Na Alepe: Educação tecnológica, prevenção de desastres e estímulo a polos econômicos em pauta

25/04/24

Ascom Alepe

http://blogfolhadosertao.com.br

Alepe faz esforço concentrado para zerar pauta legislativa antes do recesso  - Blog da Folha - Folha PE

 

Comissão de Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legisltiva de Pernambuco-Alepe,  aprovou, por unanimidade, projeto que cria a Rota da Ovinocaprinocultura, com a finalidade de promover o desenvolvimento sustentável de 33 municípios pernambucanos. Além de contribuir para o avanço da economia local, a medida também busca incentivar o turismo nas cidades reconhecidas como produtoras em larga escala de caprinos e ovinos. A iniciativa, do deputado Fabrizio Ferraz, do Solidariedade, recebeu elogios da relatora, deputada Débora Almeida, do PSDB.

É muito importante essa criação da rota porque vai levar exatamente incentivo e um olhar para essa região que tem essa atividade de caprinocultura, ovinocaprinocultura, como renda e como atividade fundamental.”

Ainda na reunião, o colegiado aprovou, também por unanimidade, a criação do Programa de Desenvolvimento do Polo de Confecções do Agreste, o PE Produz Polo de Confecções. O deputado Edson Vieira, do União, destacou como muito importante a iniciativa do Poder Executivo. “Acredito que com esse programa vai dar uma dinâmica bem  maior, vai dar um fôlego maior àquele micro, pequeno empreendedor do polo de confecções. Eu fico muito feliz em poder votar nesse projeto.”

Comissão de Finanças aprovou projeto de lei que permite a aplicação de recursos do Fema, o Fundo Estadual do Meio Ambiente, em ações de prevenção de desastres naturais e de recuperação de áreas atingidas. A iniciativa do deputado João de Nadegi, do PV, altera lei de 2020 que disciplina o Fema, acrescentando a possibilidade de uso da verba do Fundo para essas medidas. A proposta recebeu parecer favorável do relator, deputado Izaías Régis, do PSDB, e foi aprovada por unanimidade pelo colegiado.

Comissão de Ciência e Tecnologia aprovou a criação da Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica. Projeto neste sentido, apresentado pela deputada Socorro Pimentel, do União, recebeu alterações no colegiado de Administração Pública. Alinhada ao Plano Nacional de Educação, a iniciativa prevê ações como a expansão da oferta de cursos profissionalizantes de acordo com as necessidades locais, capacitação digital e articulação entre instituições de ensino, setor produtivo e órgãos públicos.

Ainda na reunião desta quarta, a presidente da comissão, deputada Simone Santana, do PSB, destacou a 12ª edição da Revista Inovação e Desenvolvimento, publicada pela Facepe, a Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco. A publicação dá ênfase ao protagonismo feminino, compilando ensaios, artigos e reportagens de mulheres pernambucanas.

Deixe um comentário