Abertura Oficial da VinhuvaFest é marcada por forte emoção e reforça a importância da vitivinicultura para Lagoa Grande

22/11/25

Ascom PMLG –  http://blogfolhdosertao.com.br

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Abertura Oficial da VinhuvaFest é marcada por forte emoção e reforça a importância da vitivinicultura para Lagoa Grande

A noite desta quinta-feira , 20/11, marcou oficialmente a abertura da VinhuvaFest 2025 – Feira da Uva e do Vinho do Nordeste – , evento que celebra a produção vitivinícola de Lagoa Grande , ‘capital da uva e do vinho do Nordeste’, e do Vale do São Francisco. A festa e feira de negócios, turismo, cultura e da enogastronomia regional, consolida de vez Lagoa Grande como um dos principais polos de produção de uva e vinho do país, sendo a segunda maior região vitivinícola brasileira.

A solenidade de abertura da VinhuvaFest, que retorna após 10 anos de sua última edição, foi realizada no auditório do Centro de Treinamento e Aprendizagem – CTA de Lagoa Grande. A programação contou com a presença de muitas autoridades, empresários, convidados, prefeitos, deputados federais e estaduais, e foi abrilhantada pela presença da governadora Raquel Lyra, junto com alguns secretários e integrantes da gestão estadual.

A prefeita Catharina Garziera anunciou em sua fala a abertura oficial da Vinhuvafest e declarou que essa é uma edição histórica, que celebra datas marcantes: “Declaro aberta esta feira que será conhecida nacional e internacionalmente. Agradeço à governadora Raquel Lyra que fez questão de prestigiar nossa festa. Ela é nossa apoiadora de primeira hora, colocou vários órgãos do governo estadual envolvidos no evento, o que demonstra a importância e responsabilidade que temos nessa volta após 10 anos. Agradeço também à Apex Brasil, ao Instituto do Vinho, ao MDA e ao Incra e a muitos outros parceiros. Lagoa Grande é grata a todos”, afirmou.

A governadora Raquel Lyra destacou em sua fala o impacto econômico da produção vitivinícola para a região e frisou que jamais deixaria de participar de um momento histórico como esse do retorno do principal evento que celebra a importância econômica e social que é a vitivinicultura para Pernambuco. “O Vale do São Francisco é reconhecido no mundo inteiro — e é de Pernambuco. Vocês escolheram este chão para plantar, empreender e transformar”, disse.

“Estou convicta que esse potencial aqui da vitivinicultura de Lagoa Grande pode avançar muito mais. Vamos buscar recursos e pleitear investimentos para um novo legado de tudo isso que começou lá atrás. Junto com a prefeita Catharina Garziera, espelhada no exemplo de seus pais, Jorge e Rose Garziera, daremos continuidade para um futuro ainda maior vencedor para o povo de Lagoa Grande”, destacou a governadora.

Representando a cadeia produtiva, o diretor executivo do Vinhovasf (Instituto da Uva e do Vinho do Vale do São Francisco) e associado da Valexport, Rodrigo Fabian, reforçou a expressividade do Vale na vitivinicultura brasileira. Ele lembrou que cerca de 20% dos vinhos do país são produzidos aqui no Vale do São Francisco.

A Apex Brasil, representada por Adelina Nezuno, destacou o papel do evento como uma ação estratégica para internacionalizar os produtos regionais. “A Vinhuvafest é uma oportunidade enorme para todos nós. Em nome da Apex Brasil, reforço nosso compromisso em apoiar o trabalho de quem produz uva e vinho no Vale”. Ela frisou que a agência promove no evento uma palestra especial sobre a inserção dos produtos do Vale no mercado global.

Finalizada a solenidade, Raquel, Catharina e comitiva, se deslocaram para o Parque de Eventos da Uva e do Vinho, palco principal do evento, e abriram oficialmente a nona edição da feira que tem como com missão, impulsionar negócios, valorizar a produção regional e fortalecer o turismo, e é uma vitrine de oportunidades; para Lagoa Grande, consolidando sua identidade como Capital Pernambucana e Nordestina da Uva e do Vinho.

Na ocasião, foi anunciada a cooperação técnica entre Lagoa Grande e a cidade de Itaíba, voltada ao fortalecimento dos arranjos produtivos locais.

Texto: Cinara Marques, jornalista

Fotos: Everaldo de Souza Ramos

Deixe um comentário