Estudante da Univasf conquista 1º lugar na Olimpíada Brasileira de Zootecnia

07/05/26 -´ http://blogfolhadosertao.com.br –  Ascom Univasf

A estudante Anni Victória Amorim Leite, do 3º período do curso de Zootecnia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), foi a vencedora da VI Olimpíada Brasileira de Zootecnia (OBZ), na categoria individual treineiros. A competição anual busca promover o conhecimento e a integração entre estudantes de instituições públicas e privadas de todo o Brasil. A premiação será entregue durante a cerimônia de abertura do Congresso Brasileiro de Zootecnia (Zootec 2026), que acontecerá entre os dias 20 e 23 de maio, na Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais.

Integrante da Liga Acadêmica de Bovinocultura (GEBOS), a discente foi orientada pelo professor do Colegiado de Zootecnia, Fábio Nunes Lista. Promovida pela Associação Brasileira de Zootecnistas (ABZ), a OBZ ocorreu entre março e abril deste ano e contou com duas etapas: uma prova teórica e o desenvolvimento de um projeto em formato de vídeo.

A primeira etapa da olimpíada foi realizada no dia 14 de março e consistiu em uma prova teórica com conteúdos específicos da área, na qual Anni alcançou a nota máxima. Na segunda fase, os finalistas desenvolveram um projeto em formato de pitch — uma apresentação concisa em vídeo com foco em empreendedorismo. Apenas oito estudantes de todo o Brasil, inscritos na categoria individual treineiros, avançaram para essa etapa.

Para a fase final, Anni Victória produziu um vídeo sobre a comercialização de uma fonte de proteína animal menos convencional: a carne de coelho. Sobre a experiência, a estudante destacou os aprendizados proporcionados pela competição. “Essa experiência ficará marcada em mim pelos grandes aprendizados. Tive a oportunidade de vivenciar a diversidade de conteúdos que a Zootecnia abrange e aprofundar ainda mais meu conhecimento sobre o curso”, afirmou.

O professor Fábio Nunes Lista considera que a participação em iniciativas como a OBZ é fundamental para a formação acadêmica dos estudantes, pois permite colocar em prática os conhecimentos adquiridos ao longo do curso. “Após um período de intensa dedicação, desafios estimulantes e demonstração exemplar de conhecimento, recebemos esse resultado com imensa satisfação”, destacou.

Para finalizar, Anni ressaltou o significado coletivo da conquista e as expectativas para o futuro: “Essa conquista é a prova de que todo o esforço envolvido vale a pena. Quando um de nós conquista algo como esse prêmio, todos nós vencemos juntos. Tenho certeza de que este é apenas o começo da minha trajetória. Meu desejo é que não pare por aqui, que venham mais desafios como este, e que a Zootecnia cresça, não só em nossa universidade, mas em todos os lugares”, disse a estudante.

Governo de Pernambuco trabalha junto à Caixa Econômica a liberação do saque do FGTS para moradores de 11 municípios atingidos pelas chuvas

07/05/26 –   http://blogfolhdosertao.com.br –    Imprenss PE

 

O Governo de Pernambuco segue trabalhando para garantir o apoio aos municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e Zona da Mata atingidos pelas fortes chuvas da última semana. A partir do diálogo estabelecido desde o primeiro momento com o governo federal, a Caixa Econômica Federal disponibilizou o Saque Calamidade do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para os moradores de 11 municípios que tiveram situação de emergência estabelecida pelo Decreto Estadual nº 60.542, de 2 de maio de 2026, homologado pela União. Os demais municípios incluídos no decreto serão habilitados em breve para que os moradores também tenham acesso ao saldo do FGTS, após o mapeamento das áreas atingidas em cada município feito pela Defesa Civil.  A vice-governadora Priscila Krause  (foto)  representou a governadora Raque Lyra e esteve reunida com o Superintendente de Rede da Caixa Econômica Federal em Pernambuco, Marcelo Maia, no Palácio do Campo das Princesas, nesta quarta-feira (6), para tratar sobre a liberação dos valores do FGTS. 

