CAGED: Recife lidera criação de empregos no NE e supera Pernambuco pelo 2º mês consecutivo

29/05/26  –  http://blogfolhdosertao.com.br  –  Imprensa PCR

 

 

 

 

 

 

 

 

O Recife assumiu a liderança do Nordeste na criação de empregos com carteira assinada no mês de abril de 2026. Foram 3.744 novos postos de trabalho formais no mês, validando a relevância da cidade para a economia do Estado. Para se ter ideia, pelo segundo mês consecutivo, o saldo total de empregos gerados no Recife foi maior que o de Pernambuco, que criou 3.340 postos formais. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), divulgados nesta quinta-feira (28).

O saldo de 3.744 empregos do mês de abril é resultado de 22.172 admissões e 18.428 desligamentos. O setor de Serviços foi o principal segmento na geração de empregos no mês, contabilizando um saldo positivo de 3.390 postos, fruto de 14.486 contratações e 11.096 desligamentos. Só o número gerado nesse segmento representa mais do que tudo o que foi gerado em Pernambuco inteiro, retratando que o Estado é dependente da performance do Recife no que diz respeito a oportunidades de trabalho.

Em segundo lugar, a Construção também apresentou um desempenho significativo no Recife, com a criação de 485 postos de trabalho. Outro dado relevante é que o volume de postos gerados pelo Recife neste segmento representa mais de 25% do que o setor produziu de empregos formais em todo o Estado. Por fim, o setor da Indústria e o Agropecuário apresentaram saldo negativo nos postos de trabalho, de -35 e -55, respectivamente.

Estratificando os dados do Recife por escolaridade e idade no mês de abril, os profissionais com ensino médio completo apresentaram o melhor saldo positivo por grau de instrução, com 2.884 contratações em abril de 2026. Quanto à faixa etária, o maior número de empregos formais ocorreu entre os 18 a 24 anos, totalizando 1.631 novos empregos.

CAGED – Ranking do Nordeste:

Recife (PE): 3.744

Salvador (BA): 2.822

Fortaleza (CE): 2.357

João Pessoa (PB): 1.144

Aracaju (SE): 926

São Luís (MA): 885

Maceió (AL): 786

Teresina (PI): 577

Natal (RN): 215

Raquel Lyra vira o jogo a quatro meses da eleição

29/05/26   http://blogfolhadosertao.com.br – Por Betânia Santana
Dados do Instituto Datafolha mostram governadora liderando pesquisa de intenção de voto
Pela primeira vez, dados do Datafolha, encomendados pela TV Tribuna, apontam a virada da governadora Raquel Lyra (PSD) na disputa pelo governo de Pernambuco. Ela passou a ocupar a liderança que, até então, era do ex-prefeito do Recife João Campos (PSB).

O clima entre os governistas é de euforia. Os números evidenciam ainda mais a polarização e apontam que o ritmo será de maratona. Na estimulada, Raquel Lyra e João Campos empatam tecnicamente com 48% a 43% (margem de erro de 3%).

Em eventual segundo turno, a governadora venceria por 51% a 44%. Na rejeição, novo equilíbrio: 25% para ela e 29% para ele.

O levantamento (25 a 27 de maio, 1.022 entrevistas) reflete o destravamento da gestão. Ao acelerar entregas de água, estradas, segurança, e consolidar o apoio da maioria dos 184 prefeitos, Raquel Lyra converteu ações em 67% de aprovação.

Para a oposição, o avanço era esperado, mas surpreendeu por ocorrer antes das convenções (20 de julho a 5 de agosto). Aliados de João Campos ponderam que o cenário avalia o estado, sem confrontar as gestões.

O ponto crucial é o que a pesquisa não traz: dados da espontânea com o índice de indecisos. É aí que reside a margem para mudanças. Como as entregas de obras vão até 4 de julho, Raquel Lyra ainda tem fôlego para ampliar a vantagem.

O desafio de João Campos é não deixar que isso aconteça. Daqui para a frente, a tendência é de discursos mais afiados e agendas intensificadas. Ninguém vai desacelerar, nem se dará ao luxo de descansar até 4 de outubro.

Audiência com Lula
O pré-candidato ao governo João Campos teve uma audiência com o presidente Lula ontem à noite, em Brasília, para avaliar os palanques Brasil afora. A reunião se estendeu e ele perdeu o voo. A previsão era voltar de madrugada, mas não vai conseguir chegar a Triunfo para o Congresso da União de Vereadores de Pernambuco.

Dia no Pajeú
Quando desembarcar no Recife hoje, João Campos seguirá para Serra Talhada, onde participa da entrega de veículos do governo federal para a saúde, ao lado da prefeita Márcia Conrado. Às 16h, recebe o Título de Cidadão, na Câmara de São José do Belmonte.

