Fortaleza elimina o Sport e garante vaga na final da Copa do Nordeste

28/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  –  João Victor Tavares

O Leão da Ilha chegou com a vantagem após vencer o primeiro jogo por 2 a 1, mas o resultado não foi suficiente, e acabou superada no duelo de volta.

O Fortaleza venceu o Sport por 2×0 nesta quarta-feira (27), na Ilha do Retiro, pelo jogo de volta da semifinal da Copa do Nordeste. Os gols da classificação cearense foram marcados por Miritello, em uma jogada que culminou em um gol de cabeça no primeiro tempo, e Vitinho, em um belo chute de fora da área no segundo tempo, uma verdadeira pintura transmitida pela TV Jornal.

Com o resultado, o Leão do Pici garante vaga na grande
final

 da competição e enfrentará o Vitória, que venceu o duelo de volta diante do ABC por 4 a 3, no Frasqueirão, em Natal, e ficou com o placar agregado de 10 a 5. A final será disputada em jogos de ida e volta, previstos para os dias 3 e 7 de junho. O primeiro duelo ocorrerá no Castelão, no Ceará, e o segundo no Barradão, na Bahia.

Antes disso, o Fortaleza volta a campo pela Série B do Campeonato Brasileiro. O Leão encara o Athletic no sábado (30), fora de casa.

Como foi o jogo

O confronto começou movimentado na Ilha do Retiro, com o Sport tomando a iniciativa e pressionando nos primeiros minutos. Logo no início, Perotti quase marcou um golaço em chute de muito longe, obrigando João Ricardo a fazer grande defesa. Pouco depois, Barletta também aproveitou erro na saída de bola do Fortaleza, mas teve a finalização travada.

Apesar da pressão rubro-negra no começo da partida, o Fortaleza conseguiu equilibrar as ações e passou a explorar os espaços deixados pelo Sport. Vitinho desperdiçou boa oportunidade dentro da área, enquanto Miritello também levou perigo após erro de Thiago Couto na saída de bola.

O Sport seguiu criando chances, principalmente em jogadas aéreas. Madson cruzou na medida para Perotti, que cabeceou raspando a trave. Porém, quem abriu o placar foi o Fortaleza. Aos 35 minutos do primeiro tempo, Mucuri fez boa jogada pela esquerda e cruzou para Miritello, que subiu mais alto que Zé Marcos e cabeceou firme para o fundo das redes, empatando o confronto no agregado.

Na reta final da primeira etapa, o Sport tentou pressionar em busca do empate, mas encontrou dificuldades diante da boa marcação do Leão do Pici.

O segundo tempo começou equilibrado, mas o Fortaleza mostrou mais eficiência. Aos 11 minutos, Vitinho recebeu fora da área e acertou um chutaço no ângulo de Thiago Couto, marcando um golaço e colocando o time cearense em vantagem no agregado.

Após sofrer o segundo gol, o Sport sentiu o impacto e teve dificuldades para reagir. O Fortaleza cresceu na partida e passou a controlar melhor as ações, criando inclusive oportunidades para ampliar. Miritello desperdiçou uma grande chance cara a cara com Thiago Couto, enquanto Mucuri quase marcou o terceiro em finalização perigosa da entrada da área.

O técnico Márcio Goiano tentou mudar o panorama da partida com substituições ofensivas, colocando Carlos de Pena, Iury Castilho e Augusto Pucci. O Sport até levou perigo em cabeçada de Iury Castilho, mas parou na falta de pontaria e na defesa bem postada do Fortaleza.

Nos minutos finais, o cenário foi de pressão rubro-negra e resistência tricolor. O Sport apostou em cruzamentos para a área, mas encontrou dificuldades para furar a defesa adversária. Mesmo com a expulsão de Miritello nos acréscimos, após receber o segundo cartão amarelo, o Fortaleza conseguiu administrar o resultado e confirmou a classificação para a final da Copa do Nordeste.

