Alexandre Moraes manda bolsonaristas apagarem postagens que ligam Lula e o PT ao PCC

18/07/22

Por Veja

blogfolhadosertao.com.br

Prestes a assumir o TSE, Moraes quer diminuir crise com Planalto | Política | iG

Ministro do STF Alexandre de Moraes


Decisão do ministro Alexandre de Moraes, que comanda o TSE neste recesso, determinou neste fim de semana que 16 perfis de políticos bolsonaristas e apoiadores de Jair Bolsonaro retirem das redes sociais.

A decisão liminar (provisória) foi dada em ação movida pelo PT no TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Eis a íntegra da decisão (583 KB). As publicações foram feitas ou compartilhadas por perfis de bolsonaristas, como o filho do presidente Jair Bolsonaro (PL), senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), os deputados federais Otoni de Paula (MDB-RJ) e Carla Zambelli (PL-SP), além do site Jornal da Cidade Online.

A multa em caso de descumprimento é de R$ 10.000 por dia. O ministro também determinou que os citados na ação deixem de fazer novas postagens ou compartilhamentos sobre os conteúdos questionados. no processo. A multa diária neste caso é de R$ 15.000, se houver descumprimento.

“Há nítida percepção de que as mentiras divulgadas objetivam, de maneira fraudulenta, persuadir o eleitorado a acreditar que um dos pré-candidatos e seu partido, além de terem participaram [sic] da morte do ex-prefeito Celso Daniel, possuem ligação com o crime organizado, com o fascismo e com o nazismo, tendo, ainda igualado a população mais desafortunada ao papel higiênico”, escreveu Moraes.

“O sensacionalismo e a insensata disseminação de conteúdo inverídico com tamanha magnitude pode vir a comprometer a lisur a do processo eleitoral, ferindo valores, princípios e garantias constitucionalmente asseguradas, notadamente a liberdade do voto e o exercício da cidadania”.

A decisão atinge conteúdos publicados pelos seguintes perfis e canais nas redes sociais:

canal de YouTube “Dr. News”;

Jornal da Cidade (revista “A  Verdade”);

Max Guilherme Machado de Moura, ex-assessor de Bolsonaro e pré-candidato a deputado (Twitter);

senador Flávio Bolsonaro (Instagram);

deputada Carla Zambelli (TikTok);

Jornal Minas Acontece (Facebook);

Cláudio Gomes de Carvalho (TikTok);

deputado Hélio Lopes (Twitter);

canal do YouTube “Políticabrasil24”; usuário “Titio 2021” (Gettr); perfil “Zaquebrasil” (Gettr); e Gilney Gonçalves (Kwai).

Deixe um comentário