Tropa satisfeita
Repercute entre policiais e bombeiros militares a decisão da governadora Raquel Lyra de investir mais de R$ 30 milhões no Hospital da PM. Dizem que houve melhorias em serviços básicos, como maca e cadeira de rodas. Apostam que a reforma trará dignidade.

Alerta do TRE
O Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco emitiu alerta para coibir o uso de festas juninas, shows e eventos tradicionais apoiados ou custeados pelo Poder Público. A ideia é evitar o palco como  espaço de promoção pessoal e propaganda eleitoral antecipada.

Em Goiana: Prefeitura habilita moradore atingidos pelass chuvas para saque do FGTS Calamidade

29/05/26  – http://blogfolhadosertao.com.br – ascom PMO

A Prefeitura de Goiana informa que o município já está habilitado junto à Caixa Econômica Federal para que trabalhadores residentes nas áreas afetadas pelas recentes chuvas possam solicitar o Saque Calamidade do FGTS.

Somente aqueles cadastrados nessas localidades oficialmente reconhecidas pela Defesa Civil de Goiana, poderão ter acesso ao benefício, desde que possuam saldo disponível em conta vinculada do FGTS.

As localidades habilitadas para o Saque Calamidade são: Baldo do Rio, Impoeira, Bom Tempo (Descida da Passarela e Torrinha), Boa Vista, Bela Vista, Malvinas, Engenho Ubu, Tejucupapo, São Lourenço, Carne de Vaca, Barra de Catuama, Cocota, Loteamento São Pedro, Mussumbu, Dois Rios, Barro Vermelho, Cidade Nova, Curtume, Centro (Loteamento São Rafael, São Luiz, Rua da Ponte e Vila Operária), Usina Maravilhas e Gambá.

O Saque Calamidade permite a retirada de até R$ 6.220 por conta vinculada, desde que o intervalo entre saques pelo mesmo motivo seja de, no mínimo, 12 meses. O pedido pode ser realizado até o dia 3 de agosto de 2026, por meio do aplicativo FGTS ou diretamente em uma agência da Caixa Econômica Federal.

Para solicitar o benefício, o trabalhador deverá apresentar documento de identificação, comprovante de residência emitido até 120 dias antes da publicação do decreto municipal de situação de emergência, em 1º de maio de 2026, além de uma selfie segurando o documento de identidade.

Nos casos em que não houver comprovante de residência em nome do beneficiário, será aceita declaração emitida pela Prefeitura de Goiana, em papel timbrado, datada e assinada pela autoridade competente, atestando residência em uma das áreas afetadas.

Outras informações sobre o Saque Calamidade podem ser obtidas junto à Defesa Civil de Goiana, nos canais oficiais da Prefeitura ou diretamente nos canais de atendimento da Caixa Econômica Federal.

O saque integra o conjunto de ações emergenciais adotadas pelo município para minimizar os impactos causados pelas fortes chuvas. A Prefeitura de Goiana orienta os trabalhadores a verificarem se residem em uma das localidades habilitadas e a realizarem a solicitação dentro do prazo estabelecido.

Em Belo Jardim:  Raquel Lyra entrega novo Terminal Rodoviário e títulos de propriedade

29/ 05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  –   Imprensa PE

Na ocasião, a gestora também assinou convênio para a construção do Centro de Artesanato do Sítio Rodrigues

A governadora Raquel Lyra apresentou, nesta quinta-feira (28), uma série de ações para o município de Belo Jardim, no Agreste Central. A gestora entregou a requalificação do Terminal Rodoviário do município, que recebeu investimento de mais de R$ 1 milhão, 181 títulos de propriedade para os bairros Cohab I e II, e autorizou o início das obras da quadra poliesportiva do 15º Batalhão da Polícia Militar (PM). Ainda para Belo Jardim, a gestora assinou convênio para pavimentação de 52 ruas, no valor de quase R$ 7 milhões, e garantiu os recursos para construção de duas creches pela prefeitura.

“Nós chegamos aqui em Belo Jardim com um pacote de investimentos em diversas áreas, sempre trabalhando com o pé no acelerador, mas sem deixar ninguém para trás. Cuidado, atenção e afeto, é assim que fazemos o Governo de Pernambuco. Trabalhamos todos os dias para tirar do papel os sonhos de cada um dos pernambucanos”, destacou a governadora Raquel Lyra.

A requalificação do Terminal Rodoviário de Belo Jardim, por onde circulam cerca de 150 pessoas diariamente, contou com melhorias estruturais que incluem: nova cobertura, reforço nas colunas, troca de piso, pintura geral e revisão completa das redes elétrica e hidráulica, além da reforma integral dos banheiros. A cidade é um polo estratégico no Agreste de Pernambuco. Diariamente, sete linhas intermunicipais circulam no terminal, conectando o município a destinos como Recife, Caruaru, Garanhuns, Petrolina, Triunfo e Buíque, além de servir como ponto de apoio essencial para viagens interestaduais.

