28/04/25
Por Betânia Santana
http://blogfolhadosertao.com.br
Novo presidente do porto garante novos investimentos sem desprezar as comunidades
Aos 44 anos, é um futuro grandioso que o pernambucano vislumbra para uma das mais importantes e cobiçadas estatais.
“Suape tem essa vocação. A gente não pode pensar pequeno. Aqui tem uma área inteira reservada ao terminal de minérios. Podemos desenvolver muito a área de grãos, há áreas que serão licitadas e outras podem ser arrendadas.”
A grandeza do atracadouro também foi dimensionada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti, ao fazer uma analogia com o documentário brasileiro “A pessoa é para o que nasce”.
Na lista de desafios e preocupações do novo presidente está a de aliar desenvolvimento e sustentabilidade.
“Suape foi bem-sucedida em preservar a área verde da região. E vai além disso. Temos uma série de comunidades de pescadores e até quilombolas das quais Suape cuida. Precisamos ampliar esses cuidados. Existe uma agenda social e a gente vai se preocupar com ela”, pontuou.
Armando Bisneto admitiu nunca ter pensado em presidir Suape. “Mas confesso que agora não me imagino fazendo outra coisa. Estou muito animado.”
Transnordestina e educação
Embora a Transnordestina seja projeto prioritário para a Sudene e o Porto de Suape, o superintendente Danilo Cabral não teve direito a voz na posse do presidente do porto. Ex-secretário de Educação, ouviu quieto a governadora Raquel Lyra dizer que tem investido no setor mais que todos os governos. Marcou presença na cerimônia a convite do novo presidente de Suape, Armando Bisneto.
Trégua temporária
O presidente da Comissão de Justiça da Alepe, Alberto Feitosa, e o relator Waldemar Borges decidiram colocar em pauta, na próxima terça-feira, o pedido de autorização de empréstimo do Executivo. Sentiram-se contemplados com as explicações do governo, mas lembram que o debate continua nas outras comissões.
Ligas Camponesas
Os 70 anos das Ligas Camponesas, comandadas por Francisco Julião e a mulher, Alexina Crêspo, serão celebrados domingo, no Engenho Galileia, em Vitória de Santo Antão. Das 8h às 12h, haverá feira de produtos agrícolas, serviços de saúde e atividades culturais.
Municipalistas
A Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) realiza de segunda (28) a quarta (30) o 8º Congresso Pernambucano de Municípios. O evento, no Centro de Convenções de Pernambuco, terá como tema “Gestão de Sucesso: Planejamento e Ação”.