“Desde o primeiro momento das chuvas aqui em Pernambuco, o Governo do Estado deu uma resposta imediata com o objetivo de resgatar as pessoas atingidas. E praticamente ao mesmo tempo, começou a trabalhar em parceria com os municípios e com o governo federal para garantir que as cidades voltassem à normalidade. Agora fizemos uma articulação com a Caixa Econômica Federal que possibilitou o acesso das pessoas ao saldo do FGTS. A gente agradece, em nome da governadora Raquel Lyra, por essa parceria, que é o que permite que a gente cuide do nosso povo”, comemorou a vice-governadora. 

Os municípios beneficiados são Aliança, Buenos Aires, Glória do Goitá, Ilha de Itamaracá, Itambé, Nazaré da Mata, Passira, Pombos, São Vicente Férrer, Timbaúba e Vicência. A partir desta quarta-feira (6), quem mora nesses municípios já pode solicitar o saque do FGTS, de forma online, pelo aplicativo do FGTS, da Caixa Econômica Federal. 

Segundo Marcelo Maia, a liberação do saque do FGTS foi possibilitada pelo reconhecimento, por parte do governo federal, do decreto de situação de emergência dos municípios pernambucanos. “Isso já está valendo para esses 11 municípios aqui em Pernambuco. Eles têm um trâmite mais rápido para a liberação por terem uma população abaixo de 50 mil habitantes. Em relação aos outros municípios, estamos em uma fase de credenciamento, e junto com essa parceria, a gente vai ter essa liberação em breve para as pessoas atingidas”, explicou o superintendente. 

Para ter direito ao saque, é preciso ter saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque por motivo de calamidade nos últimos 12 meses. O valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta vinculada, limitado ao saldo disponível na conta. O saque pode ser feito até 3 de agosto de 2026.

 

Alepe debate projeto para garantir passagem gratuita a mães atípicas nos coletivos

07/05/26  – http://blogfolhadosertao.com.br –  Ascom Alepe

 

A Comissão de Defesa da Pessoa com Deficiência da Alepe realizou, nesta quarta, uma audiência pública para debater a gratuidade no transporte coletivo intermunicipal para acompanhantes de pessoas com deficiência, transtorno do espectro autista e outras atipicidades. O projeto de lei debatido pretende assegurar até quatro passagens diárias, mediante carteira de identificação específica, permitindo o uso na ausência da pessoa assistida. A justificativa é que a demanda de cuidados exige deslocamentos que recaem sobre os responsáveis, especialmente as mães atípicas.

Presidente do colegiado e autor do projeto, o deputado Gilmar Júnior, do PV, defendeu o caráter social da iniciativa, rebateu críticas sobre os impactos financeiros da medida e destacou a dedicação integral das mães atípicas. “Aí ela leva a criança para a escola, ela só tem duas opções: ou ela volta pra casa e paga a passagem para buscar seu filho depois; ou ela espera por ele porque não tem condições de pagar a passagem. E esse é um exemplo básico, porque a gente está falando de escola. Mas pense em médico, hospital, lazer, pense em absolutamente tudo que gira em torno dessa criança. A locomoção é um direito de todos os cidadãos.”

A presidente do Movimento de Mães Atípicas de Pernambuco, Ana Keite, defendeu a medida e relatou as dificuldades enfrentadas por mães atípicas no transporte público. O cuidar da mãe atípica não é apenas acompanhar o seu filho. É também ir atrás de consultas, de exames, buscar fraldas, medicamentos e muitas vezes, por conta da forma que o Vem dos PCDs foi estabelecido, essa mãe tem que se sujeitar a levar seu filho com questões sensoriais às cinco ou seis horas da manhã, em transporte lotado.”

O presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, José Diniz Júnior, reforçou que o debate sobre as passagens gratuitas é uma questão de garantia constitucional. O deputado Pastor Cleiton Collins, do PP, enfatizou a importância de garantir o efetivo cumprimento, caso a proposta seja aprovada. Luciano Duque, do Podemos, defendeu a importância de políticas públicas de apoio a cuidadores.

