Amigos, familiares e nomes da cultura se despedem de Carrero em velório na APL, no Recife

17/06/26  – http://blogfolhadosertao.com.br –     Por Alan Lopes

Familiares, amigos e personalidades prestaram as últimas homenagens a Raimundo Carrero em velório realizado na Academia Pernambucana de Letras

Velório de Raimundo Carrero foi realizado na Academia Pernambucana de Letras/Foto: Maurício Ferry/DP Foto

Velório de Raimundo Carrero foi realizado na Academia Pernambucana de Letras (Foto: Maurício Ferry/DP Foto)

Sob forte comoção, o corpo do escritor e jornalista Raimundo Carrero foi velado na tarde desta terça-feira (15), no casarão da Academia Pernambucana de Letras (APL), de onde ele era membro. A cerimônia reuniu familiares, amigos e personalidades políticas e do cenário cultural pernambucano, os quais destacaram não apenas o seu imenso legado na defesa da cultura regional e na formação de novos autores, mas também o homem afetuoso que ele foi.

Ao lado do marido até o fim, Marilene Carrero relembrou a difícil rotina de saúde enfrentada pelo romancista nos últimos dias de vida. “Foi um sofrimento. Depois da descoberta do câncer, minha preocupação passou a ser cuidar dele e fazer de tudo para mantê-lo vivo”.

Ela revela ainda que, por trás da genialidade literária, havia um companheiro marcado por um caráter profundamente generoso. “Era da natureza dele cuidar das pessoas. Raimundo era muito protetor e amoroso”, conta.

O jornalista, professor e pesquisador Rodrigo Carrero também buscou conforto nas lembranças e ressaltou a obstinação que definia o pai. “Vou me lembrar dele como uma das pessoas mais batalhadoras que conheci”.

Para ele, essa disciplina foi o fator determinante para transformar Raimundo em um dos maiores autores do país. “Para se tornar quem foi, ele organizou toda a sua vida em torno de um objetivo: sua obra. Tudo o que fazia estava, de alguma forma, ligado a ela”, explica Rodrigo.

 

O espírito afetuoso de Raimundo Carrero foi exaltado pelo ex-deputado Maurício Rands. Ele recordou que, anos atrás, o escritor se ofereceu para financiar a criação de um suplemento cultural no Diario de Pernambuco com o valor de uma premiação literária.

Embora a proposta tenha sido recusada, Rands nunca esqueceu da generosidade do gesto. “Raimundo era um apaixonado pela literatura, pelas letras e pelo jornalismo, especialmente pelo Diario”, destaca. “Há pessoas cuja trajetória justifica todos os elogios, e este é um desses casos. No seu caso, todo adjetivo ainda parece pouco”, completa.

Veja também:

 

Raquel Lyra inaugura novo Hospital Nossa Senhora Aparecida e reforça atendimento na Região Metropolitana do Recife

17/06/26  – http://blogfolhadosertao.com.br   –  Imprensa PE
 

A unidade hospital já está atendendo pacientes regulados pela rede estadual

Fortalecendo a assistência à população e ampliando a capacidade da rede pública de saúde, a governadora Raquel Lyra inaugurou, nesta segunda-feira (15), o novo Hospital Nossa Senhora Aparecida (HNSA), em Paulista, na Região Metropolitana do Recife (RMR). Com investimento de R$ 178 milhões do Governo de Pernambuco, a unidade passa a integrar a Rede Estadual de Atenção à Saúde, reforçando o atendimento à população com 213 leitos. O hospital já está em funcionamento, recebendo, de maneira mais ampla neste momento, pacientes transferidos do Hospital da Restauração (HR), para que a emergência do Recife possa continuar avançando com as reestruturações. O novo hospital em Paulista também contribuirá para ampliar o acesso a consultas, exames, internações e cirurgias, com foco em pediatria e outras especialidades. A vice-governadora Priscila Krause participou da inauguração.

“O Governo de Pernambuco comprou o Hospital Nossa Senhora Aparecida, em Paulista, para fortalecer a rede pública de saúde e dar mais agilidade às obras do Hospital da Restauração, transferindo parte dos serviços para a nova unidade e melhorando o atendimento à população. Ao todo, investimos R$ 178 milhões. Dessa forma, os 213 leitos do hospital passam a reforçar a rede estadual, contribuindo para a descentralização do atendimento em Pernambuco”, ressaltou a governadora Raquel Lyra.

A unidade já está atendendo pacientes regulados pela rede estadual e assume um papel estratégico no suporte aos grandes hospitais do Estado, especialmente o Hospital da Restauração (HR). O HNSA está sendo administrado pela Organização Social de Saúde (OSS) Htri. O Governo de Pernambuco realizou a aquisição da unidade de saúde e, para viabilizar a implantação e operacionalização do hospital, foram realizados investimentos destinados à adequação da estrutura física, aquisição de equipamentos, mobiliário hospitalar, incorporação tecnológica e estruturação dos serviços assistenciais, como pintura, manutenção de equipamentos e troca de ar-condicionado.

O HNSA vai oferecer atendimentos especializados em pediatria clínica e cirúrgica, neurologia pediátrica, neurocirurgia pediátrica, endoscopia digestiva adulto e pediátrica, além de cuidados paliativos. “Este hospital tem 213 leitos e já começou a funcionar. Essa unidade servirá de retaguarda do Hospital da Restauração, possibilitando que as reformas no HR sigam acontecendo”, explicou a secretária de Saúde de Pernambuco, Zilda Cavalcanti.

Com cobertura assistencial estimada para cerca de 50 municípios, o Hospital Nossa Senhora Aparecida atenderá principalmente usuários da Região Metropolitana Norte e ajudará a absorver a demanda da I Macrorregião de Saúde, que concentra Recife e Região Metropolitana. O HNSA tem capacidade para realizar, mensalmente, 1.661 consultas, 381 internações, 531 atendimentos de urgência, 195 cirurgias e aproximadamente 33 mil exames. Nesta primeira fase de funcionamento, a estrutura contará com 10 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI pediátrica e 94 leitos de enfermaria para adultos e crianças.

Presente na inauguração, o prefeito de Paulista, Severino Ramos, celebrou a inauguração do hospital. “O Governo de Pernambuco teve a sensibilidade e o compromisso para essa entrega. Vamos conseguir desafogar o grande Hospital da Restauração e as demais unidades hospitalares”, afirmou.

Acompanhando a inauguração, o senador Fernando Dueire afirmou que a “entrega significa excelência e dignidade para a saúde de Pernambuco”. O deputado federal Mendonça Filho destacou que “a inauguração representa a revolução da saúde pública de Pernambuco”. Já a deputado estadual Socorro Pimentel, festejou a entrega. “Vamos salvar vidas, fazendo cirurgias neurológicas. Temos mais de 200 que vão estar servindo para a Região Metropolitana do Recife”, finalizou.

Acompanharam a entrega os secretários estaduais Andreza Pacheco (Assistência Social, Combate à Fome e Política Sobre Drogas) e Ana Paula Jardim (interina de Cultura); os deputados estaduais Joãozinho Tenório e Jarbas Filho. Também estiveram presentes o Superintendente do Ministério da Saúde em Pernambuco, Rosano Carvalho; o prefeito em exercício de Olinda, Chiquinho; o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho; o ex-prefeito de Paudalho Marcelo Gouveia; a ex-prefeita de Casinhas Juliana de Chaparral; além de vereadores e lideranças locais.

Fotos: Janaína Pepeu/Secom