Com dois gols de Perotti, Sport vence Fortaleza e abre vantagem nas semifinais da Copa do Nordeste

21/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br   –    Por Davi Saboya

O clube rubro-negro quebrou um tabu de dez jogos seguidos, tanto no Recife quanto em Fortaleza, de não ter vencido o Tricolor do Pici

O Sport abriu uma importante vantagem nas semifinais da Copa do Nordeste. Com dois gols de Perotti, o Leão da Ilha venceu por 2×1 o Fortaleza, nesta quarta-feira (20), na Arena Castelão. O duelo foi válido pela partida de ida e contou com transmissão exclusiva da TV Jornal na TV aberta e Youtube.

O embate de volta está marcado para o próximo dia 27, às 21h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro. Com a vitória no primeiro embate, o Leão joga por um empate para conquistar a vaga na final do Nordestão. Em caso  de empate no placar agregado, a decisão vai para os pênaltis.

Goleada do Vitória

No outro jogo da semifinais, também nesta quarta, o Vitória atropelou e goleou por 6×2 o ABC, no Barradão, em Salvador. O resultado encaminhou a classificação do clube baiano, que só perde a vaga em caso de um milagre da equipe potiguar. A partida foi transmitida com exclusividade pela TV Aratu, afiliada do SBT Nordeste, em Salvador.

Próximo jogo do Sport

Antes do duelo de volta contra o Fortaleza, o Sport possui um compromisso pela Série B do Campeonato Brasileiro. O clube rubro-negro viaja para o Rio Grande do Sul, onde enfrenta o Juventude, às 20h30 (de Brasília), no sábado (23).

Estrela de Perotti

O Sport fez um primeiro tempo equilibrado. Embora tenha vacilado em algumas saídas de bola, dando espaço para o Fortaleza criar, o Leão do Pici pecou na pontaria e não aproveitou. Já o Rubro-Negro foi letal: na primeira chance clara, aos 9 minutos, abriu o placar.

Em uma bela triangulação pela esquerda com Felipinho e Clayson, Chrystian Barletta cruzou sob medida para Perotti, que cabeceou sem chances para o goleiro Vinícius Silvestre.

Atrás no marcador, o Fortaleza subiu as linhas e tentou pressionar os erros de passe do Sport. O Tricolor assustou em três oportunidades: Miritello mandou para fora, Luiz Fernando errou um cabeceio e Maílton, após grande jogada individual pela esquerda, cruzou perigosamente, mas a zaga pernambucana afastou.

Apesar da pressão cearense, foi o Sport que quase ampliou aos 31, quando Felipinho recebeu um lançamento perfeito, mas se desequilibrou na hora do chute.

Faro de gol

Mal começou a segunda etapa e Perotti voltou a atacar. Com apenas 32 segundos, o centroavante ganhou a disputa com Brítez e tocou por cobertura com rara categoria na saída de Vinícius Silvestre. Após validação do VAR, o placar apontava 2 a 0 para o Sport.

O gol desestabilizou o Fortaleza, e o confronto ganhou a tensão típica de uma final, com faltas duras e cartões. Sem conseguir furar o bloqueio rival, o técnico Thiago Carpini mexeu no time e obteve resposta imediata.

Aos 27 minutos, o reserva Weliton fez grande jogada individual, limpou dois marcadores e cruzou rasteiro para Luiz Fernando completar para o gol na pequena área: 2 a 1. Pressionando pelo empate em casa, o Tricolor quase marcou aos 41, mas Felipinho travou o chute final de Weliton no último segundo.

O Sport respondeu logo depois com Iury Castilho, que finalizou superando o goleiro, mas viu Brítez salvar em cima da linha. Nos acréscimos, aos 47, Carlos de Pena ainda teve a oportunidade de marcar o terceiro do Leão da Ilha, mas finalizou para fora cara a cara com o gol.

Notas do Escrete de Ouro

Em parceria com o Escrete de Ouro, da Rádio Jornal, o Blog do Torcedor divulga as notas do jogo do Sport contra o Fortaleza. A avaliação foi feita pelo comentarista Ralph de Carvalho.