O gerente de relacionamento do Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano, Aerto Luna, afirmou que a instituição aguarda as deliberações do Legislativo para a implementar a gratuidade aos cuidadores. Tatiana Vasconcelos, do Urbana-PE, o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco explicou que é preciso formalizar a regulamentação da norma. A Urbana junto com suas associadas, as empresas operadoras, cumpre essas regras. O que apenas colocamos, como já foi posto, é que tudo precisa ter uma fonte de custeio. O Governo do Estado junto com o Consórcio Grande Recife vão avaliar a melhor forma de fazê-lo.”

O promotor de justiça do Ministério Público de Pernambuco, Leonardo Caribé, anunciou a abertura de investigação sobre denúncias de humilhação enfrentadas por responsáveis por crianças no transporte público. A reunião completa está disponível no canal da Alepe no Youtube.

Fiscalização resgata 15 trabalhadores em condições análogas à escravidão em Itamaracá

07/05/26  —  http://blogfolhadosertao.com.br  –    Por Jorge Cosme

A ação ocorreu em uma empresa do setor de telecomunicações, que instala redes de fibra óptica

Utensílios de cozinha dispostos sobre fios de fibra óptica./Foto: Divulgação/MTE

Utensílios de cozinha dispostos sobre fios de fibra óptica. (Foto: Divulgação/MTE)

Auditores-fiscais do trabalho (AFT) resgataram 15 pessoas submetidas a condições análogas à escravidão na Ilha de Itamaracá, no Grande Recife, em operação iniciada em 29 de abril e concluída nesta quarta-feira (6). A ação ocorreu em uma empresa do setor de telecomunicações, que instala redes de fibra óptica.

Segundo a Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), foram 12 mulheres e três homens resgatados

Os auditores-fiscais encontraram o grupo alojado no mesmo espaço, sem qualquer separação, em condições precárias. Alguns deles dividiam camas de casal, enquanto outros dormiam em colchões no chão ou em estruturas improvisadas, como bobinas de fibra óptica utilizadas nas atividades da empresa.

O local também não possuía armários ou espaços adequados para a guarda de pertences pessoais, que eram mantidos em mochilas e malas no próprio ambiente, já comprometido pela quantidade de camas e colchões.

Utensílios de cozinha eram apoiados sobre bobinas de fibra óptica, devido à ausência de estrutura apropriada para preparo e distribuição de refeições, segundo o ministério. No mesmo espaço, eram armazenados equipamentos de trabalho, como cabos, roteadores e bobinas, o que caracterizaria o uso simultâneo do ambiente como alojamento e depósito.

“O imóvel apresentava superlotação e número insuficiente de banheiros, levando trabalhadores a se revezarem durante a madrugada para utilizá-los”, informa o MTE. “Um dos sanitários ficava na área externa, obrigando o deslocamento à noite sob exposição às chuvas”, completa.

O local ainda funcionava como refeitório e ponto de apoio para trabalhadores em trânsito, chegando a concentrar cerca de 40 pessoas em alguns momentos.

De acordo com o ministério, a maioria dos resgatados morava em Rio Formoso, na Mata Sul. Eles eram deslocados, conforme a demanda, para atuar em diferentes cidades. Há indícios de que outros alojamentos utilizados operavam sob o mesmo padrão de precariedade e superlotação.

“Sempre que novas frentes de atuação eram abertas em diferentes cidades, equipes eram concentradas em alojamentos coletivos para dar suporte a ações intensivas de divulgação, venda e instalação dos serviços, o que contribuía para a repetição das condições precárias”, informa a SIT.

A Auditoria-Fiscal do Trabalho concluiu que as condições verificadas configuram situação degradante, com falhas graves em aspectos essenciais como segurança, higiene, privacidade e conforto. “Após o resgate, foram adotadas as medidas administrativas cabíveis, incluindo a emissão das guias para acesso ao seguro-desemprego especial destinado a trabalhadores resgatados”, declara o MTE. A ação também contou com participação da Polícia Federal e do Ministério Público do Trabalho (MPT).

