Balanço sobre Vestígios de óleo no litoral pernambucano

31/08/22

Midias

blogfolhadosertao.com.br

 

 

Durante esta terça-feira (30), a Semas-PE, Agência CPRH, Ibama e Capitania dos Portos, destacaram equipes para vistoriar as faixas de areia dos municípios de Olinda, Paulista, Igarassu, Recife, Jaboatão dos Guararapes, Itamaracá, Cabo de Santo Agostinho, Sirinhaém, Tamandaré, Barreiros, São José da Coroa Grande, Ipojuca e Goiana.

Concluídos os trabalhos de monitoramento do dia, foi confirmada a presença de óleo nos municípios de Olinda, Paulista e Goiana. Tendo este último sido o local com o maior volume de vestígios encontrados: 4kg em Carne de Vaca e 10kg em Ponta de Pedras. As equipes de limpeza dos municípios têm feito o trabalho de coleta e destinação dos resíduos.

Em Ipojuca, Igarassu e Itamaracá a quantidade de vestígios encontrados foi muito pequena. E nos demais municípios não houve qualquer registro de aparecimento de óleo durante todo o dia.

Ontem, a equipe de emergência ambiental do Ibama realizou sobrevoo de análise da costa e do alto mar. O Instituto divulgou nota, ainda na noite de ontem, afirmando que não encontrou vestígios de manchas de óleo no litoral nordestino.

Reforçamos que amostras dos materiais coletados já estão em análise em dois laboratórios. Uma das análises acontece no Laboratório OrganoMAR, da UFPE, e vai comparar o perfil do material com o do óleo que atingiu o litoral brasileiro em 2019. O resultado deve sair em até uma semana. Já a análise que ocorre no Instituto de Estudos Almirante Paulo Moreira (IEAPM), da Marinha do Brasil, irá verificar a composição do material de maneira mais detalhada.

Deixe um comentário