A “taxa das blusinhas” e o protagonismo da governadora Raquel Lyra

26/05/26 – http://blogfolhadosertao.com.br  –  Por Betânia Santana
Chefe do Executivo reúne representantes do polo de confecções em busca de alternativas para o setor

Desde o dia 12 de maio, quando o governo federal acendeu o alerta no Polo de Confecções de Pernambuco ao zerar a alíquota do Imposto de Importação para compras internacionais de até US$ 50, o Agreste entrou em polvorosa.

A concorrência com o mercado chinês assusta, e a busca por medidas compensatórias virou questão de sobrevivência. Em uma pauta essencialmente federal, todos os caminhos de prefeitos, deputados e líderes do setor estão sendo alinhavados pelas mãos da governadora Raquel Lyra (PSD).

Filha de Caruaru, de onde foi prefeita por seis anos, ela conhece aquele chão e sabe o peso eleitoral e econômico de liderar essa costura. Em ano de eleição, que já se mostra acirrada, quem apresentar a melhor saída para o polo garante passaporte valioso nas urnas.

O ex-secretário André Teixeira, braço-direito da governadora, lembra que ela puxou as rédeas e articulou as reuniões desde o primeiro momento, inclusive a preliminar em Brasília. O Polo de Confecções, registra, mudou de tamanho.

Contrato da ferrovia
O contrato para a retomada das obras em 73 quilômetros da Transnordestina, entre Custódia e Arcoverde, será assinado ainda esta semana. O anúncio foi feito pela vice-governadora Priscila Krause (PSD), no Fórum Permanente de Infraestrutura, promovido pela Fiepe. “A estratégia é conectar o interior do estado a Suape, ampliar o escoamento da produção e atrair novos investimentos”, pontuou.

Benefício chinês
O prefeito de Toritama, Sérgio Colin (PP), prefere denominar de “benefício chinês” a chamada “taxa das blusinhas” que, segundo ele, é desleal. “A gente quer o Polo de Confecções com a mesma competitividade das empresas do exterior”, apela.

Mais infraestrutura
O problema do Polo de Confecções do Agreste não se resume ao  imposto zerado para compras internacionais. O deputado Adalto Santos,  que tem base na região, alerta para a necessidade de melhorar a infraestrutura, destacando água, estradas e segurança.

Audiência
A “taxa das blusinhas” será tema de audiência pública hoje, na  Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa, presidida pelo deputado Mário Ricardo. A iniciativa é do deputado Édson Vieira. No Auditório Sérgio Guerra, às 10h.

PF faz nova operação contra Cláudio Castro por suspeita de investimentos no Banco Master

26/05/26 – http://blogfolhadosertao.com.br –   Estadão Conteúdo

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (26) uma nova operação contra o ex-governador do Rio de Janeiro Cláudio Castro (PL). A investigação apura investimentos de recursos públicos estaduais em fundos vinculados ao Banco Master.

A defesa do ex-governador foi procurada, mas ainda não havia se manifestado até a publicação desta matéria.

Esta é a segunda vez em menos de duas semanas que Castro é alvo de buscas da PF. No último dia 15, durante a Operação Sem Refino, os agentes apreenderam o celular e o tablet do político em investigação relacionada às ligações da gestão estadual com o Grupo Refit, apontado pela Receita Federal como o maior sonegador de impostos do País.

Mandados no Rio e no Distrito Federal

Ao todo, a operação cumpre 10 mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro e no Distrito Federal, por determinação do ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF).

Nesta terça, policiais federais estiveram na residência de Cláudio Castro, localizada em uma cobertura em condomínio de luxo na Barra da Tijuca, na zona oeste da capital fluminense.

Investigações sobre o Rioprevidência

A apuração envolve aplicações realizadas pelo Rioprevidência, fundo dos servidores públicos do estado. Segundo as investigações, o órgão aplicou R$970 milhões em letras financeiras do Banco Master, instituição posteriormente liquidada pelo Banco Central e suspeita de operar “créditos podres”.

