Em meio a embates e disputas políticas, a conta da chuva chega para todos

04/05/26 –  http://blogfolhdosertao.com.br  –   Por Betânia Santana

Duas mortes no Recife, duas mortes em Olinda e o alerta para a necessidade de mais investimentos

A chuva que castigou Pernambuco nessa sexta-feira (1º) transbordou o limite da gestão e invadiu o cálculo político. O dia sinalizava uma disputa entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB) pelo mesmo território.

Em horários diferentes, os dois estariam na  52ª Corrida de Jericos, em Panelas, Agreste do estado. Até as 20h, o feriado registrava a frieza dos números: duas mortes no Recife e duas em Olinda. O empate amargo neutralizou o jogo de culpas.

João Campos e os aliados também suspenderam a visita pelo Agreste, onde estavam desde quinta. Sem a caneta, mas com prestígio, juntou-se ao senador Humberto Costa (PT). Acionaram o presidente Lula e se colocaram como ponte para garantir recursos federais às prefeituras atingidas.

Com mortes no Recife (base de João Campos) e em Olinda (aliada de Raquel Lyra), os prefeitos Victor Marques e Mirella Almeida correm contra o tempo e o desgaste.

No fim, quem tem uma barreira no quintal de casa ou enfrenta água nas travessias não quer saber de quem é o mérito das ações. Quer solução antes do próximo temporal. Não se trata de quem avisa primeiro, mas de quem reconstrói mais rápido.

Salvar vidas
O prefeito do Recife, Victor Marques, desafiado pelas chuvas desde o 1º dia em que assumiu o cargo, enfrentou duas mortes após deslizamento de barreira. Solidarizou-se com as famílias, visitou abrigos e fez um apelo à população. “Quem vive em área de risco busque um lugar seguro, um dos abrigos da prefeitura ou casa de parentes e amigos. Nossa prioridade é salvar vidas.”

Soluções definitivas
O presidente da Amupe e prefeito de Aliança, Pedro Freitas (PP), colocou a entidade à disposição dos gestores para orientá-los sobre situações de emergência. Priorizou o atendimento a famílias das áreas de risco e já se preocupa com as estradas no pós-chuva. Também alertou para a necessidade de soluções definitivas.

Proteção
Uma equipe da Defesa Civil Nacional vem a Pernambuco para orientar as prefeituras sobre a situação de emergência, que permite agilizar a liberação de verba. O ministro Waldez Góes conversou com a governadora Raquel Lyra e com o prefeito Victor Marques.

Cobrança
O deputado federal Mendonça Filho (PL) rechaçou a postura do presidente Lula ao dirigir-se a pré-candidatos para falar sobre chuva. “É transformar crise humanitária em gesto político-eleitoral. Pernambuco exige união, coordenação e respeito à institucionalidade.”

“Merecíamos até a vitória”, afirma Hélio dos Anjos após empate do Náutico sobre Botafogo-SP

04/05/26  –  http://blogfolhdosertao.com.br –   Por Davi Saboya

O time alvirrubro retornou ao Recife com quatro pontos após duas partidas seguidas pela Série B do Campeonato Brasileiro – bateu antes o Athletic Club

O Náutico somou mais um ponto na caminhada da Série B ao empatar em 1 a 1 com o Botafogo-SP, no estádio Santa Cruz. Após uma etapa inicial apática, o Timbu precisou se reencontrar com suas raízes táticas para buscar a igualdade no placar. Para o técnico Hélio dos Anjos, o resultado final premiou a postura agressiva da equipe nos 45 minutos finais, embora o treinador acredite que o volume de jogo apresentado poderia ter rendido a vitória.

A análise do comandante alvirrubro foi dividida entre o descontentamento com o início morno e a satisfação com a reação. No primeiro tempo, o Náutico teve dificuldades em agredir o adversário, finalizando apenas uma vez com perigo.

“Foi um primeiro tempo enrolado, onde nós não tivemos projeção ofensiva. Não jogamos do jeito que nós gostamos de jogar. Só definimos uma bola a gol”, lamentou Hélio.

