Em Brasília,  Raquel Lyra encerra agenda com ministros em busca de recursos para Pernambuco

06/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –   Imprensa PE

A governadora Raquel Lyra concluiu agendas em Brasília, nesta terça-feira (5), em reuniões com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e com o ministro dos Transportes, George Santoro. Nos encontros, a gestora detalhou os encaminhamentos ao governo federal da solicitação de recursos para ações emergenciais e estratégicas em cidades atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Entre as solicitações, estão obras de barragens e recuperação de trechos de rodovias danificados. A governadora também debateu os encaminhamentos com o senador Fernando Dueire e o deputado federal Túlio Gadêlha. O dia de trabalho teve início ainda na manhã desta terça em reunião no Ministério das Cidades, com o ministro Vladimir Lima.
“Realizamos agendas de trabalho em Brasília em um dia muito proveitoso com diversos encaminhamentos para dar continuidade às ações emergenciais e de proteção após as fortes chuvas que afetaram nosso Estado. Estou em Brasília, mas a equipe do Governo de Pernambuco continua em campo nas cidades, dando continuidade na assistência à nossa população”, destacou a governadora Raquel Lyra.
No Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a gestora reforçou ao ministro a solicitação, feita em reunião na última segunda-feira (4), no Palácio do Campo das Princesas, para inclusão das obras de construção das Barragens de Engenho Maranhão, São Bento do Una, Engenho Pereira e Barra de Guabiraba no âmbito do Novo PAC, com valor estimado total em R$ 750 milhões.
MOBILIDADE – Ainda em Brasília, a governadora também se reuniu com o ministro dos Transportes, George Santoro. Na agenda, foram debatidas importantes obras viárias para Pernambuco, como a travessia de Toritama, no Agreste Setentrional, a rodovia de Inajá e Ibimirim, no Sertão do Moxotó, e o Viaduto da Vitarella, na Região Metropolitana. Segundo a pasta federal, as obras vão ter ordens de serviço dadas em breve.
Estiveram presentes na reunião a gerente de Projetos do Ministério dos Transportes, Paula Passos, o subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Clovis Benevides, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabricio Galvão, além do Assessor Especial do Ministério dos Transportes, Eduardo França, e da chefe de Gabinete do Ministério dos Transportes, Maria Rita. Acompanharam as agendas também os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais); a secretária executiva de Imprensa, Daniella Brito, e o assessor especial André Teixeira Filho.
Fotos Jerônimo Gonzalez/ministério dos Transportes

João Campos e Raquel Lyra disputam espaço local e nacional na pauta da chuva

06/05/26  –  http://blogfolhadosertao.com.br  —   Por Betânia Santana

Ex-prefeito antecipou ações de governante, enquanto a gestora acelerou medidas em favor das cidades
Por mais que os principais atores tentem dizer que as mortes e a destruição causadas pela chuva não devem ser politizadas, não é o que se vê na prática.

O ex-prefeito do Recife João Campos (PSB) suspendeu a agenda de pré-campanha, acionou o presidente Lula antes de a governadora Raquel Lyra (PSD) avisar da destruição causada pela chuva na Região Metropolitana e na Mata Norte.

Para mostrar a relação estreita com o chefe do Executivo, disse que o presidente atendeu a ligação em 30 segundos.

Escolheu Goiana, a cidade mais afetada, como base para reunir prefeitos e traçar estratégias. Ignorou as críticas nas redes sociais, apontando exploração eleitoral e a formação de uma espécie de governo paralelo.

Achou pouco e chegou a Brasília ontem, um dia antes de a governadora desembarcar na capital federal em busca de recursos.

Saiu da reunião com a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior, apresentando boas-novas. O presidente Lula anunciou R$ 305 milhões para Pernambuco e Paraíba.

A governadora suspendeu a visita à Corrida de Jericos, em Panelas, e mobilizou todas as equipes. Sobrevoou as áreas afetadas, visitou Olinda e Goiana, agilizou ações emergenciais. Recebeu o ministro Waldez Góes e hoje estará em Brasília.

