Lula e Trump estabelecem prazo de 30 dias e grupo de trabalho para evitar novo “tarifaço” contra o Brasil

08/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –   Por JC

O principal resultado prático do encontro foi a definição de um prazo de 30 dias para que equipes técnicas de ambos os países cheguem a um acordo

Após um encontro de mais de três horas na Casa Branca, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump acordaram uma trégua temporária nas tensões comerciais. O foco central da reunião foi a criação de uma força-tarefa bilateral para resolver disputas tarifárias e investigações sobre práticas comerciais brasileiras. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva saiu otimista de sua reunião com o homólogo norte-americano, realizada nesta quinta-feira, 7 de maio de 2026, em Washington.

O principal resultado prático do encontro foi a definição de um prazo de 30 dias para que equipes técnicas de ambos os países cheguem a um consenso que evite a imposição de novas tarifas sobre produtos brasileiros, o temido “tarifaço”.

Grupo de Trabalho e negociações comerciais

Para viabilizar o acordo, foi formalizada a criação de um grupo de trabalho que envolverá o Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC) do Brasil e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos. A missão deste grupo é apresentar uma proposta conjunta que responda às preocupações de Washington, especialmente em relação à “Seção 301” da Lei de Comércio americana. Os EUA investigam o Brasil por supostas práticas desleais em setores como o etanol, propriedade intelectual e questões ambientais. Lula, por sua vez, reforçou que o Brasil mantém uma balança comercial equilibrada e que as tarifas brasileiras sobre produtos americanos são historicamente baixas, em torno de 2,7%.

Segurança e o “Fim da Ameaça” a Cuba

Além da pauta econômica, o diálogo estendeu-se à geopolítica regional. Lula afirmou, durante coletiva de imprensa na Embaixada do Brasil, que questionou Trump sobre as intenções militares dos EUA na América Latina. Segundo o relato do petista, Trump assegurou que não tem planos de invadir Cuba. “O que eu ouvi do intérprete foi que ele não pensa em invadir a ilha. É um sinal importante para o diálogo na região”, destacou Lula.

O presidente brasileiro também mencionou que o tema da Venezuela foi tratado de forma breve, com o líder americano indicando que considera a situação no país vizinho resolvida. Cooperação contra o Crime OrganizadoOutro ponto de convergência foi o combate ao crime organizado transnacional.

Os dois líderes concordaram em ampliar a cooperação de inteligência para asfixiar financeiramente facções criminosas. O governo brasileiro, contudo, atuou para evitar que grupos como o PCC e o Comando Vermelho fossem classificados pelos EUA como organizações terroristas, o que poderia abrir brechas para intervenções externas indesejadas. O encontro foi descrito como “amistoso” e “produtivo”.

RELAÇÃO COM TRUMP

Lula chegou a brincar com Trump sobre a necessidade de “sorrir mais para as fotos” e mencionou a expectativa de que o comércio bilateral flua com agilidade. Com o relógio a correr, os ministros Márcio Elias Rosa (Desenvolvimento) e Dario Durigan (Fazenda) assumem agora o protagonismo das negociações técnicas para transformar o clima positivo em um acordo comercial duradouro.

Secretaria de Administração Penitenciária inaugura biblioteca no Presídio de Itaquitinga 1

08/05/26  —  http://blogfolhdosertao.com.br  –  Imprensa PE

A Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco (Seap/PE) marcou mais um avanço no sistema prisional do Estado. O Presídio de Itaquitinga 1 (PIT 1), localizado na Mata Norte, recebeu a sua primeira biblioteca destinada às pessoas privadas de liberdade (PPLs).

O espaço, que recebe o nome do policial penal Rinaldo Rodrigues da Silva (In Memoriam), foi entregue com mais de seis mil exemplares e dois mil títulos catalogados nos diversos gêneros literários. O acervo contou com doações do Ministério Público Federal e Estadual, da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) – por meio do projeto Caixa de Leitura – da Editora Vozes, entre outras instituições.

A iniciativa tem o objetivo de ampliar o acesso à leitura, promover a reinserção social por meio do conhecimento, bem como incentivar a participação no programa Remição de Pena pela Leitura. Todas as unidades prisionais do Estado passam a ter biblioteca ou sala de leitura.

O secretário da Seap, Paulo Paes, falou da importância da ação. “É uma iniciativa que vai além do espaço físico, ela leva aos custodiados a oportunidade de ler, escrever, estudar e retornar à sociedade com novas perspectivas de vida”, afirmou.

“A educação é o melhor caminho para a ressocialização. Foi um desafio criar essa ferramenta de transformação que só vai somar na vida dos internos, contribuindo no processo de ressocialização”, ressaltou o diretor do presídio, Marcelo Pinto.