Na volta do intervalo, as entradas de Reginaldo e Victor Andrade deram outra dinâmica ao time, mas Hélio dos Anjos fez questão de ressaltar que a melhora foi, acima de tudo, uma questão de postura coletiva e fidelidade ao estilo de jogo da comissão técnica.

“No segundo tempo, foi do jeito que é o nosso modelo, do jeito que é a nossa característica. Isso não é somente em função de ter feito as substituições. Eu vejo o jogo de uma forma que o grupo se postou de acordo com o nosso modelo”, explicou o treinador.

Segundo o técnico, a essência do Timbu é baseada na pressão constante e na coragem de buscar o erro do adversário, algo que ficou nítido na reta final da partida.

“Nosso time é um time de jogo, de penetração. É um time que não tem medo de pressionar, não tem medo de fazer o adversário errar. Tanto que depois do 1 a 1, a melhor chance que nós tivemos foi quando nós estávamos marcando pressão aos 41 minutos do segundo tempo.”

Postura do Náutico

Apesar de atuar como visitante, Hélio dos Anjos saiu de campo com a sensação de que o Náutico foi superior no desempenho global da segunda etapa. Para ele, o time manteve a característica de ser uma equipe “ativa”, que corre riscos calculados para sufocar o oponente em seu campo de defesa.

“Eu gostei muito do segundo tempo. Eu acho que o time se propôs a jogar do jeito que nós gostamos de jogar. Em todos os jogos nossos, nós somos assim. Um time ativo, de marcação à frente, um time que corre risco, mas o risco calculado. Eu fiquei feliz, é um ponto. Não é muita coisa, mas eu acho que pelo segundo tempo que nós tivemos, nós merecíamos até a vitória”, finalizou.

O próximo jogo do Náutico acontece no domingo (10). Às 16h (de Brasília), o Timbu recebe o América-MG, no estádio dos Aflitos, em jogo válido pela 8ª rodada da Série B.

Após terceira derrota seguida, Santa Cruz demite Claudinei Oliveira

04/05/26 – http://blogfolhadosertao.com.br  —    Gustavo Luccheci

Treinador comandou a Cobra Coral em seis jogos, sendo uma vitória apenas, dois empate e três derrotas. Auxiliar Wilton Bezerra vai comandar o time interinamente

Claudinei Oliveira, técnico do Santa Cruz/Rafael Vieira

Claudinei Oliveira, técnico do Santa Cruz (Rafael Vieira)

A terceira derrota seguida do Santa Cruz custou o cargo do treinador Claudinei Oliveira. O anúncio da demissão foi feito neste domingo à noite. No comunicado, a Cobra Coral agradeceu ao profissional e anunciou que o auxiliar-técnico Wilton Bezerra irá comandar o time interinamente.

No total, Claudinei Oliveira comandou o Tricolor em seis jogos, somando uma vitória, dois empates e três derrotas. O primeiro jogo foi pela Copa do Brasil, quando o Santa Cruz empatou em 0 a 0 contra o Sousa e acabou sendo eliminado nos pênaltis, ainda na primeira fase da competição. O segundo foi na estreia pela Série C, quando a Cobra Coral bateu o Itabaiana por 1 a 0, num jogo marcado pela forte chuva que caiu na Arena de Pernambuco. Depois disso, o Tricolor empatou com o Floresta, fora de casa, e a partir daí só perdeu, sendo derrotado por Confiança, Amazonas e Guarani.

Aos 56 anos e natural de Santos-SP, Claudinei Oliveira assumiu o Santa Cruz no dia 24 de fevereiro deste ano, dois dias depois da eliminação tricolor na semifinal do Campeonato Pernambucano. A Cobra Coral começou o ano com Marcelo Cabo no comando, mas ele foi demitido no dia 26 de janeiro, após sofrer uma goleada por 4 a 0 para o Náutico. O auxiliar Fábio Cortez comandou o time no mata-mata do Estadual. Após a eliminação, Claudinei foi contratado, mas acabou demitido neste domingo.

