08/06/21
Alepe/blogfolhadosertao.com.br
Como parte das comemorações do centenário de Paulo Freire, em 2021, alunos da Rede Estadual podem participar de um concurso cultural baseado no pensamento do educador pernambucano, falecido em 1997. O lançamento foi feito ontem, 07, pelo secretário de Educação, Marcelo Barros, durante reunião da Comissão do Ano Legislativo Centenário Educador Paulo Freire.
De acordo com o gestor, os trabalhos podem ser realizados em três categorias: poema, cartão postal e vídeo. “Cada uma dessas categorias possui um tema gerador que representa uma citação de Paulo Freire e esse é o tema que o estudante vai abordar no seu projeto. Então, esse concurso é uma forma de nós estimularmos os estudantes a refletir principalmente sobre a importância do educador e filósofo Paulo Freire para a educação”.
A previsão é que as inscrições dos trabalhos sejam feitas em agosto e que a cerimônia de premiação seja realizada no dia 20 de setembro. O primeiro colocado ganha um tablet e kit literário; segundo e terceiro lugares, um smartphone e kit literário.
De acordo com a secretária executiva Ana Selva, o mês de setembro também deve marcar a finalização de vivências freireanas realizadas pelas escolas desde o primeiro semestre. “A ideia de realmente viver Freire, de diferentes formas, então estimulando não só a leitura, rodas de diálogo, encenações, vários murais, então, todas as ações que a gente sabe que os nossos professores, a gente sabe que eles têm essa leitura de Freire”.
Além do anúncio do concurso, a Assembleia Legislativa lançou um selo comemorativo. A arte foi apresentada pela presidente do Colegiado, deputada Teresa Leitão, do PT. “Parlamentares podem usá-lo à vontade, a Mesa Diretora também, é isso que eu peço, que a Mesa Diretora use o selo em todas as suas comunicações internas e externas, e é uma homenagem, por mais que a gente faça, a gente diz que é singela, pelo tamanho do legado desse grande educador pernambucano”.
O deputado Professor Paulo Dutra, do PSB, também comemorou a aprovação, no último mês de maio, de uma lei que prevê aulas temáticas, ações culturais e eventos voltados para ampliar o conhecimento da população sobre Paulo Freire, todos os anos, sempre na semana em que estiver compreendido o dia 19 de setembro, aniversário do educador. A Comissão do Ano Legislativo Centenário Educador Paulo Freire é composta por parlamentares e representantes do Conselho Estadual de Educação, Centro Paulo Freire e Secretaria de Educação, além da Cátedra Paulo Freire, ligada à Universidade Federal de Pernambuco.