A inauguração contou ainda com a presença da procuradora da República, Silvia Regina Pontes; e do presidente do Conselho Penitenciário de Pernambuco de Pernambuco (Copen/PE), Jorge Neves. Também participaram familiares do policial penal homenageado, entre eles, o irmão, Rubens Rodrigues.

“Esse momento tem sabor de saudade e gratidão. Nado [apelido do policial] deixou um legado de muito trabalho, e nós, familiares, agradecemos pela homenagem com esse espaço de ressocialização”, destacou Rodrigues.

O acesso à biblioteca será realizado mediante agendamento prévio, e os livros também serão levados aos internos em suas celas.

Imagens: Franci Almeida/Seap

Professora da Univasf compõe forró ‘Balanço Dá’ para filho autista

08/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –    Ascom Univaf

“Balanço Dá” é o nome da música de autoria de Karla Daniele Maciel Luz, docente do Colegiado de Psicologia da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI). Na voz do cantor Ivan Greg em ritmo de forró, a canção é uma homenagem ao filho da docente, uma criança autista de nível dois de suporte, que usa o balançar como forma de autorregulagem para se acalmar em situações de estresse.

A canção está disponível em todas as plataformas de música e no Youtube no canal de Ivan Greg. Balançar em crianças autistas é uma forma de estereotipia (ou stimming), um comportamento repetitivo usado para autoestimulação e autorregulação. Esse movimento, seja no corpo ou em balanços físicos, ajuda a criança a se acalmar em situações de ansiedade, sobrecarga sensorial ou para expressar emoções intensas, organizando o sistema nervoso. Na música, “balançar” é retratado de forma alegre e divertida, como forma de descontração.

Produzida no dia 29 de março, um domingo à noite, a canção foi escrita em um momento em que Karla foi inspirada por seu filho, no ato dele de se balançar e balançá-la para se acalmar. “A música foi uma composição feita em um momento de intensidade do meu filho”, comenta a docente.

A ideia de convidar Ivan Greg para dar voz à letra veio de um incentivo do próprio cantor de fazer com que Karla começasse a compor. “Ele é um gigante artista aqui do Sertão e um grande amigo. Certa vez quando estávamos indo fazer uma apresentação cultural que fazemos juntos, ele me perguntou por que eu não me arriscava a compor. Eu me lembro de ter sorrido e dito que jamais conseguiria compor uma música”, relembra.

Para Karla, a música representa a capacidade de mães e pais poderem criar, elaborar e sentir para ajudarem seus filhos, sejam eles autistas ou não. “Todos nós temos uma história com o verbo ‘balançar’. A música nos permite olhar para essa ação de crianças autistas e compreender que a partir deles nossa humanidade mais ética e coletiva é convocada. Autistas balançam, porém todos nós balançamos também”.

Ponte do Cumbe, na PE-50, será interditada a partir de hoje (8)

08/05/26 – http://blogfolhadosertao.com.br   –    Imprensa Compesa

Interdição busca garantir a segurança da população diante do aumento do volume da Barragem de Carpina

Atendendo a uma solicitação da Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento de Pernambuco, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE) realizará, a partir desta sexta-feira (8), a interdição da Ponte do Cumbe, localizada na PE-50, sobre o Rio Cotunguba.

A medida ocorre em função do aumento no volume de água da Barragem de Carpina, no município de Lagoa do Carro, que atingiu a cota de 108,96 metros na manhã desta quinta-feira. O protocolo de segurança da barragem estabelece atenção especial quando o nível do reservatório se aproxima da cota de 110 metros.

Como a barragem continua apresentando elevação no volume de água e há previsão de chuvas moderadas e fortes para a região, a interdição será realizada de forma antecipada. Essa é uma ação preventiva, no intuito de preservar vidas e garantir a segurança das cidades ribeirinhas que podem ser impactadas pelo aumento da vazão, entre elas Paudalho, Camaragibe, São Lourenço da Mata e Recife. A medida permanecerá até que haja condições seguras para a abertura progressiva das comportas da barragem e/ou redução do volume acumulado.