Raquel Lyra decreta situação de emergência em 27 municípios atingidos pela chuva

04/05/26  – http://blogfolhadosertao.com.br –  Blog da Folha

O decreto acelera a execução de ações emergenciais e apoio do governo federal
A governadora Raquel Lyra decretou, nesse sábado (2), situação de emergência em 27 municípios afetados pelas chuvas.

O documento está publicado em edição extra do Diário Oficial, com prazo de 180 dias.

O decreto é importante para acelerar a execução de ações emergenciais e solicitação de apoio e investimentos ao governo federal.

O anúncio também foi feito aos prefeitos dos municípios atingidos durante reunião virtual na tarde de sábado.

No encontro, com a participação do diretor do Departamento de Restabelecimento e Reconstrução da Defesa Civil Nacional, Paulo Falcão, também foram apresentadas pela governadora as ações estaduais na assistência às famílias impactadas.

Participaram da reunião prefeitos da Região Metropolitana do Recife e Zona da Mata Norte.

“Conversamos com os prefeitos e prefeitas de cidades afetadas, o Estado está decretando situação de emergência para poder a gente continuar apoiando os municípios no restabelecimento da normalidade e buscar junto ao governo federal investimentos para as ações. Também debatemos com os prefeitos o passo seguinte. Primeiro era o resgate e salvamento das pessoas que estavam afetadas pelas chuvas, foram mais de 800 resgates feitos pelo Corpo de Bombeiros junto com a Defesa Civil e os municípios. Agora ajuda humanitária acontecendo, distribuição de colchões, mantimentos, apoio, abertura de escolas para colocar os desabrigados”, declarou a governadora Raquel Lyra.

O decreto de situação de emergência também considera que os habitantes dos municípios afetados não têm condições satisfatórias de superar os danos e prejuízos provocados pelas inundações.

Outros municípios ainda podem ter estado de emergência reconhecido pelo Governo do Estado após novas avaliações.

Na reunião, também foram levantados pelos prefeitos alguns danos causados pelas chuvas em suas cidades para poder receberem apoios nas ações de reconstrução.

“Gostaria de agradecer ao apoio do governo estadual a Timbaúba, incluindo envio de um helicóptero para resgatar pessoas isoladas na zona rural que precisaram de atendimento. Nossa maior preocupação agora é a zona rural e os distritos sem acesso à cidade”, contou o prefeito de Timbaúba, Marinaldo Rosendo.

Até a noite de sábado, o Corpo de Bombeiros havia  resgatado 807 pessoas. A Defesa Civil do Estado registrou 1.601 desabrigados e 1.389 desalojados.

O governo do estado, por meio da Defesa Civil, destinou a municípios afetados 1.354 colchões, 2.158 lençóis, 504 kits de limpeza e 404 kits de higiene.

Confira a lista dos municípios em situação de emergência:

1 – Abreu e Lima
2 – Aliança
3 – Araçoiaba
4 – Buenos Aires
5 – Camaragibe
6 – Goiana
7 – Glória do Goitá
8 – Igarassu
9 – Ilha de Itamaracá
10 – Ipojuca
11 – Itambé
12 – Itapissuma
13 – Jaboatão dos Guararapes
14 – Limoeiro
15 – Moreno
16 – Nazaré da Mata
17 – Olinda
18 – Passira
19 – Paudalho
20 – Paulista
21 – Pombos
22 – Recife
23 – São Lourenço da Mata
24 – São Vicente Férrer
25 – Timbaúba
26 – Vicência
27 – Vitória de Santo Antão

Sport vence Ceará e pula para terceira posição da Série B

04/05/26  —  http://blogfolhdosertao.com.br –   Por William Tavares

Leão bateu o Vozão por 2×0, neste domingo (3), na Ilha do Retiro, com gols de Barletta e Madson 

Dois clubes invictos entraram em campo na Ilha do Retiro. Apenas um permaneceu assim. Com gols de Barletta e Madson, o Sport bateu o Ceará por 2×0, neste domingo (3), pela Série B do Campeonato Brasileiro. O Leão chegou ao sétimo jogo sem derrota na competição, chegando ao terceiro lugar, com 13 pontos.

