Paulo Câmara decreta mais 11 dias de restrições em Pernambuco e endurece medidas no Sertão

02/06/21

ImprensaPE/blogfolhadosertao.com.br

 

Municípios sertanejos próximos a Arcoverde, Afogados da Ingazeira e Serra Talhada, apresentaram crescimento de 68% em duas semanas nas solicitações de leito de UTI, e passarão a seguir restrições nos fins de semana,  até 13 de junho .

 

Foto: Reprodução
Governador Paulo Câmara – foto  reprodução

O Governo de Pernambuco estendeu por mais uma semana as atuais medidas restritivas no Grande Recife, na Zona da Mata e no Agreste do estado. As atuais regras seguem até 13 de junho.

Haverá medidas mais rígidas para as regiões de Arcoverde, Serra Talhada e Afogados da Ingazeira, no Sertão, a partir do final de semana. No pronunciamento desta quarta-feira (02), o governo não detalhou como serão as restrições nesses locais.

Atualmente, na Região Metropolitana do Recife e em cidades da Zona da Mata, apenas o que o governo chama de “atividades permitidas” poderão funcionar nos finais de semana. Durante a semana, permanece o esquema atual, com fechamento às 20h.

65 cidades do Agreste, nas regiões de Caruaru, Garanhuns e Limoeiro, estão em quarentena. Nas localidades, apenas atividades permitidas podem funcionar, inclusive de segunda a sexta-feira.

A cúpula do governo segue em alerta diante dos indicadores do coronavírus, que continuam em patamares elevados em Pernambuco mesmo com as medidas restritivas. Tanto foi assim que barrou a possibilidade de jogos da Copa América no estado, que poderia ocorrer a partir do dia 13 de junho, em razão da covid-19.

No dia 12 de junho, um sábado, ocorre a tradicional data de Dia dos Namorados. Nesta terça-feira (1º), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes de Pernambuco (Abrasel-PE) solicitou ao Governo do Estado, que haja flexibilizações no horário de funcionamento dos estabelecimentos para comemoração.

Os bares e restaurantes querem flexibilização semelhante à que ocorreu para os shoppings nos dias próximos ao Dia das Mães. A Abrasel alega que o Dia dos Namorados é “uma data com forte apelo comercial e com grande aumento no consumo de refeições a dois”. No governo, a flexibilização é vista como difícil, pois, além da fase crítica da covid-19, a data ocorre em um sábado, quando as restrições tendem a serem mais rígidas em relação aos dias úteis, por exemplo.

Indicadores

A Secretaria de Saúde de Pernambuco registrou, nesta quarta-feira (02/06), 3.551 novos casos e mais 73 mortes por covid-19.

O estado totaliza 489.145 casos confirmados e 16.013 mortes pela covid-19.

Nesta terça-feira (1º), a taxa de ocupação de leitos de terapia intensiva (UTI) para covid-19 estava em 97% na saúde pública do estado, e, na rede privada, o índice estava em 92%.

A média móvel de mortes por covid-19 fechou esta terça-feira (1º) em alta em Pernambuco: 68 por dia.

E a média móvel de casos da doença estava em 2.618 por dia nesta terça.

Deixe um comentário