Cinco deputados pernambucanos apoiam emenda que permite jornadas de até 52 horas semanais

25/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  –  Por Brasil de Fato PE

Parlamentares pernambucanos  que votam contra Escala 6×1

 

A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que reduz a jornada e a escala máximas de trabalho no Brasil, atualmente de 44 horas e seis dias por semana (escala 6×1), deve ser votada ainda em maio na Câmara Federal. Apesar da forte influência dos setores empresariais sobre o Congresso, votar contra o interesse de 71% da população em ano eleitoral é um risco alto para os parlamentares. O mais provável é a aprovação da mudança na lei. Cientes disto, um grupo de deputados tenta alterar o texto da PEC para torná-lo mais favorável aos setores empresariais, prejudicando a classe trabalhadora.

Nada menos que 176 deputados federais apoiam uma emenda de autoria do deputado Sérgio Turra (PP-RS). O projeto afirma que a redução da escala e da jornada de trabalho só poderá ser efetivada daqui a 10 anos, em 2036, mas só será implantada se os setores empresariais do Brasil atingirem uma série de metas produtivas não apresentadas no texto.

O texto diz ainda que a redução da jornada das atuais 44 horas para 40 horas só poderá ser realizada a partir de outros projetos de lei estabelecendo “regras de transição” para cada setor empresarial.

Em Ouricuri: Prefeito destaca parceria com Governo do Etado e comemora novos investimentos no município

24/05/26  –  http://blogfolhdosertao.com.br   – Ascom PMO

 

O prefeito Victor Coelho  (foto) comemorou as novas ações anunciadas pelo Governo de Pernambuco durante a passagem da governadora Raquel Lyra por Ouricuri nesta sexta-feira. A agenda reuniu entregas e anúncios nas áreas de infraestrutura, saúde, mobilidade e inclusão.

Ao lado da governadora, Victor visitou a obra de requalificação da Avenida Fernando Bezerra, que já está em fase avançada de conclusão. O prefeito acompanhou ainda a entrega do novo mamógrafo da UPAE de Ouricuri, equipamento adquirido com investimento de R$ 1,2 milhão para ampliar o acesso das mulheres do Sertão aos exames de prevenção e diagnóstico.

A programação foi encerrada na quadra da EREM Fernando Bezerra, onde aconteceu a assinatura da autorização para início das obras do Centro de Atendimento Multidisciplinar Especializado na Perspectiva Inclusiva. No evento, também foram entregues quatro novos ônibus escolares para o município. Com isso, Ouricuri passa a contar com 15 veículos já destinados pelo Governo do Estado para reforçar o transporte dos estudantes.

Victor Coelho destacou a atenção que o município vem recebendo do Governo do Estado e ressaltou a parceria institucional com a governadora.

“Raquel tem demonstrado atenção com Ouricuri e isso é importante para que a cidade continue avançando. Essa parceria com o Governo do Estado tem permitido que ações importantes cheguem ao município e beneficiem diretamente a população. Sem dúvida, Raquel Lyra vem sendo a governadora que mais tem olhado para Ouricuri e realizado ações importantes para o nosso município”, afirmou o prefeito.

Gilmar Mendes diz que crise do Banco Master está na Faria Lima, não no STF

24/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  –   Redação  do Brail 247
Ministro afirma que escândalo revela falhas sistêmicas de fiscalização, defende Fórum de Lisboa e vê rejeição de Messias como derrota política do governo
Ministro do STF Gilmar Mendes
Ministro do STF Gilmar Mendes (Foto: Luiz Silveira/STF)
 O ministro Gilmar Mendes, decano do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou que a crise envolvendo o Banco Master não deve ser atribuída à Corte, mas ao sistema financeiro e aos órgãos de fiscalização. “A crise do Master não está na Praça dos Três Poderes, está na Faria Lima”, disse.

A declaração foi dada em entrevista à Folha de S.Paulo, na qual Gilmar comentou a associação do STF ao caso após a revelação de ligações dos ministros Alexandre de Moraes e Dias Toffoli com o ex-banqueiro Daniel Vorcaro.

Segundo Gilmar, eventuais responsabilidades devem ser apuradas pelas autoridades competentes, mas o centro da crise estaria em falhas de fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), do Banco Central e de instituições financeiras. “Não quero isentar de responsabilidade quem tem, mas me parece que você coloca o tribunal num corredor polonês”, afirmou.