O jogo

Em 15 minutos, Felipinho foi responsável por armar duas boas chances…para o Ceará. O lateral-esquerdo do Sport errou na saída de bola e quase prejudicou os companheiros. No primeiro lance, Fernandinho fez fila nos marcadores do Leão, mas bateu fraco. No segundo, Melk driblou Thiago Couto e, na hora da finalização, foi desarmado por Benevenuto.

O Ceará seguiu mais próximo do gol. Aos 36, após escanteio, a bola sobrou para Eder cabecear. Thiago Couto se esticou para fazer excelente defesa. Minutos depois, Marcelo Ajul quase marcou contra.

Antes do intervalo, o Ceará balançou as redes com Matheus Araújo, mas a arbitragem assinalou impedimento. No lado do Sport, o lance de maior perigo foi uma finalização de De Pena para fora. O camisa 10, aliás, foi a grande surpresa na escalação, pegando a vaga de Zé Gabriel no meio-campo.

Lei do ex

Substituto de Clayson, o atacante Marlon Douglas precisou de apenas quatro minutos para mudar a história do jogo. O jogador avançou pela direita e foi derrubado na área por Fernando. Barletta, ex-Ceará, foi para a cobrança e fez valer a lei do ex, abrindo o placar para o Sport na Ilha do Retiro.

O segundo gol do Sport foi de Madson, mas é preciso dar boa parte dos méritos ao lançamento espetacular de Marlon, que achou o lateral-direito do Leão em ótimas condições para cabecear e fazer 2×0.

Controlando a reta final da partida, o Sport comemorou a proximidade do G2 que garante vaga direta na Série A do ano que vem. Na próxima rodada, o Leão pega a Ponte Preta, sábado, no Moisés Lucarelli.

Ficha técnica

Sport 2

Thiago Couto; Madson (Augusto Pucci), Benevenuto, Ajul e Felipinho; Zé Lucas, De Pena (Iury Castilho) e Biel (Yago Felipe); Barletta (Max), Perotti e Clayson (Marlon Douglas). Técnico: Márcio Goiano

Ceará 0

Bruno Ferreira; Rafael Ramos, Eder, Luizão e Fernando (Sanchez); Lucas Lima, Zanocelo (Juan Alano) e Matheus Araújo (Diego); Fernandinho, Melk (Pedro Henrique) e Lucca. Técnico: Mozart.

Local: Ilha do Retiro (Recife/PE)
Árbitro: Braulio da Silva Machado (SC). Assistentes: Thiaggo Americano Labes e Bruno Muller (ambos de SC)
VAR: Rafael Traci (SC)
Gols: Barletta (aos 7 do 2ºT), Madson (aos 25 do 2ºT)
Cartões amarelos: Marcelo Ajul, Barletta (S); Bruno, Lucca, Rafael Ramos (C)
Público total: 15.655 torcedores
Renda: R$ 519.460,00

Leia também
• Sport vence Ceará e pula para terceira posição da Série B
• Sport renova contrato com o lateral-direito Augusto Pucci
• CBF divulga tabela das quartas de final da Copa do Nordeste; confira jogo do Sport

Com 27 cidades em emergência, Pernambuco tem mais de 9,5 mil desalojados e desabrigados em decorrência das chuvas

04/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –   Por  JC

Na próxima terça (5), a governadora Raquel Lyra vai a Brasília para solicitar recursos ao governo federal para restabelecimento da normalidade

Balanço da Secretaria Executiva de Proteção e Defesa Civil (SEPDEC), divulgado neste domingo (3), aponta que Pernambuco registra 9.540 pessoas entre desalojadas e desabrigadas após as fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias e deixaram seis mortos.

Segundo o levantamento, são 1.632 desabrigados, que precisaram deixar suas casas e dependem de abrigos públicos, e 7.908 desalojados, que estão temporariamente em casas de familiares ou amigos. Ao todo, 30 abrigos foram abertos para acolher a população atingida.

