Estes vão ser os primeiros protestos deste tipo realizados na capital pernambucana desde que, no dia 29 de maio, um ato promovido por partidos e movimentos de esquerda foi duramente atacado por policiais militares na área central do Recife – do Derby até a Avenida Guararapes.
Duas manifestações, uma contra e outra favorável ao governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), estão marcadas para ocorrer no próximo fim de semana (19 e 20 de junho) no Recife. Estes vão ser os primeiros protestos deste tipo realizados na capital pernambucana desde que, no dia 29 de maio, um ato promovido por partidos e movimentos de esquerda foi duramente atacado por policiais militares na área central da cidade, deixando dois homens parcialmente sem visão depois de serem atingidos por balas de borracha.
No último dia 29, manifestantes fizeram um ato no Recife pedindo o impeachment do presidente, mas o protesto acabou com repressão violenta da PM – FOTO: FELIPE RIBEIRO/JC IMAGEM
O primeiro ato vai ocorrer HOJE (19), e será uma nova edição do Dia Nacional de Mobilização por Fora Bolsonaro. A manifestação está sendo organizada por dirigentes sindicais, partidos, movimentos populares e várias outras entidades para cobrar mais vacinas, auxílio emergencial de R$ 600, além do impeachment do presidente.
A mobilização é nacional e, no Recife, a concentração será a partir das 9h, na Praça do Derby. O grupo deve sair em caminhada pela Avenida Conde da Boa Vista e seguir até a Avenida Guararapes, como ocorreu em 29 de maio até a polícia iniciar as agressões aos manifestantes. No mesmo horário também acontecerá mobilização popular em Petrolina.
Devido à pandemia, os organizadores do ato pedem que os participantes da manifestação tomem todos os cuidados para evitar contaminação, levando máscara, álcool em gel e mantendo o distanciamento social durante todo o trajeto.
Direita
Amanhã (20), o movimento Aliança por Pernambuco – que reúne vários grupos de direita pernambucanos que apoiam o presidente – vai realizar a “motociata” Acelera, Patriota!. O objetivo, dizem os organizadores, é “chamar atenção para a liberdade que um estado de direito seguro garante a uma nação, onde os direitos fundamentais do cidadão, como o direito de ir e vir, ao trabalho, à saúde e à liberdade de expressão sejam devidamente respeitados”.
O grupo ressalta, ainda, que os participantes da mobilização vão defender a necessidade de aprovação da Proposta de Emenda à Constituição 135/2019, que trata do voto impresso auditável. “Além disso, é preciso que se saiba que não há porque a prisão em segunda instância retroceder em nosso País, pois isso só favorece a impunidade e, consequentemente, a criminalidade”, completa o Aliança por Pernambuco.
A concentração da motociata será às 10h, em frente ao Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife.