1 x 0 : Náutico vence o Retrô e larga na frente na semifinal do  Pernambucano

11/03/24

Haim Ferreira

http://blogfolhadosertao.com.br

Com o resultado, o Timbu agora joga pelo empate no jogo da volta para avançar para a grande decisão
<i>(Foto: RAFAEL VIEIRA/DP)</i>

O Náutico venceu o Retrô por 1×0, na tarde deste domingo (10), nos Aflitos, pelo jogo de ida das semifinais do Campeonato Pernambucano. O único gol do Timbu foi marcado pelo meia Patrick Allan, logo no primeiro minuto do segundo tempo. A Fênix também chegou a balançar as redes na etapa final, mas o VAR viu corretamente que Giva estava impedido.

Com o resultado, os alvirrubros agora podem até empatar no duelo de volta, marcado para o domingo que vem, na Arena de Pernambuco, que avançarão para a grande decisão estadual.

Caso a Fênix vença por um gol de diferença, o duelo irá para os pênaltis, enquanto um triunfo por dois ou mais de diferença, dão a vaga na final para o time de Camaragibe.

Vale lembrar que, além de ter feito o dever de casa e ter garantido a vantagem nesta semifinal, o Náutico ainda quebrou o tabu de nunca ter vencido o Retrô jogando nos Aflitos. Até então, haviam sido dois empates e uma derrota no Eládio de Barros Carvalho.
O JOGO

O primeiro tempo foi de pouca inspiração para Náutico e Retrô. Os times até começaram a partida com uma alta intensidade, mas não conseguiram sustentar a motivação inicial ao longo do jogo.

A ansiedade para construir uma vantagem para o jogo de volta acabou se refletindo em um festival de passes errados, o que irritava a torcida alvirrubra. O atacante colombiano Ray Vanegas passou a ser o alvo das principais críticas e chegou a ser vaiado por alguns torcedores quando tocava na bola.

Como consequência desta atmosfera de nervosismo, o duelo passou a ficar amarrado e com muitas faltas. Para se ter ideia, foram seis cartões amarelos – três para cada lado -, apenas na etapa inicial. A chance mais clara de gol só veio sair aos 36 minutos e com o Retrô. Fernandinho recebeu bom cruzamento de Jean e chapou de perna esquerda, mas a bola acabou saindo por cima do gol de Vagner.

Na volta do intervalo, o Náutico voltou mais elétrico do que nunca e conseguiu abrir o placar logo de cara. O autor do gol foi o novo artilheiro do Timbu no Estadual: Patrick Allan. Com um minuto de relógio, o camisa 20 aproveitou um corte errado do lateral Jean dentro da grande área, limpou e chutou forte para a explosão dos mais de 14 mil torcedores que lotaram os Aflitos.O meia agora chegou a quatro tentos anotados neste Pernambucano, ultrapassando Paulo Sérgio, que tem três, e ficando a apenas dois do artilheiro da competição, Giva, do Retrô, que já anotou seis.

O Náutico teve uma melhora considerável após o gol, mas acabou tomando um susto daqueles quando Radsley conseguiu empatar o placar para o Retrô. O VAR, no entanto, entrou em ação e viu que Giva estava em posição de impedimento, anulando a jogada.

O árbitro de vídeo ainda entraria em ação novamente para checar um possível pênalti para o Timbu, por um possível toque de mão de Guilherme Paraíba, mas não foi flagrada irregularidade. O Retrô voltou a levar perigo nos minutos finais, mas o time do técnico Allan Aal soube segurar o placar e garantir o dever de casa.


FICHA DO JOGO

 

NÁUTICO: 1
Vagner; Arnaldo (Danilo Belão), Guilherme Matos, Rafael Vaz e Diego Matos; Marco Antônio, Lorran (Marcos Júnior) e Patrick Allan; Thalissinho (Luiz Paulo), Ray Vanegas (Fernandinho) e Evandro (Kauan Maranhão). Técnico: Allan Aal.

 

RETRÔ: 0

Paulo Ricardo; Jean Raphael, Dankler, Guilherme Paraíba e Edson Lucas; Alencar (Richard Franco), Moisés Ribeiro e Radsley; Fernandinho, Luisinho (Tailson) e Giva (Mascote). Técnico: Roberto Fernandes.

 

Gols: Patrick Allan (1’2°T)

 

Cartões Amarelos: Marco Antônio, Lorran e Ray Vanegas (NAU); Jean, Edson Lucas e Alencar (RET)

 

Árbitro: Paulo Belence

 

Assistentes: José Romão e Humberto Martins

VAR: Gilberto Castro Júnior

 

Local: Aflitos (Recife/PE)

 

Público: 14.166

 

Renda: R$ 289.020,00

Deixe um comentário