Na oitava fase da Operação Compliance Zero, a PF busca aprofundar informações sobre aplicações de R$2,01 bilhões em fundos ligados ao banco a partir de julho de 2024, totalizando cerca de R$3 bilhões transferidos pelo Rioprevidência.

Crimes investigados

O Rioprevidência também é alvo da Operação Barco de Papel, que investiga a atuação de ex-presidentes, diretores e gerentes de investimentos do fundo, além de possíveis conexões com executivos do Banco Master.

De acordo com o fundo, os papéis investigados foram emitidos entre outubro de 2023 e agosto de 2024, com vencimentos previstos para 2033 e 2034.

A investigação apura suspeitas de crimes contra o sistema financeiro nacional, gestão fraudulenta, desvio de recursos, indução de repartição pública ao erro, fraude à fiscalização ou ao investidor, associação criminosa e corrupção passiva.

MPE aponta calote de R$ 197 mi como causa da falta de remédios e insumos nos postos de saúde em Campo Grande

26/05/26 –   http://blogfolhadosertao.com.br   – 3 Mins Read FacebookTwitterWhatsAppTelegram

Apac emite alerta de observação para chuva moderada na RMR e Zona da Mata nesta terça-feira (26)

26/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –    Por JC

A orientação é que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e siga as recomendações da Defesa Civil e dos órgãos oficiais

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu um aviso meteorológico de estado de observação para a Região Metropolitana do Recife, Mata Norte e Mata Sul de Pernambuco devido à previsão de pancadas de chuva com intensidade moderada entre a madrugada e ao longo desta terça-feira (26).

Segundo a Apac, a atuação de uma confluência dos ventos em baixos níveis favorece a formação de nuvens e aumenta as condições para chuva nas regiões citadas. O aviso meteorológico nº 57/2026 foi emitido às 17h desta segunda-feira (25) e tem validade até as 23h da terça-feira (26).

A orientação é que a população acompanhe as atualizações da previsão do tempo e siga as recomendações da Defesa Civil e dos órgãos oficiais de monitoramento.

Moradores de áreas de risco devem redobrar a atenção para possíveis alagamentos, pontos de inundação e deslizamentos de barreiras em áreas vulneráveis.

 

João Paulo celebra fim da escala 6×1 e classifica acordo como “passo civilizatório” para o Brasil

26/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  –   Midias Sociais

Imagem de João Paulo: "O João Campos Envergonhou o PT" - Blog BPN

O acordo anunciado nesta segunda-feira (25) prevê a redução da jornada semanal de trabalho de 44 para 40 horas, sem redução salarial, além da garantia de dois dias de descanso por semana. A proposta estabelece uma transição de 12 meses para implementação do novo modelo.

Pelo cronograma apresentado, a jornada será reduzida inicialmente para 42 horas semanais até 60 dias após a promulgação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Após um ano, entra em vigor a carga horária definitiva de 40 horas semanais.

Além da redução das horas trabalhadas, a proposta extingue oficialmente a escala de seis dias consecutivos de trabalho para apenas um de descanso, atendendo a uma reivindicação histórica de trabalhadores e movimentos sindicais.

João Paulo destacou que a conquista é resultado direto da mobilização popular e comparou o momento a outros marcos históricos das lutas trabalhistas. Segundo o deputado, direitos como a redução das jornadas exaustivas durante a Revolução Industrial e a criação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no Brasil, também foram frutos da pressão popular e da organização da classe trabalhadora.

O acordo construído entre o Palácio do Planalto e a Câmara dos Deputados também prevê medidas para reduzir impactos econômicos da mudança, incluindo alterações nas regras dos Microempreendedores Individuais (MEIs), com ampliação do limite de faturamento e possibilidade de contratação de mais funcionários. A expectativa é que a proposta tramite rapidamente no Congresso Nacional nas próximas semanas.

