18/06/21
AscomAlepe
blogfolhadosertao.com.br
O projeto de lei que determina que os canudos descartáveis disponibilizados pelos estabelecimentos de alimentação e hospedagem de Pernambuco sejam fabricados com material compostável foi aprovado pela Comissão de Meio Ambiente da Alepe nesta quinta. A proposta aprimora a lei que proibiu os canudos de plástico, publicada em julho de 2020, determinando o uso de material biodegradável.
De acordo com a autora da alteração, a deputada Simone Santana, do PSB, os materiais biodegradáveis ainda podem gerar resíduos nocivos ao meio ambiente, enquanto os compostáveis conseguem ser transformados por completo em componentes biológicos naturais.
Outra matéria com parecer favorável do Colegiado institui a Política Estadual de Incentivo à Permanência de Jovens e Adultos no Meio Rural. A relatora foi a deputada Laura Gomes, do PSB.
“Que essa política estadual da juventude ela tenha este eixo muito fortalecido para incentivar que esses jovens, e adultos também, permaneçam no seu espaço. Agora, claro, tem que criar não só do ponto de vista econômico, mas também espaços atrativos, escolas atrativas, escolas da questão rural, a questão do lazer, um espaço para a gente perpetuar essas pessoas e essas pessoas dizerem assim: ‘eu me orgulho de ter a profissão de agricultor e de agricultora’.”
O texto aprovado é um substitutivo da Comissão de Justiça ao PL de Gustavo Gouveia, do Democratas.