Ainda de acordo com o governo estadual, mais de 4,4 mil itens de ajuda humanitária, como colchões, kits de higiene e materiais de limpeza, já foram distribuídos. Equipes também atuam no monitoramento de áreas de risco, atendimento a ocorrências e levantamento de danos nos municípios afetados.

O secretário executivo de Proteção e Defesa Civil, coronel Clóvis Ramalho, afirmou que as ações estão sendo realizadas em conjunto com outros órgãos estaduais e que o envio de assistência continua conforme a demanda das cidades atingidas.

Entre os municípios com registros de pessoas afetadas estão Goiana, Timbaúba, Recife, Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista e São Lourenço da Mata, além de outras cidades da Região Metropolitana e da Zona da Mata Norte.

“Goiana foi a cidade mais afetada pelas fortes chuvas que atingiram Pernambuco nos últimos dias. Hoje, estamos com máquinas trabalhando para recuperar os acessos aos povoados que estão isolados. O Governo de Pernambuco está chegando na maior velocidade possível a esses locais para atender a quem mais precisa”, pontuou o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Rodrigo Ribeiro.

Ações

Hesiodo Góes/Secom
Raquel Lyra em Goiana – Hesiodo Góes/Secom

 

Neste domingo (3), a governadora Raquel Lyra vistoriou os serviços de recuperação das estradas de acesso aos Engenhos Novo e Folguedo, em Goiana, e conversou com a população no local. Mais cedo, a gestora comandou uma reunião no Recife com secretarias e órgãos do governo para dar continuidade às definições dos trabalhos.

Na próxima terça-feira (5), a governadora cumpre agenda em Brasília para solicitar recursos ao governo federal para o restabelecimento da normalidade. Além disso, o governo decretou situação de emergência em 27 municípios afetados pelas inundações, com prazo de 180 dias.

“Estamos aqui em uma estrada vicinal na cidade de Goiana, junto com as comunidades de Engenho Novo e Folguedo. Temos dezenas de famílias ilhadas após as chuvas que atingiram Pernambuco. Já estamos com as máquinas trabalhando para restabelecer o direito de ir e vir da população e só vamos sair daqui quando concluirmos todas essas reconexões. E estamos com muitos outros serviços para reconstruir perdas, como entregas de colchões e kits de limpeza”, destacou a governadora.

Já em Olinda, o governo realiza uma força-tarefa emergencial, com a mobilização de 42 equipamentos — entre escavadeiras hidráulicas, retroescavadeiras e caçambas — para acelerar a retirada de sedimentos e baronesas no Canal do Fragoso. O objetivo é otimizar o escoamento das águas.

Previsão

Hesiodo Góes/Secom
Goiana após as chuvas – Hesiodo Góes/Secom

 

Também na noite de domingo (3), a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) informou que mantém o monitoramento das áreas afetadas pelas chuvas registradas nos dias 1º e 2 de maio, com atenção especial às condições dos rios no Estado.

A principal preocupação no momento é a Bacia do Rio Goiana. Segundo o informe, a bacia conta com quatro estações de monitoramento, sendo que três registram elevação no nível da água.

Apenas uma delas está em situação de inundação: o Rio Tracunhaém, no município de Nazaré da Mata, que permanece cerca de 40 centímetros acima da cota de segurança estabelecida pela Defesa Civil.

Apesar disso, a tendência é de redução no nível do rio nas próximas horas, com previsão de retorno à calha e normalização da situação.

Em relação às condições meteorológicas, a Apac prevê chuva fraca entre a noite deste domingo (3) e a manhã da segunda-feira (4) na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata e Agreste.

Há possibilidade de intensificação das precipitações na noite da segunda-feira, com registros pontuais de chuva moderada.

Os órgãos estaduais seguem acompanhando a situação e orientam a população a ficar atenta às atualizações dos canais oficiais da Apac e da Defesa Civil.