  • Thiago Couto: 7
  • Madson: 6
  • Augusto Pucci: 5
  • Zé Marcos: 6
  • Marcelo Benevenuto: 6
  • Felipinho: 4
  • Zé Lucas: 6
  • Zé Gabriel: 5
  • Biel: 7
  • Pedro Martins: 5
  • Yago Felipe: 5
  • Carlos de Pena: 4
  • Barletta: 7
  • Iury Castilho: 5
  • Barletta: 7
  • Perotti: 8
  • Clayson: 6
  • Márcio Goiano: 8
Ficha do jogo – Fortaleza x Sport

Fortaleza

Vinícius Silvestre; Brítez, Luan Freitas (Rodrigo Santos) e Lucas Gazal; Maílton, Pierre, Ryan (Vitinho), Pochettino (Welliton) e Mucuri (Rodriguinho); Luiz Fernando (Lucas Crispim) e Miritello. Técnico: Thiago Carpini.

Sport

Thiago Couto; Madson (Augusto Pucci), Marcelo Benevenuto, Zé Marcos e Felipinho; Zé Lucas (Zé Gabriel), Yago Felipe (Carlos de Pena) e Biel (Pedro Martins); Barletta (Iury Castilho), Clayson e Perotti. Técnico: Márcio Goiano.

Veja as 10 cidades de Pernambuco com pior qualidade de vida, de acordo com o IPS 2026

21/05/26  –  http://blogfolhdosertao.com.br  – Midias/DP

Estudo analisou critérios como segurança, saneamento, saúde, educação e acesso a oportunidades para medir a qualidade de vida da população

Letreiro de Carnaubeira da Penha/Divulgação/Prefeitura de Carnaubeira da Penha

Letreiro de Carnaubeira da Penha (Divulgação/Prefeitura de Carnaubeira da Penha)

 

Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2026, divulgado nesta quarta-feira (20), revelou quais são as cidades pernambucanas com os piores indicadores de qualidade de vida no estado. O levantamento considera critérios sociais e ambientais para avaliar o bem-estar da população nos 5.570 municípios brasileiros, sem incluir dados econômicos como o Produto Interno Bruto (PIB).

Entre as dez cidades de Pernambuco com menor pontuação no ranking, Carnaubeira da Penha aparece na última colocação estadual, com índice de 48,79. Em seguida estão Paranatama, com 50,49, e Casinhas, que registrou 52,29 pontos.

Também figuram entre os municípios com piores resultados Santa Filomena (53,46), Bodocó (53,48), Buíque (53,63), Santa Cruz (53,67), Santa Maria do Cambucá (53,94), Afrânio (54,56) e Maraial, que teve a mesma pontuação.

O IPS Brasil utiliza 57 indicadores para medir aspectos ligados à qualidade de vida da população. Os dados são divididos em três áreas: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades. Entre os critérios analisados estão acesso ao saneamento, cobertura vacinal, expectativa de vida, segurança pública, inclusão social, educação superior, acesso à internet e preservação ambiental.

Segundo o estudo, os menores índices do país continuam concentrados principalmente em municípios das regiões Norte e Nordeste, refletindo desigualdades históricas relacionadas à infraestrutura urbana, acesso a serviços públicos e oportunidades sociais.

O levantamento também mostrou que Recife perdeu posições entre as capitais brasileiras. A capital pernambucana passou a ocupar o 23º lugar entre as 27 capitais do País, ficando entre os piores desempenhos nacionais no quesito qualidade de vida.

No cenário estadual, Pernambuco aparece na 16ª colocação entre os estados brasileiros avaliados pelo IPS 2026. Já entre os municípios pernambucanos com melhor desempenho, Fernando de Noronha lidera o ranking estadual.

As 10 cidades pernambucanas com pior qualidade de vida, segundo o IPS Brasil 2026:

  • 1. Carnaubeira da Penha – 48,79
  • 2. Paranatama – 50,49
  • 3. Casinhas – 52,29
  • 4. Santa Filomena – 53,46
  • 5. Bodocó – 53,48
  • 6. Buíque – 53,63
  • 7. Santa Cruz – 53,67
  • 8. Santa Maria do Cambucá – 53,94
  • 9. Afrânio – 54,56
  • 10. Maraial – 54,56

As 10 cidades pernambucanas com melhor qualidade de vida, segundo o IPS Brasil 2026:

  • 1. Fernando de Noronha – 71,75
  • 2. Belo Jardim – 65,57
  • 3. Santa Cruz do Capibaribe – 64,61
  • 4. Paulista – 64,25
  • 5. Petrolina – 63,93
  • 6. Caruaru – 63,87
  • 7. Surubim – 63,86
  • 8. Sairé – 63,84
  • 9. Serra Talhada – 63,67
  • 10. Itacuruba – 63,54

