleia Legislativa, os 49 candidatos eleitos para a vigésima legislatura representam uma renovação significativa. Dos atuais parlamentares, 24 foram reeleitos. Das vagas restantes, vinte e duas serão ocupadas por novatos no Legislativo e três por ex-parlamentares  que retornam à Casa de Joaquim Nabuco: Socorro Pimentel, do União Brasil, Izaías Régis, do PSDB, e Lula Cabral, do Solidariedade.

A vaga de Lula Cabral foi confirmada nesta segunda, quando o TRE realizou nova totalização dos votos para deputado estadual. Com isso, Diogo Moraes, do PSB, ficou com a primeira suplência do seu partido.

Todos os diplomados irão tomar posse na Alepe no início de fevereiro. Na próxima legislatura, as maiores bancadas serão a do PSB, com 13 parlamentares; do PP, com 9; e do PL e da União Brasil, cada um com cinco deputados. Outros oito partidos terão representação na Casa: PT, PV, Solidariedade, PSDB, Republicanos, PCdoB, PSOL e Patriota.  Já os parlamentares mais votados em outubro foram o novato Júnior Tércio, do PP, Coronel Alberto Feitosa, do PL, e Delegada Gleide Ângelo, do PSB.

Já em relação à bancada feminina, a Alepe, hoje com dez integrantes – a maior composição da sua História – passará a contar com seis mulheres. Mas sete outros nomes da atual legislatura, dentre eles três mulheres, também foram diplomados, mas para outros mandatos: a vice-governadora eleita Priscila Krause,  do Cidadania; Teresa Leitão, do PT, eleita a primeira senadora de Pernambuco, além de Clarissa Tércio, do PP, Clodoaldo Magalhães, do PV, Eriberto MedeirosLucas Ramos e Guilherme Uchoa Júnior, os três do PSB, todos eleitos para a Câmara dos Deputados.

O diretor-geral do TRE, Orson Lemos, explicou que a diplomação é um passo importante do cronograma eleitoral, que em Pernambuco teve o envolvimento de mais de cinco milhões de eleitores, garantindo aos diplomados a posse do mandato: “O que consiste a diplomação é um documento oficial do Tribunal Regional Eleitoral, informando que o candidato X para o cargo de deputado federal, estadual, governador ou senador está apto a tomar posse. Então, o TRE informa que aquele candidato, o nome dele, está apto, conforme as normas eleitorais, a tomar posse no cargo de governadora, senador etc”.

Também foram diplomados pelo TRE, na solenidade desta segunda, os eleitos para o Conselho Distrital de Fernando de Noronha, os 25 que conquistaram mandato de deputado federal, os suplentes da senadora Teresa Leitão – Sílvio Costa e Francisco Alexandre – e a primeira mulher eleita governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, que tomará posse no cargo no dia primeiro de janeiro, numa Reunião Legislativa Extraordinária da Alepe. Antes disso, na próxima quarta-feira, às dez da manhã, o Legislativo realiza, de forma presencial, a última Reunião Plenária da atual Legislatura.

Deixe um comentário