PRF flagra caminhão com diversas irregularidades em Ouricuri

26/05/26  – http://blogfolhadosertao.com.br  –   Ascom PRF

Tanque de combustível do veículo era um tambor transportado na cabine

 

 

 

 

 

 

Uma abordagem a um caminhão chamou a atenção de policiais rodoviários federais, neste sábado (23), na BR 316, em Ouricuri, no Sertão pernambucano. O veículo que transportava uma carga de lenha apresentava uma série de irregularidades e o condutor era inabilitado.

O flagrante foi realizado durante a abordagem a um caminhão que havia saído de Ouricuri em direção a Parnamirim. Durante a verificação, foram constatadas diversas infrações, a começar pelo tanque de combustível, que era um tambor transportado dentro da cabine.

A porta do caminhão estava presa com uma corda e o veículo não tinha parabrisa, placas, faróis e faixas refletivas. No lugar dos faróis traseiros, foram encontrados dois tachões refletivos, conhecidos como “tartaruga de sinalização”.

Além disso, os pneus se encontravam desgastados, os parachoques estavam danificados e a carroceria apresentava um mau estado de conservação. A equipe ainda constatou que o motorista não possuía a carteira de habilitação nem o documento de licenciamento do veículo.

Foram emitidas diversas autuações e o caminhão foi recolhido ao pátio. A carga de lenha não apresentava irregularidade e será transferida para outro veículo.

Em Lajedo: Lucas Ramos consolida força política e viabiliza investimento histórico para o Agreste

25/05/26  – http://blogfolhadosertao.com.br   –  Ascom Lucas Ramos

 

Em um ato político expressivo que consolidou importantes apoios na região, o deputado federal Lucas Ramos (foto à direita)  reafirmou seu compromisso com o desenvolvimento de Lajedo e prestou contas das ações do seu mandato. O evento marcou o fortalecimento de uma sólida aliança política ao lado de grandes lideranças, como o ex-prefeito Antônio João Dourado, o pré-candidato a deputado estadual João Paulo da Costa e o suplente de senador Silvio Costa, unindo forças em torno de um projeto que prioriza o trabalho e as entregas para a população.

“Assumi apenas um compromisso com essa cidade, que era o da duplicação da BR-423. E eu pude celebrar uma parceria com o presidente Lula para que a gente pudesse investir 330 milhões de reais nessa obra”, afirmou em seu discurso. As entregas não pararam por aí: o deputado destinou ainda R$ 2 milhões para a Saúde do município, além de ações de fortalecimento da agricultura familiar.

Escuta ativa e foco no futuro

Durante seu pronunciamento, Lucas Ramos enfatizou que sua atuação parlamentar é pautada pela presença constante nos municípios e pela parceria direta com as bases aliadas. O principal destaque do encontro foi a articulação junto ao Governo Federal que garantiu um aporte histórico de 330 milhões de reais para as obras de duplicação da BR-423, uma demanda antiga e estratégica para a mobilidade e a economia de todo o Agreste pernambucano.

O deputado ressaltou que o sucesso dessa conquista só foi possível graças ao alinhamento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e à sua postura de priorizar a escuta ativa da comunidade frente às decisões políticas.

Alinhamento político e consolidação de apoios

Relembrando a votação expressiva que recebeu no município em 2022, o parlamentar celebrou a renovação desse voto de confiança pela população lajedense para a disputa de 2026. Lucas Ramos destacou que o mandato continuará firme em Brasília, atuando como a voz de Lajedo na busca por mais investimentos, geração de oportunidades e avanços na qualidade de vida dos cidadãos.

Ao final, o deputado e seus aliados reafirmaram que o grupo político caminha unido e do lado do povo, projetando um cenário de forte mobilização e vitória nas urnas.

