Confirmada morte cerebral do engenheiro Fábio Hazin, pesquisador que ajudou a entender ataques de tubarões no estado

07/06/21
Por Cintya Leite / JC/blogfolhadosertao.com.br

 

Fábio Hazin era engenheiro de pesca e professor da UFRPE

CHICO PORTO/ACERVO JC IMAGEM
Fábio Hazin, engenheiro de pesca e professor da UFRPE – FOTO: CHICO PORTO/ACERVO JC IMAGEM
 

Nesta segunda-feira (7), o engenheiro de pesca Fábio Hazin, professor da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), teve confirmada morte cerebral, segundo informou a assessoria de comunicação da UFRPE. Ele estava internado num hospital particular do Recife. Com o agravamento da covid-19, ele precisou ser intubado e passou por sessões de hemodiálise, mas não resistiu às complicações da infecção pelo novo coronavírus. “Fábio Hazin foi internado com dificuldades decorrentes da covid-19, segundo familiares, na última terça-feira (1º/6), no Hospital Português, e não resistiu, tendo morte cerebral confirmada na manhã desta segunda (7/6)”, diz a assessoria da UFRPE.

“A Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) comunica, com grande pesar, a morte cerebral, confirmada na manhã desta segunda-feira (7/6), do professor Fábio Hissa Vieira Hazin, do Departamento de Pesca e Aquicultura. A administração superior decretou luto oficial de três dias e expressa solidariedade a familiares e amigos”, diz, em nota, a universidade. O reitor da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, lamentou a relevante perda, que atinge a comunidade internacional de pesquisa sobre a megafauna marinha, da qual o pesquisador era referência. “O professor Fábio deixou grande contribuição para a ciência e a pesquisa. Sentimos muito por essa perda e por tantas que temos enfrentado na comunidade universitária e no Brasil de maneira geral”, declarou.

O professor Fábio Hazin, engenheiro de pesca, foi uma importante liderança científica no combate aos ataques de tubarão. Tinha mestrado e doutorado pela Universidade de Tóquio, além de pós-doutorado em Avaliação de Estoques de Recursos Pesqueiros Pelágicos Migratórios, no Southeast Fisheries Sience Center, em Miami (EUA). Também tinha especialização em direito internacional do mar pela Rhodes Academy.

Era professor Titular da UFRPE, no curso de engenharia de pesca e no Programa de Pós-graduação em Recursos Pesqueiros e Aquicultura. Na UFPE, era docente do Programa de Pós-graduação em Oceanografia. Além disso, estava como coordenador-geral científico do Programa Arquipélago de São Pedro e São Paulo. No período de 1995 a 2005, exerceu a função de coordenador do Revizee – sigla do Programa para a Avaliação dos Recursos Vivos na Zona Econômica Exclusiva Brasileira/Região Nordeste.

Entre 2004 e 2012, ele exerceu a função de presidente do Comitê Estadual de Monitoramento de Incidentes com Tubarões (Cemit) e de diretor do Departamento de Pesca e Aquicultura da UFRPE. Entre 2007 e 2011, presidiu a Comissão Internacional para a Conservação do Atum Atlântico (ICCAT) e a Associação Brasileira de Engenharia de Pesca. Em 2015, exerceu o cargo de Secretário Nacional de Pesca do Ministério da Pesca e Aquicultura e, interinamente, de ministro de Estado da Pesca e da Aquicultura.

Deixe um comentário