Lula anuncia novo Desenrola para a próxima semana com até 20% do FGTS

04/05/26 – http://blogfolhadosertao.com.br –    Rafael Cardoso/Agência Brasil

“A elite brasileira sempre foi contra melhorias para o trabalhador: o salário mínimo, as férias remuneradas, o 13º salário. A turma do andar de cima disse que cada uma dessas conquistas ia quebrar o Brasil. E o Brasil nunca quebrou por dar direito aos trabalhadores”, disse Lula.

Brasília (DF), 30/04/2026 - Pronunciamento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o dia do trabalhador. Frame Canal GOV
© Frame Canal GOV
Versão em áudio

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira (30), em pronunciamento pelo Dia do Trabalhador, que Novo Desenrola Brasil, programa de renegociação de dívidas voltado à população endividada, será lançado na próxima segunda-feira (30). 

A iniciativa deve oferecer descontos significativos de até 90% nas dívidas e permitir o uso de até 20% do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar débitos.

Lula destacou que quem aderir ao programa ficará bloqueado por um ano em todas as plataformas de apostas on-line, conhecidas como bets.

“Não é justo que as mulheres tenham que trabalhar ainda mais para pagar as dívidas de jogo dos maridos. Não foi nosso governo que deixou as bets entrarem no Brasil, mas é o nosso governo que vai colocar um limite à destruição que elas vêm causando”, disse o presidente em cadeia nacional de Rádio e TV.

O programa é uma reformulação da política anterior de renegociação e tem como objetivo aliviar o orçamento das famílias, especialmente aquelas com dívidas de alto custo, como cartão de crédito e cheque especial. O governo também projeta impacto relevante na economia, inclusive com a liberação de recursos do FGTS para pagamento de dívidas.

Lula também destacou que o fim da escala 6×1 representa um “passo histórico” para o país. A proposta, já enviada ao Congresso, prevê a redução da jornada semanal para 40 horas, com dois dias de descanso e sem redução salarial.

Na fala, Lula destacou que a medida busca melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores, ampliando o tempo de descanso e convivência familiar, além de alinhar o Brasil a modelos de jornada considerados mais equilibrados em outros países.

“A elite brasileira sempre foi contra melhorias para o trabalhador: o salário mínimo, as férias remuneradas, o 13º salário. A turma do andar de cima disse que cada uma dessas conquistas ia quebrar o Brasil. E o Brasil nunca quebrou por dar direito aos trabalhadores”, disse Lula.

“Sempre ficou mais forte. Porque toda vez que a vida do trabalhador melhora, a roda da economia gira com mais força, e todo mundo acaba ganhando. É isso que vai acontecer com o fim da escala 6×1 no Brasil”, complementou.

O tema tem sido uma das principais apostas do governo na agenda trabalhista e já está em tramitação no Congresso Nacional, com expectativa de avanço nas próximas semanas.

Além dessas duas medidas, Lula também abordou outros temas no discurso, como taxas reduzidas de desemprego e de inflação, ampliação da licença paternidade, mudanças no imposto de renda e auxílio para gás de cozinha. E afirmou que, apesar dos conflitos no Oriente Médio, ações do governo brasileiro têm impedido a população de lidar com efeitos do aumento global do preço do petróleo.

“Quando os combustíveis sobem, o custo do transporte cresce, o preço dos alimentos aumenta e o custo de vida fica mais caro para o povo. Mas o nosso governo agiu rapidamente. Com muito esforço, tiramos os impostos dos combustíveis, tomamos uma série de medidas urgentes para conter o aumento dos preços, garantir o abastecimento e aliviar o peso da guerra sobre as famílias brasileiras”, disse Lula.

Técnica de enfermagem acusa Magno Malta de agressão; senador nega

04/05/26 – http://blogfolhadosertao.com.br  –    Por Vinicius Macia

 

Profissional registrou boletim de ocorrência em que relata tapa no rosto.