PF investiga emenda de Flávio Bolsonaro para ONG ligada aos irmãos Brazão

20/05/26 –  http://blogfolhdosertao.com.br    –    –  Redação Brasil 247

PF  apura se verba foi usada em esquema de desvio de recursos públicos ligado aos irmãos Chiquinho   e Domingos Brazão

PF investiga emenda de Flávio Bolsonaro para ONG ligada aos irmãos Brazão
PF investiga emenda de Flávio Bolsonaro para ONG ligada aos irmãos Brazão (Foto: Adriano Macha

A Polícia Federal investiga o envio de uma emenda parlamentar do senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), pré-candidato à Presidência da República, para uma organização não-governamental suspeita de integrar um esquema de desvio de recursos públicos ligado aos irmãos Chiquinho e Domingos Brazão. 

Segundo o jornal O Globo, o repasse de R$ 199 mil foi destinado, em novembro de 2023, ao Instituto de Formação Profissional José Carlos Procópio (Ifop), entidade localizada na Taquara, Zona Oeste do Rio de Janeiro, região considerada área de influência política dos Brazão. A PF apura se os recursos integraram um esquema de captação e desvio de verbas públicas operado por aliados do grupo.

PF aponta atuação de “Peixe” na intermediação

Segundo os investigadores, o responsável por intermediar a liberação da emenda foi o policial militar da reserva Robson Calixto Fonseca, conhecido como “Peixe”. Ele foi condenado por organização criminosa no caso do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

A investigação afirma que Peixe atuava nos bastidores para favorecer interesses ligados aos irmãos Brazão. As apurações começaram após a quebra do sigilo telefônico do ex-assessor no âmbito das investigações sobre a morte de Marielle.

A PF identificou mensagens que indicariam a atuação de Peixe na articulação de emendas parlamentares destinadas a organizações supostamente ligadas ao esquema. Segundo o relatório policial, essas entidades receberam cerca de R$ 268 milhões entre 2020 e 2024.

Investigação cita compras e transferências suspeitas

Os investigadores afirmam que, após a liberação das verbas, integrantes das organizações eram pressionados a custear despesas relacionadas ao grupo político investigado.

Entre os exemplos citados pela PF estão pedidos de compra de 20 bicicletas e a disponibilização de um helicóptero. Dias depois dessas mensagens, Chiquinho Brazão participou de um evento político em Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, onde bicicletas foram distribuídas durante ato de apoio à candidatura de um sobrinho à Câmara Municipal.

A investigação também aponta pedidos de transferências financeiras para empresas ligadas à família de Peixe. Em um dos casos, segundo a PF, houve solicitação de depósito de R$ 100 mil para uma empresa registrada em nome da filha do ex-assessor.

Gabinete de Flávio Bolsonaro aparece em mensagens

No caso da emenda enviada por Flávio Bolsonaro, a PF encontrou registros de conversas entre Peixe e uma assessora do gabinete do senador em outubro de 2023. Pouco mais de um mês depois, em 29 de novembro, o governo federal registrou o pagamento de R$ 199 mil ao Ifop.

A investigação aponta ainda que Peixe voltou a procurar integrantes do gabinete de Flávio Bolsonaro em novembro de 2024 pedindo novos recursos para o instituto. Segundo o relatório da PF, ele solicitou que “o senador agracie o instituto para que o projeto não termine”. Não há registro de novos repasses.

Os diálogos analisados pela PF também incluem um pedido de quatro ingressos para o desfile das campeãs do Carnaval do Rio, feito por uma assessora de Flávio Bolsonaro a Peixe em fevereiro de 2024. Segundo os investigadores, o pedido foi atendido.

Flávio Bolsonaro e ONG negam irregularidades

Em nota, Flávio Bolsonaro afirmou que o objetivo da emenda era financiar atividades sociais voltadas a crianças em situação de vulnerabilidade.

“O objetivo da emenda era apoiar um projeto voltado a crianças em situação de vulnerabilidade, garantindo acesso a atividades esportivas e inclusão social”, afirmou o senador. A nota acrescenta que “relatórios, vídeos e fotografias apresentados sugerem que o trabalho do Ifop foi um sucesso”.

Já o Instituto de Formação Profissional José Carlos Procópio negou qualquer ligação com Robson Calixto Fonseca ou com os irmãos Brazão. “A prestação de contas foi enviada ao Ministério do Esporte, inclusive com devolução de recursos excedentes”, declarou a entidade.