“O objetivo agora é cuidar de gente. Quando muitas vezes se discutem coisas que vão para além de cuidar das pessoas, é um desrespeito a elas que perderam tudo o que tinham e as pessoas que mais amavam. Quando a gente coloca isso no centro de debate tudo o mais fica muito menor”, disse Raquel Lyra sobre a atuação do adversário.

Dobradinha no PL
Já é certo dentro do Partido Liberal: os vereadores do Recife Thiago Medina e Fred Ferreira farão “dobradinha”. Serão, respectivamente, candidatos a federal e a estadual. Neste momento, a reeleição do deputado André Ferreira a federal e a pré-candidatura de Anderson Ferreira ao Senado são prioridades. Mas essas podem mudar.

Tragédia e indignação
Emocionada, Rosa Amorim (PT) cobrou ao estado políticas estruturantes em vez de medidas paliativas, para evitar tragédias durante a chuva. “Só morre gente pobre e preta.” A deputada apresentou projeto que aumenta de R$ 350 para R$ 1 mil o aluguel social para vítimas de tragédias ambientais.

Emendas
O deputado Sileno Guedes (PSB) encaminhou à governadora Raquel Lyra requerimento solicitando a liberação de emendas aos 27 municípios em situação de emergência. Registra que só para Goiana destinou R$ 1,4 milhão, mas a verba ainda não chegou.

Recuo
Depois de gravar inserções do Progressistas com a presença de Raquel Lyra, o presidente do partido no estado, deputado Eduardo da Fonte, antecipou o apoio oficial à reeleição da governadora. Se ainda formalizar a decisão, que estava prevista para o último domingo, será apenas para celebrar.

 

 

Em Brasília, governadora Raquel Lyra encerra agenda com ministros em busca de recursos para Pernambuco

06/05/26 – http://blogfolhadosertao.com.br –     Imprensa PE

 

 

A governadora Raquel Lyra concluiu agendas em Brasília, nesta terça-feira (5), em reuniões com o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e com o ministro dos Transportes, George Santoro. Nos encontros, a gestora detalhou os encaminhamentos ao governo federal da solicitação de recursos para ações emergenciais e estratégicas em cidades atingidas pelas chuvas dos últimos dias. Entre as solicitações, estão obras de barragens e recuperação de trechos de rodovias danificados. A governadora também debateu os encaminhamentos com o senador Fernando Dueire e o deputado federal Túlio Gadêlha. O dia de trabalho teve início ainda na manhã desta terça em reunião no Ministério das Cidades, com o ministro Vladimir Lima.

“Realizamos agendas de trabalho em Brasília em um dia muito proveitoso com diversos encaminhamentos para dar continuidade às ações emergenciais e de proteção após as fortes chuvas que afetaram nosso Estado. Estou em Brasília, mas a equipe do Governo de Pernambuco continua em campo nas cidades, dando continuidade na assistência à nossa população”, destacou a governadora Raquel Lyra.

No Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, a gestora reforçou ao ministro a solicitação, feita em reunião na última segunda-feira (4), no Palácio do Campo das Princesas, para inclusão das obras de construção das Barragens de Engenho Maranhão, São Bento do Una, Engenho Pereira e Barra de Guabiraba no âmbito do Novo PAC, com valor estimado total em R$ 750 milhões.

*MOBILIDADE* – Ainda em Brasília, a governadora também se reuniu com o ministro dos Transportes, George Santoro. Na agenda, foram debatidas importantes obras viárias para Pernambuco, como a travessia de Toritama, no Agreste Setentrional, a rodovia de Inajá e Ibimirim, no Sertão do Moxotó, e o Viaduto da Vitarella, na Região Metropolitana. Segundo a pasta federal, as obras vão ter ordens de serviço dadas em breve.