Já a entrega dos títulos de propriedade representa estabilidade jurídica, reconhecimento legal da moradia e acesso a direitos fundamentais às famílias. A ação faz parte da Semana do Solo Seguro, iniciativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) que busca fortalecer políticas de regularização fundiária e ampliar o acesso da população à moradia formal e à segurança jurídica em todo o país.

“A entrega destes 181 títulos de propriedade na cidade é a efetivação de um trabalho que começou há aproximadamente um ano. Com certeza novos títulos virão logo mais, à medida que o Governo do Estado for cadastrando as famílias e regularizando as pendências”, afirmou o diretor-presidente da Pernambuco Participações e Investimentos S/A (Perpart), Francisco Amaral.

A professora Iranise Alves Cadete dos Santos, 63 anos, moradora da Cohab I há 43 anos, falou sobre o sentimento de receber o documento da sua casa diretamente das mãos da governadora Raquel Lyra. “Hoje eu me sinto segura e alegre. Toda a comunidade está com um sentimento de paz. Gratidão imensa ao Governo do Estado, que é liderado por uma mulher que teve a ousadia que nas outras gestões não tiveram, de trazer esse benefício para a população”, comemorou.

O prefeito de Belo Jardim, Gilvandro Estrela, destacou a forte parceria do Governo do Estado com os municípios. “Sempre que o Governo de Pernambuco chega na nossa cidade traz novidades e ações para o povo. A gestão está salvando Pernambuco, trazendo esperança e dignidade para o nosso povo”, disse.

Ainda para Belo Jardim, a chefe do Executivo estadual autorizou o início das obras da quadra poliesportiva do 15º Batalhão da PM. Com investimento de quase R$ 570 mil, o equipamento representa a valorização institucional dos policiais militares, visando o aprimoramento físico contínuo da corporação, considerando a natureza das atividades desempenhadas e a capacidade de resposta em situações de pressão.

O secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho, afirmou que o novo espaço é mais uma ação do governo para melhoria da segurança pública no Estado. “Esse é um investimento com foco nos policiais, mas que trará excelentes resultados na prestação de serviço à sociedade. A quadra poliesportiva diminui o estresse que é inerente à profissão e melhora o condicionamento físico da corporação, com isso temos condições de prestar melhores serviços à população do Estado”, pontuou.

Para o fortalecimento da economia criativa de Belo Jardim, a governadora assinou, por meio da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), convênio com a Fundação Bitury, entidade sem fins lucrativos da cidade, para a construção do Centro de Produção e Cultura do Sítio Rodrigues. O projeto, que recebeu investimento de R$ 880 mil do Governo de Pernambuco, prevê a construção de um espaço multifuncional voltado à produção, exposição e comercialização do artesanato em barro produzido no Sítio Rodrigues, comunidade reconhecida como um dos principais polos artesanais de Pernambuco.

Por fim, Raquel Lyra assinou contrato para cessão de terreno do Governo do Estado para implantação de uma creche no Distrito de Xucuru. A área destinada para o equipamento municipal terá capacidade estimada para atender 220 crianças. Durante o evento, a governadora ainda garantiu apoio à gestão municipal para construção de mais uma creche, além da unidade que já está sendo erguida pelo Executivo na cidade.

Acompanhando a governadora, o senador Fernando Dueire chamou atenção para as entregas feitas pela atual gestão estadual. “Estamos de mãos dadas com o Governo de Pernambuco, que está focado em realizar ações que vão em direção às pessoas que não eram vistas. Estamos trabalhando por toda a população, esse é o nosso propósito”, disse o parlamentar.

O deputado federal Túlio Gadêlha enfatizou a boa relação do Governo do Estado com as prefeituras. “Não existe um prefeito que não elogie o Governo do Estado”, disse. O também deputado federal Mendonça Filho destacou que a atual gestão estadual “é a que mais trabalha por Belo Jardim e pelo Agreste”. Já a deputada estadual Débora Almeida disse que as entregas do Governo do Estado “trazem dignidade para o povo de Pernambuco”.