PF identifica movimentações financeiras sob suspeita

Apesar das negativas, a Polícia Federal afirma ter identificado movimentações consideradas suspeitas na prestação de contas apresentada pelo instituto. Segundo os investigadores, parte dos recursos foi destinada a uma empresa registrada em nome da dirigente de outra ONG também investigada por receber verbas articuladas por Peixe.

A PF também identificou pagamentos feitos a uma empresa de consultoria em Águas Claras, no Distrito Federal, registrada em um endereço onde atualmente funciona um salão de beleza.

Antes de atuar no Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro, Peixe trabalhou no gabinete de Domingos Brazão na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj). Segundo a Procuradoria-Geral da República, ele teria atuado como intermediário entre os executores e os mandantes do assassinato de Marielle Franco e Anderson Gomes.

“Dark Horse”: Jim Caviezel tinha medo de facada de verdade em gravação do filme sobre Bolsonaro

20/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –    Agência  O Globo

Ator norte-americano, que interpretou Jair Bolsonaro no filme Dark Horse, deixou as filmagens dias antes do fim devido a temores e foi substituído por dublê

O ator norte-americano Jim Caviezel, que interpretou Jair Bolsonaro no filme ‘Dark Horse’, expressou diversas preocupações com a segurança pessoal e demandou cuidados extras que chamaram a atenção da equipe de filmagem durante as semanas em que esteve no Brasil para participar do projeto, segundo relatos de integrantes do longa-metragem ao Globo. As precauções levaram o ator a deixar as gravações dias antes do fim e ser substituído por um dublê.O filme teve patrocínio do ex-dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, preso sob acusações de lavagem de dinheiro, corrupção, organização criminosa, táticas de intimidação, coerção e outros crimes.

Jim teria chegado ao Brasil cerca de dez dias após o início das filmagens e permanecido por volta de seis semanas no país. Durante as gravações, a equipe do ator normalmente incluía dois seguranças norte-americanos e dois brasileiros. Descrito como avesso a interações, ele pouco conversava com os profissionais brasileiros no set — a produção contava com trailer de apoio para o astro se resguardar entre as atuações, além de ‘stand-ins’ para ensaiar a cena no lugar dele durante as preparações.

Segundo relatos ao Globo, o clima nos bastidores, desde o início, era marcado por um temor generalizado ligado à segurança por conta da natureza política do projeto. “Temiam que o MST invadisse o set, coisas desse tipo”, conta um integrante da equipe. Caviezel, apurou o Globo, ficou especialmente assustado após assistir às notícias da megaoperação policial no Rio de Janeiro, em outubro, que deixou 122 mortos.

A Go Up Entertainment, responsável pelo filme, enviou uma nota à reportagem sobre o tema. “De fato, Jim Caviezel demonstrou preocupação com o cenário de polarização política envolvendo o contexto retratado pelo filme, especialmente após o atentado sofrido pelo ex-presidente Jair Bolsonaro e diante do ambiente de forte tensão política internacional existente naquele período. Como ator norte-americano de grande notoriedade internacional e já associado a produções politicamente sensíveis e de forte repercussão mundial, Caviezel possui protocolos rigorosos de segurança pessoal definidos por sua própria equipe”, diz o texto.

Uma das precauções tomadas pelas equipes de segurança do filme eram as revistas quase diárias dos integrantes do set, onde era proibido, entre outras coisas, a presença de telefones celulares. O Hospital Indianápolis, que serviu como cenário da internação de Bolsonaro, era frequentemente isolado pelo time de segurança de Dark Horse e tinha equipamentos de reconhecimento facial para permitir a entrada no ambiente de gravações.

Ao menos 15 pessoas registraram reclamações no Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões no Estado de São Paulo (Sated-SP) relatando, entre outros problemas, revistas pessoais constrangedoras no set. Um integrante da equipe relata que as revistas estavam ligadas aos temores de Caviezel. “Ele expressava medo de receber uma facada de verdade durante a gravação da cena da facada em Bolsonaro. Por isso a exigência de que todos os figurantes fossem sempre revistados”, conta o profissional.

A cena da facada foi rodada na última semana de filmagem, concluída em 7 de dezembro. O cenário era o centro de São Paulo, que, segundo relatos, não inspirava segurança entre os norte-americanos da equipe. Além disso, outro destaque do noticiário fez aumentar a tensão no entorno de Caviezel. No dia 3, o presidente norte-americano, Donald Trump, emitiu um comunicado orientando cidadãos do país a deixar a Venezuela “imediatamente” — ele invadiria a nação sul-americana em 3 de janeiro.