Profissional registrou boletim de ocorrência em que relata tapa no rosto. (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

Uma técnica de enfermagem do hospital DF Star, em Brasília, registrou um boletim de ocorrência na Polícia Civil do Distrito Federal contra o senador Magno Malta (PL-ES), acusando-o de agressão durante a injeção de contraste para a realização de uma angiotomografia. Malta foi internado nesta quinta-feira (30), após um desmaio a caminho do Senado. O senador nega a agressão. A defesa do parlamentar afirma ainda que estuda propor uma ação por falsa comunicação de crime contra a profissional de saúde.

De acordo com o boletim de ocorrência, a profissional recebeu um “tapa forte no rosto, chegando a entortar seus óculos” após se aproximar do parlamentar para resolver um problema no acesso. Além da suposta agressão, ela também teria sido xingada de “imunda” e “incompetente”.

“A vítima informa que saiu da sala imediatamente e chamou a enfermeira e o médico, atendimento este que foi recusado pelo agressor”, conclui o documento.

O Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) emitiu uma nota repudiando a atitude, pedindo que haja “apuração rigorosa e responsabilização”.

O DF Star, por sua vez, informou que a apuração administrativa já foi instaurada e que “vem dando todo o suporte à colaboradora que relatou ter sido vítima de agressão” (leia as notas na íntegra ao final).

Defesa promete processar profissional

A defesa do senador Magno Malta diz que, “sob forte medicação, com a cognição afetada pelo quadro clínico instalado e sentindo dores intensas”, o parlamentar “reagiu ao sofrimento físico e não à pessoa da técnica”, mas não com agressão, mas sim “acionando imediatamente o médico responsável pelo acompanhamento”, sem proferir ” quaisquer palavras que não fossem meras exteriorizações de dor intensa”.

Os advogados ainda acusam a técnica de enfermagem de administrar de forma incorreta o contraste, o que teria causado trombose de “elevada gravidade clínica”.

Na avaliação da defesa, o boletim de ocorrência, nesse sentido, teria feito uma “grave distorção dos fatos”, em uma “atitude defensiva diante da possibilidade de responsabilização pelo grave ocorrido”.

Com isso, a equipe jurídica do senador analisa propor uma ação de indenização por danos morais, uma ação criminal por falsa comunicação de crime, e um pedido de providências ao hospital e ao Coren-DF.

“No curso dos procedimentos diagnósticos em andamento, a responsável pelo exame de angiotomografia administrou o contraste de forma tecnicamente incorreta, gerando extravasamento do líquido no braço direito do senador, com formação de trombose e expressivo hematoma, intercorrência de elevada gravidade clínica, com potencial de comprometimento circulatório e risco à integridade física do paciente”, diz a nota.

Malta chama acusação de “mentira deslavada”

Por meio de um vídeo gravado enquanto era atendido por outro profissional de saúde, Malta nega qualquer agressão e classifica o relato da técnica de enfermagem como uma “mentira deslavada”, fruto de uma “guerra espiritual”.

No vídeo, o parlamentar levantou suspeitas de “alguma coisa armada, programada” relacionada à derrubada, pelo Congresso, ao veto do presidente Lula (PT) ao PL da dosimetria e à rejeição da indicação do advogado-geral da União, Jorge Messias, para o cargo de ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).

“Se encontrar algum vídeo meu batendo no rosto da enfermeira, quebrando os óculos dela, eu renuncio ao meu mandato. Eu vou renunciar ao meu mandato. Eu nunca toquei a mão em ninguém, muito pelo contrário”, completou.

O que dizem os envolvidos

Hospital DF Star

“O Hospital DF Star informa que iniciou uma apuração administrativa sobre o fato ocorrido na noite de quinta-feira e que vem dando todo o suporte à colaboradora que relatou ter sido vítima de agressão. A unidade também reitera que está à disposição para prestar todos os esclarecimentos necessários às autoridades envolvidas na investigação do episódio”.

Magno Malta

Além da manifestação da defesa, a assessoria de imprensa também emitiu nota:

“É grave e injustificável a tentativa de impor condenação pública ao senador Magno Malta sem qualquer apuração dos fatos. O que vem sendo divulgado de forma apressada omite circunstâncias essenciais e distorce completamente a realidade do ocorrido.