Também estiveram presentes no evento a diretora-presidente interina da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (Adepe), Roberta Andrade; o comandante-geral da PM, coronel Ivanildo Torres, e os prefeitos Lucielle Laurentino (Bezerros), César Freitas (Sanharó), Dra. Cátia (Jataúba), Joelda Pereira (Tacaimbó), Guilherme Vasconcelos (Poção), além de diversas lideranças políticas da região.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom

Petrobras anuncia reajuste no preço da gasolina para as refinarias

29/05/29 – http://blogfolhadosertao.com.br –  Estadão Conteúdo

A alta será de R$ 0,48 por litro, mas, com a adesão da companhia ao programa de subvenção do governo, será dado um desconto de R$ 0,44 por litro

A Petrobras anunciou nesta quinta-feira, 28, o aumento no preço da gasolina, após 122 dias sem reajuste. A alta será de R$ 0,48 por litro, mas, com a adesão da companhia ao programa de subvenção do governo, será dado um desconto de R$ 0,44 por litro, resultando em uma alta de 1,5% para as distribuidoras.

“Dessa forma, o efeito para as distribuidoras e para o consumidor final é mitigado pela subvenção econômica concedida. Para as distribuidoras, o preço médio da gasolina A passará de R$ 2,57 para R$ 2,61 por litro, um aumento residual de R$ 0,04 por litro”, explicou a estatal em nota.

Já para o consumidor final, considerando que a gasolina C vendida nos postos de abastecimento é obtida a partir da mistura obrigatória de 70% de gasolina A e 30% de etanol anidro, a parcela da Petrobras na composição do preço final passará dos atuais R$ 1,80 para R$ 1,83 por litro, um aumento residual de no máximo R$ 0,03 a cada litro de gasolina C vendida nas bombas.

DEFASAGEM

Esse valor é 27,6% menor do qu                                                                                        e o preço praticado em 31 de dezembro de 2022, informou a companhia.

O reajuste é menos da metade da defasagem dos preços da Petrobras em relação ao mercado internacional.

Segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom), a defasagem da gasolina nas refinarias da estatal no fechamento de quarta-feira, 27, era de 55%, abrindo espaço para alta de R$ 1,37 por litro.

Datafolha em Pernambuco: Raquel Lyra tem 48% e João Campos, 43% no 1º turno para o governo do estado

28/05/26  – http://blogfolhadosertao.com.br  –  Por  G1 Pernambuco

A governadora Raquel Lyra (PSD) e o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB) — Foto: Reprodução/TV Globo

A governadora Raquel Lyra (PSD) e o ex-prefeito do Recife João Campos (PSB) — Foto: Reprodução/TV Globo

A pesquisa Datafolha divulgada nesta quinta-feira (28) com as intenções de voto para o governo de Pernambuco mostra a governadora Raquel Lyra (PSD) com 48% das intenções de voto. Em seguida vem o ex-prefeito do RecifeJoão Campos (PSB), com 43% das intenções de voto.

A margem de erro da pesquisa é de três pontos para mais ou para menos e, com isso, os dois pré-candidatos estão tecnicamente empatados.

Na sequência, está Ivan Moraes (PSOL), com 2%. O percentual de brancos/nulos/nenhum é de 4%. Além disso, 2% não sabem em quem vão votar.

O instituto ouviu 1.022 eleitores de 25 a 27 de maio. O nível de confiança a pesquisa é de 95%. O levantamento foi encomendado pela TV Tribuna e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número PE-07888/2026.

Veja os números na disputa do primeiro turno das eleições de 2026 para o governo de Pernambuco:

  • Raquel Lyra (PSD): 48%;
  • João Campos (PSB): 43%;
  • Ivan Moraes (PSOL): 2%;
  • Branco/nulo/nenhum: 4%;
  • Não responderam ou não souberam responder: 2%.
Datafolha (28/05/2026): Intenção de voto para governador - 1º turno — Foto: Arte/g1

Datafolha (28/05/2026): Intenção de voto para governador – 1º turno — Foto: Arte/g1

Segundo turno

Em eventual segundo turno nas eleições deste ano, o Datafolha apontou que a governadora Raquel Lyra fica à frente de João Campos. Ela aparece com 51% das intenções de voto, enquanto ele tem 44%. Brancos e nulos somam 4%, e 1% não soube ou não respondeu.

Datafolha (28/05/2026): Intenção de voto para governador - 2º turno — Foto: Arte/g1

Datafolha (28/05/2026): Intenção de voto para governador – 2º turno — Foto: Arte/g1

Rejeição

  • Ivan Moraes (PSOL): 59%;
  • João Campos (PSB): 29%;
  • Raquel Lyra (PSD): 25%.
Datafolha: Rejeição dos pré-candidatos ao governo de Pernambuco (28/05/2026) — Foto: Arte/g1

Datafolha: Rejeição dos pré-candidatos ao governo de Pernambuco (28/05/2026) — Foto: Arte/g1

Avaliação e aprovação do governo

A pesquisa mais recente do Datafolha também apontou como está a avaliação da gestão de Raquel Lyra no governo de Pernambuco. Confira os números:

  • Ótima ou boa: 45% (no levantamento anterior, em abril, eram 40%);
  • Regular: 37% (na pesquisa anterior, eram 20%).
  • Ruim ou péssima: 16% (antes, eram 38%);
  • Não sabe: 2%.
Datafolha (28/05/2026): Avaliação - Raquel Lyra (PSD) — Foto: Arte/g1

Datafolha (28/05/2026): Avaliação – Raquel Lyra (PSD) — Foto: Arte/g1

Os eleitores também foram perguntados sobre se aprovam ou não o governo de Raquel Lyra:

  • Aprovam: 67%;
  • Desaprovam: 28%;
  • Não sabem/não opinaram: 4%.