 

Denúncias

Casos de trabalho análogo à escravidão podem ser denunciados de forma anônima por meio do Sistema Ipê. O serviço foi lançado em 2020 pela SIT em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT).

 

 

Governo lança plataforma da nova CNH que permite escolher instrutores e autoescolas por aplicativo

07/05/26  – http://blogfolhadosertao.com.br  –   Por  Agência Brasil

Na prática, o candidato passa a ter liberdade na hora de decidir com quem quer aprender a dirigir
O ministro dos Transportes, George Santoro, lançou, nesta quarta-feira (6), a Nova Jornada do Instrutor, parte do programa CNH do Brasil, que entrou em vigor em dezembro do ano passado.

Por meio do aplicativo CNH do Brasil, o candidato à habilitação é conectado aos instrutores de trânsito autônomos e aos centros de Formação de Condutores (CFC), as autoescolas, em todo o território nacional, para a contratação direta de aulas práticas de direção.

Na prática, o candidato passa a ter liberdade na hora de decidir com quem quer aprender a dirigir.

O objetivo do novo modelo é reduzir burocracias e custos para ampliar o acesso à Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e garantir mais transparência.

Para rebater críticas de que a ligação direta entre quem quer ensinar e quem quer aprender resultaria no fechamento de autoescolas e na perda de empregos, o ministro dos Transportes diz que a desburocratização gerou uma redução de custos de mais de 70% para as empresas do setor.

O ministro George Santoro garantiu que nenhuma autoescola encerrou suas atividades desde o início da implementação das novas regras da política CNH do Brasil.

Leia também
• CNH Social: Recife abre 300 vagas do programa que oferta habilitação gratuita
• Deputado Doriel Barros celebra novo lote de 5 mil vagas para a CNH Rural em Pernambuco
• Entidades médicas criticam renovação de CNH sem exame de aptidão

Quaest em Pernambuco: Lula tem 53% e Flávio Bolsonaro, 19%, para presidente da República

07/05/26  —  http://blogfolhadosertao.com.br  —  Por Rodrigo Fernandes

No segundo turno, vantagem do petista se mantém em todos os cenários contra Flávio Bolsonaro, Ronaldo Caiado e Romeu Zema, segundo levantamento

Pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira (6) mostra que o presidente Lula (PT) tem 53% das intenções de voto para a presidência da República no primeiro turno entre os eleitores de Pernambuco. O senador Flávio Bolsonaro ficou em segundo no estado, com 19%.

Ronaldo Caiado (PSD), Romeu Zema (Novo) e Renan Santos (Missão) não passaram de 1%, cada, no levantamento estadual. O índice de indecisos é de 8%, e brancos, nulos e os que declararam não votar somam 9%.

Os números foram divulgados em um compilado de pesquisas estaduais realizadas pelo instituto nas últimas semanas do mês de abril em 10 estados brasileiros.

Veja os números para presidente da República em Pernambuco no primeiro turno:

  • Lula (PT): 53%
  • Flávio Bolsonaro (PL): 19%
  • Ronaldo Caiado (PSD): 1%
  • Romeu Zema (Novo): 1%
  • Renan Santos (Missão): 1%
  • Indecisos: 8%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 9%
JC, com informações da Quaest

Pesquisa Quaest com intenção de voto para presidente da República no primeiro turno, em Pernambuco – JC, com informações da Quaest

Lula vence segundo turno em Pernambuco

No segundo turno, Pernambuco mantém o padrão favorável ao petista em todos os cenários simulados. Em disputa contra Flávio Bolsonaro, Lula registra 57% contra 23% do senador. No confronto com Zema, a vantagem é ainda maior: 60% a 13%. Contra Caiado, o presidente aparece com 56% contra 17% do governador goiano.