O ministro também disse que a relação de integrantes do STF com Vorcaro “certamente está sendo investigada” e que as autoridades “devem fazê-lo, estão fazendo”.

Críticas à Faria Lima e aos órgãos de controle
Gilmar afirmou que houve uma tentativa de transferir ao Supremo a responsabilidade por uma crise mais ampla. Ele citou a CVM, que, segundo ele, teria ficado por mais de um ano com três diretores a menos, prejudicando a fiscalização sobre temas como lavagem de dinheiro.

“Quem vendeu títulos foram os bancos”, disse o ministro, ao defender que o caso deve ser analisado a partir do funcionamento do mercado financeiro.

Código de ética e tensão interna no STF

O ministro também comentou a proposta de criação de um código de ética para o STF, defendida pelo presidente da Corte, Edson Fachin. Para Gilmar, a iniciativa foi apresentada em momento inadequado.

“O código de ética gerou um ambiente de certa desinteligência, porque pareceu lançado num momento de vulnerabilidade de alguns colegas”, afirmou. Ele disse não imputar essa intenção a Fachin, mas avaliou que a medida foi “imprópria”.

Gilmar também defendeu que eventuais mudanças sejam feitas por consenso e lembrou que a atuação pública de ministros foi relevante durante o governo Bolsonaro.

Fórum de Lisboa e críticas ao “Gilmarpalooza”

Questionado sobre críticas ao Fórum de Lisboa, evento que organiza em Portugal e que ficou conhecido como “Gilmarpalooza”, o ministro defendeu sua realização. Segundo ele, a edição atual terá mais de 470 palestrantes.

Sobre a presença de empresários e autoridades posteriormente investigados em eventos paralelos, Gilmar afirmou: “Não temos nenhum controle sobre isso”. Ele acrescentou que algumas pessoas aproveitam a ocasião para atividades fora do fórum, o que, segundo ele, “não nos diz respeito”.

Messias no STF e articulação do governo Lula

Gilmar também avaliou a rejeição do advogado-geral da União, Jorge Messias, a uma vaga no STF. Para o ministro, a derrota não ocorreu por falta de qualificação, mas por razões políticas.

“Foi uma questão puramente política”, disse. Ele afirmou que o governo Lula enfrenta uma situação de minoria no Congresso e apontou “uma grave falha de articulação política”.

Inquérito das fake news e crise institucional

O ministro ainda defendeu a manutenção do inquérito das fake news enquanto persistir o ambiente de radicalização política. “Mantido o ambiente de radicalismo, e tudo indica que vai ser mantido, dado o acirramento eleitoral, o inquérito das fake news é necessário”, afirmou.

Gilmar também criticou a CPI do Crime Organizado, que, segundo ele, acabou mirando ministros do STF e o procurador-geral da República, Paulo Gonet, em vez de se concentrar no PCC e em outras organizações criminosas.

Em  Lagoa Grande:  Prefeita  acompanha momento histórico para o agro do Vale do São Francisco com embarque do primeiro contêiner de uvas para a Europa com tarifa zero

24/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  –   Por Cinara Marques

 

A prefeita de Lagoa Grande, Catharina Garziera (foto),  participou na sexta-feira (22), em Petrolina, da programação da ‘Caravana do Agro’, iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), que apresentou ações e investimentos voltados ao fortalecimento do agronegócio brasileiro. O evento reuniu produtores, autoridades políticas e representantes do setor na sede da Valexport — Associação dos Produtores e Exportadores do Vale do São Francisco – localizada em Petrolina.

Um dos momentos mais marcantes da programação foi o embarque simbólico do primeiro contêiner de uvas produzidas no Vale do São Francisco destinadas à União Europeia com tarifa zero de exportação. Antes do acordo firmado entre Mercosul e União Europeia, os produtores pagavam cerca de 12% de tarifas para exportar a fruta ao mercado europeu.

A medida faz parte do acordo comercial entre Mercosul e União Europeia, resultado de mais de duas décadas de negociações diplomáticas, e representa um avanço histórico para o agronegócio brasileiro, especialmente para os produtores do Vale do São Francisco, referência nacional na fruticultura irrigada.

Durante o evento, o ministro da Agricultura e Pecuária, André de Paula, destacou a força do agro na economia brasileira e a importância estratégica da região para o setor.