 

Datafolha (28/05/2026): Aprovação do governo - Pernambuco — Foto: Arte/g1

Datafolha (28/05/2026): Aprovação do governo – Pernambuco — Foto: Arte/g1

 

 

Em Goiana: Prefeitura  promove Semana do Meio Ambiente com foco em ações climáticas e cuidado com manguezais, rios e praias

28/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  –  Ascom PMG

Para marcar as celebrações pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado em 5 de junho, a Prefeitura de Goiana, por meio da Agência de Meio Ambiente de Goiana (AMAG), realiza a Semana do Meio Ambiente 2026, com o tema global das ações climáticas e o lema local “Cuidar hoje para existir amanhã”. A programação é gratuita, aberta ao público e envolve escolas, comunidades pesqueiras, catadores, empresas e instituições parceiras.

As atividades começam na próxima segunda-feira, 1º de junho, com abertura oficial e uma manhã dedicada ao diálogo sobre clima, biodiversidade e conservação. O público participará de palestra com o biólogo Reinaldo Lucena, pesquisador da UFPB, com pós-doutorado em Ciências Biológicas pela Universidad Nacional Autónoma de México, referência em etnobiologia, etnozoologia, mudanças climáticas e conservação de recursos genéticos. Após a exposição, haverá espaço aberto para perguntas.

No dia 2 de junho, a Semana do Meio Ambiente segue para as escolas da rede municipal com o projeto “Bem-vindos ao universo dos plânctons”, que aproxima os estudantes da ciência ambiental de forma prática, lúdica e conectada à realidade dos recursos hídricos. A atividade acontece em duas unidades. Pela manhã, na Escola Municipal Profª Edjanéte Maria Valença da Silveira, em Ponta de Pedras, e à tarde, na Escola Municipal Dr. Manoel Borba, na sede de Goiana. A proposta é despertar a curiosidade científica, reforçar a importância da água e estimular o cuidado com rios, estuários e mares desde a infância.

Já no dia 3 de junho, a programação ganha ainda mais contato direto com a natureza, com o plantio de mudas de mangue em Barra de Catuama. Jovens do SESC e estudantes participarão da ação, em um momento de vivência prática para conhecer de perto a vegetação e a fauna local, reforçando o papel dos manguezais na proteção da costa, na manutenção da pesca e no enfrentamento às mudanças climáticas.

Atualmente, a AMAG desenvolve no município iniciativas permanentes de educação ambiental, como rodas de conversa com pescadores e marisqueiras e campanhas em escolas focadas em coleta seletiva. A Semana do Meio Ambiente amplia esse trabalho, mobilizando diferentes setores da sociedade em torno de um objetivo comum: agir agora pelo clima para garantir qualidade de vida para as próximas gerações.

Foto: Tales Azzi/Pulsar

Fim da escala 6×1: veja como votaram os deputados de Pernambuco

28/05/26  –  http://blogfolhdosertao.com.br  –  Diario de Pernambuco e Agência Câmara

Na primeira votação, o placar foi por 472 votos favoráveis e 22 contra. Já na segunda votação, a PEC que põe fim à escala 6×1 foi aprovada com 461 votos a favor e 19 contra

Discussão e Votação de Proposta de Emenda à Constituição que põe fim à escala de trabalho 6x1/Marina Ramos/Câmara dos Deputados

Discussão e Votação de Proposta de Emenda à Constituição que põe fim à escala de trabalho 6×1 (Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, na noite de quarta-feira (27), em primeiro e segundo turnos, a Proposta de Emenda à Constituição que põe fim à escala de trabalho 6×1.

Na primeira votação, o placar foi por 472 votos favoráveis e 22 contra. Já na segunda votação, a PEC foi aprovada com 461 votos a favor e 19 contra.

No primeiro turno, todos os deputados federais de Pernambuco a favor da proposta, que estabelece jornada de trabalho de 40 horas semanais em cinco dias com dois de descanso.

Mais tarde, na segunda votação, o deputado Eriberto Medeiros (PSB-PE) estava ausente. Os demais integrantes da bancada pernambucana mantiveram votos favoráveis à PEC.

