Turismo de Arcoverde abre inscrições para Curso de Trilhas

03/07/22

AscomPMA
blogfolhadosertao.com.br
Miniatura do anexo

A Secretaria Municipal de Turismo e Eventos (SETUR), em parceria com a Secretaria Estadual de Turismo e Lazer (SETUR-PE) e Empresa de Turismo de Pernambuco (EMPETUR), no contexto do Programa Bora Pernambucar, promovem no período de 22 a 25 de agosto deste ano, o Curso de Trilhas Turísticas.

A iniciativa acontece de forma presencial, objetivando melhoria dos serviços turísticos prestados no município Portal do Sertão de Pernambuco. Os interessados poderão realizar as inscrições já a partir da próxima terça-feira, dia 05 de julho, na sede da SETUR Arcoverde (Rua Barbosa Lima, s/n° – térreo do Centro de Cultura), entre 9h e 13h. As inscrições seguem até o dia 13 (quarta-feira) e as vagas são limitadas.

De forma geral, Trilha pode ser identificada com um caminho ou estrada de passeio terrestre usado para caminhada ao ar livre, ciclismo ou outras atividades de locomoção. Trilhas são caminhos existentes ou estabelecidos, com diferentes formas, comprimentos e larguras, que possuam o objetivo de aproximar o visitante ao ambiente natural, ou conduzi-lo a um atrativo específico e de forma especial de interesse turístico, propiciando entretenimento e conhecimento. As trilhas podem ser classificadas quanto à função, forma ou grau de dificuldade, podendo ser leve, moderada ou pesada. As mesmas ainda podem ser realizadas através de guias ou mesmo de forma auto guiadas.

Em 2020 o Governo Federal, através dos Ministérios do Turismo (MTur) e do Meio Ambiente MMA), regulamentou o Turismo de Trilha no país. A portaria conjunta que também incluiu o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foi publicada à época no Diário Oficial da União. A RedeTrilhas, fruto da regulamentação, surgiu para conectar pontos de interesse do patrimônio cultural e natural brasileiro, estruturando e promovendo o turismo e, de forma especial, o turismo ecológico e de aventura no país. A partir daí, as novas trilhas e trechos adicionais passaram a seguir padrões de mapeamento, identificação visual, acesso a serviços e o interesse turístico, a fim de proporcionar mais segurança aos turistas.

Não perca, portanto, a oportunidade de conhecer e se aperfeiçoar com novas informações e técnicas sobre Trilhas Turísticas, participando do curso que será disponibilizado em Arcoverde entre os dias 22 e 25 de agosto.

Deixe um comentário