Em Parnamirim, Festa do Umbu reúne música, cinema, artesanato e o folclore neste final de semana

15/04/22
Carlos Laerte
blogfolhadosertao.com.br

O município de Parnamirim, no Sertão Central,  celebra nesta Semana Santa    louvando a árvore sagrada do Sertão, o Umbuzeiro. Com uma programação que reúne música, poesia, cinema, artesanato e folclore, a 7ª edição da Festa do Umbu, acontece gratuitamente, de forma voluntária e colaborativa, neste sábado (16) e domingo (17), na fazenda Floresta, a 60 quilômetros da sede do município.

O movimento no Espaço Cultural Umbu Bom, começa no sábado a partir das 19h, com a exibição do filme ‘Na Quadrada das Água Perdidas’, dos diretores Wagner Miranda e Marcos Carvalho, com a participação do ator Matheus Nachtergaele.Em seguida, o público vai conferir uma sequência de rítmos – rock, pop, MPB, xote e muito forró, com os shows musicais de Ivan Junior, Neudo Oliveira, As Severinas e Jorge do Acordeon.

No domingo, a programação começa mais cedo, às 10h, com uma das mais belas manifestações do folclore nordestino, o reisado. Depois da apresentação dos Reis de Congo da ilha de São Félix, em Orocó,  a pedida é dar uma volta na  feirinha de artesanato, dançar um pouco com a Cia de dança Na Pisada do Sertão, de Terra Nova  e voltear com o Maracatu Baque Virado de Salgueiro. E completando o movimento deste domingo de Páscoa cultural, tem ainda a exibição do filme Semi Úmido, dirigido por Luisa Melo e Vinícius Forain, a sonoridade  da artista parnamirinense Sol Ferreira,  a poesia e a musicalidade dos shows  de Maciel Melo e Flávio Leandro.

A festa do Umbu é uma iniciativa do fotógrafo Lídio Parente, que depois de 20 anos vivendo no Rio de Janeiro, retornou para sua cidade natal na busca de uma vida baseada na agroecologia, na agricultura familiar sustentável e na convivência com o semiárido. “Nosso propósito é reforçar a importância da preservação do Umbuzeiro e suas potencialidades enquanto geração de vida e renda, além do resgate e valorização das manifestações populares e tradicionais dos povos da Caatinga”, ressaltou. O idealizador do evento enfatizou ainda que as atrações da Festa do Umbu são todas voluntárias e participam em respeito à causa. Esta sétima edição está contando com o apoio da Prefeitura de Parnamirim, @ribeiradafloresta, Grupo M.Granja, Secretaria de Turismo de Orocó e Clas Comunicação e Marketing.

Deixe um comentário