“Estar em Petrolina num momento tão importante para o Brasil e para Pernambuco nos deixa muito emocionados. Eu lembro quando o presidente Lula assinou o acordo com a União Europeia e destacou que essa foi uma luta de mais de 20 anos, envolvendo muitos presidentes, ministros e pessoas que acreditaram que isso seria possível. Essa conquista é fruto do esforço coletivo de muita gente”, afirmou o ministro.

André de Paula também ressaltou os números que comprovam a relevância do agronegócio para o país. Segundo ele, o setor representa cerca de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, responde por 45% das exportações nacionais e gera aproximadamente 38 milhões de empregos diretos e indiretos.

A programação também contou com a presença do produtor rural e secretário de Governo de Lagoa Grande, Jorge Garziera, pioneiro na produção de uva no Sertão do São Francisco. Ele relembrou o início da atividade na região e comemorou o reconhecimento internacional alcançado pelo Vale.

“Chegamos aqui e não tinha nada. Lembro das primeiras mudas que trouxemos e das parcerias que fizemos com o Sebrae, por exemplo, para desenvolver outras formas de produção como a uva sem semente. Ver hoje nossa produção chegando ao mercado internacional com ainda mais competitividade é motivo de muita emoção. Esse momento representa uma grande colheita de anos de trabalho e dedicação”, destacou Jorge.

Para a prefeita Catharina Garziera, o embarque simboliza mais desenvolvimento econômico, geração de renda e valorização dos produtores lagoa-grandenses e de toda a região.

“Esse é um momento histórico para Lagoa Grande e para todo o Vale do São Francisco. É a valorização da nossa gente, mais desenvolvimento e mais oportunidades para os nossos agricultores. Essa conquista representa uma margem maior para o produtor investir ainda mais na sua propriedade, gerar emprego e fortalecer a economia da nossa região. Ficamos felizes em ver que existe um olhar atento de Brasília para o nosso povo e para a força do nosso Vale do São Francisco”, afirmou a prefeita.

O primeiro contêiner embarcado saiu com 21 paletes, cada um contendo 120 caixas com aproximadamente 5 quilos de uva. Segundo representantes da empresa exportadora, em períodos de alta produção, a média é de cerca de 120 contêineres enviados para países como Inglaterra, Holanda, Espanha e França, entre outros.

 

No Recife, comunidade de Chão de Estrelas ganha espaço revitalizado com áreas de lazer e convivência

24/05/26  –     http://blogfolhadosertao.com.br –  Imprensa PCR

Intervenção realizada pelo programa Mais Vida transformou espaço comunitário com áreas de lazer, drenagem, paisagismo e ações de convivência. Prefeito Victor Marques visitou o local neste sábado

A Prefeitura do Recife, por meio do programa Mais Vida, do Gabinete de Inovação Urbana (GIURB), entregou neste sábado (23) a requalificação da comunidade Chão de Estrelas, no bairro de Campina do Barreto. A intervenção contou com investimento superior a R$ 257 mil e transformou o espaço comunitário com a realização de obras de drenagem, além da instalação de novo mobiliário urbano, áreas verdes, brinquedos infantis e intervenções artísticas. A entrega, que também marca os 10 anos do programa Mais Vida, iniciativa voltada à promoção da qualidade de vida e da inclusão urbana nas comunidades do Recife, contou com a presença do prefeito do Recife, Victor Marques.

Durante a entrega, o prefeito destacou a transformação do espaço e a participação da comunidade em todo o processo. “O que antes estava sem vida, agora se transformou em um espaço organizado, revitalizado e construído em parceria com os moradores da região”, afirmou Victor Marques.

Mantendo a prática do GIURB, o projeto foi desenvolvido a partir de um processo de escuta ativa e construção coletiva com os moradores da região. A participação popular teve papel fundamental, garantindo que a obra dialogasse com a identidade local e atendesse às necessidades da comunidade. As crianças também participaram da construção do projeto em uma etapa dedicada especialmente ao público infantil.

O chefe do Gabinete de Inovação Urbana do Recife, Ed Ruas, ressaltou a importância da intervenção para a população local e a relação histórica da comunidade com instituições culturais do território. “É sempre um prazer revitalizar um espaço de convivência tão importante para as pessoas, principalmente para as crianças”, destacou.

A intervenção também deu voz às instituições culturais e educacionais que fazem parte da história da comunidade e ajudam a fortalecer a identidade do território. Entidades como o Daruê Malungo e o Cambinda Estrela contribuíram para o processo, assim como toda a memória afetiva ligada ao nome Chão de Estrelas, reforçando os vínculos entre passado, presente e futuro da comunidade.