Ficha da partida – Sport 1 x 2 Fortaleza

Sport: Thiago Couto; Madson (Augusto Pucci), Zé Marcos, Marcelo Benevenuto e Felipinho; Zé Lucas, Biel (Edson Lucas) e Yago Felipe (Carlos de Pena); Barletta, Clayson (Iury Castilho) e Perotti. Técnico: Márcio Goiano.

Fortaleza: João Ricardo; Brítez, Luan Freitas e Lucas Gazal; Mailton (Rodriguinho), Lucas Sasha, Pierre (Rodrigo Santos), Vitinho (Welliton) e Mucuri (Gabriel Fuentes); Luiz Fernando (Ryan) e Miritello. Técnico: Thiago Carpini.

Competição: Jogo de volta da semifinal da Copa do Nordeste. Local: Ilha do Retiro, Recife. Árbitro: Denis da Silva Ribeiro Serafim (AL). Assistentes: Ruan Luiz de Barros Silva e Pedro Jorge Santos de Araújo (AL). Gol: Miritello, aos 35 do 1º, e Vitinho, aos 11 do 2º tempo. Cartões amarelos: Perotti (Sport); Miritello e Rodrigo Santos (Fortaleza). Cartões vermelhos: Miritello (Fortaleza). Público: 19.832 torcedores. Renda: R$ 654.897,00.

Pelo fim da escala 6×1: Lucas Ramos defende jornada de trabalho mais justa e humana

28/05/26  – http://blogfolhadosertao.com.br   –   Ascom Lucas Ramos

 

“Avançar de verdade significa valorizar a vida de quem acorda cedo todos os dias para construir o futuro da nossa terra.

O debate pelo fim da escala 6×1 não é apenas sobre números ou produtividade, é sobre dignidade. É garantir que o trabalhador tenha tempo para a família, para o descanso, para o estudo e para a vida além do emprego. Quem gera a riqueza do nosso país merece uma jornada mais justa e humana.

Modernizar as relações de trabalho é entender que a saúde e o bem-estar de quem produz são o verdadeiro motor do desenvolvimento. O trabalho dignifica, mas o descanso é um direito básico.

Estamos juntos nessa luta por mais equilíbrio, mais qualidade de vida e mais respeito ao trabalhador”. defende  o deputado federal Lucas Ramos (foto) , que votou  pelo fim da escala 6×1.

Governo de Pernambuco nomeia profissionais aprovados em concurso da Fundação Hemope

28/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Imprensa PE

O Governo de Pernambuco publicou no Diário Oficial do Estado desta quinta-feira (28), a nomeação de 44 profissionais aprovados no concurso público da Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco (Hemope). Os novos servidores atuarão nas unidades do Recife, Arcoverde, Caruaru, Petrolina e Salgueiro. Desde 2023, a gestão estadual já incorporou mais de 14 mil profissionais à área da saúde.

 
“As nomeações para o Hemope se somam aos investimentos que estamos realizando na saúde pública de Pernambuco, com obras nos grandes hospitais, entregas em todas as regiões do Estado e reforço das equipes que atendem a população diariamente. Nosso compromisso é seguir fortalecendo a rede estadual de saúde e garantindo um atendimento cada vez mais qualificado para os pernambucanos”, destacou a governadora Raquel Lyra.
 
Do total de profissionais chamados, 23 atuarão em cargos de nível superior e 21 ocuparão funções técnicas ligadas à assistência hemoterápica e hematológica da rede estadual de saúde. Entre os cargos contemplados estão médico hematologista clínico, advogado, assistente social, enfermeiro, farmacêutico hospitalar, laboratorista, psicólogo, técnico em enfermagem e técnico em laboratório.
 
A maior parte das vagas foi destinada ao Hemope Recife, que recebeu reforço em diferentes áreas assistenciais e administrativas. Também foram contempladas unidades regionais da instituição em Arcoverde, Caruaru, Petrolina e Salgueiro, fortalecendo o atendimento prestado à população em diversas regiões do Estado. 
 