Veja os números de segundo turno para presidente em Pernambuco:

Lula x Flávio Bolsonaro
  • Lula (PT): 57%
  • Flávio Bolsonaro (PL): 23%
  • Indecisos: 6%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 14%
Lula x Romeu Zema
  • Lula (PT): 60%
  • Romeu Zema (Novo): 13%
  • Indecisos: 8%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 19%
Lula x Ronaldo Caiado
  • Lula (PT): 56%
  • Ronaldo Caiado (PSD): 17%
  • Indecisos: 8%
  • Branco/Nulo/Não vai votar: 19%

 

 

Os novos espaços do Partido Progressistas no governo de Pernambuco

07/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br   –     Por   Betânia Santana

Indicações de Eduardo da Fonte reatam aliança com a governadora Raquel Lyra
A reconstrução da aliança entre a governadora Raquel Lyra (PSD) e o deputado federal Eduardo da Fonte, presidente estadual da Federação União Progressista, marcada por idas e vindas, entrou em fase de consolidação.

O apoio formal ainda não foi selado com pompa e circunstância, mas o que se desenha nos bastidores é a iminente indicação de três cargos estratégicos no governo.

Oficialmente, o discurso é de cautela. Eduardo da Fonte nega as indicações com a habilidade de quem conhece bem os atalhos do poder, mas no Palácio do Campo das Princesas ecoa outra realidade.

Os nomes indicados aguardam o arremate da negociação e o convite formal da governadora. Paulo Nery para a Companhia Pernambucana de Gás (Copergás); Humberto Arraes, para o Centro de Abastecimento e Logística (Ceasa); e Bruno Rodrigues, para o Departamento Estadual de Trânsito.

Raquel Lyra tem seu próprio tempo e a urgência dela é outra. Cumpriu agenda em Brasília ontem, em busca de recursos que reduzam os danos em cidades atingidas pelas chuvas nos últimos dias.

E ao acomodar o PP de forma robusta, a governadora não busca apenas tempo na TV, nem a governabilidade que o partido tem garantido na Assembleia Legislativa.

A estratégia aponta o fortalecimento da reeleição de Eduardo da Fonte e do filho Lula da Fonte para a Câmara Federal, dando a distância regulamentar de uma possível candidatura ao Senado.

O aceno da governadora também afunila as opções para a Casa Alta e fortalece o terreno para o ex-prefeito de Petrolina Miguel Coelho, que preside o União Brasil e compõe a federação com o PP.

Edinho e João Campos

O presidente nacional do PT, Edinho Silva, estará no Recife amanhã. É a primeira visita dele à cidade depois que o partido decidiu, por 59 votos a favor e 11 contra, apoiar a pré-candidatura de João Campos (PSB) ao governo de Pernambuco. Edinho, que antes vai a João Pessoa (PB), pretende encontrar o ex-prefeito do Recife.

Hora certa

O presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto (MDB) não acredita que a iniciativa do ex-prefeito João Campos de telefonar ao presidente Lula e reunir prefeitos tenha se sobreposto às ações da governadora Raquel Lyra (PSD). “Tanto um quanto outro agiram no momento certo. Numa hora dessas quanto mais ajuda, melhor.”

Ausente nas gravações

Longe de apoiar Raquel Lyra, a deputada Gleide Ângelo não participou da gravação das inserções do PP com a governadora. Recém-filiada ao partido, garantiu VTs exclusivos sobre sua bandeira: o combate a violência contra mulher, que já estão sendo exibidos. A primeira participação da governadora vai ao ar no dia 12.

Volta do suplente

Após acordo com a governadora Raquel Lyra (PSD), o suplente de vereador Osmar Ricardo (PT) tomou posse ontem na Câmara do Recife. Ele ocupa a vaga da vereadora Flávia de Nadegi (PV), que ontem assumiu a presidência do Instituto de Recursos Humanos.

 

Em votação sobre terras raras, Câmara aprova fundo e crédito de R$ 5 bilhões para o setor de mineração

07/05/26  – http://blogfolhadosertao.com.br   –    Redação Brasil 247

 

O texto também cria um conselho de minerais críticos, com poder de veto sobre novos projetos
Área de mineração de Serra Verde, em Goiás
Área de mineração de Serra Verde, em Goiás (Foto: Divulgação)

 

– A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (6) o texto-base da Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE), proposta que prevê crédito tributário de R$ 5 bilhões e um fundo garantidor com participação da União limitada a R$ 2 bilhões. O projeto mira a ampliação da exploração e do processamento de terras raras e outros minerais considerados essenciais para a indústria de alta tecnologia e para a transição energética.