O DER informa ainda que, para o local, está em fase final de elaboração um projeto que prevê a construção de uma nova ponte, além da implantação de uma pista elevada. A orientação do órgão é que os condutores utilizem rotas alternativas, a exemplo das rodovias PE-053 e PE-090, durante o período de interdição da Ponte do Cumbe. Ao longo do período de intervenção, agentes de trânsito do DER estarão no local orientando a população e os motoristas. Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura Secretaria de Recursos Hídricos e Saneamento

Terras raras são questão de soberania nacional, diz Lula após reunião com Trump

08/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  –    Por 247

Lula disse ao presidente dos EUA que o Brasil quer investimentos sem abrir mão do controle nacional sobre riquezas estratégicas
Presidente Lula durante coletiva de imprensa nos EUA
Presidente Lula durante coletiva de imprensa nos EUA (Foto: Ricardo Stuckert / PR)/Conteúdo postado por Paulo Emilio

 O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta quinta-feira (7) que tratou com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, da nova política brasileira para minerais críticos e estratégicos aprovada pela Câmara dos Deputados na quarta-feira (6). Segundo Lula, o tema das chamadas “terras raras” é considerado pelo governo brasileiro uma questão de soberania nacional. Lula destaca soberania nacional sobre minerais críticos

Soberania nacional

Ao comentar o encontro, realizado em Washington, Lula afirmou que o Brasil pretende ampliar parcerias internacionais no setor mineral, mas sem abrir mão do controle nacional sobre as riquezas estratégicas do país.

O encontro entre os dois presidentes durou cerca de três horas. Lula chegou à Casa Branca por volta das 12h15, no horário de Brasília. A agenda incluiu reunião com autoridades dos dois países e um almoço oficial.

Câmara aprova política para terras raras

A fala do presidente ocorreu um dia após a Câmara dos Deputados aprovar o projeto que cria a Política Nacional de Minerais Críticos e Estratégicos (PNMCE). A proposta prevê mecanismos para incentivar a exploração e o processamento de minerais considerados essenciais para setores de tecnologia, transição energética, indústria automobilística e defesa.

O texto também autoriza a criação de um fundo garantidor para estimular projetos no setor mineral. Pela proposta, a União poderá participar como cotista, com limite de até R$ 2 bilhões. O fundo terá natureza privada.

Brasil quer ampliar investimentos na mineração

Além do fundo garantidor, o projeto aprovado estabelece crédito tributário de R$ 5 bilhões para incentivar o processamento de minérios em território nacional.

As chamadas terras raras são minerais estratégicos utilizados na fabricação de baterias, veículos elétricos, semicondutores, turbinas eólicas e equipamentos militares. O tema ganhou importância geopolítica nos últimos anos devido à disputa internacional pelo domínio das cadeias produtivas ligadas à tecnologia e à transição energética.

 

Goiana será a primeira cidade a receber o Programa Alepe Cuida Solidário

08/05/26  –   http://blogfolhadosertao.com.br   –    Ascom PMG

 

A cidade de Goiana será a primeira do Estado a receber o Programa Alepe Cuida Solidário, iniciativa da Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) voltada para levar serviços gratuitos de saúde, cidadania e assistência social aos municípios atingidos pelas fortes chuvas.

As ações acontecerão na área da Praça do Carmo, a partir da próxima segunda-feira (11), com foco especial no atendimento às famílias vítimas das enchentes.

Na manhã desta quinta-feira (7), o prefeito Marcílio Régio, a primeira-dama e secretária municipal de Assistência Social, Ana Silveira, se reuniram com os coordenadores do programa, Ernani Miranda e José Anderson, para alinhar os detalhes da chegada da estrutura ao município. Também participaram da reunião o procurador-geral do município, Rodrigo Dias, a vice-prefeita Lícia Maciel e secretários municipais.

Por meio do Alepe Cuida Solidário, Goiana contará com uma ampla oferta de serviços essenciais à população, incluindo atendimentos médicos, odontológicos e ambulatoriais, exames especializados, serviços de emissão de documentos, atendimentos da Defensoria Pública, serviços do Detran, além de ações voltadas ao diagnóstico e acompanhamento do diabetes e outros atendimentos sociais e de saúde.

O prefeito Marcílio Régio agradeceu ao presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto, ao primeiro-secretário da Casa, deputado Francismar Pontes, e ao deputado estadual Sileno Guedes, responsável pela articulação para que Goiana fosse contemplada logo na primeira etapa do programa.

“Goiana foi uma das cidades mais atingidas pelas chuvas e esse conjunto de serviços chega em boa hora para fortalecer a rede de cuidado com a nossa população, especialmente as famílias que estão sofrendo com os impactos das enchentes. Agradecemos à Alepe por essa parceria e pela sensibilidade com nosso município”, destacou Marcílio.

O Alepe Cuida Solidário oferecerá todos os serviços gratuitamente e tem como objetivo ampliar o acesso da população a direitos básicos, unindo esforços do poder público estadual e municipal em um momento de emergência social.

 

PF deflagra nova fase da operação Compliance Zero e Ciro Nogueira está entre os alvos

07/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Por 247

No total, a ação envolve 10 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF)
Ciro Nogueira
Ciro Nogueira (Foto: Andressa Anholete/Agência Senado) Conteúdo postado por:  Laís Gouveia
A Polícia Federal (PF) iniciou nesta quinta-feira (7) uma nova etapa da Operação Compliance Zero, que apura possíveis fraudes financeiras envolvendo o Banco Master, segundo informações da TV Globo.