Estiveram presentes na reunião a gerente de Projetos do Ministério dos Transportes, Paula Passos, o subsecretário de Sustentabilidade do Ministério dos Transportes, Clovis Benevides, o diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Fabricio Galvão, além do Assessor Especial do Ministério dos Transportes, Eduardo França, e da chefe de Gabinete do Ministério dos Transportes, Maria Rita. Acompanharam as agendas também os secretários estaduais Túlio Vilaça (Casa Civil) e João Salles (Assessoria Especial à Governadora e Relações Internacionais); a secretária executiva de Imprensa, Daniella Brito, e o assessor especial André Teixeira Filho.

Fotos: Jerônimo Gonzalez/ministério dos Transportes

Prefeito Marcilio Régio recebe executivos da Conti3, que avalia centralizar operações em Goiana

06/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br –  Asscom PMG

 

O prefeito de Goiana, Marcílio Régio ( foto) , recebeu nesta terça-feira (5), em seu gabinete, executivos da Conti3 Automotive Systems, empresa italiana que integra a cadeia de suprimentos do setor automotivo e atende ao polo industrial da região, com destaque para a Jeep.

Atualmente sediada em Cabedelo (PB), com armazém em Bayeux (PB) e operações também em Goiana (PE), a empresa estuda concentrar todas as suas atividades no município pernambucano. A iniciativa faz parte da estratégia de expansão da Conti3 e reforça o potencial de Goiana como hub industrial e logístico no cenário automotivo nacional.

Participaram do encontro o diretor-presidente da Conti3, Domenico Bartolino; o diretor administrativo, Michele Treglia; o presidente da Agência de Desenvolvimento de Goiana (AD Goiana), Gilberto Miranda; e o procurador-geral do município, Rodrigo Dias.

Durante a reunião, foram discutidas oportunidades e condições para viabilizar o projeto de ampliação da empresa na cidade, alinhando a possível instalação à estratégia de desenvolvimento econômico do município.

Entre os planos em estudo está a implantação de uma nova planta industrial em área a ser destinada em Goiana, o que pode resultar na geração de empregos diretos e indiretos, além do fortalecimento da cadeia automotiva local.

A Conti3 atua na fabricação de componentes automotivos e no desenvolvimento de soluções logísticas industriais. Seu portfólio inclui tubos conformados, peças estampadas, conjuntos soldados com tecnologia robotizada (MIG e por projeção), além da produção de racks metálicos, carrinhos de movimentação e embalagens industriais. A empresa também possui forte atuação em engenharia e tecnologia, com projetos em 2D e 3D, corte a laser, usinagem CNC e prototipagem em impressão 3D.

O prefeito Marcílio Régio destacou que o interesse da empresa em ampliar sua presença em Goiana demonstra a confiança do setor produtivo no ambiente de negócios local. “A Prefeitura, por meio da AD Goiana e das secretarias envolvidas, seguirá em diálogo com a empresa para avaliar, dentro da legislação vigente, as condições necessárias para um possível processo de instalação e expansão”, afirmou.

Para o presidente da AD Goiana, Gilberto Miranda, o movimento é estratégico para o desenvolvimento regional. “Quando o município se mostra preparado para receber e ampliar operações industriais, ele se torna mais competitivo, atrai novos investimentos e, principalmente, gera mais oportunidades de emprego e renda para a população”, destacou.

Recife busca ampliar investimentos do PAC para obras em áreas de morro

05/05/26  – http://blogfolhadosertao.com.br   –  Imprensa PCR

Em reunião com o ministro Vladimir Lima, do Ministério das Cidades, prefeito Victor Marques apresentou a capacidade técnica e operacional da cidade para expandir as ações já realizadas nas áreas de risco. Prefeitura solicitou ao Governo Federal reavaliação para liberar mais de R$ 475 milhões, através do Novo PAC

A Prefeitura do Recife avançou, nesta segunda-feira (4), nas tratativas com o Governo Federal para ampliar os investimentos em obras de contenção de encostas por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em reunião com o ministro Vladimir Lima, do Ministério das Cidades, o prefeito Victor Marques apresentou a capacidade técnica e operacional da cidade para expandir as ações já realizadas nas áreas de risco.