Confira a lista completa:

Primeiro turno

Votos favoráveis:

André Ferreira (PL-PE)
Augusto Coutinho (Republicanos-PE)
Carlos Veras (PT-PE)
Clarissa Tércio (PP-PE)
Clodoaldo Magalhães (PV-PE)
Coronel Meira (PL-PE)
Eduardo da Fonte (PP-PE)
Eriberto Medeiros (PSB-PE)
Felipe Carreras (PSB-PE)
Fernando Coelho (União-PE)
Fernando Monteiro (PSD-PE)
Fernando Rodolfo (PRD-PE)
Guilherme Uchoa (PSD-PE)
Iza Arruda (MDB-PE)
Lucas Ramos (PSB-PE)
Luciano Bivar (MDB-PE)
Lula da Fonte (PP-PE)
Maria Arraes (PSB-PE)
Mendonça Filho (PL-PE)
Pastor Eurico (PSDB-PE)
Pedro Campos (PSB-PE)
Renildo Calheiros (PCdoB-PE)
Silvio Costa Filho (Republicanos-PE)
Túlio Gadêlha (PSD-PE)
Waldemar Oliveira (Avante-PE)

Segundo turno

Votos favoráveis:

André Ferreira (PL-PE)
Augusto Coutinho (Republicanos-PE)
Carlos Veras (PT-PE)
Clarissa Tércio (PP-PE)
Clodoaldo Magalhães (PV-PE)
Coronel Meira (PL-PE)
Eduardo da Fonte (PP-PE)
Felipe Carreras (PSB-PE)
Fernando Coelho (União-PE)
Fernando Monteiro (PSD-PE)
Fernando Rodolfo (PRD-PE)
Guilherme Uchoa (PSD-PE)
Iza Arruda (MDB-PE)
Lucas Ramos (PSB-PE)
Luciano Bivar (MDB-PE)
Lula da Fonte (PP-PE)
Maria Arraes (PSB-PE)
Mendonça Filho (PL-PE)
Pastor Eurico (PSDB-PE)
Pedro Campos (PSB-PE)
Renildo Calheiros (PCdoB-PE)
Silvio Costa Filho (Republicanos-PE)
Túlio Gadêlha (PSD-PE)
Waldemar Oliveira (Avante-PE)

Ausência:

Eriberto Medeiros (PSB-PE)

O projeto

O texto que irá ao Senado é um substitutivo do deputado Leo Prates (Republicanos-BA) para a PEC do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que previa jornada de 36 horas, e para a PEC 8/25, da deputada Érika Hilton (Psol-SP), de igual jornada em quatro dias.

Segundo o texto, a redução da carga horária semanal será sem redução de salários e haverá uma transição para chegar às 40 horas.

Depois de dois meses da publicação da futura emenda constitucional, já valerão os dois dias de descanso remunerado por semana, um dos quais preferencialmente aos domingos.

Também a partir desse prazo o trabalhador registrado na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) contará com carga horária semanal de 42 horas.

Em um ano depois do fim desses dois meses, portanto 14 meses depois da promulgação, a jornada será de 40 horas por semana.

Durante esse prazo de um ano, convenção ou acordo coletivo de trabalho poderão ampliar a duração diária do trabalho normal (além de 8 horas diárias) para viabilizar a transição de 42 horas, respeitado o repouso remunerado de dois dias.

Piso salarial

A PEC garante que as 8 horas diárias e 40 horas semanais com dois dias de descanso serão aplicadas aos contratos de trabalho em vigor sem qualquer redução salarial, seja nominal, proporcional ou de qualquer outra espécie. A manutenção do salário será aplicada inclusive aos pisos salariais.

No entanto, há exceções previstas na própria PEC, como para portadores de diploma de curso superior que ganhem acima de 2,5 vezes o teto da Previdência (equivalente hoje a R$ 21.188,87) e para trabalhadores terceirizados em contratos de mão de obra com a administração pública.

Regimes diferenciados

Apesar de a PEC garantir parâmetros mínimos (40 horas e dois dias de descanso), ela permite que leis ordinárias estabeleçam condições e hipóteses de regimes diferenciados, respeitados esses limites e a possibilidade de turnos ininterruptos de revezamento de seis horas.

Para esses casos, como da escala 12×36 e atividades essenciais de saúde, segurança, transporte e limpeza urbana e outros, convenções ou acordos coletivos de trabalho poderão, excepcionalmente, prever um regime de compensação a fim de assegurar, na média, dois dias de repouso semanal remunerado dentro do mês-calendário.

Assim, os dias de folga semanal poderiam ser acumulados para serem tirados em outro período no mês, garantido que pelo menos um dos dias seja após uma semana de trabalho.

Menos horas

A mudança não implicará redução proporcional das jornadas de trabalho já fixadas em patamar igual ou inferior a 40 horas semanais, cujos trabalhadores contarão também com os dois dias de descanso remunerado semanal.