O parlamentar encontra-se internado no Hospital DF Star, desde após sofrer mal súbito, permanecendo sob investigação médica para causas neurológicas e cardiovasculares. Durante a realização de um exame, houve intercorrência técnica na administração de contraste venoso, com extravasamento da medicação, ocasionando intensa dor, hematoma e necessidade de atendimento imediato.

Debilitado, medicado e submetido a forte sofrimento físico, Malta reagiu ao quadro doloroso vivido naquele momento, e não contra qualquer profissional de saúde. Tentar transformar um paciente fragilizado em agressor, ignorando a falha assistencial que deu origem à ocorrência, é inversão inaceitável dos fatos.

Também causa estranheza que versões unilaterais tenham sido levadas ao espaço público antes da devida apuração interna, numa evidente tentativa de antecipar narrativas e transferir responsabilidades.

Todos os fatos foram comunicados à direção do hospital no mesmo instante e estão devidamente registrados. As medidas jurídicas cabíveis, nas esferas cível, criminal e administrativa, já estão sendo adotadas para a completa elucidação do caso e responsabilização de eventuais abusos, omissões e falsas imputações.

O senador segue internado, em recuperação, confiante de que a verdade prevalecerá sobre versões precipitadas e interesses circunstanciais.”

Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal

“Diante do episódio de agressão envolvendo uma técnica de Enfermagem durante atendimento em uma unidade de saúde do Distrito Federal, o Conselho Regional de Enfermagem do Distrito Federal (Coren-DF) posiciona seu repúdio. A atuação desses profissionais não pode ser marcada por episódios de violência. Nenhuma posição ou condição autoriza agressões, e toda conduta dessa natureza deve ser tratada com o rigor da lei.

A violência sofrida por trabalhadores da saúde no exercício de suas funções ultrapassa qualquer limite aceitável e destaca um problema que não pode ser tratado como pontual. Profissionais de Enfermagem estão diariamente na linha de frente do cuidado, atuando com responsabilidade técnica, sensibilidade e compromisso com a vida.

Independentemente de quem pratique a agressão, atitudes dessa natureza exigem apuração rigorosa e responsabilização. O ambiente de trabalho deve garantir condições seguras para o exercício profissional, sem ameaças à integridade física e emocional das equipes.

O Coren-DF está acompanhando o caso e se coloca à disposição da profissional envolvida para oferecer o suporte necessário. O Conselho também orienta que situações de violência sejam formalmente registradas, para que as medidas cabíveis sejam adotadas pelos órgãos competentes.

A Enfermagem desempenha um papel essencial no funcionamento do sistema de saúde. Garantir respeito, segurança e condições adequadas de trabalho é fundamental.”

Prefeitura de Goiana realiza trabalho de assistência e prevenção após chuvas que desalojaram e desabrigaram muitas famílias

04/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  –    Ascom PMG

Nota Informativa – Prefeitura de Goiana Publicação: 03/05/2026 (10h00) A  Prefeitura de Goiana informa que o município amanheceu neste domingo (3)  sem registro de chuvas e, de acordo com o boletim da

A Prefeitura de Goiana informa que o município amanheceu neste domingo (3) sem registro de chuvas e, de acordo com o boletim da Defesa Civil, não há previsão de chuva para hoje.

As famílias continuam sendo atendidas em seis abrigos temporários, que atualmente acolhem 626 pessoas, distribuídas da seguinte forma: Manoel Borba (225 pessoas / 61 famílias), IV Centenário (82 pessoas / 35 famílias), Augusto Gondim (95 pessoas / 43 famílias), André Vidal (95 pessoas / 35 famílias), José Pinto (91 pessoas / 34 famílias) e ETE (38 pessoas / 25 famílias). Além desses números, o município também contabiliza 220 pessoas desalojadas.

O nível da água na região baixou um pouco, mas a área ribeirinha permanece alagada e ainda não há condições para que as famílias retornem às suas casas.

As equipes da Prefeitura seguem de plantão nos abrigos e nas áreas afetadas, garantindo assistência contínua à população atingida pelas chuvas.