Coleta itinerante – Como parte dos investimentos realizados na Fundação Hemope, o Governo de Pernambuco entregou, em março deste ano, uma nova unidade móvel de coleta de sangue para ampliar o acesso da população pernambucana à doação de sangue em diferentes regiões do Estado. Com investimento de R$ 2,5 milhões, a estrutura é equipada com sala de triagem, espaço de coleta com quatro poltronas, sistema de climatização, acessibilidade e área de acolhimento aos doadores.
 
A nova unidade está ampliando a capacidade de atendimento, com estimativa de contribuir com até 800 novas doações de sangue por mês. O veículo percorre municípios pernambucanos em ações itinerantes promovidas pelo Hemope, reforçando as campanhas de coleta externa e ajudando no fortalecimento dos estoques da rede estadual.
 
Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Patronato Penitenciário promove curso de pintor para os egressos do sistema prisional

28/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  –  Imprensa SEAP

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap/PE), por meio do Patronato Penitenciário de Pernambuco, realiza, até o dia (10/06), o curso de pintor destinado a 68 egressos do regime aberto. A ação acontece em parceria com o Centro de Capacitação e Formação Pública (Cefop), visando a capacitação profissional e o aumento de oportunidades no mercado de trabalho.

Por meio de aulas teóricas e práticas, os alunos têm acesso ao conteúdo sobre ferramentas e materiais, preparação de superfícies, técnicas de pintura, pintura decorativa básica, entre outros assuntos. O curso conta com turmas nos turnos da manhã e tarde e é composto de 60 horas aulas.

“O curso de pintor vai além da capacitação profissional, sendo uma oportunidade de recomeço, autonomia e inclusão social. Ao aprenderem uma profissão com alta demanda no mercado, os participantes ampliam as chances de geração de renda e reconstrução de suas trajetórias de vida”, afirmou a gerente-administrativa do Patronato, Priscilla Cabral.

Após a conclusão do curso, os concluintes são encaminhados ao mercado de trabalho, priorizando as vagas disponibilizadas pelas empresas parceiras do Patronato Penitenciário. Na última turma do curso de encanador, cerca de 80% dos alunos concluintes já estão atuando no mercado.A capacitação dá direito à remição de pena e certificado.

Ainda em 2026, o Patronato ofertará mais um curso de pintor, além de capacitações de cozinheiro e auxiliar de cozinha. As parcerias são do Centro de Capacitação e Formação Pública (Cefop) e do Instituto Pró Cidadão.

Foto: Divulgação/Seap

Em Goiana: Prefeito Marcílio Régio anuncia auxílio emergencial de R$ 2.500 para famílias afetadas pelas enchentes no município

27/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –   Ascom Goiana

A Prefeitura de Goiana vai conceder um auxílio emergencial de R$ 2.500 para famílias afetadas pelas enchentes provocadas pelas fortes chuvas que atingiram o município neste ano. O anúncio foi feito nesta terça-feira (26) pelo prefeito Marcílio Régio  (foto), durante reunião com o secretariado municipal realizada na Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, pasta comandada pela primeira-dama Ana Silveira. O valor definido representa o maior auxílio já pago pelo município em situações semelhantes e reforça o compromisso da gestão com as famílias afetadas pela maior enchente da história de Goiana.

A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos já realizou o cadastramento e o acompanhamento das famílias atingidas, garantindo que o benefício seja destinado a quem realmente necessita do apoio emergencial.

“Enfrentamos a maior enchente da história de Goiana e nosso povo precisa de uma resposta rápida. Estamos finalizando o projeto de lei do auxílio emergencial de R$ 2.500 como um gesto concreto de solidariedade às famílias que mais sofreram com essa tragédia”, afirmou o prefeito Marcílio Régio.

Segundo o procurador-geral do município, Rodrigo Dias, o projeto de lei deverá ser enviado à Câmara Municipal até a próxima quinta-feira, em regime de urgência, para agilizar a análise, a aprovação e permitir que o pagamento seja realizado o mais rápido possível às famílias cadastradas.