Nos últimos cinco anos, o Recife executou mais de 6 mil intervenções em morros, consolidando uma política pública estruturada de prevenção de desastres e proteção à vida. A iniciativa tem contribuído diretamente para reduzir vulnerabilidades históricas e ampliar a segurança das populações que vivem nessas regiões.

Durante o encontro, o prefeito pleiteou a liberação de novos recursos federais para dar continuidade e ampliar esse conjunto de ações. O ministro sinalizou positivamente para o avanço das tratativas, reconhecendo a importância do trabalho realizado pelo município e a necessidade de fortalecer as políticas de mitigação de riscos urbanos.

“Agradeço a sensibilidade, diligência e engajamento do ministro, que sinalizou positivamente para o avanço das tratativas entre a Prefeitura do Recife e o Governo Federal, abrindo caminho para um novo e robusto conjunto de intervenções em áreas de risco da nossa cidade”, destacou Victor Marques.

A expectativa é de que seja estruturado um novo e robusto pacote de intervenções em áreas de encosta, reforçando o compromisso conjunto entre a Prefeitura do Recife e o Governo Federal com a proteção da população e a promoção de mais qualidade de vida nas áreas mais vulneráveis da cidade.

Foto: Divulgação

 

Apac emite alerta laranja de chuvas moderadas e pontualmente fortes em Pernambuco

05/05/26 –  http://blogfolhadosertao.com.br  –   Portal Folhape

As áreas sob a previsão são a RMR, Zona da Mata e Fernando de Noronha
A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) emitiu alerta laranja de Estado de Atenção para a Região Metropolitana do Recife (RMR), Zona da Mata e Fernando de Noronha. Iniciado na noite desta segunda-feira (4), o alerta de chuvas tem validade de 24 horas, até as 17h desta terça-feira (5).
Segundo a agência, um sistema meteorológico conhecido como distúrbio ondulatório de leste (DOL) deve provocar chuva com intensidade moderada e pontualmente forte nas regiões citadas no alerta.

Também conhecido como onda de leste, o sistema se forma no Oceano Atlântico e se desloca de leste para oeste, trazendo nuvens carregadas, ventos fortes e chuvas intensas para a costa leste do Nordeste brasileiro. O distúrbio é comum entre os meses de abril e agosto.

As áreas litorâneas devem ter mais acumulados de chuva, especialmente a Zona da Mata Norte. Há previsão de retorno da chuva, com possibilidade de acumulados expressivos, podendo causar novos eventos hidrológicos, como enchentes, com destaque para as enxurradas e alagamentos, e pontualmente, inundação de rios e córregos.

Devido aos acumulados observados nas últimas 120 horas, contando com as chuvas que atingiram o estado no feriado do Dia do Trabalhador, e à situação já instalada, a vulnerabilidade é maior.

Com relação a deslizamentos, o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Comaden) informou que as áreas mais suscetíveis são a faixa leste do estado, em especial a RMR, devido aos elevados acumulados, previsão meteorológica e elevada suscetibilidade aos deslizamentos.

Nessas áreas, há possibilidade de ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos em áreas urbanas e queda de barreiras em rodovias.

Para o Agreste de Pernambuco, a previsão é de chuva fraca a modera, enquanto no Sertão a previsão é de tempo aberto.

Recife

A Defesa Civil do Recife informou que mantém um plantão permanente, podendo ser acionada pelos telefones 0800.0813400 e 3036-4873. A ligação é gratuita e o atendimento 24h. A orientação é que, em caso de necessidade, moradores de locais de risco procurem abrigos seguros e acionem o órgão.