NOVOS EQUIPAMENTOS – O novo espaço ganhou equipamentos voltados ao lazer e à convivência. Foram implantados dois parques infantis, sendo um destinado à primeira infância, pensado especialmente para crianças de 0 a 6 anos atendidas pela creche da comunidade, e outro voltado para crianças maiores. A área também recebeu mesas de jogos, bancos com encosto, arquibancadas e um biombo sombreiro, criando ambientes de encontro e descanso para os moradores.

A revitalização incluiu ainda melhorias no paisagismo, com o plantio de árvores e mudas ornamentais, ampliando a área verde da comunidade. O espaço passou a contar também com placas de identificação das vias e sinalização de conscientização ambiental. Além das melhorias estruturais, a pista de cooper e o anfiteatro foram revitalizados, enquanto painéis artísticos deram mais cor e identidade ao espaço comunitário.

Moradora da comunidade há 45 anos, Maria Betânia Monteiro da Silva celebrou a transformação do espaço e destacou a importância da preservação do local pelos moradores. “Antes era um espaço bem acabado, sem muita estrutura. Agora ficou tudo muito lindo, dá mais vontade de ficar por aqui. Espero que as pessoas cuidem, porque isso valoriza ainda mais a comunidade”, afirmou.

MUTIRÃO DE SERVIÇOS MUNICIPAIS – Ainda durante a programação, o GIURB promoveu um mutirão de serviços para a população. Segundo Ed Ruas, a iniciativa busca ampliar o impacto das ações realizadas pelo programa. “O Mais Vida é um processo contínuo. Além das intervenções urbanas, buscamos trazer serviços e atividades que fortaleçam esse momento de celebração junto à comunidade”, afirmou.

A população pôde desfrutar ainda, durante a entrega do espaço, de uma manhã de serviços e atividades. Houve práticas esportivas, orientação odontológica, vacinação e testagem rápida de IST’s. A programação incluiu ainda oficina de turbantes, vacinação de animais, atividades interativas com óculos de realidade virtual, além da presença do caminhão da primeira infância, apresentação de mágico e circuito recreativo para as crianças.

SEMANA MUNDIAL DO BRINCAR 2026 – Na ocasião da entrega, a comunidade recebeu também uma oficina de capoeira, atividade que abre a Semana Mundial do Brincar, promovida pelo GIURB em parceria com a Aliança pela Infância.

A programação, que será realizada em vários territórios, seguirá até 28 de maio com diversas atividades lúdicas, culturais e educativas voltadas para crianças, incluindo também adolescentes e famílias de toda a comunidade. Com o tema “A potência dos encontros”, a iniciativa busca fortalecer os vínculos comunitários por meio do brincar, entendido como uma ferramenta de conexão, troca de experiências e valorização das identidades culturais locais.

10 ANOS DO MAIS VIDA – O Programa Mais Vida, criado em 2016 pela Prefeitura do Recife, consolidou-se ao longo de sua trajetória como uma política pública essencial de inovação e resiliência urbana, focada no combate à desigualdade socioespacial. Com o objetivo de reinventar a cidade a partir do protagonismo comunitário, a iniciativa já beneficiou mais de 54 mil habitantes em 67 comunidades.

Suas obras transformam áreas antes degradadas em espaços de convivência vibrantes, incluindo a instalação de mobiliário urbano, pavimentação, drenagem, criação de praças, hortas comunitárias e áreas de lazer lúdicas com foco no desenvolvimento infantil. O programa é reconhecido internacionalmente por órgãos como a ONU-Habitat.

No Recife, comunidade de Chão de Estrelas ganha espaço revitalizado com áreas de lazer e convivência

 

Casa Branca reforça policiamento após relatos de tiros

24/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br   –    Por AFP

A polícia isolou o acesso à Casa Branca e tropas da Guarda Nacional impediram um repórter da AFP de entrar na área do centro de Washington
Forças de segurança foram mobilizadas neste sábado no entorno da Casa Branca, após relatos de tiros enquanto o presidente Donald Trump estava no local, onde tentava negociar um acordo com o Irã.

A polícia isolou o acesso à Casa Branca e tropas da Guarda Nacional impediram um repórter da AFP de entrar na área do centro de Washington.