Lula vence no primeiro e no segundo turnos, aponta nova pesquisa BTG/Nexus

25/05/26  –  http://blogfolhdosertao.com.br –  Redação Brasil 247

Levantamento mostra presidente à frente em todos os cenários testados para 2026 e confirma vantagem também em disputa direta contra rivais
Presidente Lula
Presidente Lula (Foto: Ricardo Stuckert / PR)

A pesquisa Nexus/BTG, realizada entre os dias 22 e 24 de maio com 2.045 entrevistas em todo o Brasil, confirma a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nas eleições presidenciais de 2026, tanto nos cenários de primeiro quanto de segundo turno. O levantamento, registrado sob o número BR-04193/2026, mostra Lula à frente de todos os adversários testados e consolidando posição como principal força política do país.

No principal cenário de primeiro turno, Lula aparece com 40% das intenções de voto, mantendo ampla vantagem sobre o senador Flávio Bolsonaro (PL), que registra 35%. Em seguida aparecem Ronaldo Caiado (PSD), com 5%, Romeu Zema (NOVO), com 4%, e Renan Santos (Missão), com 3%. Joaquim Barbosa soma 2%, enquanto Augusto Cury e Cabo Daciolo têm 1% cada.

Em um segundo cenário estimulado, Lula sobe para 41%, enquanto Flávio Bolsonaro mantém 35%. Renan Santos cresce para 4%, Joaquim Barbosa vai a 3%, enquanto Caiado e Zema permanecem em 5% e 4%, respectivamente.

Os números reforçam a resiliência eleitoral de Lula mesmo após quase quatro anos de governo e em um ambiente político ainda marcado pela polarização entre o campo progressista e a extrema direita bolsonarista.

Pesquisa BTG/Nexus
Lula também lidera na pesquisa espontânea

A vantagem do presidente também aparece de forma clara na pesquisa espontânea — quando os nomes dos candidatos não são apresentados aos entrevistados. Nesse cenário, Lula registra 36% das intenções de voto, dez pontos à frente de Flávio Bolsonaro, que soma 26%.

Os demais nomes aparecem muito atrás: Renan Santos, Romeu Zema e Ronaldo Caiado têm 2% cada. Jair Bolsonaro aparece com 1%, apesar de sua situação judicial delicada. Joaquim Barbosa, Augusto Cury e Cabo Daciolo não pontuaram.

O dado mais relevante da espontânea é justamente o alto grau de consolidação da lembrança eleitoral de Lula. Historicamente, esse indicador mede a força orgânica das candidaturas e o nível de presença do líder político no imaginário popular.

Segundo turno confirma favoritismo do presidente

Nos cenários de segundo turno, Lula também aparece vitorioso contra todos os adversários testados pela pesquisa.

Na disputa contra Flávio Bolsonaro, o presidente marca 47% contra 43% do senador bolsonarista. O resultado configura empate técnico no limite da margem de erro de dois pontos percentuais, mas mantém Lula numericamente à frente.

Contra Romeu Zema, a vantagem é mais ampla: 49% a 38%.

Já em um eventual confronto com Ronaldo Caiado, Lula venceria por 46% a 40%.

Os números revelam que, embora o bolsonarismo ainda mantenha uma base eleitoral robusta, Lula preserva capacidade competitiva nacional e segue como o principal polo de agregação do campo democrático e progressista.

Governo recupera força política

O levantamento ocorre em um momento de recuperação da popularidade do governo federal, impulsionada por indicadores econômicos mais favoráveis, crescimento do emprego, ampliação de investimentos públicos e melhora gradual da renda.

Nos bastidores políticos, lideranças governistas avaliam que a consolidação de Lula nas pesquisas decorre também do enfraquecimento relativo da oposição de extrema direita após as sucessivas crises judiciais envolvendo Jair Bolsonaro e aliados.

Ao mesmo tempo, a pesquisa evidencia a fragmentação do campo conservador fora do bolsonarismo. Nomes como Romeu Zema e Ronaldo Caiado aparecem distantes de Lula e também sem capacidade, até o momento, de ultrapassar Flávio Bolsonaro como principal representante da direita.

