Pernambuco contabiliza 1.601 pessoas desabrigadas e 1.389 pessoas desalojadas em decorrência das chuvas

03/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –    –   Por JC

Goiana apresenta o maior número de ocorrências, com 510 pessoas desabrigadas e 994 desalojadas. Estado conta atualmente com 27 abrigos ativos

 

Pernambuco contabiliza 1.601 pessoas desabrigadas e 1.389 pessoas desalojadas em decorrência das chuvas

A Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil de Pernambuco (SEPDEC), por meio da Gerência de Gestão de Riscos e Desastres e da Coordenadoria de Ajuda Humanitária, divulgou na noite deste sábado (2) a atualização dos danos humanos registrados em diversos municípios do Estado. De acordo com o levantamento, Pernambuco contabiliza 1.601 pessoas desabrigadas (185 famílias) e 1.389 pessoas desalojadas (478 famílias). O Estado conta atualmente com 27 abrigos ativos para acolhimento da população afetada.

O município de Goiana apresenta o maior número de ocorrências, com 510 pessoas desabrigadas (175 famílias) e 994 desalojadas (371 famílias), totalizando ainda 6 abrigos. Em Limoeiro, não há desabrigados, mas foram registrados 256 desalojados (64 famílias), sem abrigos ativos. Timbaúba contabiliza 42 desabrigados e 52 desalojados (17 famílias), com 3 abrigos em funcionamento. Em Igarassu, são 27 desabrigados (9 famílias) e 21 desalojados (7 famílias), com 1 abrigo ativo.

Em Olinda, foram registrados 170 desabrigados e 9 desalojados, com 2 abrigos ativos. Paulista contabiliza 45 desabrigados e 6 desalojados. Camaragibe registra 5 desabrigados (1 família) e 11 desalojados (6 famílias), com 1 abrigo. No Recife, são 671 pessoas desabrigadas, sem registro de desalojados, e 12 abrigos ativos.

No município de Glória do Goitá, há registro de 40 desalojados (13 famílias), sem desabrigados. Jaboatão dos Guararapes contabiliza 127 desabrigados, com 2 abrigos ativos. Já Vicência registra 4 desabrigados e 84 desalojados.

Corpo de Bombeiros de Pernambuco

Com a diminuição do volume de chuvas no Estado, o número de ocorrências de resgates Corpo de Bombeiros Militar de Pernambuco diminuiu neste sábado (2). De acordo com a corporação, entre às 7h e às 17h, foram atendidas 13 ocorrências, totalizando 325 vítimas atendidas ao longo do dia. Entre as áreas de destaque nos atendimentos estão os bairros do Cajueiro, no Recife; Peixinhos, em Olinda; e Muribeca, em Jaboatão dos Guararapes.

Das 13 ocorrências deste sábado, 12 delas foram para resgatar pessoas ilhadas, totalizando 324 vítimas; e um chamado para socorrer vítima de arrastamento por enxurrada, que ocorreu no município de São Lourenço da Mata. O corpo de um homem, de 34 anos, foi encontrado em meio aquático no Córrego do Azedinho.

“Está devastado”: Vizinha relata dor de sobrevivente de tragédia em Dois Unidos

03/05/26  – http://blogfolhadosertao.com.br   – Por Mareu Aaújo

A família foi vítima de um deslizamento de terra; pai é o único sobrevivente

Resgate de vítimas de deslizamento em Dois Unidos/Reprodução/redes sociais

Resgate de vítimas de deslizamento em Dois Unidos (Reprodução/redes sociais)

“Ele está bem fisicamente, mas está devastado. Não quer ir ao enterro, não quer ver a família no caixão”, relata a manicure Maria Angélica Pereira, de 30 anos. Moradora de Dois Unidos, na Zona Norte do Recife, ela era vizinha de Jaqueline Soares da Silva, 24 anos que faleceu na sexta-feira (1º) após uma barreira cair sobre a sua casa.

Maria Angélica se refere ao ajudante de pedreiro José Rodrigues da Silva Barbosa, 30, marido de Jaqueline e que foi retirado debaixo de uma das paredes de casa, gritando para que encontrassem sua esposa e seus filhos, de 7 e 1 ano e seis meses – que também faleceram na tragédia.

“Os vizinhos escutaram um estrondo muito grande, pensavam que era trovão. Mas daqui a pouco passou a família dela gritando, pedindo ajuda. Todo mundo saiu correndo para socorrer”, relembra a manicure.

De acordo com ela, mesmo machucado após ser retirado, José foi quem orientou o resgate, instruindo sobre a posição da esposa e dos filhos. Ela conta que ele tentou se levantar e ajudar nas buscas, mas não conseguia por conta dos ferimentos no tornozelo e nos pés. “Ele ficava só chorando e dizendo para socorrer, dizia onde a esposa e o filho estavam, que ela estava na porta quando a casa caiu e o menino estava no quarto”, diz ela.

A bebê foi a primeira a ser resgatada e levada às pressas ao Hospital da Restauração, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu na manhã deste sábado (2). O menino foi retirado pouco tempo depois. A mãe, relata Angélica, passou mais de duas horas sob o barro antes de ser retirada. Ambos sem vida.

Segundo ela, nesta manhã, dois psicólogos contaram a José que sua filha havia morrido. “Ele disse que não vai ao velório porque não tem coragem de ver os três dentro de um caixão. Ele está devastado”, diz a manicure. O local e o horário, no entanto, ainda não foram definidos porque os familiares aguardam a chegada do corpo da bebê na funerária.

