30 anos do Manguebeat são celebrados na Fenearte de portas abertas para o público

07/07/22

Imprensa PE 
blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Miniatura do anexoMiniatura do anexo
Feira Nacional de Negócios do Artesanato teve início nesta quarta-feira e segue até o dia 17, com previsão de atrair mais de 200 mil pessoas. Governador Paulo Câmara e a primeira-dama Ana Luiza prestigiaram a abertura

—-

Com a expectativa de receber mais de 200 mil visitantes até o dia 17 de julho, a Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) – um dos maiores eventos do setor no País – abriu as portas ao público nesta quarta-feira (06.07) homenageando os 30 anos do Movimento Manguebeat. Esta 22ª edição da feira conta com cerca de cinco mil expositores, distribuídos em 700 espaços. A abertura teve as presenças do governador Paulo Câmara e da primeira-dama Ana Luiza.

Com a imagem-símbolo de uma antena parabólica fincada na lama e outra no que acontecia ao redor do mundo, o Manguebeat eclodiu em Pernambuco na década de 1990, misturando o regional ao que havia de mais pop, articulou as manifestações culturais da periferia do Grande Recife e conseguiu conectar a cultura popular com expressões globais.

“Todas as expressões culturais do nosso Estado estão sendo representadas aqui na Fenearte, tendo o artesanato como carro-chefe. Os 30 anos do Manguebeat representam uma data muito significativa e a nossa feira se dedica a valorizar os grandes símbolos, os movimentos culturais”, ressaltou Paulo Câmara.

Neste ano, serão criados cerca de 2,5 mil postos de trabalho temporário. Com um investimento de R$ 7 milhões, espera-se que o evento movimente R$ 40 milhões nos 12 dias de realização. A programação é extensa, com salões de arte, desfiles de moda, oficinas gratuitas, rodas de conversas, shows, decoração, gastronomia, atividades infantis, entre outros.

“É muito gratificante estar mais um ano aqui na Fenearte. É uma equipe muito grande que faz acontecer essa feira e nós estamos muito felizes em poder mostrar nosso trabalho mais uma vez”, afirmou Damiana, expositora de produtos em renda e uma das artesãs que integram a Alameda dos Mestres, espaço de destaque na Fenearte que agrega os patrimônios vivos de Pernambuco.

O governador e a primeira-dama estiveram acompanhados da vice-governadora Luciana Santos; dos secretários estaduais Milu Megale (Turismo e Lazer), Alexandre Rebêlo (Planejamento e Gestão), coronel Carlos José (chefe da Casa Militar), Edilázio Wanderley (Desenvolvimento Social, Criança e Juventude), Ana Elisa Sobreira (Mulher), Marcelo Canuto (Justiça e Direitos Humanos); Tomé Franca (Desenvolvimento Urbano e Habitação), Alexandre Gabriel (chefe da Assessoria Especial), Gilberto Freyre Neto (executivo de Relações Internacionais); do o procurador-geral do Estado, Ernani Medicis; dos presidentes da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Roberto Abreu e Lima, da Copergás, André Campos, e da Compesa, Manuela Marinho.

Também estiveram presentes o defensor público-geral do Estado, Henrique Seixas; a diretora de Promoção da Economia Criativa da Adepe e coordenadora da Fenearte, Márcia Souto; os prefeitos de Olinda e Recife, professor Lupércio e João Campos, respectivamente; e a chefe do Gabinete do Centro Histórico da Prefeitura do Recife, Ana Paula Vilaça.

Fotos: Hélia Scheppa e Heudes Regis

Deixe um comentário