O alerta deixou Caviezel com temores ainda mais elevados. De acordo com a equipe, o ator exigiu que se elaborasse um plano de evacuação para que ele deixasse o Brasil “por terra, ar e mar” se fosse necessário. A fonte relata que o planejamento chegou a ser executado pela produção do longa-metragem. “Acho que ele pensou que a Venezuela era aqui perto”, brinca o integrante do projeto.

“Ele quis ir embora no mesmo dia (que Trump emitiu o comunicado)”, relata o profissional ouvido pelo Globo. O diretor Cyrus Nowrasteh, porém, convenceu o astro a permanecer no Brasil naquele momento. Mas Caviezel acabou indo embora do Brasil dias antes do final das gravações, de modo que algumas cenas foram concluídas com dublês e figurantes.

“Após manifestações públicas do então presidente Donald Trump recomendando atenção redobrada de cidadãos americanos em determinados cenários internacionais da América Latina, a equipe de segurança do ator optou por antecipar seu retorno aos Estados Unidos como medida preventiva”, diz a nota da Go Up. “A produção respeitou integralmente as decisões tomadas pela equipe de segurança privada do ator, assim como é comum em grandes produções internacionais envolvendo talentos de Hollywood.

Em razão dessa adequação logística, algumas cenas complementares foram finalizadas com recursos técnicos usuais da indústria cinematográfica, incluindo dublês e ajustes de cronograma, prática absolutamente normal em produções de grande porte”, diz a produtora.

A Go Up não comentou pontualmente o plano de evacuação e o temor da facada real, embora tenha sido demandada sobre isso. O Globo procurou os agentes que representam Carviezel nos Estados Unidos para comentar os bastidores do set, mas não teve retorno — o espaço está aberto a manifestações.

Leia também
• Produtora diz que filme de Bolsonaro já custou R$ 65,7 milhões; Vorcaro bancou 90% do custo
• Em meio a suspeitas sobre Master, Flávio publica trailer do filme sobre Bolsonaro
• Deputados de SP enviaram emendas para empresas geridas por produtora do filme “Dark Horse”

 

Flávio Bolsonaro lidera rejeição após áudio com Vorcaro, aponta pesquisa Atlas/Bloomberg

20/05/26  – http://blogfolhadosertao.com.br  –    Estadão Conteúdo

Porcentual de entrevistados que disseram não votar nele de jeito nenhum saiu de 49,8% em abril para 52% em maio
O senador Flávio Bolsonaro (PL) passou a ser o pré-candidato a presidente numericamente mais rejeitado após a divulgação do áudio em que ele pede dinheiro para o ex-banqueiro Daniel Vorcaro, de acordo com pesquisa Atlas/Bloomberg divulgada nesta terça-feira, 19.

O porcentual de entrevistados que disseram não votar nele de jeito nenhum saiu de 49,8% em abril para 52% em maio. Lula, que até então liderava o ranking, oscilou de 51% para 50,6%.

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) é rejeitado por 49,1% e a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), cotada para substituir o enteado na corrida presidencial, por 45,6%.

Em seguida, estão os pré-candidatos Romeu Zema (Novo), com 42,2%, e Ronaldo Caiado (PSD), com 38%. Renan Santos (Missão) tem a menor rejeição, numericamente: 37,8%.

A maior parte dos eleitores, 47,4%, disse que o cenário que lhes causa mais medo é a possibilidade da eleição de Flávio Bolsonaro; 40,5% responderam que é a reeleição de Lula e 11% afirmam que ambos os resultados lhes preocupam igualmente.

Há um mês, havia empate técnico no limite da margem de erro: 47,3% diziam temer a reeleição do petista e 45,4% a eleição do filho do ex-presidente Jair Bolsonaro. Outros 7,2% temiam ambos os resultados.

A margem de erro é de 1 ponto porcentual para mais ou para menos Foram aplicados questionários pela internet a 5.032 brasileiros com 16 anos ou mais. Eles foram selecionados pela metodologia de recrutamento digital aleatório utilizada pelo instituto. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-06939/2026.