A proposta aprovada pela Câmara autoriza a criação de um fundo de natureza privada para apoiar projetos ligados ao setor mineral estratégico. Pelo texto, a União poderá participar como cotista do mecanismo financeiro, dentro do limite de R$ 2 bilhões.

O projeto também estabelece crédito tributário de R$ 5 bilhões como forma de incentivar o processamento industrial de minérios em território nacional. A medida busca fortalecer a cadeia produtiva brasileira e ampliar a agregação de valor aos recursos minerais extraídos no país.

O texto ainda cria um conselho de minerais críticos, com poder de veto sobre novos projetos.

Terras raras

As terras raras reúnem 17 elementos químicos fundamentais para diferentes setores industriais e tecnológicos. Entre eles estão lantânio, cério, neodímio, samário, térbio, disprósio, escândio e ítrio.

Esses minerais exercem papel central na fabricação de equipamentos utilizados na transição energética global. A indústria utiliza as terras raras em turbinas eólicas, veículos híbridos, celulares, televisores de tela plana, lâmpadas fluorescentes compactas, catalisadores automotivos, ímãs permanentes, lentes especiais e sistemas militares guiados.

Estatísticas

O Brasil possui 21 milhões de toneladas em reservas de terras raras e ocupa a segunda posição mundial nesse mercado, atrás apenas da China, que concentra 44 milhões de toneladas, segundo dados de 2024 do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). A Índia aparece na terceira colocação, com 6,9 milhões de toneladas, conforme números divulgados pelo Valor Econômico em julho do ano passado.

A aprovação do texto-base reforça o interesse estratégico do Brasil em consolidar posição no mercado internacional de minerais críticos, setor que ganhou importância diante da disputa global por tecnologias de energia limpa, semicondutores e equipamentos eletrônicos avançados.

 

Pernambuco fecha primeiro quadrimestre de 2026 com o melhor resultado da série histórica no combate às mortes violentas e roubos

06/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –   Imprensa PE

Os números evidenciam uma evolução consistente na redução dos principais indicadores criminais de segurança pública pernambucana, no âmbito do programa Juntos pela Segurança
Pernambuco registrou, no primeiro quadrimestre deste ano, o melhor resultado da série histórica em Mortes Violentas Intencionais (MVIs) e Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). Foram 942 homicídios registrados pela Secretaria de Defesa Social (SDS) de janeiro a abril, sendo a primeira vez, em mais de duas décadas, que o número ficou abaixo de mil casos no período. Isso representa uma queda de 31% em relação a 2004, no início da série histórica, quando houve 1.366 registros, e de 53,8% em comparação a 2017, ano em que os homicídios atingiram o ápice, com 2.040 casos. 
“Nosso Estado vem apresentando resultados importantes na redução da violência, e isso não acontece por acaso. É fruto de muito trabalho, integração das forças de segurança e investimentos que estamos fazendo de forma contínua. Temos reforçado o efetivo, trocado os equipamentos, ampliado o uso da tecnologia e garantido melhores condições para quem está nas ruas. A nossa prioridade é proteger a vida das pessoas e dar mais tranquilidade às famílias pernambucanas. Vamos seguir trabalhando com firmeza para avançar ainda mais”, afirmou a governadora Raquel Lyra. 
Ainda segundo dados da Gerência Geral de Análise Criminal e Estatística (GGace) da SDS, o período entre janeiro e abril de 2026 registrou mais um marco na segurança pública do Estado: o melhor resultado da série histórica em CVPs, com 9.702 casos. O resultado representa uma redução de 43,4% em relação a 2011, início da série, quando foram registrados 17.129 casos. A queda se torna ainda mais significativa quando comparada a 2017, ano em que os roubos violentos atingiram o pico, com 41.954 ocorrências. Nesse cenário, Pernambuco alcança uma redução de 76,9%. A redução no número de homicídios e de roubos reflete os avanços do Programa Juntos pela Segurança, que completa quatro anos em 2026 e vem se consolidando como uma política pública efetiva, baseada em investimentos e na integração das forças policiais.
“Com a implantação do Juntos pela Segurança, as estatísticas de criminalidade vêm melhorando ano a ano. Em relação a 2022, último ano sem o novo plano, registramos uma queda de 26,5% nos homicídios e de 42,8% nos roubos violentos. Além disso, estamos alcançando os menores índices de criminalidade de toda a série histórica. Esse resultado é reflexo de investimentos robustos na ampliação do efetivo, em equipamentos e tecnologia, somados às ações ostensivas, repressivas e de inteligência das nossas operativas”, pontuou o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.
FEMINICÍDIO – O quadrimestre também apresenta redução nos casos de feminicídio. Entre janeiro e abril deste ano, foram registradas 24 ocorrências, contra 38 no mesmo período do ano passado, o que representa uma queda de 36,8%. Em março, o Governo do Estado lançou o programa 197 Mulher (197mulher.pe.gov.br) , uma plataforma digital voltada ao atendimento e à orientação de mulheres em situação de violência doméstica e familiar em Pernambuco. A ferramenta funciona como um canal virtual de acolhimento e orientação, ampliando o acesso das vítimas aos serviços de proteção.
Em casos de emergência, a orientação é ligar para o 190. Para denúncias anônimas, a SDS disponibiliza os números 181 e 0800 081 5001. O sigilo é garantido, e a ligação é gratuita em todo o Estado. Também é possível registrar denúncias pelos sites denunciainterativa.sds.pe.gov.br e portaisgoverno.pe.gov.br/web/ouvidoria/fale-conosco.