Leia também
• Chuvas em PE: governadora Raquel Lyra se reúne com ministro Waldez Góes e secretários
• Governo federal reconhece emergência em municípios afetados por chuvas

Campanha fora de época: TRE-PE multa Coronel Meira em R$ 10 mil por outdoors de pré-campanha

05/05/26  – http://blogfolhadosertao.com.br –     Por Mareu Araújo

Segundo a decisão da relatora, Coronel Meira promoveu a veiculação de 20 outdoors entre os dias 3 e 16 de novembro de 2025

O deputado federal Coronel Meira foi multado em R$ 10 mil por propaganda eleitoral antecipada/Foto: Reprodução

O deputado federal Coronel Meira foi multado em R$ 10 mil por propaganda eleitoral antecipada (Foto: Reprodução)

 

Em decisão colegiada, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) condenou, nesta segunda-feira (4), o deputado federal e pré-candidato à reeleição Coronel Meira (PL) ao pagamento de uma multa de R$ 10 mil por propaganda eleitoral antecipada.

Por quatro votos a três, a Corte Eleitoral entendeu que “o uso de outdoors gera um desequilíbrio imediato na disputa, ferindo o princípio da igualdade de oportunidades entre os pré-candidatos”. Ainda cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo a decisão da relatora, a desembargadora eleitoral Roberta Viana Jardim, Coronel Meira promoveu a veiculação de 20 outdoors entre os dias 3 e 16 de novembro de 2025, contendo mensagens de cunho eleitoral.

De acordo com a decisão, as peças publicitárias apresentavam a imagem do parlamentar acompanhada de frases como “o federal da segurança”, “Complete a frase: bandido bom é bandido _____!”, “Mais de R$ 50 milhões para segurança pública em apenas 2 anos”, entre outras.

Para ela, os outdoors não eram usados como “mera prestação de contas de atos parlamentares”, mas como “promoção pessoal frente ao eleitorado”. “Trata-se de circunstância capaz de influenciar a vontade do eleitor, sobretudo diante da simpatia gerada em muitas pessoas por ações políticas dessa natureza”, afirmou a desembargadora.

A decisão foi proferida na sessão de 15 de abril deste ano, mas foi considerada improcedente pelo desembargador Breno Duarte, que abriu divergência.

O desfecho do julgamento ocorreu nesta segunda com a apresentação do voto-vista do vice-presidente e corregedor regional eleitoral, desembargador Erik Simões. O magistrado havia pedido mais tempo para analisar os autos após a divergência aberta.

Na ação, a defesa sustentou que os outdoors seriam um “indiferente eleitoral” devido ao hiato temporal até as eleições. Contudo, o Tribunal rejeitou o argumento, seguindo a jurisprudência do TSE de que não existe um marco cronológico rígido para configurar propaganda antecipada.

O voto da relatora foi acompanhado pelos desembargadores Fernando Cerqueira, Paulo Cordeiro e Marcelo Labanca. Vencido o desembargador Breno Duarte, que julgava improcedente a representação, que foi acompanhado pelos desembargadores Erik Simões e Washington Amorim.

Diario entrou em contato com o deputado e com sua assessoria, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria.

Novo Desenrola Brasil começa nesta segunda (4) com descontos de até 90% em dívidas

05/05/26 – http://blogfolhadosertao.com.br –     Por JC

Programa do governo federal permite renegociação com juros menores, uso do FGTS e inclui bloqueio em plataformas de apostas para participantes

Começa nesta segunda-feira (4) o Novo Desenrola Brasil, programa do governo federal voltado à renegociação de dívidas de pessoas físicas. A iniciativa busca reduzir o endividamento das famílias brasileiras por meio de descontos que podem chegar a até 90% do valor devido e condições facilitadas de pagamento.

O chamado “Desenrola 2.0” amplia o alcance da renegociação e inclui débitos de cartão de crédito, cheque especial, crédito pessoal, rotativo e até contratos do Financiamento Estudantil (Fies). A proposta também prevê a troca de dívidas com juros mais altos por taxas menores, limitadas a 1,99% ao mês.

Quem pode participar

Podem aderir ao programa pessoas com renda de até cinco salários mínimos que possuam dívidas em atraso entre 91 dias e dois anos. A renegociação será viabilizada com apoio do Fundo de Garantia de Operações (FGO), que deve receber aporte de recursos para garantir as operações.