Durante a reunião, o prefeito também anunciou a liberação da subvenção destinada às quadrilhas juninas do município, garantindo apoio aos grupos culturais que se preparam ao longo do ano para se apresentar neste período. O projeto autorizando a liberação dos recursos já foi encaminhado à Câmara de Vereadores.

O secretário de Turismo e Cultura, Edypo Pessoa, destacou que, mesmo diante do momento delicado vivido pela cidade, a gestão municipal vai manter a programação junina e as tradições religiosas de Goiana. Segundo ele, serão realizadas as tradicionais trezenas de Santo Antônio, além das Fan Fests no Pátio da Misericórdia, com telão e atrações musicais durante os jogos da Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 2026, integrando a programação junina do município.

“O prefeito tem colocado como prioridade o cuidado com as famílias atingidas e a garantia do auxílio emergencial, mas também entende a importância de manter vivas as nossas tradições culturais e religiosas. Isso fortalece a identidade do nosso povo e leva esperança e alegria à população em um momento tão difícil”, destacou Edypo Pessoa.

Polícia Civil cumpre 12 mandados em operação contra integrantes de torcida organizada no Recife

27/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  – Por Eduardo Scofi

Ação deflagrada nesta terça-feira (26) investiga grupo suspeito de envolvimento em tumultos, agressões e roubos na capital e região metropolitana

A Polícia Civil de Pernambuco deflagrou, na manhã desta terça-feira (26), uma operação contra integrantes de uma torcida organizada investigados por participação em episódios de violência no Recife e na região metropolitana.

Segundo imagens divulgadas pela própria Polícia Civil durante a operação, o material apreendido e os registros da ação indicam ligação com uma torcida organizada do Sport Club do Recife.

Batizada de “Pista Zero”, a ação cumpre 12 mandados de prisão e 13 mandados de busca e apreensão domiciliar, expedidos pela 16ª Vara Criminal da Capital.

Grupo é investigado por tumulto, agressões e roubos

De acordo com a Polícia Civil, a investigação teve início em janeiro de 2025 e busca desarticular uma organização criminosa suspeita de promover confrontos e fomentar ações violentas ligadas à torcida organizada. Entre os crimes apurados estão provocação de tumulto, lesão corporal e roubo.

A operação é vinculada à Diretoria Integrada Metropolitana (DIM) e coordenada pelo delegado Diego Acioli, titular da 2ª Delegacia Seccional.

Ao todo, 120 policiais civis participam da ofensiva, entre delegados, agentes e escrivães. As investigações tiveram apoio da Diretoria de Inteligência da Polícia Civil de Pernambuco, além do suporte operacional do Comando de Operações e Recursos Especiais (CORE) e da Polícia Militar de Pernambuco.

Violência: Assassinatos de jovens de 15 a 19 anos cresceu 5,1% em Pernambuco em 2024, diz Atlas

27/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br   –   Por Adelmo Lucena

Pernambuco registrou 412 homicídios de adolescentes em 2024, aponta Atlas da Violência

Pernambuco é o terceiro estado com piores indicadores de violência letal do país/Foto: Arquivo/Agência Brasil

Pernambuco é o terceiro estado com piores indicadores de violência letal do país (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Pernambuco registrou 412 homicídios de adolescentes entre 15 e 19 anos em 2024, segundo dados do Atlas da Violência 2026, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado nesta terça-feira (26).

Os 412 homicídios representam um aumento de 5,1% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizados 392 casos. Os números colocam essa faixa etária no centro da violência letal no estado.

O levantamento contabilizou 28 assassinatos de crianças entre 5 e 14 anos no estado no mesmo período, evidenciando o cenário de violência que ainda atinge a população infantojuvenil.

O Atlas mostra que os adolescentes seguem concentrando os maiores índices de violência letal no país, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Em todo o Brasil, 4.570 jovens de 15 a 19 anos foram assassinados em 2024, mantendo essa faixa etária como a principal vítima da violência homicida brasileira.