“O FBI está no local e apoia o Serviço Secreto na resposta a disparos efetuados perto da área da Casa Branca”, publicou no X o diretor do FBI, Kash Patel.

O turista canadense Reid Adrian contou à AFP que estava na região quando foram ouvidos “provavelmente entre 20 a 25 barulhos que soavam como fogos de artifício, mas que eram tiros, então todos começaram a correr”.

Jornalistas que estavam no Gramado Norte da Casa Branca publicaram no X que receberam ordens para correr e se abrigar na sala de imprensa.

A repórter do canal ABC News Selina Wang fazia uma gravação para as redes sociais quando os aparentes disparos ocorreram, capturando o som dos tiros enquanto se jogava no chão. “Pareciam dezenas de tiros”, publicou no X.

Um porta-voz do Serviço Secreto informou à AFP que o incidente estava sendo investigado.

 

Morre Gabriel Ganley, influenciador fitness e fisiculturista, aos 22 anos

24/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br    –  Gabriel Botelho – Correio Braziliense

Notícia foi confirmada em postagem de patrocinador de Gabriel nas redes sociais
A causa da morte não foi divulgada/Foto: Reprodução/Redes sociais

A causa da morte não foi divulgada (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Morreu o influenciador fitness e fisiculturista Gabriel Ganley, aos 22 anos. A morte foi confirmada neste sábado (23/5), pela empresa responsável por patrocinar o jovem atleta, a Integralmédica. A causa da morte não foi divulgada.

Em postagem nas redes sociais, a patrocinadora prestou uma homenagem ao atleta. Além de destacar o impacto na internet, salientou a “energia, disciplina e autenticidade” de Ganley. Apelidado como Bebêzinho, o jovem acumulava 1,6 milhão de seguidores nas redes sociais.

“Hoje a dor fala mais alto. Com muita tristeza, nos despedimos do nosso eterno bbzinho, que viveu intensamente e com quem tivemos momentos históricos e inesquecíveis na família Integralmédica. Hoje perdemos muito mais do que um atleta talentoso e dedicado, com um futuro brilhante pela frente”, escreveu a Integralmédica.

“Perdemos um influenciador do esporte que inspirava milhares de jovens diariamente com sua energia, disciplina e autenticidade. Ficam as resenhas no CT, o atendimento aos fãs que ele carregou no colo e a sua vontade de fazer o bem”, acrescentou a empresa na postagem.

Com gol de Iury Castilho, Sport vence Juventude e encosta no líder Náutico na Série B

24/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  –   Por Davi Saboya

O clube rubro-negro chegou nos mesmos 19 pontos do rival alvirrubro, mas perde no número de vitórias. Clássico dos Clássicos agita próxima rodada

O Sport conquistou uma importante vitória fora de casa na noite deste sábado (23). Com gol de Iury Castilho, o Leão venceu por 1×0 o Juventude, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul. O duelo foi válido pela 10ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro.

Com o resultado, o Sport encostou no líder e rival Náutico. O Leão chegou nos mesmos 19 pontos, mas perde no número de vitórias: 6×5.

O São Bernardo visita o Atlético-GO, neste domingo (24), às 16h (de Brasília), no estádio Antônio Accioly. O clube paulista é o único clube que pode chegar na liderança no complemento da rodada e passar os times pernambucanos.

Próximo jogo do Sport

Na próxima rodada da Série B, Sport recebe o Náutico, neste sábado (30), às 20h30 (de Brasília), na Ilha do Retiro. O duelo é válido pela 11ª rodada.

Amarrado

Após o bom desempenho contra o Fortaleza, Márcio Goiano optou por repetir o onze inicial do Sport, dando nova chance a Yago Felipe no lugar de Carlos De Pena. No Juventude, Maurício Barbieri apostou em uma linha de três zagueiros liderada pelo veterano Messias.

Nos primeiros minutos, o Sport controlou a posse, mas o Juventude foi mais objetivo. Aos 12 minutos, Perotti serviu Clayson, que carregou e finalizou para fora. O troco dos gaúchos veio logo em seguida, em finalização de Diogo Barbosa parada por Thiago Couto.

O jogo se manteve aberto. Aos 22 minutos, Perotti recebeu grande passe de Clayson, girou sobre a marcação e bateu para fora. Aos 38, Nathan levantou na área e achou Alan Kardec, que cabeceou sem direção.