Fotos 1 a 3: Divulgação/secretaria de Defesa Social

Foto   Miva Filho/Secom/  Foto 5 e 6: Hesíodo Góes/Secom

Lula se reunirá com Trump na 5ª feira, diz Casa Branca

06/05/26 – http://blogfolhdosertao.com.br –   Por  AFP

Lula, de 80 anos, e seu par americano, de 79, divergem em diversos temas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reunirá com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na quinta-feira (7), informou um funcionário da Casa Branca.
Ambos os líderes, que até agora se reuniram apenas uma vez, no ano passado na Malásia, tinham previsto se encontrar em Washington no início do ano, mas a reunião não se concretizou.
“O presidente Trump receberá o presidente Lula para uma visita de trabalho nesta quinta-feira. Eles discutirão questões econômicas e de segurança de interesse comum”, disse nesta terça-feira o funcionário à AFP sob condição de anonimato.

A Presidência brasileira havia informado mais cedo à AFP nesta terça-feira sobre a possibilidade desse encontro em Washington.

Lula, de 80 anos, e seu par americano, de 79, divergem em diversos temas, como o multilateralismo, o comércio internacional e o combate às mudanças climáticas.

Lula, um crítico contundente da política externa de Trump, mais recentemente por causa da guerra com o Irã, chegará a Washington em meio ao confronto entre Estados Unidos e a república islâmica pelo Estreito de Ormuz, uma passagem por onde costumava transitar um quinto do comércio mundial de hidrocarbonetos.

No entanto, a agenda entre os presidentes do Brasil e dos Estados Unidos inclui outros assuntos.

Washington manifestou interesse nos vastos depósitos de terras raras do Brasil, que possui as segundas maiores reservas do mundo desses elementos essenciais para fabricar carros elétricos, mísseis e outros usos tecnológicos.

Por sua vez, Lula afirma estar aberto a investimentos dos Estados Unidos no setor, mas defende que o Brasil controle todo o processo.

Os mandatários também têm uma conversa pendente sobre segurança.

Segundo a imprensa, é possível que Washington designe duas poderosas facções criminosas brasileiras, o Comando Vermelho e o Primeiro Comando da Capital, como grupos terroristas — uma classificação rejeitada pelo governo de Lula.

Leia também
• Ida aos EUA é boa oportunidade para Lula buscar bom entendimento com Trump, diz Alckmin
• Evitar sanções é um dos pontos prioritários na conversa entre Lula e Trump, diz Alckmin