Transnordestina: Governo federal lança edital para escolha de empresa da ferrovia em PE

30/04/24

Por JC/ http://blogfolhadosertao.com.br

Pernambuco terá um trecho da Transnordestina que ligará Salgueiro e Suape

Ferrovia Transnordestina deve funcionar parcialmente em 2025 para atender setor agro no Ceará - Negócios - Diário do Nordeste

Na última sexta-feira (26), o Governo Federal lançou o edital de  licitação para contratação de uma empresa visando a a implantação da EF-232- Ferrovia Transnordestina, no trecho entre Salgueiro e Porto de Suape, em Pernambuco.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destaca um importante passo para a construçãodo trecho Salgueiro (PE)- Complexo de Suape (PE) da Transnordestina.

“O presidente Lula assumiu compromisso com o povo pernambucano de que concluiria essa obra fundamental para o desenvolvimento do Nordeste. Agora, vemos mais uma etapa do empreendimento em andamento”, afirmou Cabral.

A governadora de Pernambuco, Raquel Lyra (PSDB), agradeceu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo “compromisso assumido com o Estado de reinclusão do ramal Salgueiro- -Suape no traçado da fervia”.

“Nós, do Governo do Estado, nos empenhamos desde o primeiro momento nas articulações com o governo federal, tanto em Pernambuco, quanto em Brasília, para possibilitar a conquista do ramal em território pernambucano.  Isso significará geração de emprego e o fortalecimento do desenvolvimento econômico estadual. Não é apenas o nosso Estado que ganha, mas o Nordeste inteiro, pois a região estará melhor integrada”, disse a gestora estadual.

MUDANÇAS NO PROJETO

O trecho pernambucano da Transnordestina, inicialmente, será financiado com recursos da própria União. No Novo PAC, conforme o ministro dos Transportes, Renan Filho, declarou quando esteve no Estado, foram reservados R$ 450 milhões para a obra.

Já o trecho do Ceará está sendo construído pela TLSA, com R$ 3,9 bilhões de financiamento do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE), administrado pela Sudene. O governo federal junto com a concessionária discutesobre um novo fundingpara a garantir a conclusão da obra.

ATRASO DA OBRA

A Ferrovia Transnordestina tem uma extensão de 1.752 quilômetros, começando na cidade de Eliseu Martins, no Sul do Piauí, e seguindo até Salgueiro. A partir desta cidade, os trilhos se dividem em dois trechos: um ramal iria para o Porto de Suape e o outro, para o Porto de Pecém, na Região Metropolitana de Fortaleza, capital do Ceará.

As obras da ferrovia seguiam paradas porque o grupo que tem a concessão parou de investir no projeto, que recebeu muitos recursos de origem pública, como o Fundo de Investimento do Nordeste (Finor) da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).

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