Polarização segue dominante

O cenário desenhado pela Nexus/BTG indica que a polarização entre lulismo e bolsonarismo continua estruturando a política brasileira, ainda que com novas figuras tentando ocupar espaço na disputa presidencial.

Mesmo assim, Lula segue liderando de forma consistente em todos os cenários apresentados, preservando vantagem estratégica tanto no voto espontâneo quanto no estimulado e nas simulações de segundo turno.

A pesquisa ouviu 2.045 pessoas entre os dias 22 e 24 de maio. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O levantamento está registrado no TSE sob o número BR-04193/2026.

Governo de Pernambuco realiza remoção de rochas neste sábado no Ramal da Arena

25/05/26 – http://blogfolhadosertao.com.br  –  Imprensa PE

Operação foi montada para que a detonação de 425 quilos de explosivos ocorra em segurança

Para permitir a implantação do corredor exclusivo de ônibus do Ramal da Arena, realizada neste sábado (23), entre 14h e 18h, a última de uma sequência de quatro detonações. Uma operação de segurança sob a coordenação do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh), foi montada para viabilizar o desmonte das rochas, previsto no projeto da obra viária.

O Ramal da Arena liga a BR 408 à Av. Belmino Correia, no Centro de Camaragibe (Região Metropolitana do Recife), e é uma das obras remanescentes da Copa do Mundo de 2014. A via está localizada nas proximidades do Terminal Integrado de Camaragibe, que passa por obras de reforma e ampliação.

Quase meia tonelada de explosivos será utilizada na operação. Para esquema de segurança abrange um raio de 150 metros do local. Uma empresa especializada realizará o serviço, que utilizará 425 quilos de explosivos, 200 quilos a menos do que na última detonação, realizada em 21 de março, quando parte das rochas foi removida.

A empresa executante recebeu autorização do Exército Brasileiro e terá o apoio da Prefeitura de Camaragibe no isolamento da área e na organização do trânsito do bairro de Timbi, onde ocorrerá o desmonte da rocha.

Equipes da Seduh PE iniciaram em fevereiro trabalho junto à  população do entorno, informando sobre as medidas de segurança adotadas e a necessidade de desocupação dos imóveis localizados num raio de 100 metros da detonação.

Já as residências e comércio existentes na faixa de 50 metros restantes não precisarão ser desocupados, mas as pessoas devem permanecer dentro dos imóveis até o final da operação. Para garantir a segurança da população, a Seduh PE utilizará drones para monitorar a movimentação nas ruas.

Esta é a quarta detonação de rochas para as obras de drenagem do Ramal da Arena e abrange um trecho final com cerca de 100 metros de extensão. As duas primeiras ocorreram em 2025 e a terceira no dia 21 de março de 2026.

“Estamos trabalhando para que ocorra a remoção total das rochas, permitindo a conclusão da obra de drenagem, de forma segura para a população”, afirma Francisco Sena, secretário executivo de Desenvolvimento Urbano da Seduh PE.

O Ramal da Arena

O Ramal da Arena é um corredor viário estratégico de cerca de 4 km de extensão, que conecta a PE-408, na entrada da Arena Pernambuco, em São Lourenço da Mata, à PE-005, em Camaragibe (Av Belmino Correia), na altura do Terminal Integrado do município.

As obras fazem parte de um pacote de intervenções urbanísticas coordenadas pela Seduh-PE e têm como objetivo melhorar a mobilidade da região, beneficiando diretamente a população de Camaragibe,  São Lourenço da Mata, Recife e toda região metropolitana.

Todas as intervenções estavam paradas desde a época da Copa do Mundo de 2014, quando deveriam ter sido entregues, e agora estão em processo de conclusão pelo Governo do Estado.

O serviço foi dividido em etapas, com investimentos que somam R$ 66,2 milhões. Além da drenagem, abrange a recuperação e ampliação viária, sinalização e iluminação pública.

TI de Camaragibe

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh PE), deu início no sábado (16) a mais uma etapa da obra de reforma e ampliação do Terminal Integrado (TI) de Camaragibe, por onde passam por dia 60 mil usuários do transporte público. Para permitir os serviços, o terminal está temporariamente interditado.