Enquanto os laterais do Juventude (Nathan e Diogo Barbosa) ditavam o ritmo de ataque dos mandantes, os alas rubro-negros, Madson e Felipinho, pouco subiram devido às obrigações defensivas. O primeiro tempo terminou com nova ameaça de Diogo Barbosa, que bateu cruzado para fora.

Estrela do banco

Sem mudanças nas equipes, o segundo tempo recomeçou com o Sport assustando primeiro. Perotti aproveitou uma sobra e bateu fraco, mas quase o goleiro Jandrei engoliu um frango. O susto acordou o Juventude, que carimbou a trave com Raí aos 10 minutos, no rebote, Diogo Barbosa mandou nas nuvens.

O time gaúcho mandava no jogo e quase abriu o placar aos 23 em cabeçada perigosa de Messias. Nesse momento, a partida deu lugar a uma cena lamentável: o meia-atacante MP foi substituído e acusou torcedores do próprio Juventude de racismo. Diante do relato, o juiz Lucas Paulo Torezin acionou o protocolo oficial de segurança.

Mal o jogo recomeçou, Márcio Goiano promoveu um pacotão de mudanças no Sport, oxigenando o time com as entradas de Augusto Pucci, Pedro Martins e Iury Castilho. A estrela do treinador brilhou: aos 36 minutos, Barletta achou Iury Castilho na área. O atacante girou rápido e finalizou no canto para abrir o placar. Abatido, o Juventude não teve forças para reagir, e o Leão garantiu a vitória por 1 a 0.

Ficha do jogo – Juventude 0x1 Sport

Juventude

Jandrei; Messias, Rodrigo Sam e Marcos Paulo; Nathan (Aderlan), Lucas Mineiro, Raí Silva e Diogo Barbosa (Vadson); Fábio Lima (Manuel Castro), MP (Allanzinho) e Alan Kardec (Alisson Safira). Técnico: Maurício Barbieri.

Sport

Thiago Couto; Madson (Augusto Pucci), Zé Marcos, Marcelo Benevenuto e Felipinho; Zé Lucas, Yago Felipe (Zé Gabriel) e Biel (Pedro Martins); Barletta (Edson Lucas), Clayson (Iury Castillho) e Perotti. Técnico: Márcio Goiano.

  • Local: Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul-RS.
  • Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR).
  • Assistentes: Eduardo Goncalves da Cruz (MS) e Rafael Trombeta (PR).
  • VAR: Thiago Duarte Peixoto (SP).
  • Gol: Iury Castilho (36′ do 2ºT).
  • Cartões Amarelos: Messias (J), Biel, Perotti e Felipinho (S).

Raquel Lyra anuncia aquisição de PET Scan para hospital de Petrolina e dá mais um passo no processo de ampliação do atendimento a pacientes com câncer no Sertão

24/05/26  – http://blogfolhadosertao.com.br   –  Imprensa PE

Durante visita ao Hospital Dom Tomás (HDT), em Petrolina, na manhã deste sábado (23), a governadora Raquel Lyra atendeu a um pleito da direção da unidade para a compra de um PET Scan, equipamento de ponta usado para mapear órgãos e tecidos. A Associação Petrolinense de Amparo à Maternidade e à Infância (Apami), que gerencia o HDT, possui convênio com o Estado para atender adultos, crianças e adolescentes, de forma complementar ao Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo à demanda da IV Macrorregião de Saúde.
“Com os investimentos que o Governo de Pernambuco tem feito, os pacientes petrolinenses que antes precisavam percorrer quilômetros para receber tratamento oncológico, agora podem fazer isso na sua própria terra. Assim que cheguei, já recebi uma nova solicitação, de um PET Scan para ampliar ainda mais esse atendimento. Esse equipamento custa entre R$ 5 milhões e R$ 6 milhões, e eu prontamente garanti que os recursos serão repassados para essa finalidade. As pessoas precisam ter dignidade, e isso passa por permitir que, em um momento duro como o tratamento de um câncer, elas possam ser tratadas no seu chão, perto das suas famílias”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Em 2026, o Estado, por meio da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), já investiu mais de R$ 42 milhões no serviço. Referência regional desde 2018, quando foi habilitado como Unidade de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon), a unidade de saúde teve a previsão físico-financeira ampliada na nova contratualização. Na prática, a unidade terá mais investimento para quimioterapia, radioterapia, cirurgias e outros procedimentos de alta complexidade no interior, proporcionando à população sertaneja um serviço de saúde ainda mais robusto, resolutivo e humanizado.
Com tratamento mais perto de casa, o tempo entre diagnóstico e início da terapia diminui, fator decisivo para melhorar as chances de cura do câncer.
“A nossa governadora Raquel Lyra tem como uma das prioridades do seu governo descentralizar e regionalizar a saúde para dar oportunidade de cuidado a todos pernambucanos. Esse fortalecimento na oncologia em Petrolina garante que os pacientes façam seus tratamentos perto de casa, com sua rede de apoio próxima”, afirmou a secretária estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.
 