Uso do FGTS e novas regras

Entre as novidades, está a possibilidade de utilizar até 20% do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para quitar ou reduzir dívidas. Além disso, quem aderir ao programa ficará impedido de utilizar plataformas de apostas online por um período de um ano.

A medida faz parte de um conjunto de ações do governo para conter o alto nível de endividamento da população e ampliar o acesso ao crédito com condições mais sustentáveis.

Leia Também

PRF resgata dois tatus durante fiscalização na BR 232, em Serra Talhada

05/05/26  http://blogfolhdosertao.com.br –   Ascom PRF

Cachorro também foi encontrado no porta-malas do carro onde os animais eram transportados

 

Dois tatus que eram transportados no porta-malas de um carro foram resgatados, no domingo (3), pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR 232, em Serra Talhada, no Sertão pernambucano. Os animais eram transportados dentro de bolsas de couro, no porta-malas de um carro.

Policiais realizavam uma fiscalização no km 410 da rodovia, quanto abordaram um carro ocupado por dois homens. Ao verificar o porta-malas do veículo, a equipe encontrou dois “tatus-galinha” em bolsas de couro, além de um cachorro que era transportado no mesmo compartimento e, de acordo com informações colhidas no local, seria utilizado para caçar.

O condutor do carro assumiu a propriedade dos animais e disse que os tatus eram provenientes de caça. Dentro do veículo, também foram encontrados diversos equipamentos utilizados para caçar os animais.

A equipe emitiu um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) pelo crime ambiental e o motorista se comprometeu a comparecer em juízo. Os tatus foram encaminhados ao Instituto Serra Grande, que abriga animais silvestres, para serem acompanhados pelo
órgão ambiental.

Lula assina MP garantindo R$ 305 milhões para municípios atingidos por chuvas no país

05/05/26   – http://blogfolhadosertao.com.br   –     Por Diário de Pernambuco

A informação foi divulgada pelo ex-prefeito do Recife, João Campos, após reuniu com a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior

Lula durante assinatura da Medida Provisória que destina R$ 305 milhões para as famílias atingidas pelas chuvas em Pernambuco, Paraíba, e Rio Grande do Sul./Ricardo Stuckert / PR

Lula durante assinatura da Medida Provisória que destina R$ 305 milhões para as famílias atingidas pelas chuvas em Pernambuco, Paraíba, e Rio Grande do Sul. (Ricardo Stuckert / PR)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, no início da noite desta segunda-feira (4), uma medida provisória liberando R$ 305 milhões para os municípios atingidos pelas recentes chuvas em várias regiões, via Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Segundo o governo federal, os recursos serão destinados ao custeio de despesas relacionadas a ações de proteção e defesa civil, com o objetivo de viabilizar medidas emergenciais de socorro às vítimas, assistência humanitária e restabelecimento de serviços essenciais em diversas regiões do país.

O anúncio da MP foi feita pelo ex-prefeito do Recife João Campos após participar de uma reunião, no Palácio do Planalto, em Brasília, com a ministra da Casa Civil, Miriam Belchior.

“Tive uma reunião importante com a ministra Miriam Belchior para tratar do cenário das chuvas no Recife, na Região Metropolitana e na Zona da Mata. O presidente Lula acabou de assinar uma Medida Provisória para liberar cerca de R$ 300 milhões em recursos da Defesa Civil Nacional para as cidades atingidas. Esse suporte federal é fundamental, tanto para a resposta imediata quanto para o fortalecimento das obras de proteção e mitigação que já vêm sendo construídas em parceria com o governo federal”, ressaltou João.

“É momento de unidade, de trabalho e de ação rápida. Quem mais precisa agora é quem deve estar no centro de todo esforço. Por isso, seguimos buscando apoio, articulando soluções e cobrando a proteção necessária para as pessoas atingidas”, pontuou o ex-prefeito.