O Atlas destaca ainda que as armas de fogo seguem como principal instrumento utilizado nesses crimes. Em âmbito nacional, 84,1% dos homicídios de adolescentes ocorreram com uso desse tipo de armamento em 2024.

Segundo os pesquisadores do Atlas, fatores como desigualdade social, vulnerabilidade juvenil, evasão escolar, expansão do crime organizado e circulação de armas de fogo ajudam a explicar a permanência desses índices.

Os dados do levantamento também permitem comparar a evolução dos homicídios ao longo da última década. Entre crianças de 5 a 14 anos, Pernambuco apresentou redução de 34,9% no número de assassinatos em comparação com 2014. Ainda assim, o Atlas ressalta que a violência contra crianças e adolescentes permanece como um dos principais desafios da segurança pública e da proteção social no país.

Além dos homicídios, o estudo chama atenção para o crescimento da violência não letal contra crianças e adolescentes no Brasil. O Atlas aponta aumento das notificações de violência física, psicológica, sexual e casos de negligência ao longo dos últimos dez anos.

Entre crianças, os números absolutos são menores, mas ainda considerados preocupantes pelos pesquisadores. Nacionalmente, o Brasil registrou 179 homicídios de crianças de 0 a 4 anos em 2024. Já na faixa entre 5 e 14 anos, foram contabilizados 320 assassinatos.

Causas

Segundo o levantamento, o ambiente doméstico continua sendo o principal local de violência contra crianças pequenas. O levantamento mostra que 67,3% dos casos registrados contra crianças de 0 a 4 anos ocorreram dentro da residência. Entre crianças de 5 a 14 anos, o percentual chega a 65,9%.

Na adolescência, porém, o perfil da violência muda. Embora os casos dentro de casa ainda sejam significativos, cresce a incidência de ocorrências em vias públicas e contextos relacionados à criminalidade urbana.

O Atlas aponta que a violência extrafamiliar se torna mais frequente nessa faixa etária devido à maior exposição dos adolescentes aos espaços públicos e à dinâmica da violência urbana.

O estudo também mostra diferenças no tipo de violência sofrida em cada fase da vida. Enquanto a negligência aparece com maior frequência entre crianças pequenas, adolescentes são mais atingidos por agressões físicas e homicídios.

Para os autores do Atlas da Violência, os dados reforçam a necessidade de políticas públicas integradas voltadas à proteção da infância e juventude, envolvendo ações nas áreas de segurança pública, educação, assistência social e saúde para prevenção da violência e redução da vulnerabilidade social.

.

Assassinatos de jovens de 15 a 19 anos cresceu 5,1% em Pernambuco em 2024, diz Atlas

27/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br   –   Por Adelmo Lucena

Pernambuco registrou 412 homicídios de adolescentes em 2024, aponta Atlas da Violência

Pernambuco é o terceiro estado com piores indicadores de violência letal do país/Foto: Arquivo/Agência Brasil

Pernambuco é o terceiro estado com piores indicadores de violência letal do país (Foto: Arquivo/Agência Brasil)

Pernambuco registrou 412 homicídios de adolescentes entre 15 e 19 anos em 2024, segundo dados do Atlas da Violência 2026, divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), divulgado nesta terça-feira (26).

Os 412 homicídios representam um aumento de 5,1% em relação ao ano anterior, quando foram contabilizados 392 casos. Os números colocam essa faixa etária no centro da violência letal no estado.

O levantamento contabilizou 28 assassinatos de crianças entre 5 e 14 anos no estado no mesmo período, evidenciando o cenário de violência que ainda atinge a população infantojuvenil.

O Atlas mostra que os adolescentes seguem concentrando os maiores índices de violência letal no país, especialmente nas regiões Norte e Nordeste. Em todo o Brasil, 4.570 jovens de 15 a 19 anos foram assassinados em 2024, mantendo essa faixa etária como a principal vítima da violência homicida brasileira.

O Atlas destaca ainda que as armas de fogo seguem como principal instrumento utilizado nesses crimes. Em âmbito nacional, 84,1% dos homicídios de adolescentes ocorreram com uso desse tipo de armamento em 2024.