O presidente do Progressistas, senador Ciro Nogueira (PI), está entre os alvos. A PF cumpre mandados de busca e apreensão no endereço dele em Brasília.

No total, a ação envolve 10 mandados de busca e apreensão e um mandado de prisão temporária, todos expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF). As medidas estão sendo cumpridas nos estados do Piauí, São Paulo, Minas Gerais e no Distrito Federal.

A decisão judicial determinou, ainda, o bloqueio de bens, direitos e valores no montante de R$ 18,85 milhões. A operação busca rastrear supostos desvios e irregularidades financeiras ligados a políticos e empresários.

PRF identifica suspeito de exploração sexual de adolescente durante operação na BR-235, em Juazeiro (BA)

07/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br   –   Ascom PRF

Ação resultou no resgate de adolescente e encaminhamento de suspeito à delegacia
PRF identifica suspeito de exploração de adolescente durante operação na BR-235, em Juazeiro

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve um suspeito (de nome não revelado) de praticar exploração sexual e resgatou uma adolescente de 17 anos em situação de vulnerabilidade, durante uma fiscalização realizada na noite da sexta-feira (01), na BR-235, em Juazeiro, na Bahia.

A ação integra a Operação Domiduca, voltada ao enfrentamento da exploração sexual de crianças e adolescentes nas rodovias federais.

Durante a abordagem a um estabelecimento às margens da rodovia, a equipe identificou mulheres que ofereciam serviços sexuais no local e constatou que uma delas não portava documentos. Inicialmente, ela informou ser maior de idade, mas, após verificação, foi confirmado que se tratava de uma adolescente de 17 anos.

Em entrevista, a jovem relatou que havia fugido de casa dias antes por conflitos familiares. O Conselho Tutelar local foi acionado para adoção dos procedimentos cabíveis.

Diante da situação, o proprietário do estabelecimento foi encaminhado à Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), para adoção das medidas cabíveis. A ocorrência poderá ser enquadrada no crime de favorecimento da exploração sexual de criança ou adolescente.

A PRF reforça que atua de forma permanente no combate a crimes nas rodovias federais, com atenção especial à proteção de crianças e adolescentes.

 

Em Salgueiro: Coordenadoria da Juventude incentiva emissão do primeiro titulo de eleitor entre estudantes do município

07/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –   Ascom PMS

 

 

Em ação conjunta com o Cartório da 75ª Zona Eleitoral, a Coordenadoria da Juventude de Salgueiro realizou ao longo de abril a ação ‘Eleitor e Eleitora do Futuro’, com objetivo de estimular a emissão do primeiro Título de Eleitor entre os jovens estudantes das Escolas de Referência em Ensino Médio (EREMs) do município.

De acordo com a coordenadora municipal da Juventude, Maria Luiza Sampaio, a ação promoveu educação política nas escolas, incentivando a participação dos jovens abaixo de 18 anos no processo eleitoral, mesmo sem a obrigatoriedade do voto.

A iniciativa começou com conscientização nas unidades escolares, seguida de agendamento e a emissão do título. Foram beneficiados estudantes de diversas escolas do município, como a EREMSAL e a EREM Aura Sampaio.

O prazo para emissão do documento termina nesta quarta-feira, 6 de maio, em todo o Brasil. Também será o último dia para transferência de domicílio eleitoral e revisão de dados cadastrais, incluindo a regularização de pendências.

Prefeitura de Ouricuri prepara programação especial para celebração doss 123 anos de emancipação política

07/05/26 – http://blogfolhadosertao.com.br    –     Ascom PMO

 

 

A Prefeitura de Ouricuri divulgou a programação oficial em comemoração aos 123 anos de emancipação política do município, celebrados no dia 14 de maio. A agenda reúne ações sociais, serviços gratuitos, atividades culturais e apresentações públicas na Praça da Prefeitura.

De acordo com a programação, as atividades começam às 14h, com oferta de diversos serviços para a população, entre eles Cadastro Único, emissão da nova Carteira de Identidade Nacional, emissão da carteira do idoso e do autista, vacinação, testes rápidos, aferição de pressão arterial, além de recreação infantil, praça de alimentação, feira de artesanato, exposição agroecológica, apresentações de projetos educacionais e música ao vivo.

Ainda durante a tarde, também haverá corte e escova de cabelo, exposição de comerciantes locais e outras ações voltadas ao atendimento da população.

Já às 17h, a programação segue com o hasteamento da bandeira, desfile das bandas marciais, desfile das escolas e instituições, além de apresentações culturais em celebração à história e à identidade cultural do município.