Domingão de notícais com Machado Freire

18/04/21

 

blogfolhadosertao.com.br

 

Tivemos um ambiente  terrivelmente importante do ponto de vista jornalístico durante esta semana que completa a primeira quuizena que lembra nossos índios  e o aniversário do  querido rei Roberto Carlos, que amanhã (19) comemora seus bem vividos 80 anos. A prefeita de Cedro,  Marly Quental  deu uma de “dona do mundo” ao contratar um filho e outros parentes para exercer cargos importantes na prefeitura, numa afronta direta  à Câmara de Vereadores,  ao Tribunal de Contas, Ministério Público e a própria Justiça que bem define estes casos como nepotismo.  Já o prefeito  -também nepotista de Araripina, Raimundo Pimentel, foi flagrado por autoridades do trânsito do Recife dirigindo embriagado: foi multado e perdeu a habilitação. Ele nega: “tomei apenas uma taça de vinho”. Lá em Petrolina, a Polícia Federal realizou uma ação para investigar falcatruas que chegam a  R$20 milhões, nas gestões que aconteceram a partir de 2015. O ex-prefeito Júlio Lossio jura de pés juntos que está livre, enquanto o atual prefeito, Miguel Coelho (doido para ser governador) diz que  está à disposição das autoridades para colaborar. E o ministro do Meio Ambiente,  Ricardo Salles foi  alvo de uma notícia crime !

 

Lula aliviadoSupremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira (15) rejeitar o recurso da Procuradoria-Geral da República (PGR) que buscava reverter a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva impostas pela Justiça Federal do Paraná, na Operação Lava Jato.  Oito ministros (Fachin, Alexandre de Moraes, Rosa Weber, Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia e Luís Roberto Barroso) votaram pela rejeição do recurso e três pela aceitação (Nunes Marques, Marco Aurélio Mello e Luiz Fux).Rejeitado o recurso, as anulações das condenações serão mantidas, e Lula permanecerá elegível.

 

Chuva de tratores.    Petrolina, Lagoa Grande e Orocó, foram contemplados, nesta quinta-feira (15), com tratores agrícolas e todos os implementos para fortalecer a produção da agricultura familiar no campo. Ao todo, cinco tratores foram adquiridos através de emenda parlamentar do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB)  para esses municípios.  Em Petrolina, dois tratores foram entregues, sendo um para Associação da Vila do Caroá, presidida por Marciano Bonfim e outro para o Assentamento Josias e Samuel, presidida por Aillon Clementino. Comunidades rurais de Salgueiro também receberam um trator e uma retroescavadeira

 

Notícia crime.  O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, voltou a ser pivô de uma crise no governo, depois de ser acusado pelo superintendente da Polícia Federal no Amazonas, Alexandre Saraiva, de integrar uma organização criminosa com empresas madeireiras. O delegado, que apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) uma notícia-crime contra o ministro, na quarta-feira, foi exonerado do comando da superintendência pelo diretor-geral da corporação, Paulo Maiurino. O episódio aumentou ainda mais as pressões contra a permanência de Salles no ministério. Salles é considerado “quiridinho” de Bolsonaro.

 

Boa notícia.  Acompanhando os crimes patrimoniais, os homicídios em Pernambuco tiveram, em março, a terceira queda consecutiva em 2021. O mês passado, com 276 mortes, foi o março menos violento no Estado desde que os crimes contra a vida passaram a ser contabilizados, em 2004. A série histórica possui 18 marços, e o deste ano apresentou o mais baixo patamar de assassinatos.  Na linha do tempo, os terceiros meses com cenário semelhante ocorreram em 2013 (285) e 2012 (291), biênio de indicadores mais baixos de perdas de vidas para a violência na trajetória do Pacto pela Vida. Em comparação ao mesmo período de 2020 (363), a redução foi de 24%, correspondente à preservação de 87 vidas nesses 31 dias.

 

É mentira, Terta ?    Com o número de casos confirmados para o novo coronavírus que aumenta a cada dia, diversos profissionais estão denunciando o sucateamento e colapso da saúde pública no Amazonas. Nos últimos dias, Manaus registrou manifestação em frente a unidades de saúde e, principalmente, nas redes sociais. O Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto é denunciado por profissionais pela falta de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s) e corte no salário para quem trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Em um vídeo divulgado nas redes sociais, um profissional da saúde, identificado como Miro, denuncia a falta de EPI’s no Hospital e Pronto Socorro 28 de Agosto, onde trabalha há 13 anos na UTI.   Então, tem que ter CPI sim !

 

Barbárie, o fim do mundo !   O homem suspeito de matar o delegado Anderson Liberato em Jataúba foi executado dentro da ambulância do SAMU na BR-104, em Caruaru, quando estava sendo socorrido para o Hospital Regional do Agreste (HRA). De acordo com as primeiras informações, desconhecidos interceptaram a viatura e executaram José Carlos de Santana, 43 anos, na noite deste sábado (17). O delegado Anderson Liberato, 32 anos, titular da Delegacia de Brejo da Madre de Deus, morreu após ser baleado no final da manhã em Jataúba. Ele foi cumprir um mandado de prisão contra um casal suspeito de homicídio quando foi recebido a bala.

 

Vacina SIM em Salgueiro.    Em Salgueiro,  a  partir desta segunda-feira (19),  estarão sendo vacinadas as pessoas de 50 a 54 anos  de idade que comprovem  comorbidades.   A orientação é de que a população procure o agente comunitário de saúde ( e vice-versa ) para  agendar  o dia e horário  que deve  ir à sua UBS receber a vacina. Vale lembrar  que também está  acontecendo   a vacinação contra a gripe. Os coordenadores de cada Unidade  devem  buscar  a melhor forma de conduzir as duas campanhas,  para evitar  aglomeração.

——–

Para semana estaremos de volta, querendo Deus (e ele quer !) .

Faça sua parte, exerça sua cidadania e aproveite a Democarcia.

Mande seu recado (sem medo de ser feliz): folhadosertaoum@hotmail.com

 

 

 

Deixe um comentário