Fernando Dueire tem o Senado como propósito de vida e quer as picuinhas longe da política

23/06/26 – http://blogfolhadosertao.com.br  – Por Betânia Santana

Pré-candidato à Casa Alta lista atributos e ressalta: “Sou um político limpo”
Desde que assumiu no lugar do então senador Jarbas Vasconcelos – que renunciou em setembro de 2023 por motivo de saúde – Fernando Dueire (PSD) conquistou o respeito até da oposição.

Adotando a serenidade como princípio, imprime seriedade à política e mantém olhar amplo sobre Pernambuco, sem arrodeios, sem remendos.

Ontem, à Rádio Folha FM 96,7, a habitual elegância moldou alfinetadas certeiras aos que, como ele, disputam uma das duas vagas ao Senado na chapa da governadora Raquel Lyra (PSD): Eduardo da Fonte (PP), Miguel Coelho (União) e Túlio Gadêlha (PSD).

Criticou projetos pessoais e a redução da política a picuinhas. E listou seus trunfos: apoio de mais de 100 prefeitos, experiência no Executivo e no Legislativo, e a condição de ser um político “limpo”, sem cobranças de órgãos de controle – recado sutil às vulnerabilidades de concorrentes.

Descartou a disputa à Câmara Federal. Afirmou ter a confiança da governadora, e não a conquistou à toa. Enfatizou que ações da gestão estadual, como o Arco Metropolitano, a Adutora de Negreiros, e a proposta de duplicar a BR-232, carregam suas digitais.

Ao cobrar respeito ao tempo da gestora, reconhece estar no colo dela a decisão final, e lhe impõe a responsabilidade de não interromper o que considera ser seu propósito de vida: o retorno ao Senado.

Caberá a Raquel Lyra a habilidade de conduzir essa engrenagem até as convenções partidárias, entre 20 de julho e 4 de agosto, quando a chapa será oficialmente selada.

Sem baixar a cabeça
Uma semana depois, o vídeo em que o presidente Lula declara apoio a João Campos ainda repercute. O presidente estadual do PT, deputado Carlos Veras, reagiu à declaração de Túlio Gadêlha (PSD). O deputado observou que Lula não estava feliz. “Lamento que Túlio tenha virado comentarista de vídeo… O presidente não baixa a cabeça para ninguém, não gravaria se não tivesse convicção.”

O lado de Lula
O vice-presidente do PT no estado, Felipe Cury, também se manifestou sobre a posição de Túlio Gadêlha: “Lula tem lado. Nosso lado não é com bolsonaristas… Mande a governadora se posicionar. Quando ela disser em quem vai votar, aí você pode se colocar”.

Excelência
O prefeito de Toritama, Sérgio Colin,  conquistou o 1º lugar do Nordeste no Prêmio Qualidade da Informação Contábil e Fiscal. A honraria é concedida pela Secretaria do Tesouro Nacional a cidades com maiores níveis de precisão e confiabilidade nos dados fiscais.

Hospital de Amor
O prefeito Sivaldo Albino (PSB) anunciou em suas redes sociais que o presidente Lula virá ainda este mês a Garanhuns inaugurar o Hospital de Amor. A bancada petista diz estar “trabalhando” para isso. Dia 4 é a data-limite para pré-candidatos fazerem entregas.

Deixe um comentário