Outro ponto que começa a valer depois de dois meses da publicação da futura emenda constitucional é a perda de validade de cláusulas de convenções e acordos coletivos sobre duração do trabalho e repouso semanal remunerado incompatíveis com o novo patamar.

 

Microempreendedor

Fruto das negociações em torno do texto, o deputado Leo Prates incorporou dispositivo para remeter a uma lei complementar a definição de regras transitórias para diminuir o impacto da mudança em microempreendedores individuais (MEIs), microempresas e empresas de pequeno porte.

Embora não esteja no texto, a ideia é que os MEIs possam contratar dois em vez de um empregado como é permitido hoje. O governo também aceitou reajustar os valores de enquadramento de MEIs, micro e pequenas empresas no Simples Nacional.

A PEC diz que essas medidas serão condicionadas à manutenção de níveis de emprego.

Sem limite

Sob o argumento de que irá desestimular a “pejotização” (contratação de trabalhador como pessoa jurídica), Prates propõe que as regras constitucionais de duração do trabalho (40h semanais e 8h diárias) e as de controle de jornada não sejam aplicadas ao empregado portador de diploma de nível superior que receba acima de 2,5 vezes o teto da Previdência, que daria hoje o equivalente a R$ 21.188,87 (R$ 8.475,55 de teto).

A exceção seria por liberalidade do empregador (se ele quiser) ou se houver previsão em acordo ou convenção coletiva de trabalho.

O repouso remunerado de dois dias por semana deve ser cumprido e a nova norma não será aplicada a empregados públicos da administração direta e indireta de quaisquer dos poderes da União, dos estados, do Distrito Federal e dos municípios. A Justiça do Trabalho deverá processar e julgar as ações relativas a essa regra.

Como essa regra entra em vigor imediatamente depois da publicação da emenda constitucional, os contratos em vigor deveriam ser adaptados, podendo implicar jornadas de trabalho superiores a 44 horas semanais se não existir acordo coletivo ou convenção para determinada carreira.

Terceirização

A fim de evitar impacto imediato nos contratos vigentes de trabalho terceirizado na administração direta e indireta dos entes federativos, o texto condiciona a mudança para 42 horas e depois para 40 horas, conforme a transição, ao aditamento do contrato entre a empresa fornecedora da mão de obra e a administração. Isso manteria o equilíbrio econômico-financeiro do contrato.

O aditamento deve ocorrer em um ano após a publicação da futura emenda e envolve contratos regidos pela legislação de licitações e contratos administrativos (pessoal de segurança e limpeza, p. ex.), de concessões e permissões de serviços e obras públicas (administradoras de aeroportos ou concessionárias de rodovias, p. ex.), de parcerias público-privadas e de outros instrumentos de colaboração com a iniciativa privada (organizações sociais, p. ex.).

Para todos esses trabalhadores será assegurada igualmente a não redução de salários e, caso o aditamento do contrato não saia no prazo previsto, as reduções da jornada semanal para 42h e 40h valerão independentemente disso.

Se a mudança contratual for realizada no tempo determinado, a nova jornada valerá a partir da data de sua formalização.

Assim, os contratos que venham a ser reformulados nos dois meses iniciais de publicação da futura emenda deverão prever a redução para 42 horas prevista na transição e o repouso remunerado de dois dias semanais.

Para Fiepe Transnordestina em Suape representa mudança na escala econômica de Pernambuco

28/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –   Por Fernando Castilho

Para entidade custo de não construção da ferrovia ligando o litoral ao sertão será a perda de competitividade de Pernambuco como economia regional

Ao apresentar a visão da instituição sobre o potencial estratégico do Complexo Portuário de Suape, o gerente de Política Industrial da Fiepe, Maurício Laranjeira, afirmou que o projeto que há 45 anos vem sendo construído por diversos governadores reposiciona Pernambuco na disputa logística regional e nacional.

Para a entidade Suape é um porto costeiro, apesar do complexo industrial se construir numa plataforma logística industrial, precisa conectar o litoral ao Sertão do Nordeste e ao MATOPIBA, Centro-Oeste, mineração e agronegócio.

Com uma distância de 544 km entre Salgueiro, a Transnordestina precisa da definição de um modelo de concessão para atrair investidor privado, podendo gerar forte impacto econômico atualizado estimado em até R$ 9,5 bilhões após os R$ 6 bilhões em investimentos ferroviários na construção da ferrovia.

Ao analisar o projeto, Maurício Laranjeira disse que a Transnordestina será o principal ponto de integração dos fluxos permanentes de carga entre o litoral e o interior nordestino e brasileiro com perspectiva de ser uma entrada de grãos, fertilizantes, combustíveis e minério e de saída de grãos, proteína animal, derivados de aço, gesso, frutas e produtos industriais.