“Estamos na peleja pedindo roupa, calçado, cueca, camisa, bermuda. Ele está sem nada. Ele vai precisar de muita ajuda, ajuda psicológica, todo tipo de ajuda, porque ele está devastado”, conta.

Quem eram

Angélica conta que Jaqueline era uma dona de casa dedicada aos filhos. “Ela era muito caseira. Depois que casou, vivia para os filhos e para o esposo. Ele também só saía para trabalhar e, quando saía de lazer, ia com eles para a igreja”, conta.

“A gente não tem o que falar dela, era uma pessoa muito boa”. A vizinha relata que a comunidade está em estado de choque, pois o casal era visto diariamente circulando pelo bairro com as crianças.

Eduardo da Fonte ajusta o próprio calendário eleitoral, elogia segurança e decide apoiar Raquel Lyra

03/05/26 – http://blogfolhadosertao.com.br – Por Betânia Santana

Depois de perder cargos, deputado reaparece em agenda da governadora e oficializa aliança domingo
O deputado federal Eduardo da Fonte (PP) e a governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSD), aparentemente, selaram a paz. Ontem estiveram juntos na cerimônia de formatura de novos 2.157 policiais militares que irão reforçar a segurança pública no estado.
Foi a primeira agenda pública dos dois após o embate que culminou com a perda da presidência de órgãos como o Lafepe, o Ceasa e o Porto do Recife.

A decisão da governadora chegou depois de saber que o deputado também negociava espaço na chapa do pré-candidato ao governo e seu principal adversário João Campos (PSB).

Eduardo da Fonte, que preside a Federação União Progressista e é pré-candidato ao Senado, sentiu o peso do afastamento. Ajustou um calendário que seguia antes de consolidar apoio aos postulantes ao Palácio das Princesas:

4 de abril, prazo final para desincompatibilização; 5 de agosto, último dia das convenções; e 4 de outubro, primeiro turno das eleições. No domingo, reúne a bancada e anuncia que ajudará a sustentar o projeto de reeleição da governadora.

No palco montado na Arena de Pernambuco, ontem à noite, foi breve no discurso e elogiou a gestão:

“A Polícia Militar vive dois momentos: um antes dos ‘laranjinhas’ e outro depois dos ‘laranjinhas’. Meu orgulho hoje é ver que nosso estado resgatou o direito das pessoas de irem e virem”.

Ao seu lado estavam outros três pré-candidatos ao Senado: o senador Fernando Dueire; o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho e o também deputado Túlio Gadêlha. As cartas estarão na mesa. Distribuí-las será a missão da governadora.

Dosimetria e impunidade
O deputado Doriel Barros (PT) criticou a decisão do Congresso de derrubar o veto do presidente Lula ao “PL da Dosimetria”. Para ele, a medida é um retrocesso e enfraquece a responsabilização pelos ataques de 8 de janeiro de 2023. “Reduzir penas de quem atentou contra a democracia é passar a mensagem de impunidade”, afirmou.

Corrida
O prefeito de Panelas, Ruben Lima, recebe hoje, em horários distintos, os pré-candidatos ao governo João Campos (PSB) e Raquel Lyra (PSD). Ruben é aliado do ex-prefeito do Recife e mantém com a governadora relação institucional. Espera, inclusive, que a Casa Civil cumpra a promessa e pague o show de Tarcísio do Acordeon.

Especial de domingo. Ponto de Vista: Mudança de Rumo

03/05/26 – http://blogfolhadosertao.com.br – Por Alvinho Patriota

 

 

Meu lema sempre foi o trabalho com objetivo de ocupar o corpo, a mente e desviar dos caminhos que não levem a pessoa a um porto seguro. Trabalho o dia todo e parte da noite, quando durmo, às vezes, estou a sonhar com o que fazer no dia seguinte.

Finais de semana e feriados, também estou trabalhando, mesmo em casa, viajando, no lazer não me desligo, por exemplo, planejo para efetivas ações depois, no tempo certo.

De início quero dizer que, aquilo que está sendo discutido para o fim da escala 6×1 já se alterou em alguns setores das empresas, a exemplo dos postos de combustíveis, a chamada escala 12×36.
Na verdade a escolha de horário, se reduzido, se refere ao empregado porque para o empregador a depender da atividade, a medida é toda, não tem limite, isto é, 24 horas.

Quando me refiro a mudança de rumo é porque se ocorre redução em certas atividades, noutras, ao contrário aumenta-se o movimento, como no setor de entretenimento, turismo, lazer e outros, logo, não vejo risco de falta de oportunidade de trabalho e sim, de mão de obra que precisa ser cada vez mais qualificada.

Alvinho Patriota

Rio Goiana transborda e interrompe tráfego entre Pernambuco e Paraíba

03/05/26 -http://blogfolhdosertao.com.br  –  Blog do Magno

 

Por conta das fortes chuvas que ocasionaram o transbordamento do Rio Goiana, o tráfego entre os Estados de Pernambuco e Paraíba está interrompido, desde o final da manhã deste sábado (2).

Com o transbordamento do chamado Canal de Goiana, o tráfego pela BR 101 Norte entre os dois Estados está interditado. Rotas alternativas pelo litoral são desrecomendadas, porque todas envolvem maior perigo. Neste momento, todas as rotas da Zona da Mata e do Agreste devem ser evitadas.

Além do Rio Goiana, que transbordou em Pernambuco, o Rio Paraíba, já no estado vizinho, também está em cheia, como mostra vídeo abaixo. O cenário se repete em dezenas de riachos da região. Em vários pontos, a água encobre pontes e trechos de estrada, deixando vias submersas e ampliando os bloqueios. As informações são do jornal O Poder.