Flávio Bolsonaro admite visita a Daniel Vorcaro após prisão do banqueiro

20/05/26  –   http://blogfolhadosertao.com.br –  Por Pedro Beija

Senador afirmou que encontro com dono do Banco Master tinha objetivo de “botar um ponto final” na relação ligada ao filme sobre Jair Bolsonaro

 

O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) confirmou nesta terça-feira (19) que se reuniu com o banqueiro Daniel Vorcaro no fim de 2025, após a primeira prisão do dono do Banco Master pela Polícia Federal. Segundo o parlamentar, o encontro ocorreu em São Paulo quando Vorcaro já utilizava tornozeleira eletrônica e cumpria medidas cautelares impostas pela Justiça.

A visita foi revelada pelo portal Metrópoles e posteriormente confirmada pelo próprio Flávio após reunião com deputados e senadores do PL, em Brasília. O senador afirmou que foi até a residência de Vorcaro para encerrar as tratativas envolvendo o financiamento do filme “Dark Horse”, cinebiografia sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

“Eu fui, sim, ao encontro dele para botar um ponto final nessa história. Dizer que, se ele tivesse me avisado que a situação era grave como essa, eu já teria ido atrás de outro investidor há muito mais tempo e o filme não correria risco”, declarou Flávio.

Segundo Flávio, a prisão de Vorcaro representou uma mudança na percepção sobre a gravidade da situação envolvendo o banqueiro e o Banco Master. O senador disse que decidiu procurar pessoalmente o empresário após entender que as investigações tinham dimensão maior do que imaginava inicialmente.

“No final de 2025, nós entendemos melhor que a situação era muito mais grave”, declarou.

“Qualquer contato meu com essa pessoa foi única e exclusivamente sobre o filme do meu pai”, acrescentou.

Visita ocorreu após prisão de Vorcaro; banqueiro estava com tornozeleira eletrônica

Daniel Vorcaro foi preso pela primeira vez em 17 de novembro de 2025, no Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, quando tentava embarcar para o exterior. A detenção ocorreu no âmbito das investigações da Polícia Federal sobre supostas fraudes financeiras envolvendo o Banco Master.

Dias depois, o banqueiro foi solto por decisão do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1), mas passou a cumprir medidas cautelares, incluindo entrega de passaportes, monitoramento por tornozeleira eletrônica e restrições de deslocamento.

Segundo Flávio Bolsonaro, foi nesse período que ocorreu o encontro na residência de Vorcaro, em São Paulo. O senador afirmou que decidiu viajar até o banqueiro porque ele estava impedido de deixar o estado.

“Ele estava restrito e não podia sair do estado de São Paulo, então fui até ele”, afirmou.

A revelação da visita ocorre dias após o site Intercept Brasil divulgar mensagens e áudios em que Flávio cobrava recursos de Vorcaro para financiar o filme “Dark Horse”.

Uma das mensagens atribuídas ao senador foi enviada em 16 de novembro de 2025, um dia antes da primeira prisão do banqueiro e dois dias antes da liquidação do Banco Master pelo Banco Central.

Flávio falou sobre caso após reunião com bancada do PL

A confirmação pública do encontro ocorreu após reunião de Flávio Bolsonaro com deputados e senadores do Partido Liberal, em Brasília. Segundo o senador, o encontro com os parlamentares também serviu para apresentar o trailer do filme e esclarecer questionamentos sobre a relação com Vorcaro.

“Tive a oportunidade de passar o trailer para os parlamentares”, afirmou.

A reunião ocorreu em meio à repercussão das mensagens reveladas nos últimos dias e ao avanço das investigações envolvendo o dono do Banco Master.

Daniel Vorcaro voltou a ser preso em março de 2026, desta vez por determinação do ministro André Mendonça. Na decisão, o magistrado apontou “risco concreto de interferência nas investigações”.

Polícia Federal encontra elo do Banco Master com fraudes nos combustíveis

20/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br   –     Correio  Braziliense

Sonegação fiscal no setor de abastecimento é alvo da Operação Sem Refino, deflagrada na semana passada contra o Grupo Refit

Autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a ação também resultou no bloqueio de R$ 52 bilhões/Foto: Divulgação/Polícia Federal

Autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a ação também resultou no bloqueio de R$ 52 bilhões (Foto: Divulgação/Polícia Federal)

Investigações da Polícia Federal (PF) identificaram uma ligação do Banco Master com o esquema de sonegação fiscal relacionado ao setor de combustíveis que é apurado pela Operação Sem Refino, deflagrada na semana passada. Entre os alvos das diligências está o ex-governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro.

A Sem Refino investiga fraudes fiscais, evasão de recursos públicos e favorecimento ilegal ao Grupo Refit, da antiga Refinaria de Manguinhos. A ação da PF teve como foco o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão, inclusive contra o empresário Ricardo Magro.

Autorizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), a ação também resultou no bloqueio de R$ 52 bilhões. O Correio teve acesso a parte do relatório preliminar da Operação Compliance Zero, que investiga o esquema fraudulento do Banco Master.

Os investigadores apontam que foram identificadas conexões financeiras entre a sonegação fiscal dos combustíveis e as operações do Banco Master. As diligências continuam em curso para avaliar o funcionamento do esquema.

No Recife: Rua Tinindo garante qualidade de vida a mordores do bairro de Areias

20/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  –    Imprensa PCR

Intervenções realizadas pela Prefeitura do Recife nas ruas Palmares e Praça Alfredo Pinto incluem drenagem, pavimentação e acessibilidade

A Prefeitura do Recife entregou nesta terça-feira (19), mais duas vias totalmente requalificadas através do programa Rua Tinindo, desta vez no bairro de Areias, na Zona Oeste da cidade. O ato contou com a presença do prefeito do Recife, Victor Marques, que vistoriou os serviços de urbanização realizados pela Emlurb na Rua Palmares e Rua Praça Alfredo Pinto, também conhecida como Rua Palmares II.

Durante a entrega, o prefeito destacou a importância das intervenções para a população da região, especialmente pela melhoria da mobilidade e da acessibilidade nas vias e nos espaços de convivência do bairro. “Além das duas ruas, também requalificamos a praça, que é um espaço importante de convivência para os moradores. Fizemos uma obra com acessibilidade, ouvindo as necessidades da população, para garantir mais conforto e dignidade para todos”, afirmou Victor Marques.

Na Rua Palmares, os serviços contemplaram a implantação de rede de drenagem, pavimentação em paralelepípedo e melhorias de acessibilidade ao longo de 102,68 metros de via. A intervenção incluiu ainda a execução de 103,49 metros de sarjeta, 327,08 m² de passeio (calçadas) e 463,91 m² de pavimentação, além de 223,55 metros de meio-fio, totalizando um investimento de R$ 134.963,30.

Já na Rua Praça Alfredo Pinto (Rua Palmares II), as obras incluíram drenagem, pavimentação e implantação de elementos de acessibilidade, como rampas de acesso. A via recebeu intervenções ao longo de 71,32 metros, com 91,46 metros de sarjeta, 124,58 m² de passeio em concreto projetado e investimento total de R$ 119.168,80.

No entorno das duas vias, a Prefeitura do Recife também realizou a requalificação da Praça das Lavadeiras, com investimento estimado em R$ 288 mil. As intervenções incluíram manutenção e recuperação das vias, implantação de piso tátil e rampas de acessibilidade, requalificação da pista de cooper, revitalização do piso intertravado, além da recuperação completa da quadra poliesportiva, com nova pintura, melhorias no piso e instalação de novo alambrado.

O secretário de Direitos Humanos e Juventude, Marco Aurélio Filho, também acompanhou a entrega das obras e destacou o impacto social das intervenções, especialmente no fortalecimento da acessibilidade e dos espaços de convivência da comunidade. “É uma obra de qualidade, que demonstra a sensibilidade da Prefeitura em construir espaços acessíveis para todos. Toda a praça recebeu rampas e piso tátil para pessoas cegas ou com baixa visão. Além disso, a requalificação da quadra era um desejo antigo da comunidade, que utiliza o espaço para atividades esportivas e eventos”, afirmou.

A moradora da Rua Palmares, Joelma Dantas, destacou os impactos positivos das intervenções para quem vive na região. “Antes, havia muita areia e poeira, principalmente para quem mora em frente à praça. Agora ficou melhor para caminhar, passear com as crianças e utilizar os espaços de convivência. A quadra também ficou muito boa, com troca do alambrado e outras melhorias importantes para a comunidade”, afirmou.

As obras fazem parte de um conjunto mais amplo de intervenções realizadas pela Prefeitura na região, onde já foram executadas melhorias em oito vias, somando mais de R$ 6,5 milhões em investimentos em drenagem e pavimentação. Além disso, outras 13 ruas contam com projetos prontos, com previsão de mais de R$ 8,5 milhões em novos investimentos, ampliando o alcance das ações de requalificação urbana no bairro.

