Parceria entre SEDEPE e Projeto Casa de Maria oferece qualificação para 140 artesãs

19/04/24

Comunicação SEDEPE
http://blogfolhadosertao.com.br
Os conteúdos, ministrados gratuitamente, abordam as temáticas de Empreendedorismo, Precificação e Marketing Digital
Miniatura do anexo

o papel de apoiar o empreendedorismo social, a Secretaria de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo de Pernambuco (SEDEPE) está realizando uma ação de capacitação para o público atendido pelo Projeto Casa de Maria. São cerca de 140 mulheres, com renda familiar de até um salário-mínimo, que veem no artesanato uma possibilidade de geração de renda e de realização pessoal. A programação oferecida pela Secretaria, que é composta por palestras nas temáticas de Empreendedorismo, Precificação e Marketing Digital, teve início nesta terça-feira (16) e vai até o próximo dia 29.

“A nossa proposta é contribuir para que essas artesãs possam transformar o seu talento em negócios bem sucedidos. Para isso, anteriormente, pesquisamos junto a elas quais conhecimentos gostariam de adquirir. A partir daí, planejamos esse cronograma de qualificações, que pretende orientá-las para a gestão eficiente, competitividade, inovação, acesso a novos canais de vendas e conexão com clientes. Acreditamos que essas ferramentas vão ajudar no empoderamento econômico dessas mulheres, que vai se refletir na qualidade de vida de suas famílias”, afirma a titular da SEDEPE, a secretária Amanda Aires.

Uma das contempladas com as qualificações é a artesã Márcia Betânia, moradora de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife. Mãe de duas filhas, expressa orgulho ao perceber que uma delas, diagnosticada com autismo, tem se desenvolvido muito bem nas aulas de balé que recebe no Projeto Aria Social. “O Projeto Casa de Maria tem me oferecido ótimos cursos, onde eu já aprendi a trabalhar com fio de malha, crochê e amigurumis. Já estou produzindo e gerando renda para a família. Agora, as palestras da SEDEPE nos ensinam como é possível fazer dinheiro sem desperdício de tempo e de verba”, declara Márcia.

PARCERIA – As mulheres atendidas pelo Projeto Casa de Maria são, prioritariamente, mães e familiares de alunos do Projeto Aria Social. Em sua maioria, habitam comunidades de baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), e possuem renda familiar inferior ou igual a um salário mínimo. Na Casa de Maria, elas aprendem técnicas artesanais, com insumos majoritariamente reciclados. As artesãs são remuneradas pelas peças produzidas e vendidas pelo projeto, com parte do valor revertido para a manutenção da instituição.

No espaço, são realizadas oficinas sobre modalidades artesanais como crochê, macramê, tecelagem de jornal, corte e costura, entre outras, com orientações prestadas por designers, artistas plásticos e arquitetos convidados. Já as palestras oferecidas pela SEDEPE, com foco em negócios, estão sendo divididas em 12 ocasiões, para contemplar todas as interessadas. As aulas, ministradas por quatro palestrantes parceiros, estão ocorrendo de segunda a quinta-feira, nos turnos de manhã e tarde, de 16 a 29 de abril. A Casa de Maria fica localizada na Av. República do Líbano, 251, Jaboatão dos Guararapes

Deixe um comentário