Um governo repleto de cafajestes, de cima a baixo

01/07/22

Por Ricardo Noblat

blogfolhadosertao.com.br

 

A pior hora de Bolsonaro está sempre por chegar
Pedro Duarte Guimarães presidente da caixa economica federal abraça o presidente Jair Bolsonaro
Foto IgoEstrela/Metrópoles

Haveria pior hora do que essa para que Bolsonaro fosse condenado a pagar multa a uma jornalista por ofensa de natureza sexual e perdesse Pedro Guimarães, ou Pedro Maluco, ou Pedro Garagem como era conhecido o presidente da Caixa Econômica Federal, acusado de assédio sexual a funcionárias do banco?

Sempre poderá haver pior hora – talvez a próxima, ou a seguinte, ou a que vier às vésperas das eleições, porque desse governo repleto de cafajestes já não se espera mais nada. Se há 3 meses, Bolsonaro disse que não havia corrupção no governo, ontem disse que “pipocam” denúncias isoladas de corrupção aqui e acolá.

Isoladas, uma pinóia. Houve corrupção na tentativa de compra da vacina Covaxin contra a Covid. O ministro do Meio Ambiente foi demitido por envolvimento com contrabando de madeira. Orçamento Secreto foi a maneira encontrada por Bolsonaro para comprar o Congresso. Investiga-se a roubalheira na Educação.

O presidente e os filhos da rachadinha são tudo menos honestos. Decente não pode ser quem homenageia milicianos assassinos e tem como advogado um rábula que abriga em sua casa um procurado pela polícia. Pedro Guimarães era Pedro Maluco desde os tempos de diretor do BTG Pactual e do Banco Santander.

Estava com Bolsonaro desde que esse começou a montar seu time de governo. Virou Pedro Garagem tão logo assumiu a presidência da Caixa Econômica e sentiu-se à vontade para dar vazão aos seus instintos mais primitivos. Dos seus muitos casos de assédio sexual, a Esplanada dos Ministérios estava cansada de ouvir falar.

Mas o Poder costuma ser promíscuo, e por isso mesmo conivente. Conhece o que se passa em suas entranhas, mas silencia. Pedro Garagem tornou-se um dos poucos homens da inteira confiança de um presidente machista, misógino e homofóbico. Portanto, quem ousaria denunciá-lo? Algumas poucas mulheres, afinal, ousaram.

É possível que a tampa do esgoto seja removida a partir do que elas tiveram a coragem de contar ao Ministério Público Federal. Governo nas cordas, como esse está, sujeita-se a ter seus podres revelados quando está próximo do final. Não importa que os fanáticos seguidores de Bolsonaro só acreditem no que ele diz.

Deixe um comentário