Segundo os pesquisadores do Atlas, fatores como desigualdade social, vulnerabilidade juvenil, evasão escolar, expansão do crime organizado e circulação de armas de fogo ajudam a explicar a permanência desses índices.

Os dados do levantamento também permitem comparar a evolução dos homicídios ao longo da última década. Entre crianças de 5 a 14 anos, Pernambuco apresentou redução de 34,9% no número de assassinatos em comparação com 2014. Ainda assim, o Atlas ressalta que a violência contra crianças e adolescentes permanece como um dos principais desafios da segurança pública e da proteção social no país.

Além dos homicídios, o estudo chama atenção para o crescimento da violência não letal contra crianças e adolescentes no Brasil. O Atlas aponta aumento das notificações de violência física, psicológica, sexual e casos de negligência ao longo dos últimos dez anos.

Entre crianças, os números absolutos são menores, mas ainda considerados preocupantes pelos pesquisadores. Nacionalmente, o Brasil registrou 179 homicídios de crianças de 0 a 4 anos em 2024. Já na faixa entre 5 e 14 anos, foram contabilizados 320 assassinatos.

Causas

Segundo o levantamento, o ambiente doméstico continua sendo o principal local de violência contra crianças pequenas. O levantamento mostra que 67,3% dos casos registrados contra crianças de 0 a 4 anos ocorreram dentro da residência. Entre crianças de 5 a 14 anos, o percentual chega a 65,9%.

Na adolescência, porém, o perfil da violência muda. Embora os casos dentro de casa ainda sejam significativos, cresce a incidência de ocorrências em vias públicas e contextos relacionados à criminalidade urbana.

O Atlas aponta que a violência extrafamiliar se torna mais frequente nessa faixa etária devido à maior exposição dos adolescentes aos espaços públicos e à dinâmica da violência urbana.

O estudo também mostra diferenças no tipo de violência sofrida em cada fase da vida. Enquanto a negligência aparece com maior frequência entre crianças pequenas, adolescentes são mais atingidos por agressões físicas e homicídios.

Para os autores do Atlas da Violência, os dados reforçam a necessidade de políticas públicas integradas voltadas à proteção da infância e juventude, envolvendo ações nas áreas de segurança pública, educação, assistência social e saúde para prevenção da violência e redução da vulnerabilidade social.

 

Governo de Pernambuco defende avanços na segurança após divulgação do Atlas da Violência

27/05/26  -http://blogfolhadosertao.com.br   –  Imprensa PE/DP

SDS afirma que estado registrou queda de 9,3% nas Mortes Violentas Intencionais em 2025

Novos agentes da Polícia Militar de Pernambuco reforçam segurança no estado/Foto: Crysli Viana/Acervo DP Foto

Novos agentes da Polícia Militar de Pernambuco reforçam segurança no estado (Foto: Crysli Viana/Acervo DP Foto)

Apesar de Pernambuco aparecer entre os estados mais violentos do Brasil no Atlas da Violência 2026, o governo do estado afirma que os índices de Mortes Violentas Intencionais (MVIs) vêm apresentando queda consecutiva nos últimos anos. O levantamento foi divulgado nesta terça-feira (26), com dados que vão de 2014 a 2024.

Em nota divulgada após a publicação do levantamento do Ipea e do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, a Secretaria de Defesa Social (SDS) destacou que Pernambuco reduziu os registros de violência letal em 2025 e manteve a tendência de queda nos primeiros meses deste ano.

O Atlas aponta que Pernambuco registrou 3.534 homicídios em 2024 e teve taxa de 37,3 mortes por 100 mil habitantes, a terceira maior do país, atrás apenas do Amapá e da Bahia. O levantamento também mostra que o estado segue acima da média nacional, que ficou em 20,1 homicídios por 100 mil habitantes.

Na avaliação da SDS, porém, os números precisam ser analisados levando em consideração diferenças metodológicas entre os dados do Atlas e os registros oficiais da segurança pública estadual.