Um dos principais TIs do sistema de transporte público da Região Metropolitana do Recife, por integrar a Zona Oeste ao Centro, terá mais plataformas, áreas de convivência, banheiros climatizados, praça de alimentação e quiosques, promovendo um ambiente moderno e acolhedor para a população.

Com investimento de R$ 29.866.000,00,  a obra do TI de Camaragibe é uma das intervenções na área de mobilidade urbana prometidas para a Copa de 2014, mas que não ficou pronta a tempo do mundial de futebol.

Atendendo atualmente 21 linhas, o TI Camaragibe terá sua capacidade de integração ampliada, possibilitando maior fluidez na conexão entre ônibus e outros modais, reduzindo gargalos e otimizando a distribuição de passageiros.

Imagens do Ramal da Arena para download: https://flic.kr/s/aHBqjCCBaL Crédito: Arthur Mota/Seduh PE

Imagens do TI de Camaragibe para download: https://flic.kr/s/aHBqjCUkcL  Crédito: Arthur Mota/Seduh PE

A revolucionária Bárbara de Alencar

25/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Jeito Nordestino

 

Bárbara de Alencar era uma mulher rica, proprietária de terras, foi presa por liderar e financiar a Revolução Pernambucana de 1817 e a tentativa de fundar a “República do Crato” no Ceará, um movimento separatista que se rebelou contra o domínio e os impostos da Coroa Portuguesa.

Bárbara sempre chamou atenção por ser muito segura de si e ter opiniões próprias. Desde jovem, ela convivia com o pensamento iluminista dos intelectuais vindos da Universidade de Coimbra e dos padres formados no Seminário de Olinda.

Quando, em 29 de abril de 1817, recebeu a visita do filho Martiniano, seminarista em Olinda, e ele compartilhou o seu desejo de revolucionar o Ceará, libertando-o de Portugal, ela não teve dúvidas: abraçou o movimento na mesma hora.

Quatro dias depois, após a missa dominical na Igreja Matriz do Crato, Martiniano subiu ao altar e, diante da mãe orgulhosa e de uma plateia surpresa, discursou contra o domínio português, arrancando aplausos e gritos entusiasmados do público.

Dali, já hastearam a bandeira da independência: nascia a República do Crato, que durou só oito dias, antes de ser duramente reprimida pelas tropas da Coroa Portuguesa. Após a derrota do movimento, Bárbara foi presa, teve seus bens confiscados e foi submetida a castigos físicos e humilhações, sendo obrigada a viajar centenas de quilômetros acorrentada até ser encarcerada em Fortaleza.

Bárbara de Alencar viveu presa e algemada por quase quatro anos, viajando amarrada em lombo de cavalo entre as cadeias de Fortaleza, Recife e Salvador. Viveu com outros presos em meio às próprias fezes, coberta de parasitas, comendo em cochos de madeira usados para alimentar porcos.

Quando finalmente foi perdoada e pôde voltar para casa, abatida pelos anos de cárcere, já não era mais a grande proprietária de terras. Havia perdido tudo. Menos a fama de traidora da Coroa.

Pensa que ela sossegou depois desse período tão difícil? Que nada. Continuava convicta de que o Brasil deveria ser uma república. Então, em 1824, aos 64 anos, apoiou mais uma vez os filhos revolucionários na Confederação do Equador.

O movimento foi reprimido com ainda mais violência que o anterior. Dois de seus filhos foram executados e ela foi jurada de morte. Escondeu-se em uma fazenda na divisa com o Piauí e lá morou até falecer, em 18 de agosto de 1832, aos 72 anos.

Em Dezembro de 2014. Bárbara de Alencar teve o seu nome inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, depositado no Panteão da Pátria e da Liberdade Tancredo Neves, em Brasília.

Texto de relato Portal: (plenarinho.leg.br)