Ele avalia que os R$ 2 bilhões previstos em terminais de grãos e minérios no entorno de Suape têm o potencial de repercutir fazendo de Salgueiro um entroncamento logístico do NE.

Segundo o executivo da Fiepe, a instituição avalia que a ferrovia pode acrescentar cerca de 16 milhões de toneladas/ano de minérios e grãos (Suape movimentou 24,25 milhões de tons em 2025). Fazer dele exportador do Centro-Oeste (GO exportou, em 2025, 21 milhões de toneladas de produtos agropecuários); cria um fluxo ferroviário de fertilizantes no retorno com perspectiva de disputar cargas hoje concentradas em Itaqui, Pecém, Santos e outros portos.

Ele lembrou que Pernambuco possui 95% da produção nacional de gipsita. Com um reserva estimada em 450 milhões de toneladas, uma ferrovia reduz custos logísticos e amplia competitividade conectando ao porto.

No entendimento da Fiepe com a ferrovia Suape deixa de ser um porto regional e consolida-se como plataforma industrial integrada, à nível nacional.

Divulgação

Fórum Permanente de Infraestrutura. – Divulgação

O Fórum Permanente de Infraestrutura da Fiepe abordou o potencial de Suape da perspectiva da Transnordestina e contou com a participação do presidente do Complexo Portuário de Suape, Armando Bisneto, do Secretário Executivo de Energia da SDEC/PE, Guilherme Sá, além da vice-governadora Priscila Krause num evento liderado pelo presidente da Fiepe, Bruno Veloso.

A contraofensiva de Raquel Lyra de ponta a ponta do estado

28/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  –  Por Betânia Santana
Governadora de Pernambuco investe em ações no Grande Recife de olhos voltados também para o interior

Quem achava que a governadora Raquel Lyra (PSD) assistiria passivamente ao favoritismo do ex-prefeito do Recife João Campos (PSB), pré-candidato ao Palácio do Campo das Princesas, subestimou a resiliência da gestora.

Ao autorizar quase R$ 200 milhões em investimentos para a capital pernambucana, na terça-feira, fez mais do que assinar ordens de serviço. Cravou uma bandeira no território onde se concentra a maior força eleitoral do oponente.

Tocou em feridas históricas do Recife, garantindo recursos para reformar as antigas sedes do Diario de Pernambuco e da Fábrica Tacaruna, além de injetar verba no Hospital da Polícia Militar e entregar títulos de posse em Jaboatão. É a tese de que, para vencer um adversário, é preciso disputar o território dele centímetro por centímetro.

A contraofensiva não se resume à Região Metropolitana. A governadora parece decidida a mostrar que tem o estado na palma da mão e a caneta cheia de tinta. O desenho das agendas para hoje e amanhã demonstra fôlego que tenta asfixiar a narrativa da oposição. Investe na RMR, mas contempla também o interior.

Hoje ela chega ao Agreste.Vai a Bezerros, base do deputado Joãozinho Tenório; a Garanhuns, com o deputado Izaías Régis; e encerra o dia em Belo Jardim, com a deputada Débora Almeida, entregando a rodoviária e autorizando creches e obras para a PM.

Amanhã, já voa para o Sertão, onde prestigia o Congresso da União de Vereadores de Pernambuco (UVP) em Triunfo. Se João Campos ostenta carisma, Raquel Lyra responde com investimentos e costurando apoios de ponta a ponta.

De Suape para o mundo
A governadora Raquel Lyra deve anunciar nos próximos dias um plano de infraestrutura para Suape, envolvendo cerca de R$ 1 bilhão. O montante deve atrair novos investimentos, ampliando a expectativa de que o complexo portuário volte a ser porta de saída da produção do Vale do São Francisco para o mercado internacional.

Congresso de vereadores
Se as agendas não mudarem, a governadora Raquel Lyra e o ex-prefeito do Recife João Campos participam amanhã do Congresso Estadual da UVP, em Triunfo, Sertão. O encontro, aberto ontem, reúne 880 legisladores municipais. A entidade está sendo comandada interinamente por Lívia Januário.

Damares pernambucana
Ex-ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, a senadora Damares Alves foi recebe hoje,  na Assembleia Legislativa, o Título de Cidadã Pernambucana. A iniciativa é do deputado Júnior de Técio. Às 18h, no Auditório Sérgio Guerra, na Alepe.

Elogios ao vice
O perfil leve, técnico e agregador do pré-candidato a vice Carlos Costa tem rendido elogios dentro da Frente Popular. À Rádio Folha, João Campos disse estar animado com o time. “Carlos tem ajudado muito e é um grande quadro da política pernambucana.”