RUA TININDO – O programa tem como objetivo levar melhorias estruturais para diversas áreas da cidade, com foco na requalificação de vias, ordenamento urbano e promoção de mais dignidade para os moradores, garantindo melhores condições de mobilidade e reduzindo problemas históricos de alagamento. As obras do Programa Rua Tinindo já foram concluídas aproximadamente 200 vias. Atualmente, 29 vias seguem com serviços de pavimentação e drenagem em andamento, distribuídas nas seis RPAs da cidade, ampliando as condições de tráfego e promovendo mais conforto, dignidade e qualidade de vida para moradores e condutores.

FOTOS: Marlon Diego / PCR

Os baldes de água fria na Ferrovia Transnordestina em Pernambuco

20/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –    Por Betânia Santana

A pedido do presidente Lula, assinatura para retomar obras é adiada. Não há previsão de nova data
Todas as vezes em que Pernambuco ensaia tirar a Transnordestina do papel, o destino – ou a política – trata de puxar o tapete. O episódio de ontem é mais um dessa novela que já dura décadas.

A governadora Raquel Lyra (PSD) estava em Brasília pronta para capitalizar um momento histórico: a assinatura do contrato de R$ 312 milhões para o lote entre Custódia e Arcoverde. Mas o presidente Lula (PT) pediu o adiamento. Também quer os louros e a foto oficial. Isso é apenas a superfície do problema.

Mesmo que o contrato tivesse sido assinado, a ferrovia em Pernambuco continuaria travada. O Tribunal de Contas da União (TCU) jogou outro balde de água fria, ao condicionar qualquer centavo a estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental.

A Infra S.A. e o Ministério dos Transportes foram avisados: sem planejamento, nada anda. Enquanto o vizinho Ceará está a anos-luz de distância, consolidando o ramal até o Porto de Pecém, Pernambuco patina em exigências que já deveriam ter sido superadas.

Não bastasse o freio de mão puxado pelo TCU, o estado lida com a instabilidade de forças políticas. Quando a Sudene vivia um momento de protagonismo para tentar equilibrar o jogo em favor do ramal Salgueiro-Suape, o pernambucano Danilo Cabral foi exonerado.

Riquezas do Sertão
Amanhã, o ministro da Agricultura, André de Paula, registra em Petrolina o 1º contêiner de uvas que serão exportadas para a Europa com tarifa zero, resultado do acordo entre União Europeia e Mercosul. À tarde, em Dormentes, homologa a raça ovina berganês, a 1ª genuinamente pernambucana. A governadora Raquel Lyra (PSD) e o deputado Jarbas Filho (PSD) acompanham a agenda.

Engenho Pereira
Um sonho antigo para Jaboatão e Moreno. Amanhã, a governadora Raquel Lyra assina, às 10h30, no Palácio das Princesas, a autorização para início das obras da Barragem Engenho Pereira. Os prefeitos Mano Medeiros e Edmilson Cupertino são só alegria.

CPI do lixo
A vereadora de Olinda Eugênia Lima (PT) protocolou ontem, na Câmara de Vereadores, pedido de instalação de CPI. Quer investigar as falhas na coleta de lixo da cidade e reuniu mais de três mil assinaturas. A população tem reclamado do serviço, e não é de hoje.

Habilidade
A atuação do pré-candidato a vice-governador Carlos Costa (Republicanos) tem chamado a atenção na Frente Popular. Irmão do ex-ministro Silvio Costa Filho, mas sem nunca ter disputado mandato, vem se revelando habilidoso na articulação política.

 

Raquel Lyra e ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, tem reunião sobre situação no perímetro irrigado de Itaparica

20/05/26  – http://blofolhadosertao.com.br  –     Imprensa PE

 

 
A governadora Raquel Lyra se reuniu, nesta terça-feira (19), em Brasília, com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, para conversar sobre a situação de falta de energia elétrica que atingiu o Sertão do São Francisco na semana passada, com impactos no perímetro irrigado de Itaparica.
Ao lado de prefeitos da região, a governadora destacou que foi debater soluções para a situação, sendo parte da resolução. O ministro Waldez garantiu que, através de um trabalho conjunto com a gestão estadual, buscará uma solução definitiva para o perímetro. Estiveram presentes na reunião os prefeitos Ismael Lira (Orobó), George Duarte (Santa Maria da Boa Vista) e Catharina Garziera (Lagoa Grande).
 
Vídeo da governadora Raquel Lyra e do ministro Waldez Góes: https://drive.google.com/file/d/1cOUMF6zOfjcYX1tI7nLhQSrK29MAaCFG/view?usp=sharing