Na Alepe, deputados debatem saneamento e segurança pública em Plenário

14/04/22

AscomAlepe

blogfolhadosertao.com.br

O saneamento e a segurança pública de Ipojuca, na Região Metropolitana, foram os temas principais de debate na Reunião Plenária da Alepe desta quarta. Romero Sales Filho, do União Brasil, criticou o Governo do Estado e a Compesa pelo cancelamento do edital das obras que devem elevar de 20 a 60% a cobertura da rede sanitária no município. O parlamentar destacou que o Tribunal de Contas do Estado encontrou falhas no processo licitatório, o que segundo Romero é um indicativo da falta de prioridade do empreendimento para a gestão estadual.

Esse Governo só dá desculpas. O Tribunal de Contas ter retirado esse processo não é explicável para uma empresa competente, que se diz competente para fazer e que lucra tanto (…), mais de 170 milhões de lucro. Não é justificável”.

Em resposta, Rodrigo Novaes, do PSB, afirmou que o cancelamento do edital foi causado por problemas normais de documentação que serão resolvidos. Em discurso, o parlamentar criticou declarações do ex-ministro do Turismo e pré-candidato ao Senado por Pernambuco, Gilson Machado Neto. Segundo Novaes, o ex-ministro tem usado as redes sociais para divulgar que Ipojuca está refém do tráfico de drogas, com impacto negativo para o turismo na região. O deputado ainda afirmou que Machado age em interesse próprio.

O tráfico está presente em todos os estados da Federação, acho que em todo o mundo. (…) E aí um ex-ministro do Turismo vem e diz que em Alagoas não, onde o ministro tem pousada, Alagoas não, em Alagoas está tudo caminhando direitinho, agora, em Pernambuco, Porto de Galinhas, São José da Coroa Grande, as praias do litoral de Pernambuco estão todas tomadas pelo tráfico. Esculhamba com Pernambuco”.

Já Erick Lessa, do PP, parabenizou a Polícia Civil de Pernambuco pelos 105 anos da instituição, fazendo referência à Operação Smurfing, desencadeada em março deste ano, em Ipojuca, e que resultou no  bloqueio de 1,8 bilhão de reais e 75 mandados de prisão em 16 estados.

Portanto, o crime organizado estava sim dominando aquela região. (…) Teve dificuldade, houve problemas, mas a Polícia Civil  mais uma vez, e eu quero parabenizar a todos os envolvidos, mais uma vez a Polícia Civil de Pernambuco mostrou que tem capacidade de combater de frente essa criminalidade organizada”.

Alberto Feitosa, do PL, pediu apoio para voto de protesto contra o ex-presidente Lula, que em reunião com a CUT teria orientado seguidores a mapear a casa de deputados federais  e pressioná-los. Feitosa ainda classificou a organização sindical como um grupo de baderneiros e defendeu a inviolabilidade da residência dos parlamentares.

João Paulo, do PCdoB, saudou o trabalho realizado pela Defensoria Pública de Pernambuco, que, segundo o deputado, acolhe os diversos segmentos da população e defende a essência da democracia, dos direitos humanos e da justiça social. O parlamentar  informou que destinou 90 mil reais em emenda para a compra de computadores para a instituição.

José Queiroz, do PDT, fez um apelo para que o debate eleitoral em Pernambuco seja realizado em alto nível e criticou o que chamou de agressões verbais do pré-candidato ao Governo do Estado Anderson Ferreira em relação ao pré-candidato governista Danilo Cabral. O deputado também demonstrou confiança na continuidade do projeto da gestão estadual e elogiou o legado de Paulo Câmara nas finanças públicas e na educação.

Ao final da reunião, o Plenário prestou um minuto de silêncio em homenagem ao ex-delegado José Medeiros, pai da prefeita de Cumaru, no Agreste Setentrional, Mariana Medeiros, e sogro do presidente da Alepe, Eriberto Medeiros, do PSB.

Deixe um comentário