*CONVITE* – Antes da visita ao hospital, a governadora Raquel Lyra esteve na sede da Prefeitura de Petrolina, onde recebeu, das mãos do prefeito Simão Durando, o convite para o São João da cidade, que será realizado entre os dias 19 e 27 de junho. Ao som de um tradicional trio pé-de-serra, a gestora foi recebida com um autêntico café da manhã junino e garantiu que participará do evento na cidade sertaneja.
Acompanharam a governadora nas agendas o senador Fernando Dueire, o deputado federal Túlio Gadêlha, o deputado estadual Antônio Coelho, além de prefeitos e outras lideranças políticas da região.
Fotos: Yacy Ribeiro/Secom

Com a Adutora de Negreiros, Raquel Lyra garante palanque e dignidade para o Sertão do Araripe

24/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Imprensa PE

Governadora autorizou início das obras que vão beneficiar 420 mil pernambucanos em 11 municípios
Por décadas, o Sertão do Araripe se acostumou a administrar a seca entre promessas e dependência dos carros-pipa. Na sexta-feira, ao assinar a ordem de serviço da Adutora de Negreiros, em Araripina, a governadora Raquel Lyra (PSD) tocou na ferida.

Afirmou que seu sonho é ver o fim da era em que o cidadão precisa implorar por um caminhão d’água. O investimento de mais de R$ 300 milhões – do Programa Águas de Pernambuco –  promete mudar a história de 420 mil pernambucanos em 11 municípios.

Antes mesmo de a primeira gota correr pelas tubulações, o projeto transborda em disputas. Muitos têm a luta no DNA da obra a líder do governo na Alepe, deputada Socorro Pimentel (PSD); o ex-prefeito de Araripina Raimundo Pimentel; a ex-deputada Roberta Arraes; o atual prefeito, Evilásio Mateus, para citar alguns.

A governadora reuniu adversários históricos locais no mesmo palanque, demonstrando que focar apenas na briga por votos enfraquece o debate. Mas ter o voto de todos fortalece as urnas.

Nas redes sociais, vereadores da região cobraram reconhecimento da mobilização que fazem desde 2021, para dar visibilidade ao projeto. Qualquer iniciativa, no entanto, esbarrava no caixa do estado e dependia do projeto estrutural. A Barragem de Negreiros integra o Eixo Norte da Transposição do Rio São Francisco.

O carimbo do presidente Lula nunca foi tão decisivo. Agora, o mais importante é garantir que as máquinas não parem. O que está em jogo é a dignidade dos sertanejos, para que a água seja um direito, e não favor político.

João e Alckmin em Petrolina
Em chamada de vídeo com o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, o presidente nacional do PSB e pré-candidato ao governo de Pernambuco, João Campos, combinou de irem juntos a Petrolina. Não divulgaram a data, mas querem celebrar a exportação da uva do Vale do São Francisco para a Europa com tarifa zero, graças ao acordo Mercosul-União Europeia, conquista do governo Lula.

Frente Popular
Carlos Costa, Humberto Costa e Marília Arraes, pré-candidatos a vice-governador e ao Senado, visitaram o IFSertão e a Univasf, em Petrolina. Assinaram carta de compromisso com as instituições. Hoje estarão na Caprishow, em Dormentes, com João Campos.

São João raiz
Em seu 1º São João como gestor do Recife, o prefeito Victor Marques defendeu a festa raiz, para fortalecer o que, segundo ele, não pode ser esquecido nunca. “Se a gente não cuidar no dia a dia, daqui a pouco a gente não tem mais a festa que as pessoas gostam.”

Suape e Transnordestina
A Transnordestina será foco do debate no Fórum Permanente de Infraestrutura promovido pela Fiepe. Participam o presidente Bruno Veloso; o presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto e outros líderes. Segunda (25), das 10h às 12h, na Casa da Indústria.