Segundo a pasta, o estudo utiliza informações do DATASUS, enquanto os dados oficiais do estado contabilizaram 3.464 Mortes Violentas Intencionais em 2024, com taxa de 36,3 casos por 100 mil habitantes.

O governo estadual ressaltou ainda que Pernambuco encerrou 2025 com redução de 9,3% na taxa de MVIs em relação ao ano anterior. De acordo com a SDS, o índice caiu de 36,3 para 32,9 mortes por 100 mil habitantes.

A gestão também destacou resultados mais recentes do programa Juntos pela Segurança. Entre janeiro e abril de 2026, Pernambuco registrou 947 MVIs, número 15,1% menor que o contabilizado no mesmo período de 2025, quando houve 1.116 casos. Em comparação com o primeiro quadrimestre de 2022, a redução apontada pelo Estado foi de 26,1%.

Mesmo com a defesa apresentada pelo governo, os dados do relatório mostram ainda que o estado possui duas cidades entre as 20 mais violentas do Brasil entre os municípios com mais de 100 mil habitantes: Cabo de Santo Agostinho, na 14ª posição, e São Lourenço da Mata, na 16ª.

No documento, os pesquisadores também chamam atenção para o crescimento dos chamados homicídios ocultos, mortes violentas inicialmente classificadas sem causa definida e posteriormente estimadas como homicídios. Considerando esse cálculo, Pernambuco chegou a 3.658 homicídios estimados em 2024, com taxa de 38,6 por 100 mil habitantes.

Em nota, a SDS afirmou que seguirá ampliando investimentos em tecnologia, inteligência, infraestrutura, contratação de profissionais e fortalecimento das ações operacionais e preventivas com foco na redução da violência e preservação da vida.

INSS inaugura nova Central 135 no Recife com capacidade para 1,4 milhão de atendimentos mensais

26/05/26 – http://blogfolhadosertao.com.br –   Diario de Pernambuco

Unidade marca a retomada da operação do serviço de teleatendimento do INSS na capital pernambucana após mais de dois meses de interrupção

Estrutura contará com 1.700 atendentes treinados para prestar informações e orientações aos segurados da Previdência Social/Foto: Marcelo Borborema/INSS

Estrutura contará com 1.700 atendentes treinados para prestar informações e orientações aos segurados da Previdência Social (Foto: Marcelo Borborema/INSS)

A presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Ana Cristina Silveira, inaugurou nesta segunda-feira (25), no Recife, a nova Central 135 do órgão, estrutura que terá capacidade para realizar cerca de 1,4 milhão de atendimentos mensais. A cerimônia contou ainda com a presença do secretário-executivo do Ministério da Previdência Social, Felipe Cavalcante, representando o ministro Wolney Queiroz.

A unidade marca a retomada da operação do serviço de teleatendimento do INSS na capital pernambucana após mais de dois meses de interrupção. Segundo o órgão, a nova central integra a estratégia nacional de ampliação e modernização do atendimento previdenciário.

A estrutura – localizada na Avenida Conde da Boa Vista, nº 800, no Edifício Apolônio Sales – contará com 1.700 atendentes treinados para prestar informações e orientações aos segurados da Previdência Social. Além disso, outros 200 profissionais atuarão nas áreas de supervisão, monitoria, treinamento, tecnologia da informação, planejamento e coordenação.

Com a nova unidade, o INSS passa a operar três Centrais 135 no país, localizadas Salvador, Caruaru e Recife. Juntas, as estruturas somam aproximadamente sete mil colaboradores e recebem cerca de 69 milhões de ligações por ano.

Durante a inauguração, Ana Cristina Silveira destacou a importância do canal de atendimento para agilizar o acesso da população aos serviços previdenciários. “O 135 soma ao trabalho dos nossos servidores porque é uma porta de entrada onde as pessoas conseguem orientação, tiram dúvidas e acessam serviços. Isso faz com que o INSS consiga atender mais rápido e com mais qualidade”, afirmou a presidente do INSS.